sábado, 25 de outubro de 2014

Aécio cresce e Robinson mantém vantagem...

Pesquisa DATAFOLHA indica empate técnico entre Dilma e Aécio...

O Instituto Datafolha divulgou neste sábado a noite (25) a sua última pesquisa de intenção de voto para presidente nas eleições 2014. Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, tem 52% dos votos válidos. Aécio Neves, que concorre à Presidência pelo PSDB, tem 48%. A margem de erro desta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, os candidatos aparecem em empate técnico. Os votos válidos não incluem votos brancos, nulos e os eleitores indecisos e é essa a conta que a Justiça Eleitoral usa para falar o resultado oficial das eleições. Na conta com os votos totais, Dilma tem 47%, contra 43% de Aécio. Brancos e nulos são 5% e os indecisos somam 3%. No levantamento anterior do Datafolha, da quinta-feira desta semana (23), Dilma Rousseff liderava com vantagem, com 53% diante de 47% de Aécio Neves nos votos válidos. A votação do segundo turno das eleições 2014 será neste domingo (26) e as urnas serão abertas às 8h (horário de Brasília). A previsão é que o Brasil conheça seu novo presidente no final da noite.

Ultima pesquisa IBOPE divulgada agora mostra queda de Dilma e crescimento de Aécio Neves...

O Ibope divulgou na tarde deste sábado (25) a última pesquisa de intenção de voto para Presidente das eleições 2014. Dilma Rousseff, presidente e candidata à reeleição pelo PT, lidera seis pontos percentuais de vantagem, com 53% dos votos válidos. Aécio Neves, concorrente do PSDB, aparece com 47%.  Na conta dos votos válidos são excluídos os brancos, os nulos e os eleitores que ainda estão indecisos. É esse o número que a Justiça Eleitoral usa para divulgar o resultado oficial das eleições.  Nos votos totais, Dilma tem 49%, contra 43% de Aécio. Brancos e nulos somam 5% e 3% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro desta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No levantamento anterior do instituto, divulgado na quinta-feira (23), Dilma tinha oito pontos percentuais de vantagem. A petista aparecia com 54% dos votos válidos, enquanto o tucano contava com 46%.  A votação do segundo turno das eleições será neste domingo (26). As urnas serão abertas às 8h (horário de Brasília) e no final da noite o Brasil conhecerá seu novo presidente.

Última pesquisa CNT também mostra empate técnico entre Dilma e Aécio....

Pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgada neste sábado (25) mostra empate técnico entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Realizado pelo instituto MDA Pesquisa, o levantamento indica que o tucano tem 45,3% das intenções de voto totais, enquanto a petista registrou 44,7%. Votos brancos e nulos seriam 5,9% se as eleições fossem hoje. Já os eleitores indecisos somam 4,2%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Portanto, Dilma e Aécio estão tecnicamente empatados.   Se forem considerados apenas os votos válidos (descontados os brancos, nulos e indecisos), Aécio está com 50,3% dos votos, já Dilma, aparece com 49,7%. Na última pesquisa CNT/MDA, divulgada no dia 20 de outubro, Dilma aparecia com 50,5% dos votos válidos, contra 49,5% de Aécio.

Obs do blog: A análise do resultado dessas últimas pesquisas divulgadas agora há pouco pelos três principais institutos de pesquisa de intenção de votos no país se comparadas com as pesquisas divulgadas no dia 23/10 mostra um dado irrefutável e sem contestação: as intenções votos de Dilma caíram e as intenções de votos em Aécio subiram. Vejamos e acompanhem o meu raciocínio somente sobre os votos válidos (que é o que vai contar realmente).
a) Em 23/10  o Datafolha dava Dilma com 53%  e Aécio com 47%, ou seja, diferença de 6%. Hoje o Datafolha aponta Dilma com 52% e Aécio com 48%, ou seja, a diferença caiu para 4%. Empate técnico.
b) Em 23/10 o IBOPE dava Dilma com 54% e Aécio com 46%, ou seja, diferença de 8%. Hoje o IBOPE aponta Dilma com 53% e Aécio com 47%, ou seja, a diferença caiu para 6%.
c) Em 20/10 o CNT/MDA dava Dilma com 50,5% e Aécio com 49,5%. Na pesquisa divulgada hoje do CNT/MDA a coisa se inverteu. Aécio aparece na frente com 45,3% e Dilma com 44,7%.

Em resumo todos mostram uma tendência de queda de Dilma e subida de Aécio entre o dia 23/10 e hoje (25/10). Mas o que aconteceu nesse intervalo para essa mudança? dois fatos podem explicar essa tendência: o primeiro é a divulgação da denúncia da revista Veja ontem sobre o depoimento bombástico do doleiro Alberto Youssef afirmando que Lula e Dilma sabia da corrupção na Petrobrás e o segundo fator pode ser o excelente desempenho de Aécio Neves no debate de ontem. Essa tendência pode decidir a eleição amanhã...claro que sim. Se lembrem que Marina perdeu a vaga para o segundo turno nos últimos 3 dias devido a tendência de queda nas pesquisas. Outro fator negativo para Dilma pode ser a abstenção no Nordeste, onde ela tem predominância devido ao Bolsa-Família, que geralmente beira os 20%. A sorte está lançada. 

Última pesquisa do IBOPE confirma mais uma vez Robinson Faria na dianteira...diferença de 160 mil votos de maioria...Robinson Faria 54% x 46%......

O candidato do PSD ao governo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, tem 47% das intenções de voto na corrida eleitoral para administrar o Estado a partir de 2015. 

Seu rival nas urnas, o deputado Henrique Alves (PMDB), está com 40% da preferência. Os dados constam de pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25). Os votos brancos e nulos somam 10% do total, e os eleitores indecisos são 3%. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descartando-se nulos, brancos e indecisos, o candidato do PSD totaliza 54% contra 46% do peemedebista. No último levantamento, realizado há dez dias, Faria tinha os mesmos 54% dos votos válidos e Alves, os mesmos 46%.   No primeiro turno, Robinson Faria ficou em segundo lugar com 42,04% dos votos válidos. Já Henrique Alves foi o mais votado, com 47,34% do total.   Encomendada pela TV Cabugi, a pesquisa ouviu 812 eleitores de 39 cidades do Estado entre 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.O estudo foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01174/2014 e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) como RN-00046/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário