sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Rapidinhas da sexta...

Falta menos de 01 ano...

Pesquisa Ibope em parceria com o Estado mostra que, se as eleições fossem hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no 1º turno seus prováveis adversários: Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Com Marina Silva no lugar de Campos, a oposição reforçaria as suas chances. A possibilidade técnica de 2º turno, porém, só ocorre hoje quando o cenário inclui a ex-ministra do Meio Ambiente no lugar do governador de Pernambuco e o ex-governador tucano José Serra no lugar do senador mineiro. Em uma eventual segunda rodada da disputa, Dilma venceria com folga Marina, Campos, Aécio e Serra, aponta o Ibope. Nas simulações de 1º turno, Dilma aparece com 39% a 41% das intenções de voto nos quatro cenários avaliados. Em três deles, ela teria hoje mais do que a soma das preferências pelos adversários - condição necessária para vencer no 1º turno. A vantagem da presidente (41%) é folgada quando seus adversários são Aécio (14%) e Campos (10%). Nesse quadro - o mais provável, dada a composição de forças existente hoje no PSDB e no PSB -, Dilma tem 17 pontos porcentuais a mais do que a soma dos concorrentes. No cenário com Serra, o tucano
 teria 18%, quatro pontos a mais que Aécio. Campos continuaria com seus 10% e Dilma oscilaria para 40%. A vantagem da presidente sobre a soma dos adversários seria menor, mas ainda confortável: 12 pontos. A situação muda com a inclusão de Marina nas simulações - não porque ela consiga tirar votos de Dilma, mas por causa da queda acentuada no número de indecisos. No cenário com Dilma e Aécio, Marina aparece com 21%, mais do que o dobro do índice de Campos - embora a petista e o tucano tenham apenas oscilado para baixo, respectivamente, dois pontos e um ponto porcentual. A vantagem da presidente sobre a soma dos rivais, nesse caso, encolhe para cinco pontos. Na alternativa com Dilma e Serra, Marina volta a aparecer com 21%, atrás da petista (39%) e na frente do tucano (16%). A vantagem da presidente sobre os adversários somados, porém, praticamente desaparece: 
39% a 37%, dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Segundo Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope Inteligência, o que explica a vantagem menor de Dilma nos cenários testados com Serra e Marina é o fato de esses candidatos serem mais conhecidos pelo eleitorado do que Campos e Aécio. Marina pretendia se candidatar à Presidência pela Rede Sustentabilidade, partido que vinha organizando desde o ano passado. Mas a legenda não coletou o número mínimo de assinaturas de eleitores para obter registro na Justiça Eleitoral. Plano B. O plano B de Marina foi se filiar às pressas no PSB de Eduardo Campos, a quem declarou apoio. Seu nome foi incluído nos cenários pesquisados pelo Ibope porque há especulações no mundo político sobre a viabilidade da candidatura de Campos, bem menos conhecido e com 
menos base social do que sua potencial companheira de chapa. O mesmo ocorre em relação a Serra: Aécio domina hoje o PSDB, mas o ex-governador de São Paulo diz ter mais chances de vitória nas urnas e diz que o partido ainda não definiu seu candidato para 2014. Em um eventual segundo turno, Dilma venceria todos os adversários avaliados pela pesquisa Ibope Estadão. Contra Marina - o cenário mais apertado - , a presidente teria 42% contra 29%. Com Eduardo Campos na disputa, a presidente teria vantagem de 27 pontos porcentuais, vencendo por 45% a 18%. (Jornal Estado de São Paulo - 25/10/2013).

Provas do ENEM...é nesse final de semana...

