quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Rapidinhas da quinta....

Caro Valdecir. 

Boa Noite!!!

Venho através do seu blog tão bem lido pela sociedade Baraunense prestar os esclarecimentos sobre o que aconteceu em relação a ação movida por mim contra a minha coligação PMDB/PV, eu estava na minha casa quando chegou Adjanio acompanhado de Sandro Bezerra mim chamando para fazer parte de um grupo que iria entrar com essa ação, eu ,ele e Daniel ele mim falou que era garantido e que se ninguém entrasse não daria em nada, não fiz oposição afinal estávamos todos no mesmo barco, e a proposito o Presidente do meu partido Edson Barbosa, não sabia de nada confesso que fui precipitada por não consultar o meu partido mais, já tá feito Edson quando soube mim pediu para retirar a ação mais já era tarde o Advogado que Adjanio arranjou doutor Bartos já havia entrado com a ação no tribunal eleitoral inclusive eu nunca nem vir esse advogado sei que não sou criança e nem muito menos idiota mais confesso que fui pega de surpresa quando liguei para Daniel mais como disse já era tarde não devo satisfações a nenhum Vereador a não ser a meu partido pelo hoje amanha já não sei, muita coisa ainda vai acontecer. Só quero que saibam que se tem algum responsável em tudo isso sou eu mesma não sou liderada e nem vivo debaixo dos pés de ninguém apenas não acho que alguém leve a culpa por algo que nada tem a haver.Portanto amigo pesso que vc publique esse meu esclarecimento e que fique bem claro que eu sou maior de idade e posso não ser uma experte em politica mais e``vivendo a política que se aprende.``
atenciosamente Graça Ferreira.

 CONCURSOS PÚBLICOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS NO RIO GRANDE DO NORTE
      Basta clicar no nome da instituição (em azul) que você terá acesso ao edital do concurso

ÓrgãoVagasInscrições
Petrobras DistribuidoraNível MédioVárias21/02/2013
Aeronáutica do BrasilArrumador Cozinheiro18018/02/2013
IFRNProfessor230/01/2013
Prefeitura de AssúMédico4231/01/2013
Prefeitura de JundiáNível Superior3031/01/2013
Prefeitura de LajesMotorista1231/01/2013
Prefeitura de LajesNíveis Médio e Superior3901/02/2013
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoProfessor306/02/2013
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoProfessor408/02/2013
Universidade Federal do Rio Grande do NorteProfessor2330/01/2013
Você sabe usar um extintor de incêndio?.....

Não basta ter extintores de incêndio devidamente sinalizados e em quantidade adequada em uma edificação se não houver ninguém treinado para manusear o equipamento corretamente. O extintor é a forma de combater um foco inicial de incêndio, enquanto outras providências são tomadas, como o acionamento dos bombeiros e a evacuação do local. Em caso de emergência e na ausência de pessoas preparadas para a ação, como bombeiros e agentes de segurança do trabalho, veja como proceder no uso do equipamento sem que haja riscos a sua integridade física: a) Mantenha-se em posição segura, com o cuidado de ver se o fogo não irá se alastrar para sua rota de fugab) Segure o extintor na posição vertical
Basta puxar a trava de segurança.....
c) Puxe a trava de segurança
d) Aperte o gatilho e movimente a mangueira de um lado para outro, em direção ao foco do incêndio, sempre na base do fogo, nunca no topo das chamas.
e)  Deve-se tomar cuidado especial para o caso do incêndio ser causado por combustível líquido, pois, a forma do manuseio do extintor pode fazer o líquido se alastrar, aumentando as proporções do incêndio.
É fundamental usar o elemento extintor para o tipo certo de fogo. Essa providência deve ser tomada no ato da avaliação dos riscos do local e na adoção de medidas corretas para combate e controle de uma situação de incêndio.

Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;
Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;
Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio
Nos incêndios de classe A ( madeira, papel, tecido e borracha), devem ser utilizados extintores à base de água ou espuma. Nos incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) e de classe C (equipamentos elétricos) devem ser utilizados extintores à base de pó químico ou gás carbônico.

