quinta-feira, 25 de abril de 2013

Rapidinhas da quinta....

PHS na área....

No próximo sábado (27/04) será realizado o encontro estadual do PHS - Partido Humanista da Solidariedade - na cidade do Natal, na assembléia legislativa do Estado. A comitiva de Baraúna  do PHS estará representada com 15 pré-candidatos acompanhados com familiares e amigos que lotarão 01 ônibus com destino a capital espacial do Brasil. O partido já surge com força sendo composto por candidatos concorrentes da chapa proporcional de 2012 e novas 
candidaturas estreantes que fazem uma mescla de companheiros que pretendem auxiliar a revitalizar a politica baraunense. Uma boa parte (08) desses companheiros são oriundos do PSDB, outros do PV, outros são estreantes, mas todos imbuídos de um objetivo comum: a busca de cadeiras na câmara municipal em 2016. O intuito é compor a chapa completa de 17 companheiros (o que poderá acontecer em breve devido a 02 novos companheiros que poderão ingressar no partido já na próxima reunião) para disputa proporcional. O partido terá um viés de independência municipal e autonomia partidária sem estar atrelado a plataforma política de nenhum cacique, elogiando ou criticando sempre que for necessário alertando para as problemáticas municipais, doa a quem doer. Em breve o PHS partido realizará seu encontro municipal em Baraúna apresentando oficialmente o diretório com todos os seus componentes e filiados.

A união e a inteligência elegem representantes das minorias...

Por sinal essa política de vereadores originários de pequenos partidos vêm cada vez ganhando mais força em Baraúna. Nas eleições de 2008 só tinha sido eleito 01 vereador (Edson Barbosa - PV) de partido tido como "pequeno". Nas eleições de 2012 esse quadro já pulou para 05 vereadores sendo 01 do PV (Ailton Lopes), 02 do PMN (Tertinho e Fátima Quirino), 01 do PT (Ruberlândio) e 01 do PDT (Deivid Simão). Com o surgimento de novos partidos, a tendência política será a eleição da maioria dos vereadores em 2016 devido a fragmentação partidária e a fuga dos partido tido como grandes. Só nesse ano de 2013 já surgiram efetivamente três novos partidos tidos como "pequenos" em Baraúna (PT do B, PRB e PHS). Ninguém mais quer servir de "bucha" para seu ninguém e alguns (vários com mais de 500 votos) deixaram de ser eleitos justamente por estarem filiados nesse partidos. Enquanto isso, devido a união e a inteligência dos pequenos, o PDT elegeu 01 representante (Deivid) com 353 votos e o PT (Ruberlândio - com 283 votos) elegeram seus primeiros vereadores na história política baraunense. Errar na primeira escolha é natural. Na segunda vez só vai quem quer. Na terceira vez quem vergonha não tiver.

Flamengo - campeão mundial de 1981...

A maior partida da história do Flamengo. O jogo da vida de todos os rubro-negros. Este foi o Flamengo x Liverpool, de 13 de dezembro de 1981. Campeão da Taça Libertadores da América, batendo o Cobreloa na final, a equipe brasileira entrava em campo para eliminar o estigma de que não era apenas "time de Maracanã", visto que seus principais títulos até aquela época foram conquistados no "Maior do Mundo" (lembrando que apenas 20 dias antes o clube havia derrotado o Cobreloa em Montevidéu, conquistando o título continental de 1981). As épocas douradas dos dois times iniciaram juntas, em 1978, ano que a equipe inglesa venceu a Liga dos Campeões da UEFA, dando início a uma seqüência de conquistas de dois 
campeonatos ingleses (1979/1980) e o título europeu de 1981. Enquanto isso, o clube brasileiro vencia o tricampeonato carioca (1978/1979/1979 especial), o Campeonato Brasileiro de 1980, o Campeonato Carioca 1981, além do título continental deste mesmo ano. O Liverpool era o grande favorito por ser o maior time da época. O time inglês superara Bayern de Munique e Real Madrid nas duas últimas fases - semifinais e final, respectivamente - da Copa dos Campeões da UEFA. Mas, essa fama dos ingleses e seu ar arrogante de superioridade seriam fatais para eles. Os 62.000 torcedores que compareceram ao Estádio Nacional de Tóquio, dentre eles, muitos rubro-negros, não viram um show dos vermelhos, mas sim, do vermelho e preto, que trajava sua camisa branca na decisão. Viram um show de Zico, inspiradíssimo. Viram um show do futebol brasileiro. Um show que garantiu o título para o Fla ainda no primeiro tempo, com um indiscutível 3x0, para acabar com as dúvidas de quem era o melhor. Não apenas naquela partida, mas o melhor do mundo. E era o Flamengo.

Curiosidades sobre o corpo humano....

a) Aproximadamente um bilhão de células do corpo são substituídas a cada hora.

b) O olho humano consegue diferenciar 500 tons de cinza.

c) O fêmur humano é mais forte do que o concreto.

d) O coração humano produz uma pressão tão forte capaz de jorrar sangue a 9 metros de distância. Além disso, o coração das mulheres bate mais rápido do que o dos homens. Em média, o coração bate 100.000 vezes por dia.

e) Os olhos humanos são do mesmo tamanho desde o nascimento. No entanto, o nariz e a orelha nunca param de crescer.
f) Os pelos do corpo com maior velocidade de crescimento ficam na barba. Ela cresce cerca de 30 metros durante a vida do homem.

g) A tosse sai da boca em uma velocidade média de 96,5 km/h. Por sua vez, um espirro pode ultrapassar a velocidade de 160 km/h.

h) Os olhos de bebês não produzem lágrimas até que eles alcancem no mínimo seis semanas de vida.

i) O cabelo é feito da mesma matéria que as unhas.

j) Uma em cada 20 pessoas tem uma costela extra.

l) O sangue humano viaja cerca de 96.540 km por dia pelo corpo.

Os sertões...trecho..Euclides da Cunha...

O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. (...) É um homem permanentemente 
fatigado. 
Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular perene, em tudo: na palavra remorada, no gesto contrafeito, no andar desprumado, na cadência langorosa das modinhas, na tendência constante à imobilidade e à quietude. Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se; (...) e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro, reponta inesperadamente o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.

Lamento sertanejo - Gilberto Gil


Um comentário:

  1. Valdeci gostaria que qd comerça as inscrições do comcurso púplico de Mossoró, vc puplica se no seu blog..
    obg desde já..

    ResponderExcluir