terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pesquisa Ibope: Marina dispara...

Marina dispara na pesquisa do IBOPE com 29%, tem somente 5% de diferença para Dilma e ganha com folga no segundo turno..

Com impressionantes 29% das intenções de voto, a candidata a Presidência Marina Silva (PSB) disparou na corrida eleitoral e agora está na cola da presidente Dilma Rousseff (PT), que teria 34% no primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26). Em um eventual segundo turno entre as duas candidatas, Marina ainda ganharia de Dilma, com nove pontos percentuais a frente - 45% contra 36%. De acordo com o Ibope, o candidato tucano, Aécio Neves, aparece em em terceiro lugar com 19% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope em 7 de agosto, a presidente Dilma tinha 38% das intenções de voto e Aécio aparecia em segundo lugar, com 23%. Já Eduardo Campos, na ocasião, candidato do PSB à presidência tinha 8%. Campos morreu em um acidente aéreo no cidade de Santos no último dia 13. Entre os nanicos, o pastor Everaldo (PSC) aparece em quarto lugar com 1% dos votos, assim como Luciana Genro (PSOL). 
CARTA ABERTA AO TSE – UM PEDIDO DE ATENÇÃO

O Brasil passa por um período democrático com eleições livres que traduzem a esperança do povo brasileiro em dias melhores para nossa nação. Infelizmente ainda vivenciamos processos traumáticos em alguns municípios onde a vontade soberana e livre do povo é maculada pela postura inadequada de alguns candidatos que insistem nas velhas práticas irregulares da compra de votos como forma de obter êxito nas eleições municipais.
O município de Baraúna, situado na região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, vivenciou um período conturbado nas eleições de 2012 quando, tanto o primeiro colocado, Sr. Isoares Martins, quanto a segunda colocada, Sra, Luciana Oliveira, foram cassados pelo juiz da primeira instância, Dr. Herval Sampaio, por abuso de poder econômico e reprovação das contas de campanha eleitoral. Após isso, teve início uma verdadeira batalha jurídica nos tribunais da segunda e terceira instâncias que vem levando o município baraunense ao descontrole administrativo total, com prejuízos irreparáveis devido as ações judiciais e recursos intermináveis que provocaram alternâncias contínuas de poder jamais vista na história desse país, senão vejamos.
Para os senhores terem uma idéia da situação, de Setembro de 2013 até os dias atuais (agosto/2014), ou seja, em pouco menos de 11 meses, já ocorreram 14 alterações de poder no comando da municipalidade com alternâncias entre o primeiro colocado, a segunda colocada e o presidente da câmara. Por favor, não riam, mas é verdade. 14 alterações de poder em menos de 01 ano. Na segunda instância jurídica, o TRE-RN, constam 48 processos referente somente a eleição de 2012 e no TSE já constam 18 processos referente aos intermináveis recursos e pedidos de liminares que visam tão somente postergar uma decisão de novas eleições suplementares já recomendada pelo próprio TRE-RN em todos os processos. Esses dados estão à disposição de qualquer leitor dessas linhas nos sites do TRE-RN e TSE, na opção acompanhamento processual e pesquisar pelas eleições de 2012 no município de Baraúna-RN.
O município baraunense hoje é motivo de chacota e gozação em todo o Estado potiguar, pois ninguém sabe na verdade quem será o prefeito no dia de amanhã ou até mesmo no período verpertino. Os fornecedores deixam de vender devido à instabilidade jurídica, os convênios estaduais e federais estão sendo bloqueados juntamente com as prestações de contas que ficam irregulares, 03 escolas e 02 postos de saúde já deixaram de ser construídos no município devido a essas alternâncias intermináveis e inúmeros convênios federais e estaduais deixaram de ser assinados, tanto na área da saúde como na área da educação. Para se ter uma idéia, em algumas escolas municipais, principalmente na zona rural, chegou a passar 15 dias sem a merenda escolar para os alunos, os medicamentos deixaram de existir na farmácia básica, além de várias denúncias de superfaturamento de compras e supostos desvios de recursos públicos que devem ser apurados muito em breve por auditoria específica e pelo ministério público, provocando prejuízos de milhões de reais nas contas da prefeitura.
Vários municípios potiguares já realizaram eleições suplementares que resolveram casos desse tipo, a exemplo do município de Mossoró que passou pelo mesmo processo e resolveu essa pendenga em pouco mais de 40 dias, voltando à normalidade administrativa nos dias atuais. Aí fica a pergunta: porque o município de Baraúna não pode também resolver essa mesma problemática com novas eleições? Porque esse problema se arrasta devido a liminares do TSE que vem adiando indefinidamente essa situação insustentável?
Para os senhores observarem, a segunda colocada, Sra. Luciana Oliveira, já conseguiu duas liminares no TSE referentes a dois processos de cassação por abuso de poder econômico e reprovação de contas da campanha, até o julgamento do mérito dessas ações pelo próprio TSE. Mas não pára por aí. Já tem uma terceira liminar referente a um terceiro processo de cassação que pode ser concedida a qualquer momento. Ou seja, três processos de cassação (por mais absurdo que se possa pensar) e mesmo assim poderá continuar provisoriamente a dirigir o município sabe-se lá até quando, devido ao argumento de se “evitar alternâncias no poder que poderiam prejudicar o município”. Mas o mais interessante não é isso. É que o primeiro colocado nas eleições de 2012, Sr. Isoares Martins, também foi cassado em 04 processos judiciais pelos mesmos motivos, também entrou com recursos no TSE para continuar no poder enquanto aguarda o julgamento dos méritos dessas ações, mas teve suas liminares negadas ou não foram julgadas ainda.
Dessa forma vimos em carta aberta ao TSE, em especial ao ministro Luiz Fux, que se sensibilize com a dramática situação que vive o município baraunense e promova, como deseja o TRE-RN, a realização de novas eleições suplementares o mais rápido possível para resolver de uma vez por todas essa situação dramática que vivenciamos. Não deixe prolongar uma situação que tende cada vez mais a piorar. Tenha certeza que o senhor ministro receberá os agradecimentos de toda uma população que não aguenta mais esse estado caótico de instabilidade. Finalizamos com uma frase de Winston Churchill: “Por mais bonita que seja a estratégia, de vez em quando é necessário olhar para os resultados”.
Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Baraúna-RN – SINDSERB
Presidente – Lairton Pereira Viana 
 Obs do blog: Após a divulgação dessa carta aberta pelo sindicato dos funcionários públicos municipais de Baraúna a repercussão foi em nível regional e nacional. Segundo as últimas notícias colhidas hoje a tarde, há informações de que um grande jornal de São Paulo poderá vir a Baraúna nos próximos dias exclusivamente para efetuar uma reportagem completa para ser divulgada em nível nacional sobre a situação dramática que vive o município em termos de instabilidade política, incluindo entrevistas com ministros do próprio TRE-RN e TSE sobre esse quadro que provocou 14 alterações de poder em menos de 01 ano. Correram rumores também hoje a tarde que a liminar de Isoares tinha saído mas foram somente especulações. O quadro continua inalterado e não saiu liminar para ninguém.

