domingo, 29 de junho de 2014

Rapidinhas domingueiras...

Um nordestino e uma mulher de fibra...

Uma campanha limpa, sem agressões, e uma gestão comprometida com a solução dos problemas do Brasil.Foi com esse espírito que o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva tiveram confirmada sua candidatura à Presidência da República pelos partidos da aliança liderada pelo PSB e pela Rede Sustentabilidade em um ato prestigiado por mais de mil pessoas, em Brasília. “Nós vamos devolver o Brasil para os brasileiros. O Brasil tem jeito e quem vai dar jeito no Brasil é o povo”, disse Eduardo.”Nossa aliança caminhará orientada pela carta dos brasileiros, que querem a mudança”, disse Marina. Em um discurso contundente, Eduardo assumiu um conjunto de compromissos e 
pediu para ser cobrado ao final de sua gestão, daqui a quatro anos: em seu governo, afirmou, todas as crianças e jovens terão vaga em escolas de tempo integral; serão reduzidos os índices de criminalidade e a violência; será retomado o crescimento econômico; e a reforma tributária será encaminhada ainda no primeiro ano de mandato. “As conquistas do passado serão garantidas em nosso governo. Nós vamos acabar com a corrupção, com o patrimonialismo e o fisiologismo”, aviso, descartando o desmonte de programas sociais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Prouni. “Eu assumo o compromisso e quero ser cobrado”, frisou. O candidato também prometeu declarar guerra à burocracia para simplificar o país e avançar no cumprimento das metas de redução de emissões até 2020, tornando efetivo o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.

Presidente Leandro Prudêncio dirigiu a convenção...
PHS na luta...

O PHS - Partido Humanista da Solidariedade realizou sua convenção estadual nessa última sexta-feira sob a presidência de Leandro Prudêncio, que também foi homologado oficialmente na convenção como pré-candidato a deputado estadual pela legenda. Na oportunidade mais de 300 pessoas compareceram a convenção que homologou as pré-candidaturas de 08 candidatos a deputado federal e 16 candidatos a deputado estadual. Além disso, foram tomadas decisões no sentido de apoio ao PMDB que tem como pré-candidato Henrique Eduardo Alves para governo do RN e a pré-candidata Wilma de Farias para o senado. Para a presidência e vice-presidência da república o PHS apoiará a pré-candidatura do nordestino Eduardo Campos e da ex-ministra do meio ambiente Marina Silva, respectivamente. O PHS participa de uma coligação na proporcional com mais 05 partidos (entre os quais o PV) que brigarão certamente por 02 vagas na assembléia legislativa do Estado.  

Pesquisa IBOPE para o governo do Estado e senado - 28.06.2014
Governo do Estado:
Henrique Alves (PMDB) – 36%
Robinson Faria (PSD) – 21%
Simone Dutra (PSTU) – 2%
Robério Paulino (PSOL) – 1%
Araken Farias (PSL) – Não foi citado
Branco/Nulo – 27%
Não Sabe/Não Respondeu – 11%

Senado:
Wilma de Faria (PSB) – 39%
Fátima Bezerra (PT) – 29%
Roberto Ronconi (PTC) – 3%
Ana Célia (PSTU) – 2%
Branco/Nulo – 20%
Não Sabe/Não Respondeu – 8%

Curtinhas...

O presidente da câmara municipal Tértulo Alves (PMN) foi a Natal participar da convenção do candidato a governo Henrique Alves tendo em vista que o partido PMN também apóia a chapa majoritária encabeçada pelo presidente da câmara federal brasileira. Na sua companhia foi o vice-presidente Maninho (PMDB) que também votará em Henrique Alves e poderá votar em Hermano Morais para deputado. As conversas estão bem encaminhadas.

Um certo cidadão anda espalhando por aí aos quatro ventos que "comprou" um determinado juiz do TSE por duzentos mil reais, esquecendo ele que hoje em dia todo mundo anda com gravador no bolso. A fita já foi enviada para um determinado gabinete do TSE em Brasília e outro no TRE em Natal...a coisa vai feder em breve...por falar nisso, eu não sou a saudosa vidente mãe Dinah, mas o que todo mundo comenta é que a "tropa de choque$$$$$$" capitaneada por 02 agiotas entrou em ação e um determinado juiz do TRE-RN irá pedir "vistas" no julgamento dos embargos da segunda colocada nas eleições de Baraúna que deverá entrar em pauta na próxima terça-feira, dia 01 de Julho, para tentar "empurrar' com a barriga esse julgamento...Wilson Cabral que é "macaco de auditório" nos julgamentos realizados no plenário do TRE poderá confirmar isso ou não na próxima terça-feira...tem gente de olho bem arregalado para o caso...   

O único secretário municipal que vem demonstrando competência de sobra se chama Sigefredo Filho que veio da safra de Tértulo Alves que teve visão para colocá-lo como secretário de obras e só foi mantido por essa gestão provisória pelo fato de seu sogro ser vereador e eles estarem precisando de voto na câmara municipal por estarem em minoria. Mesmo com o emperramento dos recursos financeiros devido a incompetência aberrante da prefeitura, Sigefredo vem fazendo das tripas coração para render e resolver os problemas municipais relativo a sua secretaria. Todos o elogiam e percebem a sua competência devido a sua habilidade em tratar com as pessoas. É o primeiro que chega e o último que sai em sua atividade diária, estando presente nas obras constantemente. Sigefredo deu início essa semana as obras de calçamento de uma das cinco ruas que foram licitadas por Tértulo Alves durante os trinta e poucos dias que passou no governo municipal.  Parabéns ao Sigefredo Filho.