O número de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superou as expectativas do Ministério da Educação e bateu novamente um recorde. Após o prazo para pagamento da taxa, foram confirmados 7.173.574 inscritos no exame. No ano passado, 5.971.290 confirmaram a inscrição e a previsão do MEC era de que 6 milhões iriam se candidatar em 2013. O aumento em relação a 2012 é de 24%. Dos 7.834.024 que se cadastraram para participar das provas este ano pela internet , não pagaram pela inscrição 660.450. O número total de pagantes foi de 1.925.581 e ficaram isentos 5.247.993 candidatos. Entre os isentos, segundo divulgou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1.315.506 terminaram o ensino médio em escola pública e 3.932.487 têm renda de até um salário 
mínimo e meio. O crescimento de inscritos no Enem ocorreu em todos os Estados do País. O Amapá teve um crescimento de 63% nas inscrições de 2012 para 2013. Em seguida, vêm Tocantins, com 45%, e Ceará, com 44%. A região com maior número de inscritos, no entanto, é o Sudeste, com 36%, seguido do Nordeste, com 33%. Segundo o Mercadante, 92% dos interessados confirmaram a inscrição. "É uma porcentagem recorde. Estávamos em torno de 86% a 89% de confirmação nos exames anteriores", disse. "[Isso] é uma grande vitória do povo brasileiro, que tem vontade de estudar mais, de entrar na universidade", completou. Ele atribui o aumento nas inscrições aos programas voltados à educação, assim como a exigência do Enem nesses programas – como ocorre este ano com o Ciência sem Fronteiras – e ao êxito do próprio 
exame. Mercadante também comentou o custo do exame. "Como o crescimento foi muito grande, vamos ter que repensar aspectos como a impressão. Mas é evidente que vai ter crescimento no orçamento". De acordo com ele, o custo deve se aproximar ao de 2012, R$ 46 por candidato. Os candidatos receberão o cartão de inscrição no endereço fornecido. O documento terá um número, assim como a data, hora, o local de prova, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que oferece vagas em instituições públicas de educação superior e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) . Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Entre os inscritos, 784.830 farão a prova para receber a certificação do ensino médio.

Oito benefícios do sexo...

1 - Alivia as crises de enxaqueca

Quando seu parceiro reclamar, dizendo que não quer sexo porque está com dor de cabeça, reverta a desculpa a favor da saúde dele. Segundo o médico Neucenir Gallani, o orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma. 

2 - Melhora o aspecto da pele 

Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido). De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos. Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais viçosa, e o brilho natural dela fica em destaque. 

3 - Alivia as cólicas da TPM

O ginecologista Neucenir Gallani faz questão de reforçar que isso não é uma regra, mas acontece com algumas mulheres. Os movimentos realizados durante o sexo estimulam os órgãos internos, que ficam mais relaxados e, com isso, há diminuição das dores que incomodam seu bem-estar nos dias antes da menstruação. "Mas há mulheres que, na fase pré-menstrual, não têm disposição para o sexo e forçar a barra pode ser pior", diz o ginecologista. 

4 - Melhora o sono 

O relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas no dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior. 
5 - Diminui o estresse

O médico faz questão de ressaltar que o orgasmo não deve ser encarado como um remédio calmante, mas como parte de uma relação afetiva que traz prazer. Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida. Quem trouxe essa novidade foi um estudo escocês recém-publicado na revista Biological Psychology. 

6 - Diminui os riscos de infarto 

Um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens de 45 a 59 anos, concluiu, após 20 anos, que o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e de derrames. De acordo com as conclusões da pesquisa, a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual. 

7 - Queima calorias

Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a atividade sexual pode ser um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias. Portanto, se você está sem paciência para ir à academia, que tal optar pelo plano B? 

8 - Aumenta a imunidade 

Um estudo feito pela Wilkes University, nos Estados Unidos, mostrou que uma vida sexual ativa aumenta os níveis de um anticorpo conhecido como IgA , responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados.

O que significa a romaria ao Canindé?...

A romaria é uma forma do cristão buscar aproximação com o Sagrado, nos lembra a nossa caminhada da vida em busca de Deus, na esperança, da graça, do milagre, também pela intercessão do Santo de devoção, a exemplo de São Francisco das Chagas de Canindé. O primeiro peregrino da Bíblia foi Abraão, que saindo de sua terra natal se colocou a caminho somente da promessa de Deus. Romaria também fez a Sagrada Família (Jesus, Maria e José) para o templo de Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos. São Francisco andou neste mundo como “pobre e peregrino” para experimentar na solidariedade com os pequenos desta terra a 
providência divina. O nosso santo padroeiro fez várias romarias, entre as quais a mais importante foi aquela para a terra santa.
A romaria é um momento especial para os romeiros de São Francisco, para manifestar o agradecimento, a fé, a coragem, o sacrifício, o amor e devoção ao Santo das Chagas, São Francisco. E assim, imitando Jesus e São Francisco, nossos romeiros de hoje chegam a Canindé, em busca de saúde, de felicidade e de paz. Muitos querem pagar suas promessas, outros querem agradecer os favores celestes recebidos. Outros ainda querem se renovar espiritualmente neste clima de oração que reina em Canindé. No Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé as romarias chegam aos milhares: a pé, de bicicleta, motocicleta, ônibus, pau-de-arara, a cavalo e tantas outras.

                                                   Coimbra - Amália Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário