quarta-feira, 28 de maio de 2014

Prefeitura é para resolver...

Segurança pública é responsabilidade de todos..

A Prefeitura Municipal de Baraúna assinou convênio com a Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública para instalar uma Base Integrada Barauna Segura (BIBS) no município. O convênio foi assinado pelo prefeito Tértulo Alves e o secretário Eliezar Girão terça-feira passada e já foi publicada no Diário Oficial do Estado, devendo está efetivamente funcionando nos próximos dez dias. Na parceria, a Prefeitura de Barauna, segundo o prefeito Tertúlo Alves (PMN) paga diárias operacionais para os PMs, providencia alimentação, duas viaturas e combustíveis. O Governo do Estado, através da SESED, entra com o contingente policial. Serão em média 12 homens por dia de serviço na 
cidade, que tem 24 mil habitantes sendo 60% residindo na zona rural. O município de Baraúna, segundo levantamento do Conselho Estadual de Direitos Humanos, está entra as cidades onde mais se mata gente por número de habitantes no RN. Os assaltos também são ocorrências frequentes. No município, o quadro é de preocupação especialmente dos comerciantes na cidade e dos produtores rurais. “É um clamor popular”, destaca o prefeito Tertulo Alves, acrescentando que isto acontecerá enfrentando com seriedade e responsabilidade. O convênio para instalar a BIBS, em Baraúna, foi articulado pelo Procurador Geral do Municipal, Anaximenes da Silva Bezerra, e o comandante do II Batalhão de Policia Militar, tenente coronel Alvibá Gomes, de Mossoró. O comandante acredita que reduzirá a violência e garantirá mais segurança a população do município. (Jornal defato - 27.05.2014). 
Diário oficial do Estado do Rio Grande do Norte - 27.05.2014 - Extrato
01. CONVENENTES: Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social e o Município de Baraúna/ RN.
02. OBJETO: Cooperação mútua para o desenvolvimento das atividades que propiciem garantia da preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio público, mediante a implementação de ações pelos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Segurança Pública – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico e Científico de Polícia –, quando presentes no Município.
03. LOCAL E DATA: Natal / RN, 19 de maio de 2014.
04. ASSINATURAS: Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social: General Eliéser Girão Monteiro Filho; Prefeito (a) Municipal de Baraúna/ RN: Tértulo Alves da Silva.
Obs: Com menos de 20 dias de gestão o prefeito Tértulo Alves resolve o que os demais gestores não tiveram a coragem politica de fazer: resolver a questão da segurança pública no município. E porquê isso não tinha sido resolvido pelos anteriores? porque a prefeitura tinha que arcar com a contrapartida através de aluguel de uma residência que servirá de base para os militares, pagamento de diárias aos policiais, além da alimentação. Isso ao custo médio de R$ 30.000,00 reais. Pois bem, como os gestores passados sempre jogavam a culpa comodamente para o governo do Estado, até porque realmente é obrigação do Estado arcar com a segurança pública nos municípios, mas na verdade a segurança pública é dever de toda sociedade, ficavam sempre esperando pelo Estado, culpando a governadora e o município totalmente inseguro. Temos a destacar que a ideia dessas bases de segurança já tinha sido dada pelo professor Wilson Cabral inspirada nos exemplos de sucesso de Mossoró ao ex-prefeito Isoares Martins, mas entrou por um ouvido e saiu pelo outro e nada foi concretizado, pois como sempre esbarrava no financeiro. Chegou até mesmo a vir alguns policiais durante uma semana, depois sumiram. O prefeito Tértulo Alves não contou conversa. Assumiu a responsabilidade com esse gastos e dará ao povo baraunense a segurança tanto solicitada. Parabéns prefeito pela coragem de resolver um problema que atormentava toda a sociedade local. Quando se quer...se faz...basta ter independência para resolver...

                                                      Saia do meu caminho - Belchior


Nenhum comentário:

Postar um comentário