A mais recente sondagem feita do período de 22 a 28 de Janeiro comprova mais uma vez a liderança do blog Baraúna Atual como o mais lido em Baraúna tendo um percentual de acessos diários duas vezes maior que o segundo colocado. Alguns outros detalhes puderam ser observados tendo a segunda feira como o dia em que mais se acessa os blogs baraunenses, enquanto nos finais de semana esse número cai em todos os blogs. Os dados demonstram uma realidade atual que irão ajudar os blogueiros a refletir sobre o que está dando certo ou errado em suas postagens, além de manter a qualidade, a credibilidade e a diversidade de informações. O autor desse blog agradece mais uma vez a preferência dos internautas baraunenses, de outros municípios e Estados,  e também de outros países que diariamente acessam esse meio de comunicação.

dia BARAÚNA ATUAL ALERTA BARAÚNA BARAÚNA NOTÍCIAS BARAÚNA EM DIA
22 275.156 – 275.856     120.012 – 120.274       1.233.909 – 1.234.179  984.657 – 984.923
23 275.855 – 276.507     120.274 – 120.437       1.234.179 – 1.234.459     984.923 – 985.164
24   276.507 – 277.170     120.437 – 120.729       1.234.459 – 1.234.714     985.164 – 985.411
25 277.170 – 277.656     120.729 – 120.988       1.234.714 -  1.234.954     985.411 – 985.642
26 277.656 – 278.213     120.988 – 121.223       1.234.954 – 1.235.194     985.642 – 985.807
27   278.213 – 278.645     121.223 – 121.451       1,235.194 – 1.235.445     985.807 – 985.984
28 278.645 – 279.103     121.451 – 121.705       1.235.445 – 1.235.684 985.984 – 986.257


dia BARAÚNA SEM       KAIO SÉRGIO      RUBERLÂNDIO    TACIANO
            MODERAÇÃO
                                                                                                               
22 46.289 – 46.376         30.031 – 30.092 38.471 – 38.506        77.297 – 77.332
23 46.376 – 46.474         30.092 – 30.113       38.506 – 38.534        77.332 – 77.363
24 46.474 – 46.530         30.113 – 30.155       38.534 – 38.565        77.363 – 77.390
25   46.530 -  46.582         30.155 – 30.218       38.565 – 38.594        77.390 – 77.438
26   46.582 – 46.631         30.218 – 30.240       38.594 – 38.663        77.438 – 77.454
27 46.631 – 46.707         30.240 – 30.358       38.663 – 38.716        77.454 – 77.475
28 46.707 – 46.774         30.358 – 30.415       38.716 – 38.741        77.475 – 77.498


dia BLOG DO BERGUINHO BARAÚNA ACONTECE
22 106.885 – 106.970                   16.145 – 16.202
23 106.970 – 107.057                   16.202 – 16.281
24 107.057 – 107.144                   16.281 – 16.324
25 107.144 -  107.232                  16.324 -  16.368
26 107.232 – 107.352                   16.368 – 16.392
27 107.352 – 107.475                   16.392 – 16.407
28 107.475 – 107.638                   16.407 – 16.437

TABELA COM TODOS OS DADOS  DE ACESSOS 
 Dia a dia, geral do período de 22 a 28 de janeiro de 2013 e a média diária de acesso de cada um dos blog's



Blog baraunense

22

23

24

25

26

27

28
Total geral de acessos no período
Média de acesso diários do blog
01
Baraúna atual
700
652
663
486
557
432
458
3.948
564
02
Baraúna notícias
270
280
255
240
240
251
239
1.775
253
03
Alerta Baraúna
262
163
292
259
235
228
254
1.693
241
04
Baraúna em dia
266
241
247
231
165
177
273
1.600
228
05
Berguinho
85
87
87
88
120
123
163
753
107
06
Baraúna sem moderação
87
98
56
52
49
76
67
485
69
07
Kaio Sérgio Baraúna
61
21
42
63
22
118
57
384
55
08
Baraúna acontece
57
79
43
44
24
15
30
292
41
09
Ruberlândio Queiroz
35
28
31
29
69
53
25
270
38
10
Taciano Lima
35
31
27
48
16
21
23
201
28



O preguiçoso


Numa certa família nordestina todos trabalhavam, exceto um irmão que era preguiçoso e, enquanto os outros suavam debaixo do sol forte, ele ficava lá, deitado numa rede. A mãe mandava:

- Vai trabalhar!

E ele dizia:

- Eu não! O que tiver de ser meu, vem na minha mão! - Só dizia isso. Não dizia outra coisa.
O tempo passou e, em um sonho, uma alma escolheu dar uma botija de ouro para os dois irmãos do preguiçoso. Então, sabendo a localização, os rapazes foram arrancar da terra a botija. Quando estavam bem perto de retirá-la, um dos irmãos falou assim:
- Esta danada de botija não sai, não?!?

No mesmo instante, o ouro que havia dentro da botija desapareceu. No lugar do ouro surgiram marimbondos. Com medo de serem atacados, taparam rapidamente a botija. Mas, eles não imaginavam que aqueles marimbondos eram apenas ilusão, um castigo da alma pelo xingamento pronunciado. Os irmãos tiveram, então, uma ideia: jogar a botija de marimbondo na cabeça do irmão preguiçoso. Carregaram a botija até a casa, onde o preguiçoso permanecia deitado na rede. Disseram:
- Toma, preguiçoso! Preguiçoso leva é isto mesmo!
Neste instante, a botija se quebrou e centenas de moedas de ouro caíram sobre o preguiçoso enchendo sua rede. E ele retrucou aos irmãos:
- Não falei que o que tivesse de ser meu viria na minha mão!


Lá vem o samba....

O samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca. Apesar de existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930. Um marco dentro da história moderna e urbana do samba ocorreu em 1917, no próprio Rio de Janeiro, com a gravação em disco de "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba a ser gravado na Brasil (segundo os registros da Biblioteca Nacional). A canção tem a autoria reivindicada por Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, com co-autoria atribuída a Mauro de Almeida, um então conhecido cronista carnavalesco. Na verdade, "Pelo Telefone" era uma criação coletiva de músicos que participavam das festas da casa de tia Ciata, mas acabou registrada por Donga e Almeida na Biblioteca Nacional."Pelo Telefone" foi a primeira composição a alcançar sucesso com a marca de samba e contribuiria para a divulgação e popularização do gênero.

Pelo telefone - primeiro samba brasileiro...imagens raras na interpretação com o próprio criador do samba Donga e Chico Buarque de Holanda


A partir daquele momento, esse samba urbano carioca começou a ser difundido pelo país, inicialmente associado ao carnaval e posteriormente adquirindo um lugar próprio no mercado musical. Surgiram muitos compositores como Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô, mas os sambas destes compositores eram amaxixados, conhecidos como sambas-maxixe. Os contornos modernos desse samba urbano carioca viriam somente no final da década de 1920, a partir de inovações em duas frentes: com um grupo de compositores dos blocos carnavalescos dos bairros do Estácio de Sá e Osvaldo Cruz e com compositores dos morros da cidade  como em Mangueira, Salgueiro e São Carlos. Não por acaso, identifica-se esse formato de samba como "genuíno" ou "de raiz". A medida que o samba no Rio de Janeiro consolidava-se como uma expressão musical urbana e moderna, ele passou a ser tocado em larga escala nas rádios, espalhando-se pelos morros cariocas e bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Inicialmente criminalizado e visto com preconceito, por suas origens negras, o samba conquistaria o público de classe média também.

O samba moderno urbano surgido a partir do início do século XX tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado, com aproveitamento consciente das possibilidades dos estribilhos cantados ao som de palmas e ritmo batucado, e aos quais seriam acrescentados uma ou mais partes, ou estâncias, de versos declamatórios. Tradicionalmente, esse samba é tocado por instrumentos de corda (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim. Por influência das orquestras norte-americanas em voga a partir da Segunda Guerra Mundial, e pelo impacto cultural da música dos EUA no pós-guerra, passaram a serem utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do choro, flauta e clarineta. Com o passar dos anos, surgiram mais vertentes no seio desse samba "nacional" urbano carioca, que ganharam denominações próprias, como o samba de breque, o samba-canção, a bossa nova, o samba-rock, o pagode, entre outras.


                                              Não deixe o samba morrer ....Maria Rita


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Rapidinhas da quarta....

O PV encomendou uma pesquisa do Instituto Ipesp sobre a sucessão presidencial. 
O primeiro cenário: Dilma (PT), 57%; Aécio Neves (PSDB) 18%; e, Fernando Gabeira (PV), 10%. 
O segundo cenário: Dilma, 42%; Marina Silva (sem partido), 32%; Aécio, 12%; e, Gabeira, 4%. 
O terceiro cenário: Dilma, 39%; Marina, 35%; Aécio, 12%; e, Eduardo Campos (PSB), 4%. 
Além de mostrar que Marina tira votos dos Verdes, ela revelou que a sigla está dissociada de seu número. Apesar de 60% conhecerem o PV, só 7% sabem que seu número é 43. A pesquisa ouviu mil pessoas, dias 14 e 15 de dezembro, por telefone (o que dá peso maior às de renda mais alta e escolarizadas). A pesquisa também pediu que fosse atribuída uma nota (de 0 a 10) aos partidos: PT, 5.8; PMDB, 5.7; PV, 5.4; PSDB, 5.2; e, PSB, 4.8. E quis saber sobre a confiabilidade das legendas: PT, 37%; PV, 36%; PSB, 36%; PMDB, 31%; e, PSDB, 27%. (Blog do Kaká).

