segunda-feira, 1 de abril de 2013

Rapidinhas da terça....

O município de Baraúna passa por problemas estruturais justamente pela ausência de visão de futuro das administrações municipais que passaram a enxergar um único caminho como condutor do progresso, ou seja, calçamento nas coxas de ruas urbanas com paralelepípedos como opção visual de obras (no velho estilo copiado de Rosalba das praças) e esqueceram dos demais segmentos que constituem a convivência e o bem estar social.
O primeiro e mais básico decorre da necessidade elementar de água para consumo humano, tanto na zona urbana como na zona rural. O município deu um salto quantitativo em seu aporte populacional que quase que duplicou decorrente da  fruticultura irrigada e das empresas privadas do setor de cimento, mas nenhum investimento nesse setor foi realizado que aumentasse a vazão de água disponível para a população urbana e a continuar nesse compasso teremos problemas graves  de abastecimento em breve e não é fruto somente da seca que assola nossa região, mas sim da incompetência administrativa de gestores enrolados em suas próprias limitações de visão de futuro.
Mesmo com essa população aumentando drasticamente, a qualidade da saúde piorou de vez e o único hospital que o município possui vive momentos de angústia com crises diárias e constantes no atendimento médico. Um dia tem médico, outro dia só Deus sabe. Vejam senhores a que nível chegou esse município com quase 30.000 habitantes ser obrigado a viver de ilusões futuristas patéticas baseados numa visão retrógrada de bibelôs de políticos que passeiam em Dubai e riem da miséria dos humildes baraunenses que servem apenas como mercadoria eleitoral com cifrão na testa. Esses ricos mercenários mossoroenses tem planos de saúde caros e pagam por eles para atender suas necessidades de saúde e são atendidos em caríssimos hospitais particulares de Fortaleza, mas o povo baraunense é submetido a humilhações diárias com ausência de um simples profissional da saúde a quem chamamos de "doutor".
Na educação a ausência de qualificação é deprimente e uma boa parte dos educadores são provenientes de contratos provisórios arrumados às pressas para atender objetivos políticos e o nosso IDEB vai cada vez mais ficando para trás, mesmo fazendo "arrumadinhos" durante as avaliações. Uma das creches infantis já foi fechada e a creche modelo é um exemplo de "elefante branco" com um prédio muito bonito por fora, mas com um quadro profissional de dar dó. Gaiola bonita não dá de comer a passarinho. A utilização política da secretaria da educação desvirtua totalmente qualquer objetivo sério de avanço educacional.
As secretarias da habitação e do turismo servem apenas como trambolhos administrativos para pagar salários aos apaniguados políticos e se transformam em mais despesas desnecessárias para o município, pois suas atuações são limitadas a ações únicas e esporádicas que acontecem uma vez ao ano.
O município hoje possui as suas maiores obras provindas ou da iniciativa privada como a doação de asfalto pela Mizú para recapeamento asfáltico de algumas ruas urbanas ou de convênios federais como a construção de uma praça que não saiu do papel e de um pórtico cujo dinheiro federal já saiu há muito tempo e sua construção a ritmo de tartaruga já tem provocado até mortes no local. A iniciativa privada faz a sua parte, o governo federal faz a sua parte, mas o poder público municipal não tem competência para sequer ensaiar passos rumos a um desenvolvimento sustentável prevendo as taxas de crescimento populacional e as necessidades de infraestrutura logística social. Resultado disso: profissionais incompetentes colocados simplesmente por compromissos políticos assumidos e causando o retrocesso baraunense. O exemplo claro da incompetência astronômica em realizar um simples transporte de peixes doados pelo governo estadual de Mossoró para Baraúna e efetivar sua distribuição com os efetivos portadores do bolsa-família. Há limites para tanta incompetência. Só não sabemos até quando o município de Baraúna servirá de cobaia para tanta experiência negativa.

9 comentários:

  1. Valdeci o prefeito sem mandato engoliu um sapo foi? prefeito sem mandato se manca o povo de Baraúna ti odeia pela suas bobagens, o apelido dele devia ser Homem sem palavra e não prefeito sem mandato. vá procurar uma lavagem de fato na matança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk povo pra falar de isoares coitadinho mais isso tudo tem um nome INVEJA FALTA DE CAPACIDADE COISA DE GENTE DERROTADO . mais tem nada não podem falar de zuzu por que se voce meu caro anonimo for perfeito daqui a 4 anos voce se candidata a prefeito kkkkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
    2. Capacidade tem vc amigo! não soube nem de quem eu me expressei no comentário, Parabéns!!!

      Excluir
  2. ESSA É BOA DE COMENTAR - Caro Valdecir, na última quinta feira, véspera de feriado, houve um barraco grande com os alunos da UNP por conta de uma abençoada do prefeito Izoares, que estava fora do local de apanhar o ônibus e acabou ficando em Mossoró por volta das 22:30hs, O motorista Reginaldo que tambem é do lado do prefeito pagou o pato tendo que retornar já próximo a Riacho Grande. A moça do velame, afilhada do diretor da Mizu, amiga de Zuzu e eleitora meteu o dedo no celular para o prefeito, tirou ele da cama e o fez obrigar ao motorista retornar, foi quando houve a revolta total. Ora Valdecir, quase 11 da noite e os estudantes passarem por essa, só pouca da ordem do prefeito com sua apadrinhada. Duvido que se fosse uma pessooa comum esse moço faria tamnho espetáculo... O onibus retornou sob revolta e lá tava o prefeito com as tres moças mostrando sua força ao lado de zuzu, pode? Não deu outra, houve bate-boca, desaforos e até bofetes, a moça conhecida por Janiele, deu uns desforos no motorista, esparrou com quem tava com raiva e ainda deu uns tapa numa estudante. O prefeito dentro do carro entre os revoltados, ouvoiu poucas e boas de Jilvanaria filha de Fafá Romão(que falou bonito e com razão). No final desse furdunço todo já dava meia noite e o clima foi chato e desgastante.
    DIVULGUE ESSA VERDADE, que aliás rolou nos faces, mas nenhum blog teve esse furo.
    A autoridade e arrogancia prevaleceu clara. Reginaldo pôde sentir o peso da voz de seu prefeito, a moça da Mizu mostrou que na Fábrica Zuzu manda tambem. E ai, só sei que foi assim. A moça da tapa vai levar adinate a queixa e Isoares que diabo de poder é esse?

    ResponderExcluir
  3. Veja só Valdecir, não sei porque vc engoliu corda de Wilson Cabral(cabra ruim) que ele estaria na oposição. O cara tá oferecendo seu e-mail para quem quiser vagas de médicos, ele encaminhará o curriculo ao prefeito. Que imbecilidade desse governo, depois de tapas na cara, o Zuzu acabou cedendo e tá dando com certeza uma moedinha para o cacetão BABAR DE NOVO. Isso é dose pra JABUR.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Valdeci, li a última postagem do blog baraunapontocom, que dizia que o governo municipal fez uma reunião com secretários para botar o trem nos trilhos, essa postagem apenas confirmou que esse governo está sem rumo, feito um trem descarrilhado, o blogueiro espanta calçadas até que ensaiou algumas cenas de oposicionista, mas mudou logo o rumo de suas postagens, desistiu de derrubar o marcos secretario e a jania macumbeira,eles são agora os seus melhores amigos, wilson deve ter tido os seus motivo$$$$$ e a sua esposa deve ter sido confirmado no cargo lá na creche bem como o recebimento das pensões atrasadas. amigo wilson espanta calçada, ser oposição ao governo não é pra qualquer um. o cidadão tem carater,ideologia e não pode ter ganancia por dinheiro, e esse ultimo o senhor não resiste. Apois, quando tiver raiva do papai engula calado, não invente de fazer oposição barata, deixe para os vereadores chamados de oposicionistas eles realmente tem sangue no olho e não estão a venda.

    ResponderExcluir
  5. omi cale sua boca se o problema fosse so em baraunas. mais e o brasil todo seu burrooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é linguagem do anjo mau, um marginal da pior espécie, um elemento nocivo até em presidio de segurança máxima, Elias maluco, Fernandinho bera mar é menos nocivo que esse anjo mau, que é protegido por seu genitor um grande covarde, um Judas, que diga Gilson professor, ele na campanha era o pombo correio de Gilson, cuidado prefeito esse homem é mais falso que tabua rachada, veja o histórico de traição dele, garanto que ele é PHD, e estar se preparando pra fazer pois PHD, quando ele dê uma rasteira em Vc, ele vai bolar de rir e manga de ti.

      Excluir
  6. Toda essa situação evidência alguns fatos, e serve de experiência, nada passa despercebido, Gilson já foi julgado e condenado, agora esperamos que essa justiça seja feita também com Isoares e compania. Wilson Cabral também merece ser investigado por pelo menos crime de extorsão baseado em seus comentários tá tudo registrado nos blogs pra todo mundo ver, se houver justiça que seja feita.
    .

    ResponderExcluir