O perigo das motos...
O Brasil é o segundo país do mundo em vítimas fatais em acidentes envolvendo motocicletas, com 7,1 óbitos a cada 100 mil habitantes. No Estado do Rio Grande do Norte mais de mil pessoas se envolveram em acidentes com motos somente no primeiro semestre deste ano. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (22) pelo setor de urgência do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, unidade de referência em pronto-atendimento no estado. Nesse período, o hospital notificou 1502 atendimentos de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito.Segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas, como a ingestão de bebidas alcoólicas e a falta de uso dos itens de segurança. O documento também destaca o crescimento dos casos registrados mês a mês. Em janeiro, foram computadas 394 ocorrências de trânsito. Em fevereiro, foram 453 e em março o número subiu para 655. Natal lidera com 53,74% do total de vítimas de trânsito. Em segundo lugar, estão as cidades que compõem o cinturão da Grande Natal, registrando 18,78% das ocorrências. Os demais municípios do RN somam outros 25,80%. Em Baraúna também é frequente os acidentes envolvendo vítimas fatais. Quais os principais fatores responsáveis por esse alto índice de acidentes com motos:
a) Dirigir as motos após ingestão de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas, principalmente durante os finais de semana quando o índice de atendimentos emergenciais nos hospitais tende a aumentar;
b) desrespeito frequente e contumaz dos motoqueiros as leis de trânsito, ou seja, é avançar sinal, "costurar" os carros em alta velocidade, ultrapassar pela direita, achar que sempre vai "dar" para realizar as manobras imprudentes;
c) ausência de equipamentos básicos de segurança como o capacete, joelheiras, proteção para os cotovelos, etc;
A base de tudo isso está na educação brasileira como um todo onde o sistema competitivo e capitalista vigente em nossa sociedade impôs a "lei da vantagem", ou seja, o importante é você chegar na frente
dos outros e se dar bem. Isso pode ser percebido claramente nos mínimos detalhes do nosso cotidiano quando você vai a uma padaria, a uma farmácia, e todos querem ser atendidos ao mesmo tempo pelo atendente e não respeitando quem chegou primeiro. Essa cultura da vantagem oportunista também está claramente expressa e refletida no trânsito diário. Qual é o motoqueiro que fica atrás de um carro em sinal vermelho de trânsito esperando a sua vez de passar? ele passa pela sua direita, pela esquerda, (só não passa por cima do carro porque não tem jeito) mas o "importante" é ficar na sua frente para sair primeiro. Qual o carro que obedece totalmente os limites de velocidade numa BR? Existem as exceções? existem. Mas são só isso: exceções. Quando deveria ser a regra.
Baraúna pede socorro....um pedido aflito de todos nós....
Amigo Carlos,
A cidade de Baraúna está uma calamidade com relação à segurança. O pessoal está nervoso, com medo até de ir à lotérica ou aos Correios que praticamente são as fontes onde se pode sacar algum dinheiro. Depois da explosão ao Banco do Brasil num assalto, a cidade ficou a ver navios, na semana passada antes da governadora vir, o BOPE passou uns três dias fazendo patrulhamento e nessa semana onde começou a sair o vencimentos dos funcionários, a cidade ficou somente com os três policiais que ficaram encurralados dentro da delegacia no dia do assalto ao banco. Baraúna hoje pede socorro na segurança, porque graças a Deus com relação à seca é uma das cidades que menos sofre, graças à diversidade na fruticultura como também a fabrica de de cimento.