                                Agradeço a Deus pela realização de um sonho de muitos anos...


                                          A montanha (obrigado senhor) - Roberto Carlos

2 comentários:

  1. Valdeci,
    Sempre fui um admirador seu pela sua inteligência e comprometimento com o que acredita. E seu blog é a única trincheira que ainda resta para os baraunenes, pois nem no TSE podemos mais acreditar pelo que vem acontecendo nos últimos dias.

    Já disse a algumas pessoa mais próximas que o caminho para resolver essa situação não é gastar mais com advogados mas divulgar nossa vergona na imprensa, pois os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) só temem à imprensa. O que vem acontecendo em Baraúna é uma falta de respeito à vontade soberana do eleitor. Um mal feitor como Henrique Alves (maior responsável pelos crimes eleitorais acontecidos em Baraúna) não pode ter mais direito que o povo que elegeu seu prefeito. Dou um conselho aos eleitores: quando esse senhor vier a Baraúna pedir seu voto eleitor, expulse ele e diga que quem manda aqui somos nós e não político cuja ficha está mais suja que puleiro de galinha.

    Como uma segunda colocada tem mais direito que o primeiro colocado? Isso só está acontecendo porque o direio do povo de escolheer seu prefeito está sendo comprado por muito dinheiro e influência do senhor Henrique Alves que acha que o povo é besta e vai votar nele.

    Tenho certeza absoluta que quando nossa vergonha for publicitada nos grandes meios de comunicação do país o TSE vai resolver a situação.

    Vai um conselho para Isoares e Tertinho: pegue 1/4 do que vocês estão gastando com advogados e pague uma matéria num grande jornal de nível nacional que garanto que um dos dois assumirá de vez a prefeitura.

    Fica aqui meus parabens ao presidente do SINDSERB pela coragem de publicar este artigo. Esse exemplo deveria ser seguido pelos comerciantes, funcionários públicos, empresários, estudantes, etc.

    ResponderExcluir
  2. Muito justo, e o caminho agora é tornar público a safadeza de alguns ministros (as) que vem sendo coniventes com a destruição do município de Barauna, já está sujeito o pagamento dos funcionários não ser realizado por falta de dinheiro que está sendo desviado para as liminares e quem vai pagar o a conta é a sociedade Baraunense, ainda tem bobos que acredita que Henrique não tá na jogada, vamos todos dá a resposta a esse grupo de irresponsável voltando no 55, não sei nem quem é o momento é agora de manifestar o nosso repúdio a esses políticos que só fazem mau ao povo de Barauna.

    ResponderExcluir