sábado, 1 de junho de 2013

Rapidinhas do sábado.....

Quer tentar a sorte?.....

Ontem (sexta-feira - 31/05) foi mais um dia em Baraúna sem médico no hospital público da cidade, ou seja, um município com quase 30.000 habitantes e mais de 60 comunidades rurais, simplesmente entregue à sorte. Em outras palavras você baraunense deve contar com a sorte (não aquela para ganhar a megasena) para não adoecer, rezar para não sofrer qualquer tipo de acidente mais grave que envolva fratura, forte contusão ou sangramentos, pedir aos céus (porque as autoridades legalmente constituídas já não adianta mais) que não tenha nenhum mal súbito que exija atendimento emergencial, pois você não será atendido e deverá cruzar os dedos durante o caminho entre Baraúna e Mossoró para não abotoar o paletó nesse trajeto. Mais um dia sem médico e percebemos claramente que não existe um plano B (aliás já começo a duvidar que tenha o A) para o caso de um médico faltar ao trabalho (por problemas vários). Será que é tão difícil fazer essa substituição a tempo? será que é "melhor" 
deixar a população baraunense ficar ao relento da "sorte" durante todo o dia e a noite? é a pergunta que não quer calar feita por milhares de baraunenses desprovidos do atendimento público na área da saúde. Lá no hospital ontem tinha tudo: secretária, diretora, coordenadora, enfermeira, auxiliar de enfermeira, os cambaus, até o prefeito apareceu por lá para atender a reclamação dessa ausência feita via fone pelo taxista Chico Rafael, mas não resolveu patavina nenhuma. Só faltava uma coisa: médico. E como sem ele o restante do pessoal de apoio (enfermagem) não pode e nem deve ultrapassar os limites de sua profissão, a população ficou mais uma vez entregue às baratas, digo, à própria sorte.

Crescendo...

O presidente estadual do PHS potiguar Leandro Prudêncio está bastante animado coms as perspectivas de crescimento do partido visando as eleições de 2014. O seu objetivo é percorrer todo o Estado para estruturar e ampliar o partido nos municípios. O PHS, hoje esta constituído em 45 Cidades, e até 30 de setembro 
Presidente do PHS potiguar Leandro Prudêncio e equipe..
deverá chegar a 80 cidades. "E até Junho do ano que vem, queremos estar constituído em 100 municípios". Afirma Prudêncio. Atualmente no RN, o partido conta com 01 Deputado Estadual, 22 Vereadores, 04 Vice-prefeitos, 02 Presidentes de Câmaras, e 04 Secretários Municipais. De olho nas próximas eleições, o partido intensifica o trabalho das filiações em todos os municípios do Estado e irá apresentar aos eleitores 36 candidatos a Deputado Estadual e 16 candidatos a Deputado Federal com potencial de votos e reais condições de vitória. A meta do PHS é eleger no próximo pleito dois Deputados Estaduais e um Deputado Federal. Para isso conta também com o apoio fundamental do presidente do PHS mossoroense David Leite que vem fortalecendo a sigla em nível regional. Em Baraúna a sigla já conta com 15 pré-candidatos fechados com a candidatura para vereador em 2016 e de acordo com as intenções/procura de algumas lideranças de outras siglas partidárias poderá fechar o limite de 17 pré-candidatos nos próximos dias. Para auxílio ao crescimento do partido em nível estadual, o PHS baraunense poderá lançar uma candidatura própria para deputado estadual em 2014. Vamos em frente.

DEUS NEGRO

Eu, detestando pretos,
Eu, sem coração!
Eu, perdido num coreto,
Gritando: "Separação"!

Eu, você, nós...nós todos,
cheios de preconceitos,
fugindo como se eles carregassem lodo,
lodo na cor...
E, com petulância, arrogância,
afastando a pele irmã.

Mas,
estou pensando agora,
e quando chegar minha hora ?
Meu Deus, se eu morresse amanhã, de manhã?
Numa viagem esquisita, entre nuvens feias e bonitas,
se eu chegasse lá e um porteiro manco,
como os aleijados que eu gozei, viesse abrir a porta,
e eu reparasse em sua vista torta, igual àquela que eu critiquei?
Se a sua mão tateasse pelo trinco,
como as mãos do cego que não ajudei ?
Se a porta rangesse, chorando os choros que provoquei ?
Se uma criança me tomasse pela mão,
criança como aquela que não embalei,
e me levasse por um corredor florido, colorido,
como as flores que eu jamais dei ?
Se eu sentisse o chão frio,
como o dos presídios que não visitei ?
Se eu visse as paredes caindo,
como as das creches e asilos que não ajudei ?
E se a criança tirasse corpos do caminho,
corpos que eu não levantei
dando desculpas de que eram bêbados, mas eram epiléticos,
que era vagabundagem, mas era fome?

Meu Deus !
Agora me assusta pronunciar seu nome .
E se mais para a frente a criança cobrisse o corpo nu,
da prostituta que eu usei,
ou do moribundo que não olhei,
ou da velha que não respeitei,
ou da mãe que não amei ?
Corpo de alguém exposto, jogado por minha causa,
porque não estendi a mão, porque no amor fiz pausa e dei,
sei lá, só dei desgosto?
E, no fim do corredor, o início da decepção .
Que raiva, que desespero,
se visse o mecânico, o operário, aquele vizinho,
o maldito funcionário, e até, até o padeiro,
todos sorrindo não sei de quê?
Ah! Sei sim, riem da minha decepção.
Deus não está vestido de ouro. Mas como?
Está num simples trono.
Simples como não fui, humilde como não sou.
Deus decepção .
Deus na cor que eu não queria,
Deus cara a cara, face a face,
sem aquela imponente classe.
Deus simples! Deus negro !
Deus negro?
E Eu...
Racista, egoísta. E agora ?
Na Terra só persegui os pretos,
não aluguei casa, não apertei a mão.
Meu Deus você é negro, que desilusão!
Será que vai me dar uma morada?
Será que vai apertar minha mão? Que nada .
Meu Deus você é negro, que decepção!
Não dei emprego, virei o rosto. E agora?
Será que vai me dar um canto, vai me cobrir com seu manto?
Ou vai me virar o rosto no embalo da bofetada que dei?
Deus, eu não podia adivinhar.
Por que você se fez assim?
Por que se fez preto, preto como o engraxate,
aquele que expulsei da frente de casa?
Deus, pregaram você na cruz
e você me pregou uma peça.
Eu me esforcei à beça em tantas coisas,
e cheguei até a pensar em amor,
Mas nunca,
nunca pensei em adivinhar sua cor.

Neimar de Barros


                                         Pare o mundo que eu quero descer - Silvio Brito


Um comentário:

  1. Sou moradora do sitio aroeira grande e estou indignada com o desrespeito quanto ao atendimento medico. A medica faz atendimento de 15 em15 dias e amanha faz um mês q ela não aparece e o pior quando vai só quer atender 17 fichas. O pior e q dessas 17 só vão passar por ela se a enfermeira e a técnica não resolver o caso,ai fico pensando e isso pode? Todos nos sabemos q o horário de atendimento e de 8 as 3 horas e ela só fica ate meio dia, quer voltar logo pra Mossoró o certo seria ela respeitar o contrato

    ResponderExcluir