terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Rapidinhas da terça...

O palanque do antiquário...

O Rio Grande do Norte é um antiquário político. E como a antiguidade merece respeito, respeitemo-la. Não falemos de idades, que é deselegante. E a elegância é uma hipocrisia agradável. Certa vez, Zé Limeira perguntou a dona Antonieta, mulher do Governador Agamenon: “Quantos anos tem a senhora”? Dona Antonieta repreendeu: “Poeta, não é elegante perguntar a idade de uma dama”. Zé Limeira respondeu: “Pois eu jurava que a senhora era mais nova”. 
Não é disso que trato. Mas da incapacidade nossa, papagerimum, de renovação política. De 1960 até hoje, nenhuma renovação. E se alguma houve, não foi mérito dos “novos”, mas imposição da Ditadura, ao matar a democracia adolescente. O ano que nasce enrugado é tempo de eleições. São as mesmas e velhas lideranças que tecem as rugas de cada época. E o povo, essa abstração invisível, a oferecer muletas e guias espertos aos olhos embaçados do mesmo comando geriátrico. No meio do fingimento do orgasmo coletivo.
Donde se conclui que o velho mais idiota é o próprio povo, na forma de eleitores. O gaiato Arlequim da Democracia. Que se desculpa ao espernear contra a desgraça pública e depois sai pinotando nas passeatas, feito frevolentes, ao som de ruídos loucos e discursos ocos. Quem são os candidatos?
Robinson Faria diz que é. Quer ser. Topa ser. Mas daí a viabilizar-se há uma baita distância. Por não ter sido candidato, nas eleições passadas, rompeu com o governo e elegeu-se Vice na oposição. Desprestigiado, rompeu novamente e lançou-se candidato. Mendiga aliados. Fernando Bezerra não se lançou. Nem pediu. Foi convidado e aguarda o tocar das ondas. Garibaldi Filho jura de pés juntos que não é. Tem motivos. Não lhe acrescenta nada à biografia, a não ser o desassossego de um Estado falido. Henrique Alves sempre quis. Mas sabe que não pode querer. Mesmo querendo. Tem uma excelente posição nacional, como poucos daqui tiveram. E um histórico
de eleições majoritárias nada animador. Rosalba Ciarlini é afônica, gritando aos ouvidos dos navegantes de Odisseu, defronte do Promontório da Lucárnia. José Agripino Maia tenta salvar o mandato do filho, numa composição com tradicionais adversários. Nem põe o nome nas alternativas. Originário da exceção, virou regra do museu. O PT quer vaga no Senado, com qualquer companhia. A pureza também envelheceu, na cavilosa e aconchegante rede do poder. Wilma de Faria é o Lázaro de todos esses “cristos” aí citados. Ressuscitaram-na. Uns, por descuido. Outros, por incompetência. Nenhum deles gosta dela. Detestam-na. Ela sabe, eles disfarçam. Ela não quer o governo. Maestrina do pantim, quer o Senado. Paraíso-recompensa do pós purgatório. Verão os que viverem. É o que vejo. E olhe que meus olhos são cuidados pelo Dr. Alexandre Bezerra. Té mais.
François Silvestre é escritor

Rolo compressor...

Na hipótese de ser candidato a vice-governador, numa composição com o PMDB, o deputado federal João Maia (PR) desafogaria a chapa. Na verdade, as costuras vão mais além. O deputado federal Henrique Alves aplaina terreno para ser ele, ele mesmo, o candidato do peemedebismo ao Governo do Estado. Com os dois deputados federais deixando de lado o projeto de reeleição, o espaço aberto na chapa proporcional à Câmara Federal facilitaria a reeleição do deputado Felipe Maia (DEM). As conversas e costuras passam por esse apoio a Felipe Maia, filho do senador José Agripino (DEM). Tudo muito factível.Pelo menos no papel. (Blog do Carlos Santos - 16/02/2014)
Obs do blog: A chapa da oposição para as eleições do governo do Estado está praticamente selada com Henrique Alves na cabeça, João Maia como vice e Wilma como senadora. Um verdadeiro rolo compressor.

Tô com saudade do peitinho...
Com saudades...Ô peitinho bom...

Depois de "detonar" (ao denunciar aos bombeiros - assim como fizeram na convenção do PMDB em 2012)) a feira comercial que estava tendo um grande sucesso em Baraúna, pensando que atingiria somente os dirigentes políticos baraunenses, os estrangeiros agora torcem e anunciam calamidades e apocalipses fantasiosos como forma de meter medo nos funcionários. Essas loucuras utópicas provindas de oráculos desgovernados e sem eixo são semelhantes as previsões mirabolantes que previam a estada do ex-prefeito cassado em 05 processos judiciais por "08 anos"
Coisas de arrepiar os cabelos...
anos...falhou mais uma vez....A casa está sendo arrumada pois houve a subtração de documentos da prefeitura (além de deletarem informações dos computadores) e o caso está sendo investigado pela polícia e pelo ministério público que está à procura de uma certa secretária que "arribou" com a documentação onde somente em seu nome tinha 06 carros prestando serviços para a prefeitura...ô peitinho bom essa prefeitura...daí a luta desesperada pela volta....em breve mostraremos aos nobres leitores desse blog "chato" coisas de arrepiar os cabelos...vocês não perderão por esperar e verão como os baraunenses estavam sendo "surrupiados" com gosto de gás...

