sábado, 18 de outubro de 2014

Rapidinhas do sábado...

Nova pesquisa Isto é/sensus mostra Aécio consolidado na frente.... 

Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre a terça-feira 14 e a sexta-feira 17 mostra a consolidação da liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff no segundo turno da sucessão presidencial. De acordo com o levantamento, o tucano soma 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidenta. Uma diferença de 12,8 pontos percentuais, que representa cerca de 19,5 milhões de votos. Se fossem considerados os votos totais, Aécio teria 49,7%; Dilma, 38,4%; e 12% dos eleitores ainda se manifestam indecisos ou dispostos a votar em branco. A 
pesquisa indica que nessa reta final da disputa os dois candidatos já são bastante conhecidos pelos eleitores. O índice de conhecimento de Dilma é de 94,4% e de Aécio, de 93,3%. “Com os candidatos mais conhecidos, a tendência é a de que o voto fique mais consolidado”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. O levantamento, que ouviu 2.000 eleitores de 24 Estados, revela também a liderança de Aécio Neves quando não é apresentado ao eleitor nenhum candidato. Trata-se da chamada resposta espontânea. Nesse quesito, o tucano foi citado por 48,7% dos entrevistados e a petista, que governa o País desde janeiro de 2011, por 37,8%.´Realizada em 136 municípios, a pesquisa ISTOÉ/Sensus também constatou que a campanha petista não conseguiu reduzir o índice de rejeição à candidata Dilma Rousseff. Quase metade do eleitorado, 45,4%, afirma que não admite votar na 
presidenta de maneira alguma. Com relação ao tucano, segundo o levantamento, a rejeição é de 29,9%. “Isso significa que a margem de crescimento da candidata Dilma é menor do que a de Aécio”, avalia Guedes. Os números mostram, segundo a pesquisa, uma forte migração para o senador tucano dos votos que foram dados a Marina Silva (PSB) no primeiro turno. Desde 1989, quando o Brasil voltou a eleger diretamente o presidente da República, é a primeira vez que um candidato que terminou o primeiro turno em segundo lugar começa a última etapa da disputa na liderança. A pesquisa Istoé/Sensus divulgada no sábado 11 já apontava esse movimento, quando revelou que Aécio estava com 52,4% das intenções de voto. Na última semana, os levantamentos que são feitos diariamente pelo comando das duas campanhas também mostraram a liderança de Aécio. É com base nessas consultas que tanto o PT como o PSDB planejam a última semana de campanha. E tudo indica que o tom será cada vez mais quente. No PT há uma divisão. Um grupo sustenta que a campanha deve aumentar o tom dos 
ataques contra Aécio e outro avalia que a presidenta deva imprimir um ritmo mais propositivo à campanha. O mais provável, no entanto, é que a campanha de Dilma continue a jogar pesado contra o tucano. Segundo Humberto Costa, líder do PT no Senado, o partido vai insistir na tese de que é necessário “desconstruir a candidatura tucana”. “Não basta ficar defendendo nosso governo”, disse o senador na sexta-feira 17. Claro, trata-se de um indicativo de que a campanha de Dilma vai continuar usando a mesma tática. “Se deu certo contra Marina, deverá dar certo contra Aécio”, afirmou Costa.No QG dos tucanos, a ordem é não deixar nada sem resposta e continuar mostrando ao eleitor os inúmeros casos de corrupção que marcam as gestões petistas, particularmente os quatro anos do governo de Dilma. “Não podemos nos colocar como vítimas. O que precisamos é mostrar nossas propostas, mas em nenhum momento deixar de nos defender com veemência das armações feitas pelos adversários”, disse um dos coordenadores da campanha de Aécio Neves. “Marina tentou apenas fazer a campanha propositiva e acabou atropelada pela máquina de calúnias do PT.” Nessa última semana de campanha, Aécio vai intensificar a agenda em Minas e no Nordeste, principalmente na Bahia, em Pernambuco e no Ceará.

Curtinhas...

Responsável pela Rede Sustentabilidade no Rio Grande do Norte, o ex-candidato a deputado, Gladier, disse hoje que segue orientação do comando nacional da sigla e apóia Aécio Neves (PSDB) para presidente. Porém, no cenário local, a Rede, de Marina Silva, vai de Robinson Faria (PSD) para o Governo. “Ou então de nulo ou branco”, disse Gladier ao Blog.(Thaiza Galvão)



Vale tudo eleitoral...

A prefeita liminar em seu desespero para reverter a surra eleitoral que levou no primeiro turno está apelando para tudo: usa e intimida os cargos comissionados que viraram todos cabos eleitorais em prol do 15, além de pressionar os contratados a votar em seu candidato, caso contrário cai fora. Uma denúncia contra um vereador da prefeita canoa que está oferecendo vaga de leite em troca de apoio para Henrique Alves já está sendo montada juridicamente e será encaminhada a justiça eleitoral com testemunhas orais. Além de vaga de leite, tem também à disposição do eleitor para trocar de voto vaga no Bolsa-Família e emprego na prefeitura. Outra denúncia é sobre material de construção que está sendo oferecido por uma pessoa que tem deficiência na fala e o caso também já está sendo apurado. Em outras palavras: vale-tudo em prol de reverter a derrota do primeiro turno e tentar assegurar a permanência da prefeita liminar no poder devido a influência de Henrique.

Você não está enxergando 55 e sim o 15...

Um dos casos mais aberrantes nesse jogo sujo é de um determinado oftalmologista de PSF que está fazendo política em plena atividade de trabalho no serviço público e tentando aliciar a s pessoas a votar no 15 durante o seu expediente de trabalho. A denúncia também já está sendo encaminhada para a justiça eleitoral para montagem do processo judicial. Atende as pessoas que vão fazer suas consultas no PSF e ao mesmo tempo pede o voto para o 15. Uma vergonha que um profissional da saúde se preste para esse tipo de papel em pleno exercício de sua atividade profissional. O caso será apurado.

 Me dê um copo d'água por favor....

Na comunidade do Juremal (no Vertentes e em Campestre nem isso) foi cavado uma viela em forma de buraco para enganar o povo dizendo que vai colocar água e até agora nada de canos. Segundo os diversos comentários de moradores daquela comunidade a resposta será dada no dia 26 próximo. Lá o candidato do acordão que não veio a Baraúna nem para tomar água (enquanto Robinson já veio duas vezes) levou uma surra de 200 votos de maioria e a tendência agora é duplicar, mas segundo Arimatéia, Nenem do Juremal, Odilon e Medeiros a coisa tá bem pior do que se pensa devido a insatisfação de toda população local.

                                                      Jeito de santa - Reginaldo Rossi





Um comentário:

  1. Valdecir o vereador Rubelândio tá pensando que o povo de Baraúna é cego e não vê por uma serca de vara, esta atribuindo silenciosamente que o resultado de fátima Bezerra e robinson faria é fruto da luta dele, e os filhos da rua estão dando gargalhadas, dizendo que se o mandato fosse maior ele ia terminar investindo no présal.

    ResponderExcluir