domingo, 12 de maio de 2013

Rapidinhas domingueiras....


Requerimento para a governadora...

Excelentíssima Sra. Doutora Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, A Câmara municipal do município de Baraúna deste mesmo estado, nas pessoas dos vereadores abaixo relacionados, Francisco Davidclay Costa Silva, João Jorge da Silva, José Ailton Lopes, José Carlos Cândido, Ruberlândio da Silva Queiroz e Tértulo Alves da Silva, reivindicam a senhora governadora através da secretaria de segurança publica do estado do Rio Grande do norte a ampliação total das dependências físicas da delegacia deste município, como também o  aumento do efetivo de policiais, viaturas, equipamentos e  armas, para melhor atendimento desta delegacia e dos policiais aos munícipes de nossa cidade.  Baraúna é uma cidade de fronteira interestadual, o que faz com que esta cidade tenha um grande fluxo de pessoas que trafegam do Rio grande do norte para o Ceará e vice-versa, isto seria uma dádiva muito explorada se tivéssemos como nos proteger dos 
constantes acontecimentos lamentáveis envolvendo nossos irmãos, fatos estes, que estampam as paginas de jornais e noticiários, manchando a história de um povo pacifico, trabalhador e honroso. A Baraúna que nossos irmãos ajudaram a construir não é a Baraúna que temos visto.  A necessidade de tal apelo se faz imperiosa, devido aos constantes relatos do aumento vertiginoso da violência numa cidade pacifica e hospitaleira que fora um dia. A violência tem roubado a paz e tomado de assalto a tranquilidade dos munícipes. A juventude não brinca de roda, eles se reúnem em rodas e patotas para amedrontar um povo que já é tão sofrido.  Preocupa-nos e entristece-nos saber que a população não tem a quem recorrer e se encontra em estado de abandono quando o quesito é segurança pública.  O município não pode fazer nada e agora recorremos a senhora governadora, por que se a senhora nos negar este pedido a quem recorreremos, a Deus? Este é o flagelo sofrido hoje por Baraúna, maior até mesmo que a devastadora seca que assola nosso estado.  O que corrobora o que estamos afirmando são os altos índices de assaltos, furtos, roubos e crimes de 
homicídios que ocorrem constantemente na cidade coisa que não se via há 10 anos a traz. Isto tudo por conta da droga que invadiu nosso país, nosso estado e por que não dizer nosso município.  O clima de medo e de insegurança faz com que cidadãos de bem se tranquem em suas casas deixando a solta os que deveriam estar a traz das grades. O cidadão é duplamente penalizado com esta situação uma vez quando não tem segurança e vive um clima de terror e medo e outra vez quando tem que se enclausurar em grandes e muros, gerando uma situação esdrúxula e as avessas onde o cidadão baraunense se enclausura e os maus feitores ficam a solta sondando e pondo em risco a vida de toda uma população.  Baraúna precisa hoje de um efetivo maior de policiais civil e militar, combater o uso de drogas, investigar e solucionar os crimes de homicídio que ocorrem com freqüência neste município e colocar um contingente maior de soldados a disposição da população, com isto 
espera-se dar um pouco mais de sossego e segurança aos munícipes que vem sofrendo com o aumento desenfreado de casos de violência. Assim senhora governadora concluímos clamando que a senhora faça algo por esta cidade enquanto há tempo ou o que veremos muito em breve será o aumento cada vez maior de índices desagradáveis e assustadores e uma população inteira refém do descaso e da violência. Na certeza de sermos atendidos agradecemos desde já.

 Obs do blog: A solicitação de mais segurança para o município baraunense para a governadora do Estado foi um ato correto dos vereadores oposicionistas que se preocupam com o bem estar social dos cidadãos. Embora o requerimento tenha um  aspecto floreado (faltou objetividade para a inserção dos últimos dados estatísticos que reforçassem o quadro dramático que vivenciamos) foi uma cobrança necessária haja vista que a responsabilidade maior da segurança pública cabe ao Estado (embora o próprio município e a sociedade local também tenham suas parcelas de contribuição a serem cumpridas). Como os vereadores da situação só fazem alguma coisa após lamber as botas do prefeito, não tendo autonomia nem para descascar um juá,  ficaram de fora dessa cobrança.

O triste fim do lixo hospitalar baraunense...

A Norma 307 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta o correto procedimento que deve ser realizado com relação aos lixos hospitalares e sua destinação. De acordo com a norma, todo o material especificado como lixo hospitalar deve ser devidamente condicionado em embalagens específicas para a sua destinação correta, e classificado da seguinte forma:
Resíduos especiais – Abrange os materiais farmacêuticos, químicos e radioativos;
Resíduos comuns ou gerais – São materiais oriundos de áreas administrativas, como sucatas, embalagens reaproveitáveis, resíduos alimentares, etc.;
Resíduos infecciosos – Compreendem os materiais que contenham sangue humano, materiais perfurocortantes, resíduos de diagnósticos, biopsias e amputações, resíduos de tratamentos como sondas, drenos e gazes, material patológico, dentre outros.
O correto condicionamento, assim como a destinação dos resíduos hospitalares deve ser realizada da seguinte forma:
Grupo 1 – Os materiais radioativos dispõem de regulamentação própria do CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e seu procedimento deve ser feito de acordo com essa especificação, porém, é importante ressaltar que os hospitais são os responsáveis por sua destinação final. Os materiais farmacêuticos devem ser devolvidos aos fabricantes, sendo os próprios fabricantes os responsáveis por sua correta destinação final.
Grupo 2 – Plásticos, metais, papel, papelão, vidros, assim como os demais materiais recicláveis devem receber embalagens próprias de acordo com o tipo de material e sua destinação é a reciclagem interna no próprio hospital ou a entrega como sucata para postos de reciclagem.