Começando a reconstruir....
A pleno vapor...

Pouco a pouco está sendo montada com compasso e régua toda a equipe administrativa do primeiro escalão da prefeitura municipal. A prefeita Luciana Oliveira vem dando uma mescla de perfil técnico e político nas nomeações, agindo com sabedoria. Na educação ficou Edna Oliveira que é professora há muitos anos com experiência de sobra para gerir a pasta mais numerosa dos quadros da prefeitura; Na saúde ficou o enfermeiro experiente Alexandre que vem se desdobrando para colocar a saúde nos eixos e atender a população adequadamente, exigência principal da prefeita Luciana; nas Finanças ficou o ex-vereador e ex-presidente da câmara Adjano Bezerra
que está cumprindo a contento as suas obrigações; na administração ficou Célia Bezerra que já trabalhou por vários anos nessa função com o ex-prefeito Gilson Oliveira; na Agricultura ficou o ex-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Didi que entende a fundo os problemas do homem do campo; na secretaria de turismo está a esposa do vice-prefeito Edson Barbosa, Graça Barbosa, que já tem toda uma experiência em eventos turísticos; Na coordenação de cultura ficou o advogado Sandro Bezerra, homem inteligente que já vem preparando um bom projeto para a revitalização da cultura em Baraúna; Na ação social ficou nossa querida amiga Lenice Dantas que vem efetuando um bom trabalho na frente da pasta; Na secretaria de Obras ficou
Gilson Oliveira com Henrique Alves,
Luciana Oliveira e Lenice Dantas
o irmão da prefeita, Rosam, que vem se empenhando para atender todas as necessidades da população; nas relações institucionais ficou o ex-prefeito e marido da prefeita Gilson Oliveira que ficou encarregado do trâmite institucional entre a prefeitura e os diversos órgãos federais, estaduais e municipais, sendo a pessoa mais indicada para essa funções em nosso município. A prefeita Luciana está de parabéns pelas indicações e começa com pé direito sua administração. Importante ressaltar também a participação efetiva nesse primeiro momento de outros membros dos quadros como Gustavo (procurador do município), Nenem de Edgar (controladoria) e Luiz Carlos (área de projetos) que vem ajudando ao máximo a prefeita nos primeiros atos administrativos.

                                                          La vie en rose - Edith Piaf


11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Você não tem credibilidade de falar de audivon e izuaris porque fez parte do guverno mais queria pular para izuaris na campanha todos sabem e outra coisa você também só pensa em levar vantagem ao colocar sua mulher numa secretaria que só faz assinar papel podre e não manda em nada é uma outra laranja junto com a laranja podre da Luciana Honorato mulher dos irmãos metralhas agora me desminta seu oportunista suas opiniões perderam credibilidade pois são parciais, sou mais izuaris e audivon apesar de todos os erros deles são menos maldosos a cidade que nasci e cresci e conheço cão e gato inclusive suas passagens desastrosas por alguns lugares kkkkk agora me disminta kkkkk pulitico fraco

    ResponderExcluir
  3. Prezado comentarista,

    Inicialmente queria até parabenizar você por reconhecer "todos os erros deles" referente aos ex-prefeitos estrangeiros que aqui passaram, que diga-se de passagem, foram os maiores plantadores de "laranjas" na prefeitura que se viu até hoje. Quanto a minhas "passagens desastrosas" elas incluem 06 anos como bancário no Bandepe, 11 anos no Banco do Brasil, 07 anos como chefe de departamento de História da UERN que elevou o curso ao nível máximo do ENADE, duas passagens por presidência de câmara e dois mandatos de vereador, 01 especialização, 01 mestrado e 01 doutorado, além da coordenação científica geral da arqueologia da transposição do rio São Francisco e 16 anos como professor universitário. Se isso é desastroso para você, não imagino o que seria benéfico para o currículo de qualquer pessoa..agora penso que benéfico seria você fazer um pequeno curso de português para aprender a evitar "passagens desastrosas" pela gramática nativa ao escrever "izuaris", "disminta" e "pulitico", "guverno"...isso sim realmente lamentável e fruto de deficiência cognitiva que nem laranja podre consegue remediar. Mas escreva sempre,

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Valdeci. É melhor o amigo anônimo voltar para a escola e estudar...kkkkkkkkkkkkkkkkkk... É bem melhor de que ficar babando essas carniças!

      Excluir
    2. Muito bom Valdecir.. Ai aceita que dói menos!!! Como vocês costumam dizer, kkkkkkkkkkkk.