Eliu Estevam – Webleitor
Obs do blog: A questão da insegurança em Baraúna reflete a fragilidade do Estado como um todo, desde a governadora atual até o prefeito atual. Um fica "rebolando" a responsabilidade para o outro e a população fica nesse "tiroteio" verbal político e inconsequente. A realidade é que existe muito discurso bonito e pouca ação. O atual prefeito mora em um condomínio em Mossoró de alto luxo e com segurança 24 horas...e você baraunense qual é a sua segurança? zero.... A única segurança real que existe em Baraúna é o "terror das blitzs" quando aqui chegam de vez em quando e vão buscar motos dos pobres cidadãos de bem nas calçadas e até no interior das residências. Deveriam usar o mesmo rigor contra os infratores da lei que assaltam, roubam e matam. A governadora virá a Baraúna para assinar a ordem de serviço da escola técnica...é a hora dos protesto incisivos em busca de segurança..chega de "discursinho" bonito e floreado..queremos ação real e concreta...
O quadro "O GRITO"...
O Grito (no original Skrik) é uma série de quatro pinturas do norueguês Edvard Munch, a mais célebre das quais datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O plano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. A série tem quatro pinturas conhecidas: duas na posse do Museu Munch, em Oslo, outra na Galeria Nacional de Oslo, e outra em coleção particular. Em 2012, esta última tornou-se a pintura mais cara da história a ser arrematada, num leilão, por 119,9 milhões de dólares.
Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.
O quadro foi exposto pela primeira vez em 1903, como parte de um conjunto de seis peças, intitulado Amor. A ideia de Munch era representar as várias fases de um caso amoroso, desde o encantamento inicial a uma rotura traumática. O Grito representava a última etapa, envolta em sensações de angústia. A recepção crítica foi duvidosa e o conjunto Amor foi classificado como arte demente (mais tarde, o regime nazi classificou Munch como artista degenerado e retirou toda a sua obra em exposição na Alemanha). Um crítico considerou o conjunto, e em particular O Grito, tão perturbador que aconselhou mulheres grávidas a evitar a exposição. A reação do público, no entanto, foi a oposta e o quadro tornou-se em motivo de sensação. O nome O Grito surge pela primeira vez nas críticas e reportagens da época. Munch acabou por pintar quatro versões de O Grito, para substituir as cópias que ia vendendo. O original de 1893 (91x73.5 cm), numa técnica de óleo e pastel sobre cartão, encontra-se exposto na Galeria Nacional de Oslo. A segunda (83,5x66 cm), em têmpera sobre cartão, foi exibida no Museu Munch de Oslo até ao seu roubo em 2004. A terceira pertence ao mesmo museu e a quarta era propriedade de um particular, até ser arrematada em um leilão da Sotheby's, em maio de 2012.
Ódio?
Ódio por Ele? Não... Se o amei tanto,
Se tanto bem lhe quis no meu passado,
Se o encontrei depois de o ter sonhado,
Se à vida assim roubei todo o encanto,
Que importa se mentiu? E se hoje o pranto
Turva o meu triste olhar, marmorizado,
Olhar de monja, trágico, gelado
Com um soturno e enorme Campo Santo!
Se o encontrei depois de o ter sonhado,
Se à vida assim roubei todo o encanto,
Que importa se mentiu? E se hoje o pranto
Turva o meu triste olhar, marmorizado,
Olhar de monja, trágico, gelado
Com um soturno e enorme Campo Santo!
Nunca mais o amar já é bastante!
Quero senti-lo doutra, bem distante,
Como se fora meu, calma e serena!
Ódio seria em mim saudade infinda,
Mágoa de o ter perdido, amor ainda!
Ódio por Ele? Não... não vale a pena...
Florbela Espanca
Quero senti-lo doutra, bem distante,
Como se fora meu, calma e serena!
Ódio seria em mim saudade infinda,
Mágoa de o ter perdido, amor ainda!
Ódio por Ele? Não... não vale a pena...
Florbela Espanca
Eu daria a minha vida - Martinha
CAROVALDECI.NACAMPANHA.DE2012.COM.FALSA.VITORIA.GANHACOM.DIEIRO.PESSOAS.PUCHAVA.UM.SACO.DOPAPAI.ESSA.MESMA.PESSOAS.HOJE.METE.APEIA.EM.PAPAI.BEM.KE.MERESE....AKI.NOCOMVIVER.XICOMARIA.ACHAVA.K.FASIA.JA.FOI.DISMORALIZADO.DE.DUAS.ATREIA.VEZ.PELA.SECRETARIA.PRA.KEM.NAO...TEM.VERGONHA.E.UMA.BOA.MEREMDA.E.AIDA.TEM.UMA...........GIRAFA.COM.NOME.DE.PRETA.K.TRABALHA.NA.BOLSA.FAMILHA.AMDA.DESEDO.K,BACURAL;VAI.COMER.NA.MAO.DELA.DEICHA...DE.SEBESTA.CHUBO.GROÇO.VEM.AIM.EU.SOU.BACURAL.FELIS
ResponderExcluirA questão do trânsito em Baraúna:
ResponderExcluirSou Instrutor de trânsito teórico-pratico na cidade de Baraúna a mais de 3 anos, existem inúmeros problemas em nossa cidade em relação ao trânsito que precisam ser minuciosamente discutidos e abordados, existem vários fatos que merecem observação, as ações para serem bem sucedidas precisa de participação popular e uma inteiração de vários grupos pessoas, eu posso citar: secretaria de educação; secretaria de obras; secretaria de saúde; vereadores, prefeito, governo do estado e o governo federal, também precisa haver uma participação do SNT (sistema nacional de transito). Precisamos entender que o trânsito no Brasil é antes de tudo uma questão de cidadania, eu fico impactado com a falta de conhecimento das leis de trânsito, dos direitos e deveres do cidadão como usuário das vias públicas, não estou dizendo que a fiscalização não conhece as leis, mas em algumas situações são coniventes quando deixam de aplica-las, e muitas vezes o cidadão também tem culpa por ser omisso e não cobrar seus direitos, também existe uma visão incorreto por parte de alguns em Baraúna que vêm a fiscalização como inimigos, sem saberem que na verdade eles estão cuidando da nossa segurança, eles estão ali pra nos ajudar. De acordo com o CTB existem duas formas de nos orientar-mos no trânsito: uma é pela sinalização e as leis que regulamentam o trânsito, e a outra baseia-se na maneira como os demais usuários se comportam na via pública a exemplo o trânsito da Índia que não possui sinalização e mesmo assim eles se entendem (obs. não sei como rsssr). Fui convidado a participar de ações educativas para melhorar a segurança do trânsito de Baraúna, e tenho contribuições a dar para o mesmo, tenho propostas que se forem acatadas serão de grande proveito para nossa cidade, entre elas estão uma maior aproximação e esclarecimento das autoridades de trânsito com a comunidade de Baraúna, outra também de bastante importância seria a criação do conselho municipal de trânsito ou conselho comunitário municipal de transito, o que seria o primeiro passo para se municipalizar o trânsito de Baraúna, existem outras sugestões que ao desenrolar dos dias estarei publicando nos blogs de opinião pública. Em primeira mão já antecipo em seu blog amigo Valdeci.
Ass. Fernando C. Claudio Agente comunitário de Saúde (com muito orgulho), Bacharel em Fisioterapia e instrutor de trânsito teórico-prático credenciado pelo Detran-RN desde 2006.
você é mais conhecido como um zé minguem um pobre coitado
Excluirmais um dos besta derrotado. só por que tem raivinha que a mamãe perdeu ai fica dando um de sábio QUEM É VOCÊ MESMO HEM? NESSA SOPA KKKKKKK.
falando na camará parecendo gente
ta querendo APARECE É MEU FILHO VÁ PRA GLOBO KKKKKKKK.
Na verdade comentarista anonimo você acertou quando disse que não sou nada e nem ninguém, eu acrescentaria mais um adjetivo, eu não passo de um cão morto, portanto você não precisa se preocupar comigo. (Obs. Fico feliz por ser considerado assim por você)
ExcluirASS. Fernando C. Cláudio