sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Rapidinhas da sexta...


Esquartejamento eleitoral...

A governadora Rosalba Ciarline está "sangrando" e o esquartejamento público através das vaias decorrentes das altíssimas taxas de rejeição popular vem tingindo o seu governo com as cores vermelhas, não de seu partido, o DEM, mas de sangue extraído das entranhas podres de um governo fraco, manipulado como marionete por seu marido (no já conhecido estilo Micarla). Todos estão abandonando o barco de um governo que já terminou antes mesmo de seu fim melancólico. Todos agora rezam para que chegue o mais rápido possível a eleição de 2014 e termine de uma vez por todas com esse suplício público que transformou a outrora campanha populista da "rosa" de 2010 em uma página já amarelada e virada da história política do Rio Grande do Norte. Cada aparição pública dela é um constrangimento notório não somente para ela, mas para todos que a rodeiam. Profundamente lamentável.

O que fazer?...

Com a rejeição do pedido de registro do seu partido, a Rede Sustentabilidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ex-senadora Marina Silva deve reunir-se ainda nesta quinta-feira com aliados e apoiadores da sigla em formação para decidir seu futuro político e se irá se filiar a outra legenda para concorrer à Presidência da República em 2014. O TSE rejeitou nesta quinta-feira o pedido de registro da Rede, partido que daria a Marina a chance de se candidatar ao Planalto sob o discurso de uma nova maneira de fazer política. Resta à ex-senadora, segunda colocada nas recentes pesquisas de intenção de voto para o ano que vem, definir se submeterá seu capital político a outra legenda para entrar na disputa de 2014, embora tenha sustentado até o momento que se mantém focada no "plano A". "Eu tenho um plano A e continuo no plano A. Agora vou discutir com os meus companheiros, porque o plano A é a Rede Sustentabilidade. E ela continua como um projeto político", disse a jornalistas logo após a decisão do TSE. A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente informou que dará entrevista coletiva na sexta-feira para informar sua decisão, que, garante, ainda não foi discutida. "Amanhã eu vou dar uma coletiva pra vocês dizendo qual é o meu posicionamento em relação à pergunta que vocês estão fazendo (sobre mudança de partido), 
porque eu não discuti absolutamente nada de planos outros com ninguém e o plano A está saindo daqui vitorioso porque nós já somos um partido político, sim", disse, comemorando os elogios dos ministros quanto às demonstrações de ética e lisura no processo de pedido de registro no TSE. "Eu não posso estar decepcionada se o que há de mais importante nós obtivemos hoje nesta corte: a declaração de todos os senhores ministros deste Tribunal de que nós temos os requisitos mais importantes para ser um partido político. Eles disseram que nós temos um programa, que nós temos representação social e que nós temos ética." Sobre a rejeição do pedido, por falta do número mínimo de assinaturas necessárias para a criação do partido, Marina argumentou que a Rede havia descartado mais de 200 mil apoiamentos por conta própria. "Talvez se tivéssemos anexado, sem que elas pudessem ser verificadas se valiam ou não, poderíamos contabilizar pela quantidade e não pela qualidade. Mas para nós os fins e os meios têm que ser compatíveis", disse.


Uma pistola para Ringo...

O ator italiano Giuliano Gemma, conhecido mundialmente por seus papéis em filmes do gênero "spaghetti western", morreu aos 75 anos na noite desta terça-feira (1) em um acidente de trânsito em Cerveteri, na província de Roma, informou a imprensa italiana. Gemma, que dirigia o veículo, se envolveu em uma colisão frontal na qual também ficaram feridos um homem e seu filho, que estão fora de perigo. Nascido em Roma no dia 2 de setembro de 1938, o ator ficou famoso com seu personagem Ringo e foi protagonista de filmes de grande sucesso de bilheteria como Uma Pistola para Ringo, Ringo Não Discute... Mata, Dias de Ira, Vivo ou Preferivelmente Morto, O Dólar Furado e, mais recentemente, Juana la Loca.Inicialmente Gemma trabalhou como dublê, mas o diretor Duccio Tessari ofereceu a ele um papel no filme Arrivano i titani, em 1962. A partir de então, construiu extensa filmografia. Gemma posteriormente tornou-se um ator de filmes western spaghetti, alcançando grande sucesso com herói de filmes como Una pistola per Ringo, O Dólar Furado e I giorni dell'ira (Dias de Ira). Quando atuava nos filmes ainda era atleta, e chamava a atenção pela sua elasticidade nas cenas. Para atuar em filmes dos EUA teve que adotar o codinome Montgomery Wood.

