domingo, 30 de novembro de 2014

Rapidinhas domingueiras...

Vaca estrela e boi fubá

Patativa de Assaré

Seu dotô me dá licença
Pra minha história contá
Hoje eu tô na terra estranha
E é bem triste o meu pená
Mas já fui muito feliz
Vivendo no meu lugá
Eu tinha cavalo bom
Gostava de campeá
E todo dia aboiava
Na porteira do currá
Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

Eu sou fio do nordeste

Não nego o meu naturá
Mas uma seca medonha
Me tangeu de lápra cá
Lá eu tinha o meu gadinho
Não é bom nem imaginá
Minha linda vaca Estrela
E o meu belo boi Fubá
Quando era de tardezinha
Eu começava a aboiá

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

Aquela seca medonha
Fez tudo se trapaiá
Não nasceu capim no campo
Para o gado sustentá
O sertão esturricô, fez os açude secá
Morreu minha vaca Estrela
Se acabou meu boi Fubá
Perdi tudo quanto eu tinha
Nunca mais pude aboiá

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

Hoje nas terra do sul
Longe do torrão natá
Quando eu vejo em minha frente
Uma boiada passá
As água corre dos oios
Começo logo a chorá
Lembro minha vaca Estrela
E o meu lindo boi Fubá
Com sodade do nordeste
Dá vontade de aboiá

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

Os frutos da ambição...

Pelo andar da carruagem e prevalecendo o egoísmo individual de membros da oposição, a situação certamente fará o novo presidente da câmara municipal. A estratégia do governismo de estimular o divisionismo na oposição fazendo crescer os olhos dos vereadores e criando impasses, vem dando certo. Por outro lado, essa insegurança que é perpassada, derivada justamente da ambição pessoal e desmedida, fará com que vereadores da própria oposição passem a votar no situacionismo. Ninguém quer votar para perder e o governismo se perceber que poderá perder, poderá mudar de opção, retirar o candidato marionete e ganhar com outro vereador. Feio é perder. Decifra-me ou te devoro...

Quando se chega a esse ponto...

Caçados sem piedade durante anos, os rinocerontes brancos estão próximos da extinção. E as armas que os assassinaram são, agora, as responsáveis por protege-los. A Fundação Internacional Contra Caça Furtiva (IAPF, na sigla em inglês) está deslocando soldados armados para proteger os últimos seis animais restantes da espécie na África. Os principais responsáveis pela caça dos rinocerontes são caçadores ligados aos carteis de tráfico de drogas. O chifre deste animal é muito valioso na Ásia, onde são revendidos para virarem decoração. Na África, entre 2008 e 2011, estima-se que 776 animais tenham sido mortos por conta disso. A necessidade de soldados armados está diretamente ligada à falta de punição dos caçadores. A lei na África é bastante branda com esse tipo de crime, assim como n Ásia, principal ponto de venda. Por conta disso, são recorrentes as trocas de tiros entre caçadores e soldados. Nos últimos 50 anos a população de rinocerontes foi reduzida em nada menos do que 96%. Muitos dos que ainda estão vivos, tem seus crânios mutilados por caçadores que não os matam, mas arrancam seus chifres.

O rei em tratamento...

De acordo com boletim médico divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o estado de saúde de Pelé segue melhorando bem e ele inclusive já conversa normalmente. O ex-jogador está bem no ponto de vista hemodinâmico e respiratório, e os exames de sangue e urina não apresentaram alterações. Isso significa que a bactéria está controlada e não se proliferou. Segundo o comunicado, Pelé continua lúcido e realizando o tratamento de suporte renal. Não houve modificação nos antibióticos, já que ele vem reagindo bem a esse tratamento. A sexta-feira já havia sido de notícias animadoras sobre o Rei. À tarde, o hospital informou que ele já se alimentava normalmente, reagia bem aos antibióticos e não tinha infecção sistêmica. À noite, a novidade foi que, por conta da evolução do quadro, o tratamento de suporte renal (hemodiálise) será interrompido neste domingo para ver como Pelé responde, podendo sair da UTI em caso positivo.




Fanatismo

Minha alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver.
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!...


"Tudo no mundo é frágil, tudo passa...
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."

Florbela Espanca


Fanatismo - Fagner musicando o soneto


Nenhum comentário:

Postar um comentário