domingo, 22 de abril de 2012

Baraúna:triste exemplo....

Um dos grandes motivos de credibilidade desse blog é justamente provar os fatos do dia-a-dia do cotidiano político de Baraúna através de documentos e não fazer joguinho de palavras, mentindo de forma patética e tentando desviar a real situação jurídica do prefeito de araque que é grave. Não adianta dizer que alguém também fez isso ou aquilo de forma errada. Um erro não justifica o outro em hipótese alguma.

A ação judicial que pede a cassação dos direitos políticos do prefeito e de seu sócio (além dos demais réus) foi impetrada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte após um levantamento exaustivo de provas documentais, depoimentos orais e extratos bancários que comprovam as irregularidades já denunciadas pelo empresário Geilson Medeiros no chamado "escândalo do Lixo". Diante das graves provas existentes, o Ministério pediu a penhora dos bens e cassação dos direitos políticos dos réus envolvidos no processo. O processo agora está no gabinete do juiz que analisará as provas apresentadas pelo ministério público e decidirá pelo afastamento imediato ou não do prefeito do poder executivo. Caso o juiz seja convencido dessas provas documentais que comprovem o desvio de recursos do erário público certamente não lhe restará outra alternativa senão afastar imediatamente o gestor para aprofundamento das investigações pela polícia federal (tendo em vista que se trata de danos ao patrimônio público e envolve recursos federais).


E agora?
 Uma coisa são os fatos concretos com indícios reais que evidenciam um esquema fraudulento montado por um grupo para surrupiar recursos financeiros da prefeitura através de licitações "arranjadas" onde sempre uma empresa, a Consplan, era quem vencia (vejam que bela coincidência). Outro fator é o lado político onde a subjetividade impera e as pessoas acham se alguém presta ou não presta, se alguém é culpado ou não é. Para a justiça não interessa subjetividades: interessa provas concretas e o ministério público, com toda seriedade e bagagem histórica que possui, não iria solicitar tais providências imediatas da justiça somente baseado em depoimentos orais ou critérios políticos. O Ministério público mostra a culpabilidade documental e pede a intervenção da justiça para corrigir falhas graves que envolvem danos ao erário público.
Agora para o lado da situação o fato foi desastroso pois evidencia uma fragilidade e a possibilidade concreta de afastamento do poder envolvendo todo um grupo de sustentação politica. Embora as pessoas diretamente envolvidas tentem explicar e conformar os "assustados" dizendo que isso não vai dar em nada, mas todos na verdade em Baraúna sabem no que já deu baseado em exemplos do passado onde dois prefeitos foram afastados do cargo por supostas fraudes eleitorais e agora tem um terceiro que pode entrar no rol por desvios financeiros.

Triste exemplo Baraúna está dando para todo o Estado do Rio Grande do Norte ou como diria um comentarista anônimo: .....Aliás, sem querer expor nenhum juízo de valor, acho que a cidade, no contexto atual e pretérito, está carente de bons políticos.
Vejam abaixo senhores todo os detalhes do processo - basta acessar no link abaixo - (em breve nesse blog será apresentada a ação completa) que tramita na justiça (a não ser que alguém ache que esse processo é uma ilusão de ótica ou "invenção" da blogueira Thaisa Galvão):

0000258-63.2012.8.20.0161

Nenhum comentário:

Postar um comentário