Apesar de algumas divergências internas que tivemos, mas nada insuperável, gostaria de deixar aqui a minha solidariedade ao ex-presidente da câmara e vereador por três mandatos Daniel Pereira da Cunha. Tem seus defeitos e tem suas virtudes como qualquer agente político, mas a verdade cabe em qualquer lugar. Foi um defensor e um divulgador incansável da campanha eleitoral da atual prefeita municipal em sua calçada entre 2011 e 2012, levantando uma candidatura que nem partido tinha. Arranjou inimigos políticos, brigou e participou de todos os atos da campanha eleitoral junto com seus companheiros do PSDB na época. E qual foi o resultado disso? hoje ele vê um secretário na prefeitura que traiu o PSDB e todo o grupo e foi se aliar com Isoares na convenção; hoje ele vê outro secretário que era do lado de Isoares e passou para a campanha faltando quatro meses para a eleição. Qual foi o seu "crime" Daniel? simplesmente dizer que era candidato a prefeito pelo seu partido nas novas eleições suplementares que acontecerão em Baraúna, queiram ou não. Estava cansado das pessoas que moram fora e vem aqui  só no tempo das eleições pegar os votos dos "bêstas". Daniel mora aqui, vivencia os problemas diários das pessoas humildes. E depois de tanta dedicação e envolvimento com sacrifícios pessoais, vendendo o almoço para comprar a janta, o que recebe em troca é a dura afirmação d um ex-adversário que hoje é secretário: "você aqui não tem vaga nem para gari". Sei que depois dessa postagem eles irão lhe procurar e lhe oferecer o "milhozinho de xerém" como o "leãozinho" afirmou em um lugar recentemente, mas cada um age de acordo com sua consciência. Mas vou lhe dizer uma coisa que eu mesmo escutei de você em 1997 quando fomos vereadores e nunca esqueci: " na primeira vez todo mundo cai. Na segunda vez vai quem quer. Na terceira vez quem vergonha não tiver."

                                                                 Um certo galileu


quarta-feira, 25 de junho de 2014

O voto não tem preço...

Eleiçõe$$$$$$$$.....

O município de Baraúna poderia estar passando por um ciclo de crescimento baseado em um  planejamento logístico, pelo menos de médio prazo, que trouxesse mais empregos, mais saúde, mais segurança, mais educação e, principalmente, mais moralização na gestão pública, mas infelizmente o que se percebe é justamente o contrário.
Das quatro últimas eleições municipais realizadas em Baraúna, três delas terminaram com cassações judiciais dos prefeitos eleitos nas barras dos tribunais eleitorais, ou seja, em 2000, em 2004 e em 2012.  O direito democrático e soberano da vontade popular em escolher seu governante do poder executivo passou a ser apenas uma utopia, pois o que importa agora é o candidato ter uma boa banca de advogados e influências políticas ou maléficas juntos aos juízes dos tribunais eleitorais, legitimando uma atividade altamente nociva que poderia, sem muito alarde, ser denominada de "indústria do executivo". E quanto ao desenvolvimento do município? bom, o que importa para os grupos políticos que brigam continuamente é ter acesso ao poder, abrigar seus afilhados com empregos e mais empregos e o resto que se "lasque".
Só que esse resto se chama Baraúna que não merecia estar passando pelo que passa onde em menos de 10 meses passa pela sexta alteração de poder e pelo andar da carruagem passará por mais outras sem que se resolva definitivamente essa novela mexicana. Os fornecedores ficam receosos de vender para a prefeitura pois não sabem se vão receber, os médicos não querem mais trabalhar em um município tão instável de governabilidade, não existe um caráter de continuidade administrativa resultando na incerteza e os comissionados e o ocupante da cadeira de prefeito não pode escutar um traque de São João estourar que acha que chegou a hora dele sair. Quase todos os municípios que tinham essas pendengas judiciais já resolveram esses conflitos através de novas eleições que puseram um basta a essa desordem.
O mais interessante é que os vencedores dessas quatro últimas eleições sequer moram efetivamente no município de Baraúna, embora de forma enganosa tenham o domicílio eleitoral em Baraúna. Aparecem aqui de forma ostensiva  no período da eleições e depois desaparecem mais uma vez, enquanto os eleitores nativos ficam brigando entre si dizendo que A é bom e B é ruim, quando na verdade são tudo farinha do mesmo saco e o interesse maior deles na verdade se resume a uma só palavra: dinheiro.
Enquanto isso a zona urbana de Baraúna não tem um sistema de esgotos adequado e quando dá uma garoa é um Deus nos acuda, a ausência de médicos no hospital virou tradição, a insegurança é reinante, as estradas vicinais recebem apenas reparos periódicos e quando recebem, o calçamento é de quinta categoria e estoura mais que traque de São João, a iluminação pública é precária, as entradas da zona urbana são sofríveis e escuras, a educação roda mais do que pião, o trânsito (que poderia ser municipalizado como foi feito em Mossoró) é um samba de crioulo doido onde é cada um por si e Deus por ninguém, e ao final de tudo isso, ficamos apenas torcendo por quem vai entrar ou por quem deve sair do cargo de prefeito. Mas quem é o culpado disso? nós mesmos eleitores que quando chegam o período eleitoral votamos sempre nos mesmos. 
Já tivemos algumas opções de candidatos nativos e que simplesmente foram ignorados pelos eleitores, pois era mais importante votar no verde ou no vermelho e não nas pessoas capazes. E hoje quando se fala em eleição em Baraúna se pergunta? você tem 2 ou 3 milhões de reais para gastar? você tem bons advogados, influência política e jurídica para a gente derrubar o primeiro colocado depois? não importam mais as propostas ou programa de governo (que passou a ser uma utopia). E quem  vende seu voto não tem direito de reclamar depois, pois perde a autoridade moral de cidadão (haja vista que virou simples negociante) e tampouco vale o que recebeu. Quem anda no cabresto é cavalo, quem usa algema é preso e quem come do pirão também prova do cinturão. Daí a importância de refletir sobre a célebre frase de Dom Quixote de La Mancha: 
“A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus. Com ela não podem igualar-se os tesouros que a terra encerra nem que o mar cobre; pela liberdade, assim como pela honra, se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pôde vir aos homens.” 


Livro - Dom Quixote de La Mancha - Parte 2, Capítulo 58. Miguel de Cervantes.



Fatiando...

Pelo andar da carruagem a eleição de 2014 em Baraúna para deputado estadual, onde os grupos políticos realmente medem suas forças, vai ficar mais retalhada que carne de terceira. Isso naturalmente evidencia a tendência de mandar a polarização entre somente dois pólos para as cucuias. Naturalmente que a prefeitura, pelo próprio poder da máquina administrativa, sempre tem a maioria dos votos, por motivos óbvios, que todos negam, mas na prática a gente sabe como funciona. Mas mesmo esse poder hoje já não é mais o mesmo a partir da fragmentação dos diversos grupos políticos onde todos querem ser caciques e ninguém mais quer ser índio. Apesar do aumento do número de eleitores, que hoje ultrapassa 17.000 pessoas, mas quando se joga para o espaço os votos em branco e os nulos, a verdade poderá mostrar que o candidato a deputado estadual mais votado talvez não atinja 3.000 votos, mesmo com uso da máquina e os cambaus. Hoje Baraúna possui mais de 17 partidos e esse fatiamento tende a esfarelar os votos. Os grandes partidos já não conseguem mais atrelar os votos, ou seja, o chamado voto "casado" entre suas próprias lideranças, pois cada um já tem seus próprios interesses. E nesse jogo de vaidades onde cada um quer mostrar que tem mais liderança que o outro, as propostas dos candidatos pouco tem valor, pois o que realmente interessa é outro valor....

