terça-feira, 14 de maio de 2013

Rapidinhas da terça....


O ETERNO VEREADOR EXPEDITO MARIANO DE AZEVEDO.  “EXPEDITO BOLÃO”

Natural de Mossoró-RN, nascido a 7 de julho de 1919. Exerceu o mandato de vereador em sua terra natal em sete legislaturas. Eleito pela primeira em vez no pleito eleitoral de 7 de dezembro de 1952, tomou pose em 31 de março de 1953. Reeleito nas eleições municipais de 5 de janeiro de 1958, 7 de outubro de 1962, 15 de novembro de 1968, 11 de novembro de 1972, 15 de novembro de 1976 e 15 de novembro de 1982, tomando posse em 31 de janeiro de 1983, concluindo seu sétimo mandato no dia 31 de dezembro de 1988, totalizando assim trinta e cinco como parlamentar municipal. Ele marcou época na política de Mossoró. Seguidor do 
líder Jerônimo Vingt Rosado Maia, dono de um humor permanente e picante, fez história na Câmara Municipal de Mossoró com uma sequência de reeleições. Saiu de cena quando quis. E vitorioso. A última legislatura de Expedito Mariano, o Expedito "Bolão", compreendeu o período 31 de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988 . Conhecido por sua simplicidade e seu jeito irreverente, alguns casos engraçados fazem parte da biografia de Expedito Bolão. Vejam alguns deles:
a) Em um de seus mandatos como vereador, ele contou no plenário com colegas como vereador Geraldo Alves, que viveu com ele um episódio hilariante. Chegando ao plenário com certo atraso, advindo de um compromisso com eleitores seus, Expedito pede palavra.
- Senhor presidente, quero apresentar um requerimento oral!
Concedido o que fora pleiteado, Expedito Bolão dita a solicitação, agilizando a matéria que ele tinha pressa em colocar em pauta.
Geraldo Alves, entendendo que seria pertinente apoiar a iniciativa manifestada por Expedito, trata de pedir intervenção. Levanta-se e proclama: "Eu quero subscrever o requerimento oral do vereador Expedito!" Não se contendo, Expedito dispara uma das suas: "Colega, tudo bem! Mas para subscrever o requerimento oral, só se for passando a língua".
b) Em outra ocasião   Expedito Bolão, chegando à rodoviária da Ribeira em Natal foi a uma lanchonete. “Traga aí uma água mineral. Quero a mais pura e mais gelada que tiver!”. O moço do balcão perguntou: “O senhor quer com ou sem gás?”. Expedito corrigiu: “Com gás? Lá em Mossoró, água com gás a gente dá banho nos cavalos. Lá nós tomamos água minerálica, termal, cloroterápica, como diz o doutor Dix-Huit.” O balconista sem entender o fraseado, disponibilizou dez garrafinhas: “Por favor, doutor escolha aí uma do seu agrado”.

c) Noutra oportunidade, Expedito foi convidado por Vingt Rosado para abrir o comício da candidatura de João Newton a prefeito de Mossoró no maior reduto de Expedito Bolão que era o bairro da Boa Vista. Começou o comício falaram muitos vereadores, em numero de oito e Expedito não aparecia, estava bebericando no Bar de Elpídio Justino igualmente candidato a vereador. Vingt Rosado manda chamá-lo, Expedito pega o microfone e diz: Esses vereadores que falaram são mentirosos não irão fazer nada, eu tenho nove mandatos e não fiz nada. Agora tem uma coisa só quero os votos de: gays, cornos e prostitutas. Vingt não gosta. Mas, flecha lançada e palavra solta não existem retorno. Terminou a campanha Expedito Bolão teve uma votação maior do que nos outros anos.

A DANÇA

Não te amo como se fosse rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
te amo secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascender da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Se não assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que a tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Pablo Neruda



                                   Batendo na porta do céu - Zé Ramalho




7 comentários:

  1. Se o Ministério Público despertar para investigar a Prefeitura e Câmara de Baraúna vai ser preciso fazer um presídio só pra Baraúna.

    ResponderExcluir
  2. Tertinho ta caindo na conversa de Edson e acha que é liderança KKKKKKKKKKK. Espere ele e os vereadores começarem a cobrar os favores pra apoiar que vc vai ver que todos são vendidos.

    ResponderExcluir
  3. Os comentários que rolam em Baraúna são de que Izoares estaria negociando alto $$$$$$ para que os líderes da campanha de Luciana entreguem logo os pontos e desistam da briga na justiça.

    ResponderExcluir
  4. Se Gilson não vender Adjano vende não sei quem vai ser mais rápido em enrrolar o outro KKKKKKKKK!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Wilson mentirinha teve seu filho jogado para fora da Câmara de Mossoró por desacatar os policiais e agora vive de falar mal do Presidente quendo ele der um dinheirinho ele se cala. Tertinho vc deveria fazer o mesmo para ver se ele se aquieta logo.

    ResponderExcluir
  6. A Câmara de baraúna possui muitos mal caráter. Maninho não esqueça de quem te ajudou.

    ResponderExcluir
  7. Tertinho ta se preparando para fazer a eleição da camara novamente... o homem e forte mesmo... o que vc acha disso valdeci? por favor comente sobre esse golpe que a justiça nao aceitou em barauna

    ResponderExcluir