quarta-feira, 1 de maio de 2013

Rapidinhas da quarta....


A origem do dia do trabalho...

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.  A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com 
policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
-              Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
-              Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Quem foi o "Rolando Lero"....

Rogério Cardoso Furtado (Mococa, 7 de março de 1937 — Rio de Janeiro, 24 de julho de 2003) foi um ator e humorista brasileiro. Começou em 1958 no teatro, e ao todo chegou a fazer mais de quarenta peças. A carreira televisiva teve início em 1963 na Excelsior, onde participou dos programas humorísticos "A Cidade se Diverte", "Moacyr Franco Show" e "Times Square". Na Record, fez a Praça da Alegria. É também lembrado, por, na década de 1970, ter estrelado um comercial cômico da Volkswagen Variant. Com seus personagens sempre cômicos e marcantes, conseguiu conquistar o gosto do público. Entre eles, o estudante "Rolando Lero" do programa (Escolinha do Professor Raimundo), liderado por Chico Anysio, na Globo. Seu outro grande personagem de sucesso veio interpretando o "Salgadinho", na telenovela Explode Coração, motivando a tentar carreira na política, elegendo-se vereador pelo PFL do Rio de Janeiro, em 1996. Seu último trabalho na televisão, era ao lado da atriz Nair Bello no programa Zorra Total, onde interpretava o personagem Epitáfio, e aparecia toda semana na TV com o personagem Seu Flô, no programa A Grande Família, um dos mais tradicionais da Rede Globo. Rogério Cardoso morreu na manhã do dia 24, em sua casa no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Ele teria sofrido um infarto fulminante. Foi enterrado na sua cidade natal Mococa.

As aparições da Virgem Maria...

Nome da Aparição: Aparição de Guadalupe - Sempre Virgem Santa Maria de Guadalupe     Cidade: México    País: México
Nome do vidente: Juan Diego Cuauhtlatoatzin (Cuauhtlatóhuc)  Data de nascimento: 1474
Idade à data da Aparição:  57 anos     Profissão: Pastor de cabras
Tipo de Fenómeno: Aparição + Pedido + Milagre das rosas, de cura e da Imagem do poncho
Número de Aparições: 5 Aparições
Quem visita o vidente: Virgem Maria
Início dos fenómenos: 9 de Dezembro de 1531     
Fim dos fenómenos: 12 de Dezembro de 1531    
Estado do Processo Canónico: Aprovado pela Igreja Católica - Constat de Spiritualitatis
Site Oficial:       http://www.virgendeguadalupe.org.mx


(1ª Aparição) - Conforme a tradição, no Sábado, 9 de Dezembro de 1531, pelas 6 horas da manhã, quando o índio Juan Diego se dirigia de sua aldeia para a de Tolpetlac para assistir uma função religiosa na missão franciscana de Tratetolco, ao chegar ao cabeço de Tepeyac, às margens do lago Texcoco, viu uma jovem que aparentava uns 15 anos, e lhe ordenou para que ele fosse falar com o Bispo a fim de pedir-lhe que construísse um templo naquele mesmo local.
 2ª Aparição) - No mesmo dia, por volta das 5 horas da tarde, Juan Diego vê novamente a jovem, lhe relata a incredulidade do Bispo e pede que escolha outro mensageiro. Porém a jovem insiste na sua missão, para que ele vá novamente ter com o Bispo e peça a construção do templo.
(3ª Aparição) - No dia seguinte, Domingo 10 de Dezembro, às 3 horas da tarde, Juan Diego fala novamente com o Bispo, que ainda não acreditando, lhe pede algum sinal. Pela terceira vez a jovem lhe "aparece"  e ordena a Juan Diego que volte ao cabeço no dia seguinte para receber o sinal pedido pelo Bispo.
(4ªAparição) - Entretanto, no dia seguinte, Juan Diego, não vai ao monte devido a doença de seu tio Juan Bernardino. Na madrugada do dia 12 de Dezembro, terça-feira, devido à gravidade da doença de seu tio, Juan Diego sai de sua aldeia para buscar um sacerdote, e rodeia o cabeço para não encontrar a Virgem. Porém, mesmo assim Ela lhe "aparece", fala que seu tio 
ficará curado, e pede que vá ao cabeço buscar rosas, e que elas seriam o sinal pedido pelo Bispo.
(5ª Aparição) - No seu regresso, a Virgem diz: “Estas diferentes flores são a prova, o sinal que levarás ao Bispo. Diga-lhe que veja nelas Meu desejo, e com isso, execute Minha vontade”.
Ao mesmo tempo que Juan Diego encontra a jovem, ela "aparece" também a seu tio doente, cura instantaneamente suas enfermidades e manifesta seu nome: "Sempre Virgem Santa Maria de Guadalupe".
No dia 12 de Dezembro, após a 4ª Aparição, Juan Diego leva em seu poncho, como prova, rosas frescas de Toledo (e isto em pleno inverno mexicano em que as rosas não florescem). Já na casa do Bispo, por volta do meio-dia, quando abriu o poncho (tilma ou ayate) onde estavam embrulhadas as flores, estava estampada a fenomenal imagem da Virgem de Tequatlaxopeuh. A mesma que hoje se venera na Basílica de Guadalupe.  

                                                       Nossa senhora - Roberto Carlos




Um comentário:

  1. alguém de Baraúna pode me informar para onde foram os agentes de saúde,os de endemias e o carro do lixo. moro no cinderela o lixo esta se acumulando nas ruas e agora com as chuvas a situação ficou pior,contando também que a população não colabora muito,mesmo assim estou com saudades da politica pois naquele tempo durante dois meses as coisas funcionaram direito,eu cobro apenas meus direitos se vcs fizeram questão de dizer que era o homem trabalho,tá bom dele começar ou será que agente comprou novamente coelho por lebre

    ResponderExcluir