Chega de conversa...

Prefiro não acreditar em boatos, até porque aqui não se "planta" notícia falsa para mentir para a população como fez um determinado vereador visando seus próprios interesses, daí a credibilidade desse blog. Mas caso seja realmente confirmado o boato de fechamento da BIBS em Baraúna seria um retrocesso tamanho para o município, haja vista que não se é buscando DNA de quem fez que se resolve os graves problemas municipais, dos quais a segurança hoje se situa entre as três maiores preocupações dos cidadãos. Independente de quem fez ou quem deixou de fazer, a prefeitura municipal hoje não pode mais voltar atrás e fugir desse grave problema que atormenta aos moradores baraunenses, haja vista que além de perder totalmente a credibilidade perante a polícia militar do RN, também repercutiria de forma extremamente negativa perante a população, onde a cada crime que porventura vier  a ocorrer no futuro, terá sua fatura cobrada e direcionada de forma negativa imediatamente para o gestor público municipal. Não adianta tentar fazer jogo de empurra-empurra jogando sempre a culpa para os outros, retirando dos seus ombros a responsabilidade que lhe cabe e mascarar uma realidade que assombra aos cidadãos que pagam seus impostos e exigem segurança. Quem tem realmente competência, não fica se desculpando. Acha um jeito e resolve. O povo quer menos conversa e mais ação.

A história de uma professora baraunense que realmente trabalha pelo município...

Maria do Socorro Dantas nasceu no sítio Pico Estreito, comunidade rural de Baraúna. É uma simples professora. Teve que batalhar bastante para chegar até aqui. A mesma é filha de agricultores e tem quinze irmãos, mãe de dois filhos, mora na comunidade de Aroeira Grande, no município de Baraúna-RN. Em sua infância tinha que trabalhar e estudar. Ia com seus irmãos a pé para a escola. Logo após terminar 4º série, foi morar e estudar em Porto Velho-RO, pois foi impedida de continuar seus estudos aqui. Morou com seu irmão lá em Porto Velho-RO. Concluiu o ensino fundamental em quatro anos. Depois voltou para casa no ano de mil novecentos e novante a quatro. Contudo também não podia continuar seus estudos (o seu maior sonho). Só depois de casada, no ano de mil novecentos e noventa e oito, com o apoio do seu
esposo, terminou o magistério. Fez o concurso da época (1996), passou e começou a trabalhar e continuou a estudar. Quando estava no inicio da faculdade, sua primeira filha veio a caminho. Mesmo assim, não parou de estudar, nem trabalhar. Quando terminou o curso de pedagogia, começou em sua especialização em educação infantil e alfabetização. Conclui o mesmo e hoje, deu inicio ao mestrado (no início ainda). Vale ressaltar que no início de sua especialização, veio aí o seu segundo filho. Mesmo assim, com seus deveres maternos, Socorro não desiste de trabalhar e estudar. A mesma tem o carinho e o respeito de muitas pessoas (inclusive de seus alunos). Ela é, e sempre foi uma pessoa religiosa, gosta de participar das missas e festejos da igreja. Casou-se na igreja, fez a 1º eucaristia, a crisma, e batizou-se pela igreja católica. Bom, hoje está com dezenove anos de serviços prestados a escola municipal de 1º grau Olavo Bilac, na qual trabalhou todos esses anos.



                                                            Turbilhão - Moacir Franco


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quem trabalha...o povo reconhece...

Boa imagem junto a população
Quem trabalha...o povo reconhece...

Depois da excelente administração que fez durante os 30 dias que passou no comando da prefeitura municipal, o presidente Tértulo Alves volta a dirigir a câmara municipal com responsabilidade, seriedade e independência acima de tudo. Tertinho mostrou para toda Baraúna como se deve governar esse município e sua realização junto a questão da segurança foi decisiva quando implementou e inaugurou definitivamente a Base de Segurança Baraúna Segura realizando uma ideia simples, mas que precisava de coragem política para sua efetivação. E isso não faltou a ele que em poucos dias colocou para funcionar essa base de segurança. Hoje Baraúna tem mais soldados, viaturas e ações que garantem mais segurança para a população graças a atuação independente de um vereador que soube agir nos momentos que precisava, sem ser "laranja" de seu ninguém. Parabéns por seu trabalho que provocou ciumeira e inveja de quem não teve a capacidade de fazer o mesmo, por isso estão desesperadamente procurando vereadores da oposição oferecendo secretarias a torto e á direita, mas levando vários "nãos" na cara, com um único objetivo: obter a maioria na câmara, realizar uma eleição antecipada e botar Deivid Simão como outra "laranja" e evitar a qualquer custo a volta de Tértulo Alves ao poder novamente. Mas ninguém confia na "mesmice" de sempre (imaginem vocês quem é novamente o secretário de finanças?...adivinhões...um desastre...por aí já se tem uma ideia) e sabem que a qualquer momento tudo pode mudar, inclusive na próxima semana já poderemos ter "novidades". Ouvidos atentos. Vamos em frente.

Copa 2014 ...A oscilação diz a tônica...

Pelo andar da carruagem a copa de 2014 no Brasil poderá até ter um campeão inédito que ninguém espera. A oscilação dos ditos favoritos, leva a incertezas. O Brasil, apesar do apoio maciço da torcida, ainda não mostrou a mesma qualidade que encantou o mundo durante a última copa das confederações. Com um futebol regular, dependendo de atuações individuais de Neymar, mantém uma boa defesa, mas não inspira confiança no ataque. A única coisa que Fred fez foi "cavar" um pênalti e o Bernard foi um desastre no último jogo. A Holanda encantou na primeira partida frente a Espanha, mas mostrou deficiências na defesa no jogo com a Austrália onde só conseguiu ganhar devido a incompetência dos finalizadores cangurus. A Alemanha pode ser outro favorito que terá que manter o mesmo ritmo da primeira partida contra Portugal para convencer. A Espanha já disse adeus. A Argentina depende das atuações e inspirações de Messi. Se tiver num dia bom, a Argentina prossegue. Caso contrário, volta para casa mais cedo. É muito pouco para se ganhar uma copa do mundo. Portanto ninguém se surpreenda caso um time apenas regular, mas que mantenha seu padrão de jogo, chegue a final. Vamos em frente.