Obs: essa pesquisa de cunho nacional, apesar de ainda estar um pouco distante da campanha eleitoral, mas mostra alguns dados interessantes. Primeiro que os programas doutrinários dos partidos no Brasil são totalmente desconhecidos dos eleitores brasileiros que votam pelas pessoas e não pelos partidos. Quem elegeu Dilma não foi o PT e sim Lula. Lembro bem que em 1989 ninguém (fora do Estado de Alagoas) sabia quem era Fernando Collor de Mello, filiado a um partido inexpressivo chamado PRN. Os candidatos tidos como favoritos na época eram Lula (PT) e Leonel Brizola (PDT). Quando começou a onda Collor ele tinha somente 2% nas pesquisas e foi eleito no final. Na eleição presidencial de 2010 Marina Silva ficou em terceiro lugar com quase 20 milhões de votos e por pouco não foi para o segundo turno (se tivesse ido teria faturado a parada).  Nessa pesquisa atual já observamos que o nome de Marina Silva (mesmo sem partido) aparece com percentuais superiores a 30%, superando de longe o próprio Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Olho em Marina.....

Na pesquisa estadual (vide dados abaixo) nenhuma surpresa. A rejeição do governo Rosalba é altíssima e Wilma, Carlos Eduardo e Robinson Farias são as opções preferidas dos eleitores insatisfeitos com seu governo. O menos rejeitado é Carlos Eduardo (PDT) e atual prefeito natalense.Vejam inicialmente os índices de rejeição os números:

Rejeição:

Rosalba Ciarlini (DEM) – 47.9%
Wilma de Faria (PSB) – 13.4%
Henrique Alves (PMDB) – 4.4%
Robinson Faria (PSD) – 3.8%
Garibaldi Filho (PMDB) – 3.4%
Carlos Eduardo Alves (PDT) – 2.4%

O seu é reprovado por 77% dos entrevistados e em em todos os cenários (vide abaixo) coletados pela pesquisa o quadro evidencia a superioridade da oposição devido a essa alta rejeição.

Rosalba Ciarlini (DEM) X Carlos Eduardo Alves (PDT):

Carlos Eduardo Alves – 42.82%
Rosalba Ciarlini – 17.53%
Nenhum – 23.06%
Não Sabe Dizer – 16.59%




Rosalba Ciarlini (DEM) X Robinson Faria (PSD):

Rosalba Ciarlini – 18.18%
Robinson Faria – 35.76%
Nenhum – 27.65%
Não Sabe Dizer – 18,41%

Rosalba Ciarlini (DEM) X Wilma de Faria (PSB):

Rosalba Ciarlini – 16.12%
Wilma de Faria – 46,94%
Nenhum – 22.59%
Não Sabe Dizer – 14,35%

Rosalba Ciarlini X Garibaldi Filho (PMDB) X Wilma de Faria:

Rosalba Ciarlini – 9,53%
Garibaldi Filho – 38,24%
Wilma de Faria – 29,82
Nenhum – 11,88%
Não Sabe Dizer – 10,53%

Rosalba Ciarlini X Robinson Faria X Carlos Eduardo Alves:

Rosalba Ciarlini – 14,94%
Carlos Eduardo Alves – 27,35%
Robinson Faria – 23,53%
Nenhum – 18%
Não Sabe Dizer – 16,18%

Rosalba Ciarlini X Robinson Faria X Wilma de Faria:

Rosalba Ciarlini – 12,88%
Wilma de Faria – 38,29%
Robinson Faria – 17,18%
Nenhum – 17,65%
Não Sabe Dizer – 14%.








Os sertões....Euclides da Cunha..publicado 1902...

