segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vale a pena?

O município de Baraúna desde o início de sua emancipação política só passou efetivamente por dois ciclos de crescimento administrativo com obras logísticas estruturantes em benefício da sociedade baraunense, tanto em termos de zona urbana como zona rural: o período de 1997 a 2000 sob a administração do ex-prefeito Gilson Professor e o período entre 2007 e 2008 sob a administração do ex-prefeito Aldivon Nascimento. Os demais períodos se restringiram ao "feijão com arroz" ou a momentos críticos de "desmantelo". 
O acirramento político a partir de 2012 está fazendo o município cada vez mais viver uma instabilidade administrativa totalmente nociva que prejudica até mesmo os serviços essenciais a serem prestados á sociedade, por picuinhas políticas que enveredam por interesses políticos e que alçam aos cargos pessoas totalmente descomprometidas com o bem estar público. Dessa forma, o município baraunense não possui qualquer tipo de planejamento ou mesmo projeto estruturante a curto, médio e muito menos longo prazo. Cada grupo que entra coloca os "seus", independentemente de qualificação profissional. O objetivo é o domínio político e nada mais. Lamentavelmente essa é a realidade atual. Todos dizem ter a receita do sucesso, mas quando assumem adotam as mesmas velhas práticas que tanto condenavam. Pura hipocrisia e oportunismo.
Tentando fugir desse diapasão, o atual prefeito tenta trabalhar pela saúde mantendo os plantões médicos e aquisição de medicamentos para a população. Já autorizou a aquisição de duas ambulâncias e determinou ao secretário Luís Miranda uma vigilância permanente para que não falte médicos para o atendimento público. Luís Miranda vem se desdobrando com sua competência já conhecida por todos os baraunense para manter em dia esse atendimento tão necessário nas horas mais difíceis. Tem relativa autonomia financeira e vem efetuando um bom trabalho. Há informações extra-oficiais que até mesmo o secretário da educação terá autonomia plena para gerenciar os recursos da educação, algo jamais visto na história desse município. Caso o atual prefeito realmente faça isso, acreditamos sinceramente que o atual secretário Flávio Mathias poderá fazer muito pela educação, o que os outros, sem qualquer tipo de recurso, não tiveram a mesma autonomia e a oportunidade de concretizar. Essa é a verdade plena e oxalá que esses novos ventos realmente venham a oxigenar esse município.
Rondas policiais motorizadas já estão dando segurança a população ao mesmo tempo em que um projeto de lei para instalação imediata de duas bases de segurança (Base de Segurança Baraúna Segura) já está sendo encaminhada para câmara para ser votada em regime de urgência para que a população volte a sair as ruas sem medo. Os trabalhos de limpeza continuam sendo realizados normalmente e as obras com calçamento de ruas já estão sendo planejadas para efetivação imediata no conjunto Cinderela.
É possível que haja nova substituição administrativa? é claro que sim, tanto do lado de Isoares Martins como de Luciana Oliveira. Qualquer um dos dois podem voltar através do TSE com liminares temporárias. Mas será que vale a pena mesmo essa volta? quando toda Baraúna sabe da influência negativa e desagregadora que Isoares sofre de uma ex-auxiliar sua? Quando toda Baraúna sabe da influência totalmente negativa e nociva a sua imagem que Luciana Oliveira sofre de um ex-auxiliar seu que é diretamente responsável pelo afastamento de vários ex-aliados de campanha? Façam uma reflexão e pensem: Baraúna merece realmente passar por isso novamente? Ou será que Baraúna não precisa realmente de um novo ciclo de crescimento administrativo semelhante aos períodos que vivenciamos no passado através de Gilson Professor e Aldivon Nascimento citados no início desse texto? com a reflexão você nobre leitor.

4 comentários:

  1. Meu caro Valdeci sempre acompanho suas matérias porque você sabe realmente escrever, agora em relação aos plantãos médicos continua faltando, pois na íltima quinta feira fui a noite com uma pessoa para o hospital e não tinha médico. A técnica de enfermagem disse que essa prática está sendo habitual, ou seja, nada concreto de diferente dos demais. O resto é pura propaganda, digo isso de forma neutra pois não sou ligado a nenhum bloco político da cidade. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Valdecy o nosso municipio vai se encaminhando agora para uma grande melhora com tertinho no governo, claro que é provisório ele na prefeitura, mais havendo outras eleicoes eu votaria nele e torço para ele se eleger, pois tertinho além de ser natural de nossa cidade e conhecedor dos problemas do nosso municipio, te faço uma pergunta quais as possibilidades de luciana conseguir uma liminar no tse e voltar por algum tempo na prefeitura, algo que não sou eu mais muitos querem que não aconteça, pois tertinho e seu secretários estão trabalhando de dia e noite para melhorar o nosso municio e essa possivel liminar de Luciana só viria a atrapalhar o nosso municipio. fica a pergunta qual a possibilidade dela conseguir essa liminar e vim atrabalhr os trabalhos do nosso atual prefeito?....Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Prezado comentarista,

    Que Luciana pode conseguir essa liminar pode sim, mas a grande pergunta não é essa. A pergunta seria se ela vai assumir efetivamente a prefeitura ou vai continuar sendo manobrada pelos outros, fato que gerou uma tremenda insatisfação na população e frustou milhares de bacuraus que queriam ver Luciana na prefeitura e nos 90 dias que passou isso não aconteceu. Quem mandava era outro, intitulado nos bastidores de "coveiro", que já "sepultou" politicamente uma ex-vereadora e agora quer "sepultar" politicamente uma prefeita que teve a metade dos votos do eleitorado baraunense e havia uma grande expectativa pela sua administração. Conselhos foram dados, mas segue quem quiser e se porventura voltar com as mesmas companhias, poderá entrar num buraco dez vezes maior que os exemplos já ocorridos no passado. Errar uma vez é natural e faz parte da natureza humana. Duas vezes já foge do racional. Vamos em frente.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  4. REAL METE QUANDO LUCIANA ESTAVA NA PREFEITURA TODO MUNDO FALAVA A MESMA LÍNGUA QUE ELA NÃO MANDAVA EM NADA ALI NA PREFEITURA ELA COMEI-A NA MÃOS DE EX SECRETARIO QUE NÃO PRECISO AQUI NEM CITA O NOME POIS A BARAÚNA ENTEIRA SABE O NOME DELE MAIS BEM QUE EU QUERIA QUE ELA VOLTASSE E ELE CONTINUASSE NO PODER JUNTO COM ELA QUE ERA PARA CAVAR AINDA MAIS A COVA DELA. POIS A ADMINISTRAÇÃO DE LUCIANA SE TIVESSE CONTINUADO MAIS UNS DIAS IA SER A PIOR DE TODOS OS TEMPO POIS AQUELE SENHOR LA NINGUÉM DA NADA POR ELE POR QUE MAIS MAFIOSO E ESTELIONATÁRIO DO QUE ELE ESTA PRA NASCE POIS QUEM NÃO TE CONHECE QUE TE COMPRA. EU JA SABIA AGORA TENHO PENA DE LUCIANA SE FERRO POR CAUSA DELE ,POIS SEI QUE O NEGOCIO PRA ELA ESTA MUITO DIFFICIL E ELA VAI PAGA UMA COISA POR CAUSA DE OUTRA PESSOA É MOLE OU QUE MAIS. COITADO SE FERROU ,

    ResponderExcluir