Cuidados com o colesterol...

Hoje, todos sabem que altos níveis de colesterol podem provocar entupimento das artérias. Uma pessoa pode ter um infarto se qualquer uma das artérias que fornecem sangue para o coração ficar entupida. E se a artéria entupida fornecer sangue para o cérebro, pode causar um derrame. Contudo, existe uma grande confusão sobre a relação entre alimentação e colesterol. Embora sempre seja visto como um vilão alimentar, o colesterol é essencial para a vida. O corpo precisa do colesterol para produzir hormônios sexuais, ácido biliar, vitamina D, membranas celulares e feixes de nervos. Estas e outras funções são feitas pelo colesterol seroso, um composto parecido com gordura, denominado “lipídio”, que circula na corrente sanguínea. O colesterol dos alimentos vem de produtos de origem animal. Diversos fatores – exercício, genética, sexo e outros componentes da alimentação – influenciam o modo como o corpo humano processa o colesterol vindo dos alimentos. Algumas pessoas podem consumir grandes quantidades e ter taxas normais de colesterol, já outras comem muito pouco e têm taxas altas. Aparentemente, a alimentação é responsável por cerca de 20% do colesterol do corpo, sendo que os 80% restantes são produzidos pelo fígado.
Colesterol Bom X Colesterol Mau
Para serem transportadas na corrente sanguínea, as moléculas de colesterol se ligam às proteínas e outros lipídios, em um complexo chamado de lipoproteínas. Duas classes de lipoproteínas são as grandes transportadoras de colesterol: as lipoproteínas de baixa densidade (LDL, sigla em inglês para low-density lipoproteins) carregam cerca de dois terços de todo o colesterol; e praticamente todo o resto é carregado pelas lipoproteínas de alta densidade (HDL, high-density lipoproteins). As LDL tendem a depositar o colesterol nas paredes das artérias, e, por isso, são as lipoproteínas responsáveis pela aterosclerose e por um maior risco de doenças cardiovasculares. Em oposição, as HDL removem o colesterol das paredes das artérias e de outros tecidos, carregando-o de volta para o fígado, a fim de ser metabolizado e eliminado pelo organismo. Por isso, as HDL geralmente são chamadas de colesterol “bom”, e as LDL são chamadas de colesterol “mau”. Um terceiro tipo, as lipoproteínas de baixíssima densidade (VLDL, very-low-density lipoproteins) transportam uma quantidade pequena de colesterol e triglicerídeos.
Um exame para medir a taxa de colesterol avalia a concentração total de colesterol no sangue. Essa taxa pode ser expressa de duas formas, em miligramas (mg) de colesterol por decilitro ou em milimoles (mmol) de colesterol por litro. O fator multiplicador 0,026 converte o sistema de miligramas para o sistema milimoles. Um valor total abaixo de 200 mg/dl (5,2 mmol/l) é considerado o ideal. Se o colesterol total for superior a 200 mg/dl, deve-se medir individualmente os níveis de LDL-colesterol e HDL-colesterol. Os níveis de LDL-colesterol devem ficar abaixo de 130 mg/dl (3,5 mmol/l); de 130 a 159 (3,5-3,9) é classificado como no limite para alto, e acima de 160 (4,0) significa aumento de risco de doenças cardíacas e coronarianas. A quantidade de HDL-colesterol deve ser no mínimo 45 mg/dl (1,2 mmol/l), e quanto mais altas melhor. Ao avaliar os riscos cardiovasculares, os médicos calculam a relação do colesterol LDL/HDL dividindo o colesterol total pelo valor do HDL. Uma relação ideal é de 4,5, ou menos.
Alimentação ideal para quem tem colesterol
Os especialistas são unânimes em recomendar uma alteração na alimentação se a contagem total de colesterol for superior a 200 mg/dl (5,3 mmol/l) ou se o nível de LDL- colesterol for superior a 130 mg/dl (3,5 mmol/l). O melhor a se fazer, para reduzir os níveis de colesterol, é diminuir a ingestão de gorduras saturadas. Uma alimentação que controle a ingestão de gorduras, não permitindo que ultrapasse 20% do total de calorias e que limite as gorduras saturadas a 7% ou menos, pode reduzir os níveis de colesterol em até 14%. O fumo, tanto o ativo quanto o passivo, provoca uma redução nos níveis dos antioxidantes saudáveis – como a vitamina C. A fumaça do cigarro também faz o sistema imunológico aumentar os níveis do LDL-colesterol.
Dietas rígidas apresentam resultados ainda melhores. Adote uma dieta vegetariana

A dieta vegetariana com baixos índices de gordura (menos de 10% das calorias), desenvolvida pelo Dr. Dean Ornish, pode reduzir o colesterol de forma substancial. Não deixe de incluir alimentos que realmente baixem o colesterol. Não é apenas o que você come que importa. É importante também ingerir alimentos que ajudem a baixar o colesterol. Alimentos ricos em flavonóides, como as frutas cítricas e a cebola, são conhecidos por gerar taxas saudáveis de colesterol. As fibras solúveis, encontradas em aveia, feijão e linhaça, também são uma poderosa arma contra o colesterol. A pectina da maçã, e de outras frutas, também diminui o colesterol, bem como a proteína de soja encontrada no tofu, no tempeh e no leite de soja. Coma peixe rico em ômega-3. Ingerir de duas a três porções, por semana, de salmão, sardinha ou qualquer outro peixe de água fria está relacionado a um menor risco de sofrer infartos e derrames. Inicialmente, acreditou-se que os ácidos graxos ômega-3 do peixe diminuíam o risco de problemas 
cardiovasculares ao reduzir os níveis de colesterol. Contudo, estudos recentes comprovaram que seu benefício provém de seu efeito sobre a coagulação do sangue e de possíveis mudanças no modo como o fígado metaboliza outros lipídios. Abuse dos alimentos à base de soja. Inúmeras experiências comprovaram que aliar a proteína de soja a uma alimentação com baixos teores de gordura ajuda a reduzir a taxa de colesterol. A proteína de soja é encontrada na soja e em produtos à base de soja, como o tofu e algumas bebidas. Use margarinas com fitosteróis. Foi comprovado que os fitosteróis ajudam a reduzir os níveis de colesterol, quando aliados a uma alimentação saudável. São encontrados em margarinas enriquecidas com fitosteróis, em óleos vegetais, em nozes e similares, em sementes de girassol e de gergelim, na soja e em outros legumes. Houve uma época em que se chegou a dizer que aumentar o consumo de gorduras poliinsaturadas – óleos de milho, algodão, açafrão, soja e girassol – ajudava a baixar o colesterol, mas posteriormente foi comprovado que esses óleos reduzem tanto os níveis do colesterol bom (HDL) como do mau (LDL). Em comparação, as gorduras monoinsaturadas encontradas nos óleos de canola e oliva, em algumas nozes e similares e no abacate têm o efeito contrário, reduzem o LDL-colesterol sem afetar os níveis do HDL-colesterol.

                                             Gigliola Cinquetti - No No Leta


Nenhum comentário:

Postar um comentário