sábado, 24 de maio de 2014

Um país que parou...

"É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora"

Membro do Comitê Organizador Local (COL) da copa do mundo, o ex-atacante da seleção brasileira Ronaldo disse se sentir envergonhado com os atrasos e dificuldades do país nos preparativos para o torneio, mas defendeu que o Mundial não seja alvo de protestos e culpou os governos pelos problemas. Ronaldo acredita que as críticas feitas pela Fifa ao Brasil por não ter cumprido prazos são justas, já que o país concordou com todas as exigências da entidade quando aceitou ser sede da competição, em 2007. "E de repente chega aqui é essa burocracia toda, uma confusão, um disse me disse, são os atrasos. É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora", afirmou o ex-jogador em entrevista à Reuters na sede de sua agência de comunicação, em São Paulo, nesta sexta-feira.
"Os estádios, de uma maneira ou outra, vão estar prontos. Agora, o legado que fica para a população mesmo --as obras de infraestrutura, de mobilidade urbana, aeroportos-- é uma pena que tenham atrasado tanto", acrescentou. Os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo, que será disputada de 12 de junho a 13 de julho, têm sido problemáticos. Apenas dois dos 12 estádios ficaram prontos no prazo determinado pela Fifa, enquanto muitas obras em aeroportos e de mobilidade urbana atrasaram e outras foram abandonadas. "Perdemos muito tempo. Os governos deveriam ter feito as coisas muito antes".  "A Copa do Mundo é uma ferramenta que trouxe uma série de investimentos para o nosso país. Poderia ter sido perfeito, se fizessem tudo o que prometeram, mas isso não tem a ver com Copa do Mundo, tem a ver com os governos que prometeram e não cumpriram".
Obs: O Brasil simplesmente parou no tempo e no espaço nos últimos 04 anos numa inércia jamais vista na história da república brasileira. A simples incapacidade de realizar as obras logísticas de uma copa do mundo reflete claramente que a maioria dos estádios de futebol foram concluídos ás pressas, ou faltam partes, e apenas 02 estádios dos 12 previstos estão efetivamente prontos. Isso sem falar nas obras de mobilidade urbana, tais como metrôs (que o ex-presidente Lula disse que era "uma babaquice" - por aí você tira o nível dos nossos governantes) para os grandes centros metropolitanos, ruas e avenidas de acesso aos estádios, obras de saneamento básico. A imagem que o Brasil está passando para a comunidade internacional é de total insegurança pública e incompetência administrativa. Esse é o Brasil de hoje, onde o governo do PT sobrevive às custas do estelionato eleitoral chamado bolsa-família e agora da velha política (que tanto combateu) do "medo" e da volta do "passado" para continuar nessa inoperância. Os protestos que se espalham pelo Brasil mostram que a corrupção implantada nesse país (vejam os exemplos recentes da prisão dos mensaleiros do PT e da Petrobrás) paralisou as obras nesse país. O Brasil está precisando de um novo surto de crescimento tal como acontecido no período JK e até mesmo do ex-presidente Lula entre 2004 e 2008, que apesar de suas escorregadas hilárias, fez avançar esse país em que vivemos. Até o Ronaldo Fenômeno deu o braço a torcer e jogou a toalha, reconhecendo a incompetência desse governo patético que vive de enganar o povo com propagandas enganosas. Chega.

É da natureza...fazer o quê...

A vereadora Divanise levantou ontem na câmara municipal uma série de acusações fortes relacionadas a superfaturamento na compra de medicamentos e desvio de dinheiro do FUNDEB (que é totalmente proibido por lei) para aquisição de livros escolares. Os valores giram em torno de R$ 743.000,00, dos quais foram pagos R$ 330.00,00 de uma lapada só. E diz que muito mais tem para mostrar, basta somente esticar um pouquinho a corda. As questões são graves e merecem uma apuração, inclusive pelos vereadores que tanto zelam pelo bem público. Tomara que esse "zelo" não seja somente da boca para fora e que venham também a exercer o seu real papel de vereador e contribuir nessa apuração. As próximas sessões podem render com a vinda à público de uma farta documentação comprovando essas irregularidades. Adivinhe quem está por detrás disso tudo?...adivinhões... 

Arreda  

Acocorada junto às pedras que serviam de trempe, a saia de ramagens entalada entre as coxas, sinha Vitória soprava o fogo. Uma nuvem de cinza voou dos tições e cobriu-lhe a cara, a fumaça inundou-lhe os olhos, o rosário de contas brancas e azuis desprendeu-se do cabeção e bateu na panela. Sinha Vitória limpou as lágrimas com as costas das mãos, encarquilhou as pálpebras, meteu o rosário no seio e continuou a soprar com vontade, enchendo muito as bochechas. Labaredas lamberam as achas de angico, esmoreceram, tornaram a levantar-se e espalharam-se entre as pedras. Sinha Vitória aprumou o espinhaço e agitou o abano. Uma chuva de faíscas mergulhou num banho luminoso a cachorra Baleia, que se enroscava no calor e cochilava embalada pelas emanações da comida. Sentindo a deslocação do ar e a crepitação dos gravetos, Baleia despertou, retirou-se prudentemente, receosa de sapecar o pêlo, e ficou observando maravilhada as estrelinhas vermelhas que se apagavam antes de tocar o chão. Aprovou com um movimento a cauda aquele fenômeno e desejou expressar a sua admiração à dona. Chegou-se a ela em saltos curtos, ofegando, ergueu-se a ela em saltos curtos, ofegando, ergueu-se nas pernas traseiras, imitando gente. Mas sinhá Vitória não queria saber de elogios. - Arreda! (Trecho do livro Vidas secas - Graciliano Ramos).


Utopia - Sílvio Brito


Nenhum comentário:

Postar um comentário