quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Rapidinhas da quinta....

"Para quem esperava de 300 a 400 votos, como dizia às vésperas da eleição a cúpula do PMDB, os 271 votos que fizeram de Henrique Eduardo Alves presidente da Câmara mostraram a existência de um espaço de discordância. Inútil na dinâmica interna, pois não retira a legitimidade da escolha, o resultado aquém da expectativa põe um tijolo na construção da estratégia do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para se diferenciar junto ao público externo. Sem alardes nem confrontos, conseguiu atrair 165 votos para o deputado Julio Delgado, candidato do PSB. Sem eles, o candidato oficial do PMDB poderia até ter ultrapassado a previsão mais otimista. Campos não assumiu o patrocínio da candidatura de Delgado. Nem precisava. Deixou que ‘passasse’ na Câmara como iniciativa da bancada do partido, que obviamente teria recuado a um simples sinal dele, e no Senado atuou de forma explícita na orientação dos quatro votos do PSB contra Renan Calheiros. Não alterou o resultado, não comprou briga com ninguém, andou com equilíbrio na corda bamba de quem é da base governista e, para todos os efeitos, um soldado do projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Candidato a vice na chapa? Só se mudar de ideia e desmentir o que vem dizendo: ‘Não tenho temperamento para vice’. (Blog do Pádua Campos).

O fiel da balança?....só?....
Obs; O governador de Pernambuco Eduardo Campos é a bola da vez em termos de fiel da balança. Vem sendo cortejado pelo PSDB para formar uma chapa presidencial junto com o senador mineiro Aécio Neves. O ex-presidente Lula prega abertamente em São Paulo que Eduardo Campos seja chamado para compor com Dilma Roussef em sua campanha de reeleição em 2014 e isso vem criando atritos com o PMDB de Michel Temer (atual vice-presidente). Mas qual é o porquê de tanto mimo com esse governador? Pois bem, o estado de Pernambuco possui atualmente 6,5 milhões de eleitores e é o sétimo maior colégio eleitoral do país (veja a relação dos 10 maiores abaixo).

01 -São Paulo – 30.301.398  
02 -Minas Gerais – 14.522.090
03 -Rio de Janeiro – 11.589.763
04 -Bahia - 9.550.898 –
05 -Rio Grande do Sul – 8.112.236
06 -Paraná – 7.601.553
07 -Pernambuco – 6.259.850
08 -Ceará – 5.881.584 –
09 -Pará – 4.768.457 3,511
10 -Santa Catarina – 4.538.981


Nas eleições de 2010, Dilma teve 61% dos votos em Pernambuco contra 37% dados a oposição (composta por 20% para Marina Silva e 17% para José Serra). Em Minas Gerais, Dilma teve 46% e a oposição teve 51% (com José Serra que 30% e Marina Silva que obteve 21%).  Ou seja: dos 10 maiores colégios eleitorais, Dilma ganhou em 07 deles na eleição de 2010 e perdeu somente em 03 deles (São Paulo, Paraná e Santa Catarina). Caso se configurasse a chapa Aécio-Eduardo Campos, e com os apoios do PSDB e DEM, esse quadro poderia virar para 5 x 5 onde entraria a favor da oposição os estados de Minas Gerais (segundo maior colégio eleitoral) e Pernambuco (sétimo maior) engrossando o caldo da reeleição de Dilma que, por sua vez, com as eleições dos presidentes do senado e da câmara (além da pressão do vice-presidente)´está "amarrada" pelos beiços com o PMDB. 
Mas o fator positivo na campanha de Dilma são as próprias discórdias na oposição, onde José Serra (PSDB) quer ser candidato eterno (mesmo após derrotas consecutivas) e não comunga com Aécio Neves(PSDB). Por outro lado, Eduardo Campos (PSB) mostrou força com o lançamento da candidatura alternativa de Júlio Delgado (PSB) que fez decrescer a perspectiva de votação estrondosa de Henrique Alves, também sonha alto e faz cara feia quando lhe falam em ser vice de alguém. Outra pessoa que também pode misturar o caldo é a candidata surpresa de 2010, Marina Silva, que admite que sairá candidata nas próximas eleições "tore onde torar". Com todos esses ingredientes começa a serem acesas as fogueiras para esquentar as eleições de 2014.

Afivelando as malas.....Em virtude de atividades de pesquisa acadêmica para a conclusão do doutorado, estarei em Paris na França entre os dias 15 a 18 de Fevereiro tendo a oportunidade de rever mais uma vez os colegas da Universidade de Sorbonne e visitar os principais monumentos que guardam a história francesa, tais como o Museu do Louvre e o panteão da Glória. Aproveitarei a ocasião para efetuar vários vídeos além de fotografias variadas com informações culturais da cidade luz que serão colocados em futuras postagens desse blog. Paris é a terceira cidade mais visitada do mundo com cerca de 9,7 milhões de visitantes anuais.



Cidadão reclama de mau atendimento....
VALDECI,VENHO POR MEIO DESTE BLOG LHE PEDIR UM ESPAÇO PARA RELATAR UM FATO OCORRIDO NESTA SEMANA. ADIMIRO O TRABALHO DA NOVA GESTÃO, MAS FUI DECEPCIONADO AO PROCURAR A PREFEITURA, TENTEI RENOVAR O ALVARÁ DO MEU ESTABELECIMENTO E FUI MALTRATADO E HUMILHADO PELO QUASE PREFEITO ANDERCIO BARBOZA MARTINS QUE LÁ SE ENCONTRA.
VALE A PENA SALIENTAR QUE ELE PODE ATÉ TER DIPLOMA, MAS NÃO ESTAR CAPACITADO PARA SE RELACIONAR COM SERES HUMANOS. PEÇO ENCARECIDAMENTE AO PREFEITO IZOARES MARTINS SE POSSIVEL REVER O QUADRO DE FUNCIONARIOS, POIS NÓS COMERCIANTES NÃO ESTAMOS PEDINDO FAVOR E SIM TENTANDO MANTER NOSSOS ESTABELECIMENTOS  REGULARIZADOS... AGRADEÇO DESDE JÁ O ESPAÇO, GRATO UM CIDADÃO INSATISFEITO.

O monge e o executivo....James Hunter.....publicado em 1998...

O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan. Uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades do local. Apesar de sua resistência, o receio de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelo curso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.

Ensinamentos

Durante as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.  Mais conhecido como Amor Agapé, a bondade, o respeito e a paciência são uma de suas principais características. Sinônimo de liderança, este conceito, aqui, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mais pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem que ser saudável para estimular os funcionários. A práxis ocorre quando um comportamento influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso, com o passar do tempo desenvolveremos sentimentos positivos por essa pessoa.


Exemplo

Exemplo: quando nos comprometemos a concentrar atenção, tempo, esforço e outros recursos em alguém ou algo durante certo tempo, começamos a desenvolver sentimentos pelo objeto de nossa atenção.  Na última reunião Len e o grupo conversaram sobre recompensas, após debaterem sobre o assunto chegaram a conclusão que a disciplina exigida para liderar com autoridade nos trará ganhos e benefícios, e que a recompensa da alegria é algo que traz satisfação interior e convicção de saber que você está verdadeiramente em sintonia com os princípios profundos e permanentes da vida. Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos força a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. No livro “O monge e executivo” o autor James C. Hunter nos mostra todos os requisitos para nos tornarmos um líder ideal. Quando tentamos trazer à memória os líderes que nos marcaram, tanto sociais como empresariais, nos deparamos em pessoas que tinham ou tem algo cativante, diferente. O autor expressa em um texto fluido e emocionante este algo mais.


Semelhanças entre Líderes

Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à conquista de determinados objetivos específicos. As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciação de pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções executivas. 

Nos momentos de reflexão do texto nos deparamos em discussões que nos faz refletir a diferença entre poder e autoridade, sobre o amor, sentimento ou comportamento?, as influencias do meio e nossas escolhas nos negócios e na vida. Assim entendemos que o líder de hoje é muito diferente do de antigamente, pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico, deve acompanhar todas as mudanças. Além disso, antes o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hoje ele deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas deem o melhor de si mesmas. Segundo José Tolovi Júnior, liderança é algo que se aprende.  Para o especialista, qualquer um pode tornar-se um líder, basta ter as ferramentas certas e muita determinação. “Porém, uma vez lá, o líder precisa tomar cuidado para não cair em certas armadilhas, pois Liderança também está cercada de perigos”.  Já Roberto Justus, acredita que Liderança é um dom, que a pessoa nasce um líder nato ou não. Para o executivo, desde criança já demonstramos se seremos líderes ou não. No conceito de liderança, os líderes desenvolvem habilidades básicas e o conhecimento necessário para compreender, predizer e influenciar o comportamento dos outros. Para James C. Hunter, o individuo não precisa ser chefe para ser líder.  “Liderança é você inspirar e influenciar o outro para ação. É influenciar pessoas com entusiasmo e trabalho para o bem comum”. A diferença entre poder e autoridade consiste em: “poder é força que funciona por um tempo, mas fica velho”; “Autoridade, ao contrário, é a habilidade em conseguir que as pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal”. Um bom exemplo de autoridade, segundo ele, são nossas mães. “Elas atingem esse status porque nos serviram e continuam a nos servir ao longo de nossas vidas”.

