segunda-feira, 22 de abril de 2013

Rapidinhas da segunda....

O buraco é mais embaixo...

A grande discussão em torno dos problemas envolvendo os taxistas baraunenses envolvem alguns questionamentos que merecem uma reflexão por parte dos leitores. Atualmente cerca de 115 profissionais se dedicam a profissão de transportar pessoas de Baraúna para Mossoró diariamente. Pela Lei municipal nr. 154/97, datada de 25 de Abril de 1997, com suas correspondentes emendas posteriores, no seu artigo 12º menciona que "o número de táxis no município de Baraúna-RN será proporcional à sua população, na razão de 01 (um) veículo para 250 (duzentos e cinquenta) habitantes". Pois bem, isso daria um total de 110 vagas e teoricamente faltaria somente 05 vagas para contemplar todos os profissionais que se dedicam a essa atividade diária. Mas na prática a história é bem diferente.
Na realidade senhores e senhoras existem cerca de 25 vagas que simplesmente não rodam diariamente para Mossoró, pois estão em mãos de comerciantes, funcionários comissionados da prefeitura, apadrinhados do prefeito e de vereadores, e estão simplesmente tirando o espaço das pessoas que efetivamente estão trabalhando. Vários interesses se escondem por trás disso, inclusive comerciais, que poderão ser denunciados ao ministério público e a Receita Federal no momento oportuno. Prefeito, se você quer mesmo moralizar a coisa comece dando o exemplo e não tentando proteger apadrinhados seus em situação irregular sem exercer a profissão. Tem "neguinho" com carro entocado que foi comprado com 30% menor do valor real usando o benefício dessas vagas taxistas e esperando passar o prazo obrigatório de dois anos para revender. Virou uma "indústria" com a possível participação de pessoas ligadas a prefeitura e a atual associação dos taxistas. O caso poderá ser investigado.
Outra coisa: nenhum taxista é obrigado a associar-se a qualquer tipo de organização para exercer sua profissão e requerer sua concessão de vaga. Isso é garantido pela própria constituição federal no seu artigo 8º no seu inciso V que diz claramente: "ninguém será obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato". Outro detalhe: não existe sindicato em Baraúna que represente os taxistas e a associação não tem competência jurídica e legal para isso. Associação é uma coisa e sindicato outra totalmente diferente em seus objetivos. Os sindicatos têm um viés de representação política da categoria pois somente os sindicatos poderão representar uma categoria econômica e/ou profissional, como preconiza a legislação que versa sobre o tema, as quais são seguidas na íntegra pelo Ministério do Trabalho e Emprego, órgão competente para reconhecê-los, registrá-los e revesti-los de legalidade plena (personalidade jurídica sindical), enquanto legítimo representante de categoria a nível municipal. As associações têm simplesmente viés de cunho cultural, esportivo, artístico, sem uma competência LEGAL para representação da categoria, mas tão somente de associados a ela. 
Portanto vamos baixar a bola e tentem incluir todos os profissionais taxistas que exercem a profissão e ganham seu pão de cada dia. Não adianta querer prejudicar A ou B por questões pessoais e beneficiar os "fantasmas taxistas" tanto da oposição como da situação. Nesse caso específico os vereadores devem estar atentos a esse problema social e requerer oficialmente pela câmara municipal a lista dessas vagas e discutir nome a nome para se acabar de uma vez por todas com esse "comércio de vagas". Não adianta querer restringir a coisa e prejudicar a população baraunense que na verdade quer ter seu direito de se deslocar para Mossoró com quem bem entender e da forma que quiser. Vivemos numa sociedade capitalista e democrática de livre comércio. Volto a repetir o que já frisei em postagem anterior no começo do mês: o diálogo é o melhor caminho para todos os envolvidos, mas como já dizia Che Guevara "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
Eita que o cordão dos azuis insatisfeitos aumenta cada dia mais...tem um certo cidadão (que era um dos que mais defendiam o prefeito estrangeiro) perto do hospital público que foi cortado em mais de R$ 1.000 reais em seus vencimentos mensais....tem outro que sobe em poste que levou uma "facada" de R$ 600,00 reais em seus ganhos mensais e não sabe como vai pagar as contas....tem um comerciante que o defendeu com "unhas e dentes" lá na zona norte e até almoço já fez para a candidata dos verdes para evidenciar pessoalmente sua insatisfação....mas como já dizia o antigo prefeito de Mossoró Padre Mota..."Morreu Maria Preá".....mas volto a insistir: caso a Luciana venha a assumir, teremos mais gente vestido de azul na posse do que mesmo vestidos de verdes...e todos serão bem vindos...



Felicidade

Um jeito, um gesto, um golpe de ternura
E a vida volta logo pro lugar
Uma palavra é uma coisa dura
Só sentimento pode libertar

O tempo faz o jogo dos desejos
Eu sei que você sabe esperar
O dia amanhecer por entre os dedos
E aí saber que o sonho é bom demais

Felicidade, brilhar no ar
Como uma estrela, que não está lá
É uma viagem, doce magia

É uma ilusão, que a gente não escolhe
Mais que espera viver um dia

Quando estou em sua companhia
E nos teus olhos me deixo brilhar
Eu vejo aquela estrela fantasia
Mesmo sabendo, que ela não está lá

Felicidade, brilhar no ar
Como uma estrala, que não está lá
Conto de fadas, história comum

Como se fosse uma gota d'água
Descobrindo que é o mar azul

Fábio Júnior

                                                            Felicidade - Fábio Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário