sábado, 12 de outubro de 2013

Rapidinhas do sábado...

Desejo popular...

A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se seus adversários fossem Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12) no jornal Folha de S.Paulo.De acordo com o levantamento, Dilma teria 42% das intenções de voto contra 21% de Aécio e 15% de Campos. Brancos e nulos somaram 16% e outros 7% dos eleitores afirmaram que não saberiam em quem votar. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.O Datafolha fez ainda outros três cenários: no primeiro, Dilma enfrentando a ex-senadora Marina Silva (PSB) e Aécio Neves; um segundo contra José Serra (PSDB) e Eduardo Campos e um terceiro contra Marina e Serra. Nas três possibilidades, as eleições iriam para o segundo turno. A presidente conseguiria 39% dos votos contra 29% de Marina e 17% de Aécio; somaria 40% contra 25% de Serra e 15% de Campos; e 37% contra 28% de Marina e 20% de Serra. Brancos e nulos somariam 10%, 15% e 10%, respectivamente, não sabem, 5%, 6% e 5%.
O levantamento foi realizado após a decisão de Marina Silva de se filiar ao PSB depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro da Rede Sustentabilidade , legenda que pretende fundar. Uma vez que Marina e Eduardo Campos não vão mais disputar as eleições, a atual pesquisa não pode ser diretamente comparada com pesquisas anteriores da Datafolha, porque não há coincidência de cenários. Nos prováveis segundos turnos, a presidente venceria qualquer um dos candidatos. Contra Eduardo Campos, Dilma teria 54% contra 28%; contra Marina Silva, Dilam teria 47% contra 41%, contra Aécio Neves, Dilma somaria 54% contra 31% e contra José Serra, venceria com 51% contra 33%. Quanto à rejeição, José Serra possui 37%; Dilma, 27%; Campos, 25%; Aécio, 24% e Marina, 17%. O instituto Datafolha entrevistou 2.517 eleitores em 154 municípios na sexta-feira (11). As eleições presidenciais acontecerão em 5 de outubro de 2014. Os eleitores escolherão o presidente, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

Obs do blog:  A análise fria dos números decorrentes dessa pesquisa de intenções de votos faltando pouco menos de 01 ano para as eleições presidenciais revela que a pedra do caminho que pode tirar o pão da boca de Dilma ainda é Marina. A ex-senadora pelo Estado do Acre ainda continua persistentemente provocando pesadelos no palácio do Planalto e as manobras furtivas do PT para inviabilizar no TSE a criação do partido Rede sustentabilidade, provocaram um efeito ainda mais funesto na situação, ao ensejar a união entre a candidatura emergencial de Eduardo Campos (que começou com tímidos 3% e agora já crava 15% de intenções de votos) com a adesão da ferida e vitimizada Marina, que embarcou de vez na nave do PSB com um discurso prudente de retaguarda, mas 
disposta a empunhar nos dentes, a arma que pode derrotar a reeleição de Dilma. Embora a  atual presidente brasileira ainda tenha gorduras eleitorais para queimar em relação aos seus adversários, mas geralmente todos sabem como começa uma campanha eleitoral, mas ninguém realmente sabe como termina. Teoricamente, a partir dos dados da atual pesquisa, para que ocorra o segundo turno será necessário a presença oposicionista do PSDB através do seu candidato Aécio Neves que não quer deixar de fazer parte dessa conversa. Tudo indica que a candidatura de Eduardo Campos é prioritária dentro do PSB e certamente os estrategistas eleitorais irão acompanhar o seu progresso em termos de percentual de votos até abril/maio de 2014, para ver se ele adquire musculatura eleitoral suficiente para ir para o embate com reais chances de vitória, caso contrário, a plataforma será alicerçada em Marina com um discurso e uma imagem mais próxima das massas populares, tendo por isso o menor índice de rejeição entre os prováveis candidatos. Quanto a Dilma, apesar de ter ainda o reforço de São Lula como padrinho nos palanques eleitorais, não possui uma vinculação direta com a massa. Pode chegar na campanha com gás suficiente para ir para o embate direto, caso contrário, Lula pra que te quero....e rápido....  
Um passo para frente e dois para trás...

Nos antigos seriados de tevê envolvendo os três patetas era comum que na hora que alguém pedia para que um deles se apresentasse como voluntário em missões perigosas dando um passo para frente, um deles permanecia parado e os outros dois companheiros davam um passo para trás. Em termos de imagem junto a opinião pública é mais ou menos o que ocorre na atual justiça eleitoral em termos de Rio Grande do Norte. É bastante comum e usual já se ouvir nas esquinas de qualquer município potiguar: "o juiz de primeira instância bota pra fora e o TRE de Natal bota pra dentro". A primeira vista a justiça pode estar passando por reflexões internas onde uma corrente de juízes de primeira instância de diversas zonas eleitorais está indo na direção da moralidade pública com condenações coerentes amparadas nas provas apresentadas e no código eleitoral, enquanto outra corrente, externalizada pela segunda instância, parece ainda não ter se adequado a nova realidade das ruas que exige mudanças e punições mais efetivas aos infratores das leis numa luta titânica contra o mal cultural da corrupção que permeia toda nossa sociedade brasileira. O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros onde mais foram cassados prefeitos municipais nas últimas eleições de 2012, em compensação, quase todos eles (com raríssimas exceções) voltaram aos seus cargos por 
determinação do próprio TRE-RN, mesmo tendo inúmeros processos com sentenças condenatórias. Algo está errado e não podemos responsabilizar comodamente somente os infindáveis recursos e penduricalhos jurídicos. Está faltando atitude que permita transmitir a sociedade norte-riograndense a certeza de que a impunidade não pode ser hasteada pelos infratores como um caminho natural a ser seguido. Não podemos inverter os valores e princípios que norteiam as regras de convivência social, tendo em vista que o poder judiciário é tido como o bastião que permite punir as irregularidades cometidas e restabelecer o verdadeiro sentido de justiça em qualquer nível. Por falar nisso, em nível federal o STF deu dois passos para trás ao aceitar os "embargos infringentes" de infratores declarados dando um verdadeiro tapa na cara dos que protestavam nas ruas pedindo o surgimento de um novo Brasil. Em nível regional não podemos dar o mesmo péssimo exemplo. Para um bom entendedor....

O ídolo negro...

Estivesse vivo, Evaldo Braga teria completado 67 anos em 28 de setembro de 2013. Não está mais entre nós, sua obra ficou. Morto prematuramente aos 25 anos de idade em um acidente, teve existência, obra e morte marcadas pelo trágico. Nascido na cidade fluminense de Campos dos Goytacazes, foi criado no SAM ( posterior Funabem- Febem). Nunca conheceu seus pais. Infância parecida com milhares de outras. Sua vontade foi sua diferença.  O desejo pela fama sempre o acompanhou. Mantinha, ainda na Funabem, uma disputa com um colega seu: um dizia que ia ser um cantor famoso. Outro, que ia ser um jogador de futebol famoso. Esse colega era Dario Peito de Aço, o Dadá Maravilha. Sua evidência transformou sua história de vida pregressa em uma lenda, que proporcionou ao cantor uma experiência bem diferente do que a que ele já conhecia. Nesse momento sobravam mães em sua vida. Por onde passava, apareciam novas progenitoras. Procuravam-no em suas apresentações públicas. Apenas uma das mulheres que o procurou com essa finalidade o abalou. Evaldo, mesmo campeão de vendas, sentia-se inseguro. Queria reconhecimento. Que todos aceitassem seu sucesso. Irritado com as críticas que recebia, queixava-se com amigos: "- Olha aqui. O cara diz que não canto nada, né? 
Manda ele ver quantos discos eu estou vendendo. Diz pra ele." Chegou a afirmar em um jornal "Não faço música para a elite. Gravo para os que moram na Zona Norte, que entende as minhas músicas." Sua vida e as dificuldades que enfrentou até aquele momento da caminhada estão em suas músicas. "As minhas músicas estão inspiradas, quase todas, nesse tempo de luta e de sofrimento Elas espelham exatamente o que passei, que é, na verdade, o que muitos passam. Isso explica porque meus discos vendem". Morreu no ano mais promissor, segundo ele mesmo, de sua curta carreira. Em um acidente de carro na antiga BR-3 em trecho próximo ao município de Três Rios, no estado do Rio, Evaldo pôs fim a sua vida. Deixou uma legião de fãs desconsolados. O Cemitério S. João Batista na cidade do Rio de Janeiro, lotou. A comoção teve que ser contida com o apoio da tropa de choque da PM local.Evaldo era superticioso. Não andava sem uma espécie de guia enrolada em sua mão direita. No dia de sua morte, uma fã havia lhe arrancado a tal guia.

Algumas mentiras da história...

1. Bin Laden não foi o primeiro a atacar os EUA em seu próprio território. O “mérito” corresponde a Pancho Villa, que em 1916 cruzou Rio Grande e atacou a cidade de Columbis, Texas, onde matou sete pessoas. A invasão durou menos de dez horas.

2. As três caravelas de Colombo na verdade eram duas. Pinta e Nina. Porque a terceira embarcação que participou da descoberta da América era uma nau, outro tipo de barco de maior tamanho. Chamava-se Maria Galante, mas Colombo a rebatizou de Santa Maria.

3. As Bruxas de Salem não foram queimadas na fogueira. Mas que ninguém pense que foram indultadas. Na realidade foram enforcadas, que era a pena que as comunidades protestantes e calvinistas costumavam ditar para os casos de feitiçaria.

4. Napoleão não era tão baixinho. De fato, media 1,68 cm., uma estatura aceitável para sua época, e inclusive superava por 4 cm o duque de Wellington, seu grande inimigo.

5. Em Casablanca, Bogart nunca pronunciou a frase: “Toque outra vez, Sam”. Em realidade, a frase exata é: “Toque Sam, toque ‘As time goes by’”. Para acabar de arruinar o mito, o ator que fazia o papel de Sam (Dooley Wilson) só cantava, já que não sabia tocar o piano. O acompanhamento foi incorporado em estúdio.