Mistério do Alaska...

Talvez o caso do OVNI gigante do Alaska seja o melhor dos casos de avistamento de OVNIs gigantes já documentado e vale a pena ser relembrado. Em novembro de 1986, a tripulação de um vôo cargueiro japonês da JAL, que viajava sobre o estado do Alaska, nos EUA, declarou ter visto 3 objetos voadores não identificados, um gigantesco e dois menores. O caso chamou a atenção da mídia internacional, quando a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou que iria investigá-lo oficialmente, porque o Centro de Controle de Tráfego Aéreo da cidade de Anchorage, no Alaska, havia informado que os OVNIs foram detectados em seu radar.

Após o incidente, o Capitão Terauchi, do Boing 747, apareceu em vários programas de rádio e televisão para relatar seu avistamento, porém, após alguns meses ele infelizmente foi despedido de seu cargo como capitão, apesar de sua grande experiência. Por sorte, vários anos mais tarde lhe permitiram retornar a seu cargo. Os OVNIs deste caso foram rastreados por radares de solo e no céu, e o evento foi testemunhado por pilotos experientes, como também confirmado pelo chefe de divisão da FAA. Segundo as declarações do capitão Kenju Terauchi, do primeiro oficial Takanori Tamefui e do engenheiro de vôo Yoshio Tsukuda, duas pequenas luzes e um enorme objeto luminoso se mostraram na tela de seu radar por mais de meia hora. O capitão Terauchi, um veterano com 29 anos de experiência de vôo disse: “ O objeto maior era umas duas vezes maior do que um porta-aviões“.

Na ocasião, o capitão pediu permissão ao FAA para mudar de altitude, a fim de poder identificar corretamente os objetos voadores que o estavam seguindo. Ele disse que os objetos se moviam rapidamente e pararam repentinamente. Uma vez que pararam, uma luz ainda mais forte acendeu no objeto maior, a qual tinha tanta intensidade que o capitão disse que podia sentir o calor em seu rosto. O capitão ainda disse que ficou olhando para os OVNIs por uns 6 minutos antes de notificar as outras pessoas, assim colocando o início do avistamento às 18h13min daquele dia. A princípio o FAA confirmou que vários de seus controladores de tráfego rastrearam o 747 e os objetos, como haviam também feito os radares da Força Aérea dos EUA. Mais tarde, tentaram acobertar este episódio, dizendo que o avistamento fora causado por condições atmosféricas anômalas. No final, um porta voz do FAA disse: “aceitamos as descrições da tripulação, mas eles são incapazes de confirmar o que viram“.

                                         Metamorfose ambulante - Raul Seixas


14 comentários:

  1. adorei o andercio martins,kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ele se acha

    ResponderExcluir
  2. se esse senhor ficou constrangido imagine um pobre coitado que nem sabe se defender...

    ResponderExcluir
  3. VALDECI, POR FAVOR UMA AULA DE HUMANIZAÇÃO SERIA PERFEITO PARA ANDERCIO MARTINS

    ResponderExcluir
  4. ASSINO EM BAIXO JA FUI MALTRATADA TBM POR ELE,
    KD O MEU PREFITO

    ResponderExcluir
  5. KD O PREFEITO QUE NÃO DEFENDE O POVO DE BARAUNA?

    ResponderExcluir
  6. IZOARES CONFIO EM VOÇÊ VAMOS MOSTRAR QUEM TEM RAZÃO OS COMERCIANTES DE BARAUNA
    OU ANDERCIO MARTINS

    ResponderExcluir
  7. Esse Andercio é Conhecido já, abratuolho Isoares.

    ResponderExcluir
  8. Vamos ver papai izoares você que tanto defendia as pessoas de Baraúna, intervenha nesse caso prefeito macho, valorize o povo da nossa terra não trabalhe apenas pelos interesses politicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSA CAMPANHA TODINHA CONTRA ANDERCIO MARTINS, PIOR IZOARES, É O ATENDIMENTO DE ALGUNS DE SEUS SECRETÁRIOS QUE MAIS PARECE TER UM REI NA "BARRIGA" E TRATA COM DESPRESO MUITOS FUNCIONÁRIOS DE BARAUNA,ESSE DEVE SER ALGUÉM QUERENDO MAIS UMA VAGUINHA PARA SUPRIR UM DOS COMPROMISSO DE CAMPANHA, JÁ QUE AS VAGAS QUE DISPOE NÃO É SUFICIENTE PARA HONRAR COM AS FALÇAS PROMESSAS.IZOARES NÃO VÁ EMPRENHAR PELOS OUVIDOS NÃO. TEM GENTE NA SUA EQUIPE QUE NÃO SABE FAZER OUTRA COISA!!

