sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rapidinhas da sexta...

 Luíza Erundina entra na campanha de Marina...

A deputada Luiza Erundina (SP) foi designada pelo presidente nacional do PSB como coordenadora-geral da campanha da coligação Unidos Pelo Brasil, que tem Marina Silva como candidata à Presidência e Beto Albuquerque como vice. A notícia foi divulgada na noite de ontem (21) em nota oficial no site do PSB.   Luiza Erundina substitui Carlos Siqueira, que abandonou a coordenação-geral da campanha de Marina Silva pouco após a nomeação da ex-senadora como candidata à Presidência no lugar de Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no litoral de Santos no último dia 13.   Nascida em Uiraúna (PB), Erundina é professora e está em seu quarto mandato como deputada federal por São Paulo, todos pelo PSB, partido ao qual é filiada desde 1997. Antes de entrar no PSB, ela passou 17 anos no PT (1980-1997). Como petista foi vereadora e prefeita de São Paulo e deputada estadual. Ela esteve no ato de filiação de Marina Silva ao PSB.
 
 O caldo vai engrossar...
 
Analisando os vários processos que tramitam atualmente no TSE pude verificar que existem 03 ações cautelares com  pedido de liminar solicitando retorno ao poder: um processo Ação Cautelar-6853 do primeiro colocado nas eleições de 2012, Isoares Martins, que entrou no gabinete do ministro Luiz Fux em 15/08/2014 (embora estivesse na "geladeira" desde 04/02/2014) e mais duas ações cautelares (uma para cada processo de cassação como já tínhamos cantado a bola aqui nesse blog) sendo uma com número AC 107143 e outra com número AC 107495, todas duas com entrada em 21/08/2014 pela segunda colocada nas eleições. Isso sem contar os agravos de instrumentos e outros processos que entram no bojo também em tramitação. Em suma: se for levar por uma questão de justiça e errado por errado, o primeiro colocado realmente é quem deveria assumir o poder novamente, afinal de contas foi ele quem ganhou as eleições, gostando ou não. Mas mesmo que ele volte, a questão não vai terminar aí, pois foi cassado em cinco processos tanto em primeira como em segunda instância. A mesma coisa poderá acontecer se o ministro decidir pela volta da segunda
 colocada nas eleições que também foi cassada em vários processos tanto na primeira como na segunda instância. O TSE tem uma boa oportunidade de resolver essa pendenga que vem trazendo enormes prejuízos ao município baraunense e a solução seria negar as liminares para os dois contendores e realizar uma nova eleição suplementar em Baraúna (o que nenhum dos dois querem por motivos óbvios). Daí os gastos exorbitantes com bancas de advogados caríssimas para tentar continuar mamando nas tetas da prefeitura. Para se ter uma ideia e segundo os rumores dos bastidores em Natal, o advogado Erick Pereira não se senta para conversar com qualquer prefeito por menos de R$ 100.000,00 reais...ora como se sabe que o prefeito baraunense tem um salário fixado pela lei orgânica municipal em R$ 16.000,00 reais...de onde será que vem esse dinheiro para pagar essas bancas caríssimas?...adivinhões....
 
Especialistas nos EUA e França veem jato de Campos ‘invertido’ em vídeo

O avião que transportava o candidato à presidência Eduardo Campos e seis outras pessoas pode ter voado "invertido", ou seja, "com a barriga para cima" antes de sofrer a queda, segundo alguns especialistas ouvidos pela BBC Brasil na França e nos EUA.   O avião Cessna Citation caiu em Santos, no litoral de São Paulo, no dia 13. A BBC Brasil pediu a especialistas em aviação para analisar o vídeo que mostra a aeronave ainda no céu, poucos segundos antes de sua queda. Assista ao vídeo: O vídeo foi divulgado nesta semana por uma afiliada da TV Globo. As imagens do momento da queda foram filmadas por uma câmera instalada em um prédio em construção. O especialista em aviação Jean Serrat, ex-piloto da Air France e ex-vice presidente do Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha (SNPL) da França, acha que o avião estava invertido pouco antes da queda e ressalta que, se isso aconteceu, foi erro de pilotagem. 
 

"É possível pensar que, na hora de arremeter (procedimento em que o piloto, durante um pouso que não pode ser efetuado, decide voltar a subir), o avião estivesse a uma velocidade muito baixa em relação ao seu peso", diz Serrat.
"Isso ainda é mais acentuado se o piloto estiver fazendo uma curva para mudar a trajetória", diz Serrat. "Uma asa do avião pode ter perdido a sustentação, fazendo com que o avião virasse e ficasse em posição invertida, caindo de costas em alta velocidade", afirma o especialista, ressaltando que se trata de uma hipótese. "Como a altitude era muito baixa, o piloto não tinha mais tempo para retomar o controle e fazer manobras para recuperar o voo", acrescenta o ex-piloto. "Ou o piloto não fez os procedimentos corretos com o flat da asa ou não estava na velocidade adequada no momento de arremeter o avião. O avião caiu em grande velocidade e com ângulo de descida muito superior ao normal", acrescenta.
Para Gérard Arnoux, ex-presidente do Sindicato dos Pilotos da Air France (SPAF), que realizou investigações paralelas sobre o acidente com o voo Rio-Paris da companhia aérea, em 2009, o piloto do Cessna que transportava Campos "perdeu o controle" da aeronave. "O avião caiu com uma inclinação muito forte e com velocidade muito elevada", diz Arnoux.
Mas, diferentemente de outros especialistas ouvidos pela BBC Brasil, Arnoux diz não achar, ao observar as imagens do vídeo, que o avião estivesse invertido no momento da queda.
 

Desabafo - Roberto Carlos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário