domingo, 21 de abril de 2013

Rapidinhas domingueiras...

Há mais coisas entre o céu e a Terra.....

No último dia 07 de Abril eu coloquei uma postagem aqui nesse blog esculhambado que não vale uma cocada e um copo d´água barrento do açude, sobre a fé de um velho sertanejo chamado Milton Félix do Seridó potiguar, que nos mostrava a força de seu método intuitivo baseado no "carrego do feijão brabo" de que as chuvas ainda viriam nesse ano sobre o sertão. Relembremos abaixo essa postagem: 

Seu Milton Félix do sítio Quixaba (São Fernando-RN)
 em 07 de Abril...segurando o feijão brabo
 carregado....vai ter inverno ainda esse ano... 
"Hoje (domingo) fui fazer um levantamento de 01 sítio arqueológico no município de São Fernando, no Seridó, a convite do prefeito Genilson Medeiros e da vereadora Da guia. Nos acompanhou nessa empreitada também o amigo Sandro Bezerra. Andando com os dois representantes políticos na zona rural do município seridoense fomos observando as cenas terríveis da paisagem com a seca que assola o estado potiguar. Animais mortos na estrada, folhas ressequidas, galhos retorcidos. Paramos numa residência rural com o sol a pino onde tivemos o prazer de conhecer um velho e humilde sertanejo chamado seu Milton Félix, com 76 anos, que ainda acredita na fé que pode remover montanhas, juntar as nuvens e fazer chover. Esse velho 
sertanejo, calejado pelas lutas diárias do cotidiano do sol a sol, nos falava animado de sua crença de ainda existir inverno esse ano em nossa região. Relembrou o ano de 1995 onde até o mês de março também não havia caído uma gota de chuva e a partir de 06 de abril o céu se abriu e as chuvas inundaram de alegria os corações sertanejos, enchendo os açudes e afastando os males da seca. Com um tom solene e professoral, nos alertou que quando o feijão brabo carrega é sinal de que haverá inverno e ele nos mostrou alguns exemplares como prova de sua hipótese confiante. Havia um misto de alegria e esperança em seus olhos que nos deixou calados. Tanto eu como o prefeito Genilson sabíamos das explicações técnicas pessimistas dos analistas da Embrapa que descartam o inverno para esse ano de 2013. Mas nenhum de nós teve coragem sequer de contra-argumentar com essa explicação fria da ciência meteorológica Preferimos o silêncio, admirando a coragem e a sinceridade de um homem do sertão que desafia os prognósticos da ciência e prefere a fé de seus métodos intuitivos que a natureza lhe proporciona. Em meu silêncio respeitoso, lá no fundo do meu ser, a minha torcida era total para que a fé de seu Milton Félix prevaleça e que se concretize em realidade. Como já disse um antigo filósofo...há mais coisas entre o céu e a Terra do que possa imaginar nossa vã filosofia...." (Blog Baraúna atual - 07.04.2013).

Pois bem, as chuvas caídas no Rio Grande do Norte nos últimos dois dias parecem reforçar a argumentação do velho sertanejo seridoense que por essas horas deve estar rindo de todos nós exclamando: "eu disse a eles que iria ter...o feijão brabo não falha". Vejamos os dados pluviométricos de alguns municípios potiguares:

Upanema - 180 mm
Serra Negra do Norte - 170 mm
Caicó - 162 mm
Timbaúba do Batistas - 148 mm
Caraúbas - 146 mm

Para que os nobre leitores tenham uma ideia do que isso significa, a precipitação média para todo o ano na maior parte das regiões do Estado potiguar gira em torno de 800 mm de chuvas, ou seja, em alguns desses municípios já choveu praticamente quase 25% dessa previsão em apenas 2 dias. Realmente, como diria o velho sertanejo em sua fé,  parece que as "portas dos céus se abriram o o torrencial de água desabou sobre todos nós atendendo as nossas preces".