Grupo 3 – Os materiais perfurocortantes devem ser alocados em caixas de papelão específicas para esta finalidade. Os demais resíduos devem ser colocados em sacos plásticos brancos, sempre identificados de forma visível com o símbolo de material infectante em sua parte frontal. A Destinação final desses materiais é a incineração ou o depósito em aterro sanitário através de sistema de coleta especial.

Obs do blog: Pois bem senhores esse é o procedimento correto de como agir com o lixo hospitalar. Agora vejam como está sendo feito no hospital público de Baraúna. Um caso aberrante de irresponsabilidade com a destinação final do lixo hospitalar que pode causar malefícios a saúde pública. Alô ministério público, vamos agir e fazer uma visita surpresa ao hospital público baraunense. As imagens abaixo falam por mil palavras:

Lixo hospitalar em sacos plásticos no conteiner exposto ao contato  público
                                             Quartinho nos fundos contendo lixo hospitalar...

Caixas de papelão contendo lixo hospitalar....
Vejam senhores a imagem absurda de material já utilizado e que deveria ter uma
 destinação específica...lamentável e triste 




Para Sempre 

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento. 

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade

                                          Minha mãe, minha heroína -  Agnaldo Timóteo


8 comentários:

  1. O hospital de Baraúna é uma vergonha. Além dos absurdos do lixo hospitalar existe uma lista infindável de irregularidades, falta só o Ministério Público sais da cadeira confortável e ir investigar.

    ResponderExcluir
  2. BARAÚNA TEM TANTO BANDIDO, PRINCIPALMENTE NA PREFEITURA,QUE SE FOSSE LEVAR TODO MUNDO PRESO TINHA DE LEVAR UMA FROTA DE ÔNIBUS.

    ResponderExcluir
  3. Wilson Cabral fala muita besteira mas em uma coisa ele tem razão por que não foi feito o consurso da Câmara de Baraúna.

    ResponderExcluir
  4. Em Baraúna se rouba nas comunidades da Zona Rural, nas estradas, nas praças, nas casas da cidade e principalmente dentro da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  5. Se Luciana entrar na Prefeitura Adjano vai fazer muito pior que Geilson, aguardem e verão!

    ResponderExcluir
  6. Tem gente de Lucina que já dividiu até os cargos KKKKKK. Adjano vai comer tudo com Gilson não vai sobrar nada pra ninguém!

    ResponderExcluir
  7. Os vereadores de Baraúna não sabem de nada mesmo, foram enrrolados até por Jânia KKKKKKK. Daqui a pouco vão acreditar no coelhinho da páscoa, alma, papai Noel, etc.

    ResponderExcluir
  8. VALDECIR NÃO DEIXE DE POSTAR ESSA MINHA HUMILDE OBSERVAÇÃO, POR FAVOR!
    Ora vejam só quantas barbaridades vem acontecndo cá entre nós, professor.
    Vivemos numa cidade dita promissora, que beira o progresso, a riqueza e o futuro, mas no entanto, vemos fatos de se lamentar, os quais quero descreve-los aqui:
    A SEGURANÇA é uma vergonha, temos apenas 09 policiais que fazem das tripas coração para atender tantos descasos, crimes, violencia e muito mais... O prefeito Izoares Martins, eleito pela vontade e a ilusão do povo pelo seu trabalho qua até aqui caminha a passos de tartaruga;
    A SAÚDE - vive longe da realidade, sem médicos, falta remédios e cheio de problemas é só visita-lo e ver a nua e crua realidade;
    O ESPORTE é desprezado quando vemos o seu diretor, o galeguinho do esporte, dando asas para adolescentes e jovens pilotarem em uma roda, causando intranquilidade aos pais, é só ir as quartas feiras defrente a ginásio que ele tá lá, fecha a rua e tudo. Pode? Com sua ajuda dois jovens de menor foram detidos sexta feira pela policia por praticarem esse absudrdo;
    A CULTURA é capenga, se desmorona a cada dia. Semincentivo as quadrilhas nesse ano nem se quer vão dançar. E se não bastasse Valdecir o representante sess pasta seu Adalberto, promove a retirada dos jovens do seu ambeinte para curtirem festas abundantes na pria de canoa, basta ver nos faces da vida. Ele e toda trupe que não tão nem ai para a cultura. Parece qu Baraúna não serve para sua esposa filha da vice comemorar seu NAT entre nós.
    EDUCAÇÃO com escolas deterioradas, merendas irregulares transporte escolar desconfortavel e miseravel. Não ha nada de novo professor!
    PREFEITURA não recebe nenhum cidadão, não sente dó de ninguem, é uma prefeitura fria e sem coração. O prefeito passa longe dela, fica por ali, dar uma de secretário de obras, faz um alô na saúde e passa na educação só para espiar quanto entrou do FUNDEB;
    A CIDADE vive uma lástima, desprezada, sua periferia ten un quadro desolador ...

    É MAIS OU MENOS isso Valdecir que lamentamos ter que externar aqui noi seu tão conceituado blog.

    Um anônimo livre atento a tudo...

    ResponderExcluir