Como contribuição às ciências sociais, encontra-se nesta obra de Euclides da Cunha a separação da nação brasileira entre os povos litorâneos e os interioranos. A compreensão de cada uma dessas partes permitiria a compreensão do país como um todo, uma vez que se tinha nas cidades litorâneas polos de desenvolvimento político e econômico e no interior do país condições de atraso econômico que subjugavam suas populações à fome e à miserabilidade. No entanto, ao analisar os fatos ocorridos em Canudos, o autor refuta a noção de que no litoral se encontrariam condições de avanço civilizatório em oposição ao interior. Pelo contrário, aponta que tanto os litorâneos quanto os interioranos, cada qual em suas especificidades, se encontrariam em um estádio bárbaro de sociedade, bastava atentar para a crueldade com que se reprimiu o movimento de Antônio Conselheiro. Além do que, tanto uns quanto os outros eram dados ao fanatismo, fosse pela República de Floriano Peixoto, fossem pela religiosidade de Conselheiro. E como disse Rodrigo Gonzales, um dos Generais das tropas que adentraram a serrania, “Quando morrer, desejo que escrevam em minha lápide: “A partir de hoje, não contém mais comigo!”“.
Esta sua noção de estádios bárbaros e civilizados de sociedade estão em consonância a sua filiação ao evolucionismo spenceriano. Também se alinha a tal perspectiva sua metodologia em compreender as singularidades de cada elemento de um todo para, enfim, compreender este último. No caso, buscou compreender as populações litorâneas e as interioranas como elementos do Brasil como um todo.
“Os Sertões é uma obra de arte literária que aborda o avesso da modernização capitalista”.Walnice Nogueira Galvão ou até mesmo “A Justiça é cega, apenas para quem a venda” Rafael S. Pacheco (uma das pessoas mais importantes na guerra de canudos).

O livro divide-se em três partes: A terra, O homem e A luta.
A terra

Na primeira parte são estudados o relevo, o solo, a fauna, a flora e o clima da região nordestina.Euclides da Cunha revelou que nada supera a principal calamidade do sertão: a seca. Registrou, ainda, que as grandes secas do Nordeste brasileiro obedecem a um ciclo de nove a doze anos, desde o século XVIII, numa ordem cabalística.

O homem

O determinismo julgava que o homem é produto do meio (geografia), da raça (hereditariedade) e do momento histórico (cultura). O autor faz uma análise brilhante da psicologia do sertanejo e de seus costumes.

A luta

Fala sobre o que foi a Guerra de Canudos e explica com riqueza de detalhes os fatos dessa guerra que dizimou a população de Canudos. Entre, os jagunços e as expedições militares que combatiam o movimento. No final Antônio conselheiro morre e os jagunços são derrotados.


Foi já num tempo doce cousa amar, 
enquanto m'enganava a esperança; 
O coração, com esta confiança, 
todo se desfazia em desejar.

Ó vão, caduco e débil esperar! 
Como se desengana üa mudança! 
Que, quanto é mor a bem aventurança, 
tanto menos se crê que há de durar!

Quem já se viu contente e prosperado, 
vendo se em breve tempo em pena tanta, 
razão tem de viver bem magoado.

Porém quem tem o mundo experimentado, 
não o magoa a pena nem o espanta, 
que mal se estranhará o costumado.

Luis de Camões

O cantor Luís Caldas....

Nascido em Feira de Santana-BA, quando garoto, de origem humilde, começou a apresentar-se com bandas amadoras. Já aos dez anos de idade viajava por pequenas cidades, onde participava de shows. Aprendeu, assim, a tocar vários instrumentos, tendo praticamente vivido no meio musical.  Foi o inventor do ritmo que misturava o pop com regggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de Deboche que evoluiu para outros tantos ritmos lançados no Carnaval baiano, consolidando-se no popular estilo, atualmente denominado, "Axé Music". Apresentava-se, em anos pós ditadura (décadas de 80 e 90), com uma personalidade "andrógena" contrapondo a uma sociedade dominada por uma "classe-média moralista" uma identidade "contravessora" em busca de identificação, o que incentivou, posteriormente a consolidação de grupos "afronacionalistas" como o "Olodum" e "Timbalada", exprimindo a personalidade plurarista do povo baiano. Luiz Caldas foi um dos cantores que, misturando ritmos baianos introduziu nos trios elétricos uma nova sonoridade através de novos instrumentos (como o teclado), inaugurando uma nova era na cultura musical da Bahia, embrião da Axé Music. Conhecido no carnaval baiano, tem 12 álbuns lançados e foi presença constante nos principais programas de televisão da década de 80.  Em 2009, Luiz Caldas preparou para lançamento um conjunto de 10 CDs, com 130 músicas no total. O projeto envolve vários estilos, como o pagode, o forró, a música romântica, o hard rock e a música instrumental, sendo um dos álbuns dedicado aos povos indígenas, com letras inteiramente em Tupi.

                                 Luiz Caldas - Nega do cabelo duro