      Excluir
  9. Rapidinhas da sexta feira; Os funcionários da saúde ainda não viram a cor do dinheiro esse mês, e o papai já viajou, os professores também já estão com dinheiro no bolso mas queremos saber o que estão fazendo com o dinheiro da saúde?

    Outra noticia que chega aos ouvidos do povo é que o papai agiota já começou a pagar suas dividas politicas colocando gente nos contratos de famílias politicas de Mossoró inclusive dos Rosados, E agora vamos ou não vamos passar o pente fino nos agiotas?

    ResponderExcluir
  10. Vamos ver se com esse comentário sensibilizamos o gestor a aproveitar nossos profissionais.

    Eu sou pela valorização do profissional local, é inadmissível a qualquer gestor publico a não valorização do profissional da saúde local, a visão do trabalhador que atua na saúde básica é uma visão diferenciada e pratica considerando que o mesmo possui experiencias e vivencias que nem um outro possui no âmbito de sua esfera de atuação. Quando o mesmo se qualifica passa por um processo de graduação que o apura mais ainda em suas qualificações para o enfrentamento dos problemas. O mesmo atuará não apenas tratando o paciente mas removendo os agravantes que geram as doenças. Além de todas as condições anteriormente citadas encontra-se apoio do SUS para desenvolver ainda mais seus conhecimentos. Portando não é justificável em hipótese alguma um prefeito ou gestor público não aproveita-lo em seu quadro de politicas em saúde haja vista que para o prefeito estará contando com mão de obra qualificada valorizando o profissional local e diminuindo seus custos com contratações de profissionais de outras regiões sem desmerece-los.

    Deixar de aproveitar o trabalhador da saúde local qualificado é no mínimo um ato contra a sociedade local e totalmente irracional da parte de qualquer gestor, considerando o que prega DEGERTS quando diz:

    Nessa abordagem, o trabalho é visto como um processo de trocas, de criatividade, co-participação e co-responsabilização, de enriquecimento e comprometimento mútuos. Essa política pressupõe a garantia de requisitos básicos para a valorização do trabalhador da saúde e do seu trabalho, tais como: Plano de Carreira, Cargos e Salários; vínculos de trabalho com proteção social; espaços de discussão e negociação das relações de trabalho em saúde, com mesas de negociação permanente e comissões locais de negociação de condições de trabalho; capacitação e educação permanente dos trabalhadores; humanização da qualidade do trabalho, dentre outros.

    A implementação desta proposta vem sendo difundida a partir de 2003, com a criação da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES - no Ministério da Saúde e de seus dois departamentos: Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde - DEGERTS e Departamento de Gestão da Educação na Saúde - DEGES.

    ResponderExcluir
  11. valdeci esta uma loucura pois os servidores da prefeitura ficaram tudo sem salario zuzu cortou tudo e se mandou para DUBAI tem gente morrendo de chorar kkkkkk faz uma materia valdeci sobre os cortes

    ResponderExcluir
  12. VALDECI OLHA A PERÓLA QUE WILSON BABRAL POSTOU NO BLOG DELE IZUARIS FOI PARA DUBAI DEPOIS DE CORTAR OS SALARIOS DOS SERVIDORES E ELE AINDA DEFENDE ESSE DITADOR OLHE AI

    WILSON CABRAL

    PAGEMENTO DO MÊS DE JANEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARAÚNA


    A prefeita em exercício, Elizabth Bezerra pagou hoje aos funcionários e cargos comissionados da Prefeitura Municipal de Baraúna, mas dezenas de funcionários não receberam seus proventos, a culpa não foi da prefeita e sim, do departamento de Recursos Humanos que não abriu conta salário para estes servidores no Banco do Brasil, a secretária Doriane Oliveira mandou através de oficio que estas contas salários fossem aberta, os que fazem o departamento de Recursos Humanos da prefeitura fizeram ouvidos de mercador para ordem da secretária, como a prefeitura já está fechada, os funcionários que não estão com suas contas em dia, vão passar o carnaval lisos de pegar verniz, o protesto deste blogueiro, isto jamais poderia acontecer, estão boicotando a prefeita em exercício e a Secretária de Administração, Elizabeth é prefeita constitucional e vocês dos recursos humanos tem que obedecer a ela na interinidade.

    ResponderExcluir
  13. EU VOTEI EM IZOARES E VOTARIA MIL VEZES, MAS QUE O SR: ANDERCIO ME TRATOU MAL ISSO É UMA HISTORIA VERIDICA.
    EU TENHO MEU COMERCIO NÃO PRECISO DE ESMOLA QUERO APENAS SER TRATADO BEM...
    GRATO

    ResponderExcluir