Açude sangrando em 20 de Abril de 2013
em Timbaúba dos Batistas
Em Timbaúba dos Batistas, por exemplo, (que por sinal é município vizinho a São Fernando-RN onde mora seu Mílton Félix) uma chuva de 148 mm, na comunidade rural do Encampinado, fez sangrar a barragem do lugar, proporcionando uma das mais belas imagens deste sábado, 20, no Seridó. Fonte: (http://eduardosilvaacari.blogspot.com.br/)

Mas o que diz a ciência. Vejam agora qual é a previsão oficial da ENPARN para todo o Rio Grande do Norte nesse final de semana:

"Final de semana com predominância de céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado devido as instabilidades associadas a resto de uma Frente Fria e a atuação da Zona de Convergência Intertropical. Pancadas de chuvas mais fortes poderão ocorrer sobre a faixa litorânea durante a madrugada de Sábado." (Fonte Emparn). De um lado a ciência explica que esse fenômeno é devido as "instabilidades associadas a resto de uma Frente Fria e a atuação da Zona de Convergência Intertropical". Por outro lado a fé do seu Milton Félix recorre a força do feijão brabo carregado. Ninguém sabe quem perde nessa disputa, mas todos sabem quem ganha: a população, os animais e a natureza que se renova com a força das águas mais uma vez no sertão e em todo o Rio Grande do Norte.
Açude dos Porcinos...cheio de um dia para o outro...
Já em Baraúna as chuvas constantes renovaram todas as esperanças e também a previsão dos dados pluviométricos no próximo boletim a ser anunciado oficialmente na próxima segunda feira pela Emparn pode superar tranquilamente os 100 mm. O açude dos Porcinos encheu de um dia para o outro e vários barreiros e pequenos açudes tomaram água em toda zona rural. Era visível o misto de alegria em todos os agricultores que circulavam na zona urbana de Baraúna. Tudo isso reflete uma verdade: nunca perca a esperança e a fé. A ciência pode tentar explicar, mas há certas coisas entre o céu e a Terra que não podem ser explicadas pela ciência. O feijão brabo que o diga. 

Açude Recreio em Campo Grande-RN...sangrando
em 20.04.2013....
eh, eh, eh, eh
oh, oh, oh, oh
eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh, eh (3x)

Eh, eh, eh, eh

Oh, oh, oh, oh

Eh, eh, eh, eh

Chove chuva, chove sem parar
Chove chuva, chove sem parar
Chove chuva, chove sem parar
Chove chuva, chove sem parar



Exaltação ao Nordeste

Eita,Nordeste da peste,
Mesmo com toda sêca
Abandono e solidão,
Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração.
E se dizem que temos pobreza
E atribuem à natureza,
Contra isso,eu digo não.
Na verdade temos fartura
Do petróleo ao algodão.
Isso prova que temos riqueza
Embaixo e em cima do chão.
Procure por aí a fora
"Cabra" que acorda antes da aurora
E da enxada lança mão.
Procure mulher com dez filhos

Que quando a palma não alimenta
Bebem leite de jumenta
E nenhum dá pra ladrão
Procure por aí a fora
Quem melhor que a gente canta,
Quem melhor que a gente dança
Xote, xaxado e baião.
Procure no mundo uma cidade
Com a beleza e a claridade
Do luar do meu sertão.

Luiz Gonzaga de Moura



O sonho

Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

Clarice Lispector

                                               Nordeste independente - Elba Ramalho


4 comentários:

  1. E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
    Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
    E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
    Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
    Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.
    E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
    Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel.
    Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles,
    Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.
    E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa?
    E dirão: Porque deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gostei da maneira como você descreveu essas boas noticias vindas dos céus. No ¨paraíso¨ também tem problemas.

    ResponderExcluir
  3. Essa postagem do dia 07 de abril, era só o que eu me lembrava quando vi as chuvas desse fim de semana... Tomara que cheguemos aos 800 mm daqui para o fim do inverno, para que os produtores garantam a sua safra e a nossa economia não tropique.

    ResponderExcluir
  4. Muitos não são dignos de ouvirem a palavra de Deus e ao ouvirem blasfema com isso ressusista a ira de Deus, não existe problemas no paraiso o problema é gente como você, que brinca com Deus e de Deus não se zomba, quando a promessa de Deus recair sobre você então verá que com Deus não se brinca.O profeta elias diz o homem perante Deus é menos do que nada.

    ResponderExcluir