                                                 I Wanna go back to Bahia - Paulo Diniz



quarta-feira, 18 de junho de 2014

A passo de tartaruga...

A passo de tartaruga...

A mais nova pesquisa eleitoral e de avaliação administrativa, divulgada ontem pela FM 96 do Natal, que encomendou trabalho de âmbito estadual ao Instituto Consult, mostra que Rosalba Ciarlini (DEM) está “bem”. Digamos, está “menos ruim”. Num comparativo com as últimas duas pesquisas divulgadas no dia 11 de novembro e 28 de dezembro do ano passado, ela teve uma “melhora”. No número da sondagem atual do Consult, que ouviu 1.700 pessoas em 58 municípios entre os dias 10 e 12 deste mês, Rosalba estacionou sua “reprovação” em 75,71%. Em novembro, o índice atingiu 81,59% e em Dezembro caíra para 78,88%. Mesmo com maciça propaganda sobre “realizações” do seu Governo, os números mostram que o reflexo na opinião do povo é pífio ou quase 
residual. Em sete meses, de novembro de 2013 a junho de 2014, o Governo Rosalba reduziu em apenas 5,88% o seu desgaste. O “enrolation” do marketing de faz-de-conta não emplacou. Significa dizer, que está diluindo essa montanha de reprovação de quase 82% em todo o estado, a um volume de 0, 84% ao mês. Se continuasse nessa progressão, mesmo estourando orçamento de propaganda, em quatro anos ainda não conseguiria zerar tamanha insatisfação. Sem emocionalismos, interesses inconfessáveis e extremismos, fica fácil entender o porquê do seu partido evitar nova candidatura ao Governo do Estado. Os números são grandiloquentes. Falam por si. (Blog do Carlos Santos).


A gangorra jurídica...

Somente ontem (17/06), terça-feira, pela manhã, foi que realmente saiu a notificação (aqui não se inventa notícia falsa - daí a credibilidade desse blog)  ao presidente da câmara municipal de Baraúna sobre a decisão judicial referente a liminar do TSE concedendo o retorno provisório da segunda colocada nas eleições municipais de 2012 de Baraúna, Luciana Oliveira, enquanto julgado definitivamente o seu recurso contra sua cassação em primeira instância no TRE. A sua má imagem (relativo a ausência de comando na edilidade), junto a população baraunense durante os 97 dias que passou se reflete na insatisfação das pessoas com seu "retorno" que estavam aprovando a administração do atual presidente da câmara de Baraúna Tértulo Alves durante os trinta e poucos que dirigiu o município. A pergunta que mais se ouvia ontem em Baraúna era: será que dessa vez ela vai assumir 
mesmo? ou será mais uma vez teleguiada de forma extremamente negativa? a instabilidade jurídica continua e novos julgamentos infindáveis em várias instâncias parecem que manterão o município nessa gangorra que deixa a todos inseguros, a população insatisfeita e os serviços públicos pendentes. De novo mesmo nas especulações, somente a possível entrada do Dr. Pedro Fernandes como procurador do município, um profissional sério e de renome em Mossoró, que se dedicou de corpo e alma na campanha de 2012, trabalhando gratuitamente, e depois foi alçado a condição de "traidor" e esquecido nos 97 dias. Adivinhem quem  o "queimou"? ...adivinhões...mas convenhamos que também essa não é difícil de adivinhar não é mesmo?

                                                         Karolina com K - Luiz Gonzaga


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Decisão..

Convenção regional do DEM decide...

Depois de quase seis horas de reunião e votação, ficou decidido que o DEM não vai lançar candidatura própria ao governo do Estado. A maioria dos convencionais optou pela formação de aliança na chapa proporcional para as eleições de outubro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), 243 delegados estavam aptos a votar. Desse total, 121 votaram a favor da opção defendida pelo senador Agripino, de que é preciso fazer aliança proporcional para garantir a sobrevivência do partido, mantendo a representatividade da sigla na Assembleia Legislativa e no Congresso
 Nacional. Dos 195 delegados que votaram, 63 optaram pela candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Foram registrados também 9 votos nulos, 2 brancos e 48 abstenções.Durante a convenção, Agripino fez um desabafo sobre o momento atual vivido pelo Democratas no Rio Grande do Norte. “Ao longo do governo de Rosalba, eu, silenciosamente, procurei sempre ajudar, ela sabe disso. Atuei como um tecelão para formar um arco de alianças que pudesse dar apoio à sua administração. Mas o governo foi construindo um isolamento administrativo e político do qual eu não participei. Hoje, estamos nessa situação. É preciso entender que eu sou presidente nacional da legenda e minha obrigação é defender a sobrevivência do partido”, argumentou o
Influência nociva afastou os aliados, isolou o governo
 e foi fatal para Rosalba...
 senador. A convenção aconteceu na sede do partido em Natal, por volta das 9h, com explicações técnicas sobre o procedimento da votação. Em seguida, a governadora Rosalba Ciarlini fez uma explanação administrativa sobre seu governo. E na sequencia, foi facultado o uso da palavra aos convencionais. O deputado federal Felipe Maia e o ex-deputado federal Ney Lopes defenderam suas posições. (Blog do Carlos Santos - 15.06.2014).
Obs do blog: A decisão da convenção do DEM mostra apenas o que todo mundo já sabe. O desgoverno de Rosalba Ciarline já acabou há muito tempo, embora os reflexos de sua incompetência e inoperância ainda vão perdurar por um bom tempo. O DEM aprovou a composição na chapa proporcional para tentar salvar os mandatos dos poucos deputados que ainda tem. A candidatura na majoritária seria uma operação suicida e levaria todo mundo para o mesmo buraco. A escolha de Sofia foi entre perder os dedos ou os anéis. Preferiram perder os anéis.
Ditado: "Dize-me com quem tu andas que eu te direi quem tu és".

Tenente Almeida, comandante da Base de Segurança
Baraúna Segura, coordenou ação policial que já impediu
 hoje um assalto a lotérica em Baraúna...
Base de Segurança entra em ação e já impede assalto a lotérica em Baraúna...

A Polícia Militar impediu a ação de assaltantes vindos do estado do Ceará na manhã desta segunda-feira (16). Quatro bandidos, com duas armas calibre 38, estavam se aproximando de uma casa lotérica com características suspeitas e foram presos. A prisão aconteceu por volta das 10h, na cidade de Baraúna. Os quatros suspeitos são da cidade de Quixeré (CE). Os nomes dos são: Gilvan Cesário Brito; Francisco Antônio Silva Araújo; Jocimar Ferreira de Souza e Otaciano Santiago de Souza.  Eles estavam com capacete vidro fumês e duas motos Honda preta, quando a Polícia Militar recebeu denúncias de movimentos
 estranhos do grupo. Uma das motos não tinha placa e outra era de Pacajus-CE.  Os suspeitos iniciaram fuga e pararam em uma borracharia, para disfarçar que estavam sendo atendidos. Daí, foram abordados em uma ação comandada pelo Sargento Melo e os Soldados Dênio e Gonçalves.  “Todas as características apontam para uma ação para realização de assaltos na cidade de Baraúna. Ainda não sabemos se alguns deles têm mandato de prisão em aberto”, declarou o Tenente Almeida.  Este é o primeiro resultado prático da Base Integrada Baraúna Segura, inaugurada sábado passado pelo prefeito interino Tértulo Alves e o comandante da Policia Militar de Mossoró, o tenente coronel PM Alvibá Gomes.

Obs: Pois é senhores...vocês imaginem se essa Base de Segurança não tivesse sido inaugurada no sábado como queriam algumas pessoas..inclusive espalhando falsas notícias para tentar impedir a inauguração...que péssimo exemplo...ainda bem que o bom senso prevaleceu e o povo de Baraúna foi quem ganhou com mais segurança...

                                               Metamorfose ambulaante - Raul Seixas


domingo, 15 de junho de 2014

Paciência tem limite...

O povo cansou...

As vaias e os xingamentos ofensivos destinados a presidente Dilma Roussef durante a abertura da copa do mundo em São Paulo evidenciam o que todo mundo já sabe: o povo brasileiro cansou dessa administração de faz de conta que parou o país. A princípio, poderia se argumentar que era um fato localizado, limitado aos moradores da cidade de São Paulo, que na verdade geralmente não votam nos candidatos petistas para presidente, embora o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, seja do PT. Mas na verdade esse movimento já ecoa nos vários estádios do país onde estão ocorrendo os jogos da copa do mundo, sendo portanto um movimento a nível de Brasil e a queda desenfreada nas pesquisas recentes atesta isso de forma inequívoca. De todo esse imbróglio uma coisa ficou patente: o governo da sucessora de Lula foi um desastre completo.
A taxa de crescimento do país congelou, a balança comercial passou a ser negativa, a inflação voltou, a corrupção se tornou mais forte ainda e os municípios estão de pires na mão. A Petrobrás, a maior empresa pública da América Latina e orgulho dos brasileiros, foi praticamente aniquilada. As promessas de campanha eleitoral em 2010 (estão lá no programa de governo distribuídas mentirosamente para a população) não passaram disso: promessas e nada mais. Para não ser enfadonho, vejam somente dois exemplos:
a) em 2010 prometeu construir 500 UPA's 24 horas - sabe quantas foram construídas efetivamente? apenas 173 unidades em todo país;
b) A taxa de analfabetismo no país que vinha caindo ano após ano nos últimos 15 anos, hoje atinge o índice alarmante de 8,7%; Alegou que construiria 6.000 creches escolares em todo país. Construiu somente 1.267 unidades em todo país, ou seja, pouco mais de 25% do que prometeu.    
Naturalmente que não concordamos com palavras de baixo calão destinados a autoridade máxima do país, no caso da presidência da república, mas o sentimento de revolta da população se alastra por todo o país. E não adianta culpar o povo de São Paulo pela falta de educação, pois teria que se culpar também todo o Brasil. Paciência tem limites e a inoperância desse governo vem causando enormes prejuízos a nação.



Exemplo de administração...

Em pouco mais de 30 dias de governo, o ex-presidente da câmara municipal de Baraúna realizou coisas que jamais se pensaria que fossem concretizadas. Vamos citar apenas algumas delas, embora a ciumeira e a inveja ceguem alguns devido aos próprios interesses:

a) O prefeito Tertinho assinou definitivamente o piso do salário do magistério no valor de R$ 1.527,00 para todos os docentes municipais. Essa reivindicação já era antiga e uma luta do sindicato público municipal que até que enfim viu surgir a luz no fim do túnel. Uma justa reivindicação dos professores que finalmente foi atendida, além de mandar efetivar estudos para estender os benefícios as demais categorias funcionais;

b) A inauguração da Base de Segurança Baraúna Segura que foi uma luta incansável do prefeito Tertinho e da câmara municipal. A ideia já vinha rolando há mais de 01 ano e nada de efetivo tinha sido realizado. O prefeito Tertinho em em menos de 30 dias tornou esse sonho realidade em busca de mais segurança para o município ao custo de R$ 40.000,00 reais mensais a ser pago pela prefeitura municipal (até porque quem paga é a prefeitura e não as pessoas que por elas passam). A presença efetiva de policiais na cidade, além de 01 viatura totalmente reformada. Apesar de tentarem "melar" a inauguração e ficar contra o povo, inclusive com notícias mentirosas de quem deveria dar exemplo para toda população, mas a mentira tem pernas curtas e o povo disse não e compareceu a inauguração, pois era um benefício para para o município. 
c) Implementação da escala mensal dos médicos no hospital e nos PSF's em todo o município com a presença de profissionais especialistas, além da aquisição de medicamentos que durante os 30 e poucos dias de sua administração não faltaram em dia nenhum. Com a dedicação do secretário Luís Miranda foi possível realizar até exame de endoscopia gratuito para toda população baraunense.Deixa as dívidas todas quitadas na área da saúde, inclusive os plantões atrasados da gestão anterior.

d) Tertinho deixa já pronto a licitação para calçamento de 05 novas ruas, além da aquisição de 02 ambulâncias para o município. 

Tertinho cumpriu o seu papel de prefeito interino determinado pela justiça e sai de cabeça erguida, aplaudido pela população baraunense e com uma excelente imagem de gestor. Não foi teleguiado por ninguém, atraiu a simpatia dos colaboradores e comissionados, além do respeito dos funcionários municipais e do povo baraunense. Já houve até um movimento organizado pela sociedade baraunense exigindo novas eleições justamente pelo exemplo de seriedade no trato público demonstrado pelo prefeito interino. E as pessoas que participaram desse ato foram criticadas por alguém que quando o PMDB mais  precisou, virou ás costas, traiu e foi participar da convenção do nosso maior adversário em 2012, querendo levar junto os então companheiros do PSDB que disseram não a traição por inúmeros motivo$$$$$$$$. Portanto, respeite o direito legítimo da livre manifestação popular de quem deseja livrar Baraúna dessa bagunça jurídica em que se transformou esse município. Mas caso alguém duvide ou queira esticar a cordinha eu ainda tenho as fotos bem guardadinhas para mostrar. Parabéns prefeito Tertúlo Alves pelo exemplo que deu a todo povo desse município.
Essa música é uma homenagem a todos aqueles que participaram do protesto e que foram chamados de "palhaços" por reivindicarem uma Baraúna sem bagunça jurídica e que já repercutiu em nível de Estado. A próxima, que já está sendo organizada, certamente multiplicarão os "palhaços" mais ainda e mostraremos que a união faz a força. Chega dessa bagunça. Baraúna merece respeito.

