segunda-feira, 2 de junho de 2014

O novo sempre vem...

Ex-presidente da câmara vence eleições em Ipanguaçu...

O candidato Francisco Geraldo de Paula, “Geraldo Paulino” (PT), foi o vencedor das eleições suplementares realizadas neste domingo, 1º, no município de Ipanguaçu. Ele obteve 4.985 votos, o que corresponde a 52,28% dos votos válidos.A candidata adversária, Maria Rizomar de Figueiredo (PMDB), obteve 4.551 votos, correspondentes a 47,72%. Os votos válidos foram 9.919, com 142 brancos e 240 nulos. Maria Rizomar concorreu com o nome, o número e, na urna eletrônica, com a fotografia do substituído, José de Deus Barbosa Filho (PP). Condenado à perda dos direitos políticos por oito anos, pela prática de improbidade administrativa, José de Deus teve seu registro de candidatura indeferido pela juíza da 29ª. Zona Eleitoral,
 Aline Belém, decisão que foi referendada pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por unanimidade de votos, na sessão da última quinta-feira, 29.A nova eleição de Ipanguaçu foi determinada a partir da cassação do mandado do prefeito eleito em 2012, Leonardo da Silva Oliveira (PT), e do vice, Josimar da Silva Lopes (PSB), condenados por abuso de poder econômico na captação ilícita de votos, nas últimas eleições municipais. Geraldo, presidente da Câmara de Vereadores, assumiu a chefia do Poder Executivo do município e concorreu à eleição, com resultado vitorioso.
Obs: A escolha de novos nomes no tabuleiro político de diversos municípios potiguares, principalmente de ex-presidentes de câmara que assumem o poder devido a cassação de prefeitos, remete a uma tendência já observada pelas urnas: o povo cansou dos velhos discursos, com as mesmas pessoas sempre tentando utilizar do embuste (leia-se esperteza) tentando ludibriar os eleitores. Coloca-se um nome totalmente inviável perante a justiça eleitoral (leia-se ficha suja) para ficar durante todo o período da campanha eleitoral e no apagar das luzes substitui por um nome que sequer aparece nas urnas eletrônicas. Isso aconteceu aqui também em Baraúna e até se planejou fazer isso em Mossoró. O povo quer mais, ou seja, quer mais ações e menos mentiras. Chega de colocar "buchas e laranjas" para perpetuar domínio político. Daí a renovação que acontece com novos nomes surgindo nesse tabuleiro.

A parte da verdade que interessa...

O ex-vereador Edson Barbosa comenta que o atual prefeito Tértulo Alves foi eleito presidente da câmara municipal de Baraúna graças ao apoio dos edis da oposição em 2012, o que se constitui em verdade, e que agora o ex-presidente da câmara e atual prefeito teria "esquecido" dos ex-companheiros do PMDB ao assumir a prefeitura e privilegiar comissionados do ex-prefeito Isoares Martins e Aldivon Nascimento. Esqueceu, entretanto, de falar a verdade completa e contou somente a parte que lhe interessava, ou seja, aquela que estava lhe afetando. Vamos dizer o beabá, que você ex-vereador do PV, sabe mais do que ninguém e  "esqueceu" de contar.
O ex-presidente Tértulo Alves, quando estava na presidência em 2013 e aliado do PMDB foi procurado por um ex-secretário do PMDB com uma proposta totalmente vergonhosa e imbecil de compra de mandato, ou seja, Tertinho (que era aliado até então da ex-prefeita Luciana Oliveira) renunciaria ao próprio mandato em troca de uma compensação financeira (caso contrário sofreria uma cassação pelo próprio poder legislativo). Não satisfeito, ainda procurou o vereador Maninho com a mesma proposta imbecil. Ora com os dois vereadores renunciando, quem assumiria o mandato no PMDB e por tabela a presidência da câmara? quem seria o candidato a prefeito numa eventual novas eleições e com a prefeitura na mão? você é uma pessoa inteligente, sabe a resposta, mas não negue aos leitores o direito também de chegar a mesma conclusão Pois bem, toda essa verdade você sabe, mas "esqueceu" de mencionar. Dessa forma essa tentativa patética de "puxada de tapete" fez com que o ex-presidente
 Tertinho reavaliasse sua posição. Ora se tinha "amigos" desse tipo como "aliado" certamente não precisaria nem de inimigos políticos. São com traíras dessa qualidade que Tertinho estava lidando. Portanto quando assumiu ele procurou formar o seu grupo e com toda razão, assim como fizeram os ex-presidentes dos municípios potiguares que estão efetuando novas eleições. Arregimentou forças de um lado e de outro, inclusive de seu próprio partido, onde o vereador Ailton Lopes presta apoio administrativo ao atual prefeito. Não é a toa também Edson, que por contas dessas atitudes desastrosas no sentido político durante o mandato da ex-prefeita Luciana é que o vereador Maninho (PMDB) e atual presidente da câmara também presta apoio administrativo irrestrito também a Tertinho, apoiando-o em suas decisões em favor do povo baraunense. É preferível dez vezes você tratar com um adversário, de quem você já pode esperar algo negativo, do que confiar em falsas amizades de pessoas que querem lhe puxar o seu tapete pelas costas.  Hoje o prefeito Tertinho vem trabalhando pelo município tentando resolver problemas sérios e que a população anseia pela resolução. Com relação ao pagamento dos dias que os ex-comissionados trabalharam acho também que a prefeitura deve pagar, afinal de contas juridicamente as pessoas tinham portarias que as nomeavam e devem receber sim pelos dias proporcionais. Mas não acho que é correto misturar as coisas entre o poder legislativo e o executivo e quando fizer isso conte a verdade completa e não somente aquela parte que lhe interessa.

                                                                 Campo minado - Jessé


Nenhum comentário:

Postar um comentário