6. Os vikings não usavam capacetes com chifres. Foi uma invenção do pintor sueco Gustav Malstrom nas ilustrações que realizou em 1820 para o poema épico Frithiof`s Saga. O propósito destes chifres irreais era retratar os ferozes guerreiros do Norte como seres quase demoníacos.

7. A guerra dos cem anos, realmente durou 116, de 1337 a 1453, ano em que os reis de Inglaterra e França (os países em conflito) puseram fim às hostilidades.
8. O estrangulador de Boston, Albert de Salvo, não estrangulava suas vítimas. Ao menos, não a todas. Unicamente assassinou desse modo à primeira; as outras doze matou a golpes ou punhaladas.

9. George Washington não foi o primeiro presidente dos EUA. Ao iniciar a revolução americana em 1714, uma comissão de notáveis elegeu Peyton Randolph, de maneira improvisada, para esse cargo. Depois de sua demissão, oito pessoas atuaram como presidentes até 1789, ano em que por fim foi aprovada a constituição americana e que foram celebradas as primeiras eleições para o cargo, nas quais Washington foi finalmente eleito.

10. Walt Disney não sabia desenhar e nunca desenhou nenhum de seus famosos personagens. Durante muitos anos foi dito que Mickey Mouse tinha sido criado por ele, mas atualmente sabemos que foi obra exclusiva do desenhista Ub Wickers que deixou Disney compartilhar a autoria para lhe devolver um favor. A verdade é que Disney é um dos maiores pilantras que a História do empreendedorismo conhece.

                 Marjorie Estiano - Ilegal, Imoral ou engorda (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)


8 comentários:

  1. Ontem choveu bala em baraúna, dois elementos foram mortos em frente da casa de Dr. Fabio Moura, que ficou crivada de bala, o crime não é só dos bairros da periferia como Rua da vara, subestação, Cinderela, hoje assombra as classes altas e pra não deixa de sem que passe na despercebida se precisasse de medico como falei a casa de Fabio, foi alvejada fosse um morador que podia ser eu, ou o próprio Fabio, e ou um vizinho que fosse baleado que precisasse de atendimento medico sabe o que tinha acontecido? Ia morre a mingua, POIS NÃO TINHA MEDICO O DIA TODO, ai Fabio o que vc acha do prefeito que o senhor dizia em voz alta que esse gestou era o melhor pra sua cidade, não diz mais né um péssimo prefeito é ou não é?

    ResponderExcluir
  2. Valdeci. estou com saudade de suas postagens sobre a política baraunense, ninguém explica melhor do que vc, todo o desenrolar dos fatos políticos de Baraúna. Nem um blogueiro deixa tudo tão claro para o leitor. vc sim.

    ResponderExcluir
  3. Valdeci, gosto mais do seu blog agora. Você esta escrevendo com sabedoria.
    Fofoca e picuinhas politicas tem em todo lugar... E só interessa a "A" se você atinge "B".

    Avante... Parabéns...

    ResponderExcluir
  4. esse povo de barauna é tudo doido por briga eu não sou daqui mais vejo todo o que acontece quando o assunto é politica por isso que eles querem ver Valdecir postando assunto de politica sei não viu esse povo não tem o que faz não.

    ResponderExcluir
  5. Quero aqui mostra como Baraúna.
    Segurança: não há, é só ver são 25 jovens mortos por causa das drogas e falta de políticas publicas.
    Saúde: porra de saúde não vou relata muito só quero dizer que até o leite do hospital foi cortado, que mais ou tá pouco? É ou não é Tônico?
    Educação: essa é que não preta há dias que até a merenda falta quando vem é uma...

    ResponderExcluir
  6. O que interessa mesmo é a política local, estadual e federal tem ampla reportagem por aí, agora não queremos ver briga e sim o que pode acontecer na política local, amigo Valdeci você sempre falou em 3ª via porque não começa a falar a respeito?

    ResponderExcluir
  7. esse povo anda muito preocupado com VALDECIR depois que ele deixou de posta alguma matérias (fofocas), picuinhas brigas ) no blog VALDECIR o blog é seu então você posta a matéria que você quiser seja politica local ou estadual , eu sou bacurau mais nem por que você deixou de posta matérias a nosso favor vou deixa de ser sua fá pois pra mi seu blog foi e sempre será o melhor da nossa cidade independente de qualquer matéria .]
    TENHA UM BOM DIA MEU AMIGO ; GRAÇA FAUSTINO.

    ResponderExcluir
  8. Ah! Que fofo, comovente,
    Valdecir, tu esta doido, se roendo pra voltar a escrever as picuinhas de Baraúna, já chegou em Mossoró... ou vc esperava que chovesse apelações.
    KKKKKKKKK como disse sua fã escreva o que tem vontade.
    Há, esse amor incondicional....HUUUUU!

    ResponderExcluir