                                        Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré

  

sábado, 14 de junho de 2014

Base de segurança inaugurada...

Povo lotou e prestigiou a inauguração...
A base Baraúna Segura foi inaugurada...

Finalmente foi inaugurada pelo prefeito interino Tértulo Alves a Base de Segurança Integrada Baraúna Segura com a presença de 07 vereadores (Maninho, Ailton Lopes, Neusa Oliveira, Divanise Alves, Robertão, Fátima Quirino e Flávio Mathias), lideranças partidárias, comunitárias. Era um sonho antigo de Baraúna que finalmente foi concretizado pelo trabalho e disposição do prefeito interino Tértulo Alves que não mediu esforços para que se concretizasse. Como foi frisado nos discursos passaram-se duas administrações esse ano e nenhuma teve a coragem política de implementar. Só promessas e nada mais. Agora é realidade e a base de segurança foi inaugurada. Fato lamentável nisso tudo foi a tentativa de tentar impedir a inauguração da Base
Flávio Mathias foi um dos discursantes
 que parabenizou o prefeito pela iniciativa
 trabalhando contra o povo baraunense com uma notícia inverídica de que a notificação da 33 zona eleitoral tinha saído. Ora senhores, a verdade cabe em qualquer lugar, pois a 33 zona eleitoral sequer funcionou no dia de hoje (sábado) e o prefeito ainda não foi notificado por ninguém. A verdade cabe em qualquer lugar e quem a tiver que prove, de forma responsável. Desafio a qualquer um a colocar essa notificação no blog, pois ela simplesmente não saiu. Mas mesmo essa atitude mesquinha não impediu que essa medida por mais segurança para Baraúna fosse concretizada sendo prestigiada pela população que já não aguenta mais a insegurança em nosso município. Todos os discursantes elogiaram a iniciativa do prefeito Tértulo Alves que em pouco mais de 30 dias deu uma verdadeira aula de como se deve governar o município investindo os recursos públicos em prol do desenvolvimento municipal.  

Triste Baraúna...retrocesso...

Já chega...

Ontem ocorreu em Baraúna um movimento solicitando novas eleições municipais haja vista a alternância constantes do poder que vem trazendo enormes prejuízos a população. Um grupo de pessoas foi às ruas protestar contra a descontinuidade administrativa que está causando incertezas. O prefeito que entra não sabe se fica e o que sai continua dizendo que volta. Resumindo: uma verdadeira bagunça onde quem paga o pato, como já frisei aqui é o povo. Vários municípios que estavam nessa situação, tais como,
Povo baraunense sai as ruas para protestar...
 Mossoró, Ipanguaçu, Francisco Dantas, Caiçara do Rio dos Ventos, já fizeram sua eleições suplementares e acabaram com esse imbróglio definitivamente. Quem ganhou está administrando o município e quem perdeu está esperando as eleições de 2016 para ir para o embate novamente. Isso é natural na democracia. Agora o que não pode ocorrer é um governante entrar e ficar sempre com o cutelo sobre a cabeça podendo sair a qualquer momento por recursos e mais recursos infindáveis que somente arrastam e protelam a situação indefinidamente. Baraúna merece respeito.

Base de Segurança Baraúna Segura
será inaugurada hoje
Base de Segurança Baraúna Segura - Inauguração..

Tendo em vista que o prefeito interino Tértulo Alves ainda não foi notificado oficialmente da decisão monocrática do TSE que, através de liminar provisória autorizou o retorno da segunda colocada nas eleições de  2012, portanto continua sendo o prefeito municipal, ele decidiu não parar o município como queriam algumas pessoas. Anunciou para hoje (sábado), as 16:00 h, a inauguração da Base de Segurança Integrada Baraúna Segura com a presença do comandante militar Avilbá que implementará a partir de hoje uma presença ostensiva da polícia visando dar segurança a população baraunense. Inicialmente serão 30 homens que se revezarão semanalmente  e mais duas viaturas de polícia, que se agregarão ao contingente já existente atualmente. A medida visa trazer paz e segurança aos baraunense e a prefeitura entrará com sua contrapartida ao custo mensal de R$ 40.000,00, além da estruturação física da base que já foi efetuada pelo prefeito Tértulo Alves.

Tudo em dia...

Outra medida adotada pelo prefeito Tértulo Alves foi o pagamento antecipado dos 13 dias do mês de Junho a todos os comissionados e detentores de portarias, ou, em outras palavras, não deixará nenhum dívida para ser paga. O dinheiro já está nas contas de quem trabalhou esse 13 dias. A medida visa preservar os direitos dos trabalhadores, haja vista que sempre existe a prática do governante que entra de não pagar os dias dos comissionados da outra gestão. O prefeito Tértulo Alves acabou com essa prática mesquinha e injustiça ao pagar a todos os comissionados que trabalharam durante a gestão da ex-prefeita Luciana Oliveira e agora se antecipa ao não deixar nenhuma pendência. Cumpriu o seu papel durante os dias que permaneceu no comando da prefeitura, trabalhando em prol do povo e trazendo significativos benefícios para a população na área da saúde, da educação e da segurança. Mostrou que era independente e ninguém pegava em sua munheca, não era "laranja" de seu ninguém e ganhou o respeito a admiração do povo de Baraúna. 

Retrocesso..

Uma boa parte dos médicos de Baraúna já se despediu do secretário de Saúde Luis Miranda e disse que não continua trabalhando com essa nova administração, tendo em vista a inércia e os descalabros já mostrados nos 97 dias passados de desgoverno que afundaram Baraúna num verdadeiro "laranjal". Não existe credibilidade (deixou mais de R|$ 60.000 reais de plantões médicos atrasados), haja vista que a prefeita que foi colocada pela justiça nunca governou e nunca mandou em nada, sempre foi manobrada por uma pessoa totalmente rejeitada pela população de Baraúna. Infelizmente a mesma História volta a se repetir, quando no passado se acusava Geilson Medeiros de mandar na prefeitura. Essa desilusão vem aos poucos afastando as pessoas que perceberam que no discurso era uma coisa e na prática era totalmente outra. Errar uma vez é humano, mas continuar no erro...