      Excluir
    3. Valdeci vc é o cara, e esse coitado é um pouquinho pretensioso. Vai lesado falar de quem tem HISTÓRIA!

      Excluir
    4. esse Valdecir é um mafioso também sabe e participou e esta participando das sujeiras e dos podres da prefeitura mais ele tem historia kkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  4. Vou falar mais uma vez, ninguém entra numa briga por prefeitura de qualquer munícipio, sem que não venha lhe trazer beneficio financeiro, eu irei para a praça publica ser enforcado se as aberrações de laranjadas e favorecimentos de pessoas que fazem parte de um grupo politico não aconteçam, desculpe caro Valdecir. Como você poder mostrar transparência nas coisas que existem dentro de uma prefeitura se o esquema não permite tudo isso tu já participou se eu tivesse a certeza da minha salvação o quanto tenho das falcatruas furtos desvios de dinheiro publico com a participação de pessoas internas e externas e até de quem nem aqui está. Valdeci, sou seu fã no que tange o quanto você é culto, mas tenho certeza quanto mais sábio mais sabe lidar com as coisas erronias de uma vida publica e de outras coisas, um menos culto não saberia nem ouvir uma proposta desonesta que ele tremia nas próprias pernas, então o que vejo nessa de defender (a) ou (b) é mero bla bla bla, tem com companheiro que chamava Gilson de Ali baba e os quarenta ladrões e hoje é o salvador de Baraúna, descordo em gênero e números sobre seus comentários. Respeito a sua formação.
    Publique amigo, fico grato.

    ResponderExcluir
  5. Prezado comentarista,

    Concordo com você em quase tudo, mas qual o ser humano que não tem interesses? nós vivemos de satisfação das necessidades humanas ou materiais. Primeiro porque somos imperfeitos por natureza e que até para eleição de papa envolve interesses políticos e financeiros. Se não houvesse falcatruas ou máfia em prefeituras não precisaria de controle algum, tais como ministério público, tribunal de contas, etc. O idealismo existe apenas nas mensagens utópicas de campanha eleitoral em qualquer lugar do mundo, mas na prática do poder todo mundo sabe como funciona. Isso não é primazia de Baraúna ou do Brasil, mas de todos os lugares, sendo que em alguns lugares são mais descontrolados que em outros. Não é questão de que alguém é bonzinho e o outro é ruim. Política é fruto da paixão humana e por isso mesmo, totalmente subjetiva a conceitos e opiniões diferenciadas. Assim como você defende as cores de seu time preferido e não muda mesmo que ele seja derrotado diversas vezes (mesmo que você não consiga explicar essa paixão). Nunca afirmei que era imparcial, mas sim democrático. Agora o que é certo e o que é errado em vida pública? você acha que o mensalão do PT foi uma coisa certa? claro que não, mas vá dizer isso para um militante do PT para ver se ele concorda com você. Quantos escândalos terríveis a ex-governadora Wilma de Farias se viu envolvida nos útlimos anos, inclusive com a prisão do próprio filho por corrupção, e veja quem está em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de votos para governador? há quem defenda...há quem condene...entendeu o que falo a respeito de paixão política...mas obrigado pela leitura desse blog e exposição de suas idéias, concordando ou não com elas... escreva sempre, contribuindo para o debate democrático...

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amigo eu posso chamar você de amigo por não ter nada contra você e nem a ninguém, vejo que é saudável poder escrever para você. Eu só discordo de ti em uma coisa não sou partidário, já fui e hoje não sou. Não é por quer o 22 saiu não, dizem que estamos num país democrático eu tinha que escolher um, dentro dos conhecimentos que eu tinha dos candidatos eu optei pela continuidade do desenvolvimento, com erros ou não, olhando o histórico de uma administração passada não era boa, eu quero o melhor para Baraúna isso sim, quero salario justo para os funcionários quero respeito com os funcionários, salario em dias, que ele seja da situação ou não, quero desenvolvimento saúde educação, que os colegas que estejam num cargo nomeado ou contratado mostre competência em seu serviço e que seja de qualidade. E um monte de coisas pequenas que o cidadão baraúnenses e os que aqui chegarem recebam, até então nós pagamos os nosso imposta para isso. É somente isso, respeito totalmente quem quer que seja o executivo que esteja no comando de nossa cidade, que eu tenha votado nele ou não, pra mim não existe derrota existe é perca de tempo no desenvolvimento de Baraúna. Eu desejo que venha uma administração voltada para o desenvolvimento dessa bela cidade. Que tanto acolhe a nossa gente, e que tem muito para oferecer aos seus munícipes, do que mi adianta querer desejar mau a esse governo ou a qual quer outro que seja, se nada vai adiantar, nem pra mim nem para o nosso povo. Peço a Deus que seja o momento de apagar uma administração erronia do passado, que foi terrível não só para o povo de Baraúna, como também para o executivo da época. Deus ilumine a ela, e a todos nós. Interagir com você dentro dessa linha só mi enriquece amigo, publique-o.

    ResponderExcluir