terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Rapidinhas da terça.....

"BOA NOITE VALDECI. VENHO POR MEIO DESTA FALAR SOBRE O LAMENTO DA GASOLINA NÃO NO BRASIL MAS EM BARAÚNA. TODOS SABEM QUE FORMAÇÃO DE PREÇO E CARTEL E QUE CARTEL E CRIME MAIS EM BARAÚNA O CARTEL ESTA FORMADO TODOS OS POSTOS COBRAM POR LITRO DE GASOLINA R$: 3,08,1 QUE EU NÃO SEI EXATAMENTE O QUE SE GUINIFICA ESTE 0,00,1 MAS TUDO BEM. E A GASOLINA MAIS CARA DO RN E NINGUÉM FÁS NADA E INCRÍVEL POR FAVOR PUBLIQUE E IMPORTANTE"  comentarista anônimo.


Em plena campanha eleitoral de 2010 para governador do Estado, deputados federais e estaduais, o atual prefeito de Baraúna Isoares Martins se comprometeu em votar com Rosalba (DEM) e com Henrique Alves para deputado federal. Traiu todos os dois. Não votou com Rosalba como se comprometeu e no final apoio abertamente a tentativa frustrada de eleição de Iberê endossada pelo então prefeito Aldivon Nascimento. Tentando a todo custo impedir a votação de Henrique Alves em Baraúna, tentou prejudicar o comício em que Henrique Alves veio a Baraúna especialmente a convite de Gilson Professor fazendo uma festa de graça no bar do coqueiro e distribuindo comida e bebida gratuitamente no afã de prejudicar de qualquer jeito a ascensão política da então candidata oposicionista Luciana Oliveira (que até então era filiada ao PSB). No final traiu Henrique Alves e acabou auxiliando na votação do então candidato a deputado federal João Maia (PR). Henrique não esqueceu da covardia e como resposta entregou o PMDB baraunense de mão beijada para Gilson Professor. Na campanha eleitoral de 2012 para prefeito, o mesmo Isoares Martins mandava soar aos quatro ventos que Garibaldi Alves viria a Baraúna para participar de seus comícios. Não veio a nenhum deles por imposição direta de Henrique Alves que não deixou. Alguns vendilhões  de plantão podem ter memória curta, mas Henrique Alves certamente se lembra muito bem das covardias que sofreu....mas com toda certeza.....

Os transportes da Prefeitura de Baraúna que levam pacientes a outros hospitais decidiram paralisar o serviço segundo informações de 10 pessoas, eles informaram que os motoristas iriam parar caso não receba o seus devidos pagamento. A falta de compromisso da Prefeitura de Baraúna que está com pagamentos dos transportes atrasados leva a isso mesmo. Os motoristas dos veículos que fazem o transporte estão trabalhando sem receber e o cumulo. Sem o pagamento, não há como os motoristas honrar com seus compromissos com a prefeitura. Contratados para fazer esse serviço pela Prefeitura, alguns deles chegam a percorrer mais de 180 km/dia para transportar pacientes de um estado para o outro de uma cidade para outro e mais que justo que eles recebam. Bom esperamos que isso venha a ser resolvido para o bem de todos. (blog do Kaio Sérgio)

A palavra impossível

Deram-me o silêncio para eu guardar dentro de mim
A vida que não se troca por palavras. 
Deram-mo para eu guardar dentro de mim 
As vozes que só em mim são verdadeiras. 
Deram-mo para eu guardar dentro de mim 
A impossível palavra da verdade.
Deram-me o silêncio como uma palavra impossível,
Nua e clara como o fulgor duma lâmina invencível, 
Para eu guardar dentro de mim,
Para eu ignorar dentro de mim                               A única palavra sem disfarce                                  A Palavra que nunca se profere. 

Adolfo Casais Monteiro

Luiz Gonzaga...O rei do baião...

Luiz Gonzaga, o rei do Baião, nascido em 13 de dezembro em 1912 numa fazenda no Sopé da Serra da Araripe, no zona rural de Exu, sertão de Pernambuco.Sua mãe chamava-se Santana e seu pai Januário que trabalhava na roça, num latifúndio e nas horas vagas tocava o acordeão e foi com ele que Luiz aprendeu a tocar. Não era nem adolescentes ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forros e feiras, de inicio acompanhado do seu pai. Autentico representante da cultura Nordestina, manteve-se fiel as suas origens mesmo seguindo carreira musical no Sudeste do Brasil. O gênero musical, consagrado pelo nosso rei é o Baião. Em 1945 Odaléia uma cantora de coro estava grávida e Luiz Gonzaga assumiu a paternidade da criança dando- lhe o nome de Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, conhecido por todos como Gonzaguinha. A relação de Odaléia e Luiz era bastante agitada, cheia de brigas e discussões e ao mesmo tempo muita atração física e paixão, após o nascimento do menino as brigas pioraram e eles se separaram com menos de 2 anos de convivência. Odaléia ficou cuidando do menino e Luiz as vezes ia visitá-lo.

Em 1948 casou-se com a pernambucana helena Cavalcanti com quem viveu junto até o fim de sua vida, eles não tiveram filhos biológicos, por Helena não poder engravidar, com isso adotaram uma menina a quem deram o nome Rosa. Nesse mesmo ano Odaléia morreu de tuberculose para desespero de Luiz. O filho deles, Gonzaguinha ficou órfão com 2 anos e meio. Luiz queria levar o menino para morar com ele, mais Helena não aceitou, pois ele não era filho biológico de Luiz. Luiz Gonzaga não viu outra solução e entregou o filho para os padrinhos da criança criá-lo, Luiz ia sempre visitar o menino, mesmo eles não se dando muito bem, já que Gonzaguinha estava com amizades ruins, muito rebeldes sempre dizia a Luiz que ele não era seu pai biológico, o que deixava Luiz muito triste. 
Helena não gostava do menino vivia sempre implicando com ele, por isso também não gostava da madrasta. Quando Gonzaguinha cresceu as coisas pioraram pois o menino ficou viciado em bebidas alcoólicas. Ao passar do tempo Gonzaguinha resolveu se tratar, e concluir a universidade se tornando músico como o pai. Pai e filho ficaram bastante unidos quando em 1980 viajaram o Brasil juntos, quando o filho compôs algumas músicas para o pai. Luiz Gonzaga sofria de osteoporose há alguns anos, morreu vitima da cardiorrespiratória no ano de 1989.  Se estivesse vivo, neste ano de 2012, completaria 100 anos. Mais ninguém esqueceu o centenário do rei do Baião, e o mesmo vem sendo comemorado nos quatro cantos do Brasil.

                                                        Súplica cearense - Luiz Gonzaga


Nenhum comentário:

Postar um comentário