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mais uma troca...

Mais uma troca...

Mais uma vez o município de Baraúna passa por mudança administrativa decorrente de liminar judicial. Desde setembro de 2013 vem ocorrendo essa alternância e instabilidade jurídica que vem causando enormes prejuízos ao município de Baraúna que não merecia estar passando por isso. Em setembro/2013 o prefeito que foi eleito nas urnas Isoares Martins foi cassado e afastado provisoriamente por três dias, assumindo o então presidente da câmara Tértulo Alves. O prefeito Isoares volta por força de liminar do TRE-RN. Em Dezembro de 2013, mais uma vez o prefeito Isoares Martins é cassado pelo TRE-RN que determina a posse imediata da segunda colocada Luciana 
Oliveira. Não chegou nem a assumir, pois uma outra liminar, agora do TSE, determina a volta imediata do prefeito Isoares. Ficou até o final de Janeiro/2014, quando mais uma vez é cassado e afastado pelo TRE-RN, tendo tomado posse a segunda colocada nas eleições Luciana Oliveira que passa 97 dias e também é cassada pelo juiz da 33 zona eleitoral e confirmada sua cassação pelo TRE-RN. Assume o presidente da câmara Tértulo Alves que passa 32 dias até que o TSE, através de um mandado de segurança do ministro Luiz Fux determina a volta provisória da segunda colocada Luciana Oliveira até o julgamento do recurso judicial que foi colocado pelos seus advogados junto ao TRE-RN. Vejam a decisão do ministro do TSE:

"Ex positis, defiro o pleito liminar requerido, a fim de que Antônia Luciana da Costa Oliveira e Edson Pereira Barbosa sejam mantidos nos cargos de prefeito e vice-prefeito do Município de Baraúna/RN, ou, caso já tenham sido afastados, sejam reconduzidos ao cargo, até que o recurso interposto contra a sentença de primeiro grau seja julgado, e publicado o acórdão, inclusive dos embargos de declaração eventualmente opostos." - Ministro Luiz Fux.

Interessante observar que no gabinete desse mesmo ministro do TSE Luiz Fux tramita também dois pedidos judiciais (RESPE Nº 42629 e RESPE Nº 41852) do ex-prefeito Isoares Martins pedindo a mesma coisa, ou seja, o seu retorno imediato e provisório a prefeitura enquanto são julgados os seus recursos judiciais de cassação junto ao TRE-RN e ao próprio TSE, podendo ser deferido ou não a qualquer momento. Nesse clima de instabilidade jurídica e política vive o município de Baraúna onde quem entra não sabe se fica e quem sai diz sempre que volta. E no meio desse acirramento politico de uma eleição de 2012 que não termina nunca, e quem está pagando o pato na verdade é a população baraunense que está vendo a máquina administrativa da prefeitura sendo emperrada frequentemente e quando começa a engrenar, ocorre nova alteração e volta tudo a estaca zero novamente. Pelo menos o município nos últimos 31 dias com o presidente da câmara 
Tértulo Alves no comando teve alguns avanços significativos na educação, na saúde e na segurança, mas temo que volte tudo ao limbo e a inércia como estava antes. Se Luciana Oliveira viesse a assumir efetivamente o comando da prefeitura sem ser manietada explicitamente por uma pessoa altamente rejeitada pela população baraunense, o que sinceramente eu não acredito assim como toda a torcida do Flamengo que isso ocorra, poderia até existir também algumas alterações administrativas sem afetar negativamente a sua imagem pública como ocorreu nos 97 dias que passou anteriormente. Caso o ex-prefeito Isoares Martins também volte, também não acredito que se desvincule das mesmas práticas que o isolaram politicamente devido a sua miopia administrativa em também ser manietado por uma única pessoa, por razões óbvias. Nesse diapasão e tensões de forças antagônicas segue aturdido o município baraunense esperando que as eleições de 2016 finalmente cheguem para enterrar de vez esse zumbi em que se transformou a eleição de 2012.  

                                                      It's Long a Way - Caetano Veloso 



quarta-feira, 11 de junho de 2014

IBOPE confirma queda livre...

IBOPE também confirma queda livre de Dilma....

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que a presidente Dilma Rousseff oscilou negativamente em relação ao último levantamento. No cenário mais provável, que inclui candidaturas de partidos nanicos, a presidente saiu de 37% das intenções de voto em abril para 40% em maio e voltou a 38% em junho. O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, saiu de 14% em abril para 20% em maio e agora alcança 22%. Já o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, soma 13% das intenções de voto ante 11% em maio e 6% em abril. No mesmo cenário, o pastor Everaldo (PSC) manteve 3% das intenções de voto. José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Outros nanicos somam 1%. Brancos e nulos são 13% e indecisos, 7%. No levantamento de maio, brancos e nulos somavam 14% e indecisos, 10%. A pesquisa foi contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo e entrevistou 2002 pessoas em 142 municípios do País entre 4 e 7 de junho. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais. O levantamento foi registrado sob o protocolo BR-00154/2014 no Tribunal Superior Eleitoral. (Letícia Sorg/Agência Estado).
Obs: A pesquisa mostra o que todo o Brasil já está vendo: o povo não aguenta mais esse governo da Dilma Roussef e as manifestações populares contra a copa e contra a corrupção evidencia isso de forma bem clara. O país parou, nossa taxa de crescimento estagnou e as mentiras televisivas tentando mostrar o irreal já não enganam mais. A tendência é clara e evidente: a presidente cai nas pesquisas continuamente e os candidatos da oposição sobem mensalmente. Vejamos:

Aécio Neves saiu de 14% em abril, para 20% em Maio e agora em Junho já tem 22%
Eduardo Campos saiu de 6% em abril, para 11% em Maio e agora em Junho já tem 13%

Em abril a presidente Dilma caiu para 37% e correu imediatamente para a televisão para anunciar aumento repentino no valor do Bolsa-Família e diminuição do Imposto de Renda em pleno ano eleitoral, tentando conter a queda numa medida totalmente eleitoreira, além de utilizar da velha e arcaica política do medo ao pregar para a população que evitasse o retorno do passado. Nada disso parece mais estar dando certo. O segundo turno já é uma realidade antes mesmo de começar a campanha eleitoral.

Botando os pés pelas mãos...

O ex-vice-prefeito Edson Barbosa no afã de criticar a administração do prefeito Tertinho a qualquer custo parece que começa a perder a noção da racionalidade. O prefeito municipal não tem competência jurídica para determinar aumento nas tarifas de táxi, que por sinal foi implementada pela associação dos taxistas de Baraúna bem antes da entrada do atual prefeito, ainda na gestão ex-prefeita Luciana Oliveira e do próprio ex-vice-prefeito Edson Oliveira. Independentemente disso, eles também não teriam nenhuma autonomia nesse sentido haja vista que o setor de transporte vinculado ao taxistas independe de recursos públicos financiados pela municipalidade. A legislação só determina o livre 
acesso dos táxis baraunenses nos limites municipais. A partir desses limites tem que haver uma concessão 
oficial de linha de transportes do órgão responsável em nível de Estado, que concede essa licença a empresa de ônibus e não aos táxis. Se eles vão e voltam ao município de Mossoró se devem a um acordo informal realizado com a prefeitura municipal de Mossoró que estabeleceu pontos de paradas na zona urbana de Mossoró para que os taxistas pegassem os passageiros de Baraúna. Como o setor dos táxis é uma atividade privada, mas de interesse público, quem determina o reajuste dos valores é a associação que reajusta os valores de acordo com a demanda do mercado e a recomposição da tarifa corroída anualmente pela inflação. Portanto deve-se ter cuidado no que fala para não cair no ridículo. Desafio o ex-vice prefeito a mostrar claramente para a população baraunense qual o artigo da lei orgânica ou mesmo uma simples resolução que dá a competência ao prefeito municipal de Baraúna de reajustar tarifa de táxi. Se tem essa lei deve ser só na sua cabeça, porque no executivo e nem no legislativo não tem qualquer cláusula ou resolução nesse sentido autorizando o prefeito a reajustar tarifa de táxi. Não se deve confundir concessão de vaga de táxi, que tem a participação da prefeitura, com reajuste de tarifa que não é competência da prefeitura.  Se tiver que mostre, caso contrário, em boca calada não entra mosca. Nem cai no ridículo.

                                                          Moça criança - Agepê


terça-feira, 10 de junho de 2014

Um pequeno balanço...

Um balanço administrativo altamente positivo...

Hoje completa 30 dias de assunção do ex-presidente da câmara e atual prefeito Tértulo Alves, mais conhecido na intimidade como Tertinho. Com uma administração inovadora, vem causando impacto na sociedade baraunense com atitudes corajosas que vem mudando o quadro preocupante em que vivia o município. Vejamos algumas de suas ações em 30 dias:

a) Na educação determinou a implementação do plano de cargos e salários dos docentes municipais, implantando definitivamente o piso nacional do magistério a partir desse mês de Junho/2014, que terá o valor de R$ 1.527,00 para todos os professores, além de viabilizar os estudos através de uma comissão para dentro de 45 dias apresentar uma proposta de valorização profissional para as demais categorias dos funcionários. Nenhum prefeito teve a coragem de implementar isso definitivamente em diálogo com o sindicato dos funcionários públicos municipais. Tertinho fez isso em menos de 30 dias.
b) Na segurança assinou convênio com a secretaria de segurança pública do Estado do Rio Grande do Norte para a instalação de 01 base de segurança policial, intitulada Baraúna segura, que será a segunda a ser implementada em todo o Estado em nível municipal. A primeira foi em Mossoró e a segunda será inaugurada em Baraúna a partir dessa sexta-feira (13/06) graças ao apoio decisivo do prefeito Tertinho, juntamente com a colaboração da câmara municipal através do seu presidente Maninho e demais vereadores. Na próxima semana o município de Baraúna já verá a coisa bem diferente em termos de segurança pública, incluindo a zona rural. Hoje pela manhã já ocorreu a vistoria das instalações física da base de segurança que está localizada no Moinho Novo, próximo ao hospital, pelo comandante do II pelotão militar de Mossoró, comandante Avilbá. Na oportunidade estavam presentes o prefeito Tertinho, o presidente da câmara Maninho, os vereadores Ailton Lopes, Robertão, Divanise (que pediu pela zona norte e vem mais novidades por aí), Fátima do Juremal (que falou por sua comunidade), Raimundo do Poço Novo e Joãozinho da Aroeira, o procurador do município Anax Bezerra (que pediu ao prefeito que instalasse o sistema do 190 diretamente na base policial de Baraúna) além de lideranças comunitárias, o professor Wilson Cabral (que foi o primeiro a defender a instalação da BIC em Baraúna) e o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Nequinho. Todos estavam satisfeitos com as instalações da base de segurança de Baraúna;
c) Na saúde, o prefeito Tertinho colocou em dia todos os plantões atrasados (foi mais de 60 mil reais que foram quitados) que tinham afugentado os médicos de Baraúna. Adquiriu medicamentos para o hospital e para a farmácia básica que estavam faltando. Recuperou veículos que estavam parados na oficina e colocou para rodar a serviço da saúde. Trouxe para Baraúna os exames de endoscopia para a população que agora são feitos aqui mesmo em Baraúna. Determinou a escala de plantão médico juntamente com o secretário Luís Miranda para que não falte médico em nenhum dia  e se porventura ocorrer, determinou a imediata substituição para que não falte atendimento médico a população.

e) Já está na fase final de processo de licitação a autorização para o calçamento de 5 novas ruas em Baraúna que será feito pela equipe do Irmão Del de Juremal. Também em fase final de licitação a aquisição de duas novas ambulâncias para o município. Determinou ao secretário de obras Sigefredo que providenciasse junto ao DER tapar os buracos existentes na RN-015, além daqueles na zona urbana de Baraúna. Manteve o contrato  da coleta de lixo em dia e de forma pontual, assumindo todos os pagamentos com a empresa IMAC de Parnamirim, que por sinal vem fazendo um bom trabalho em Baraúna. Está em andamento também a substituição das lâmpadas queimadas em todo o município.

f) Determinou o pagamento dos dias proporcionais da antiga gestão de Luciana Oliveira para todos os comissionados e contratados, sem exceção.

g) No plano político tem o apoio administrativo do PMN, do PR, do PSD, do PHS, do SSD, do PRB, do PROS, do PSB além de contar também com o apoio administrativo do vereador Ailton Lopes do PV, além da ex-candidata a vereadora Vanusa do PV que também participa da administração.

Bom se isso em 30 dias ainda é pouco, que dirá aqueles que passaram 100 dias e não fizeram nem 1% disso.. Parabéns ao prefeito Tértulo Alves pelo trabalho realizado nesses 30 dias... mas vem muita mais coisas pela frente...quem tem o que mostrar...mostra...quem não tem... só conversa... blá..blá..blá