quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Rapidinhas da quarta...

O cavalo passou selado e a oposição não soube montar...

Tem um ditado que diz que a vitória tem muitos pais e a derrota é orfã, mas no caso da eleição da presidência da câmara municipal de Baraúna a situação não precisou sequer de pais ou se esforçar muito para obter a maioria e a vitória: a oposição conseguiu a  extrema incompetência de derrotar a si mesma e pasmem os senhores, lutou muito para isso, tendo vários pais que ajudaram a construir esse desmonte.
Como já tinha afirmado aqui em postagens anteriores, a oposição chegou a ter um placar favorável de 7 x 4 a seu favor no início de Novembro, tendo, portanto, a faca e o queijo na mão para ganhar tranquilamente a eleição sem maiores esforços, mesmo com as investidas financeiras da situação. A proposta formulada numa primeira reunião teria 

Maninho como candidato a presidente, Robertão como vice, com os apoios dos vereadores Tertinho, Flávio, Divanise e Fátima, além do situacionista Ailton que votaria em Maninho devido a um compromisso formal entre os dois. Com esse quadro preliminar, o placar seria 7 x 4 sem maiores transtornos. Mas aí gente entra a tal da ambição, do egoísmo e da ganância que como já frisei aqui também derrubaria toda essa composição.

O primeiro pai dessa derrota seria o próprio Tertinho que tinha um compromisso verbal e com testemunhas (Fátima vereadora que o diga) de que votaria em Maninho para presidente e se quebrou. Achou que ainda estava sentado na cadeira de prefeito, se deixou levar pelo deslumbramento que o cegou completamente e conseguiu blefar o tempo todo dizendo que ganharia sem ter como. A matemática é cruel: precisaria de 6 votos e não os tinha. Engoliu corda feito cacimba de Flávio e Divanise (que no fundo também sonhavam com a presidência de forma mais prudente) e até mesmo de vereadores da situação. Não conseguiu descer do palanque da recente campanha de 


governo onde a oposição obteve uma vitória importante, foi ofuscado pela vaidade de continuar sendo prefeito com a saída da prefeita liminar do poder. Sua insistência e teimosia provocaram um racha na oposição e a insegurança nos demais vereadores (leia-se Fátima) que passaram a ficar temerosos da derrota com a oposição tendo mais caciques do que índios para votar. Tertinho não pensou na unidade do grupo que levaria a oposição a vitória, pensou em si mesmo e que "não abria para ninguém". Foi alertado várias vezes sobre esse risco. Não adiantou. Estava cego e vislumbrando um poder ilusório que experimentou por algum tempo. Foi ingrato com Maninho que o apoiou nos momentos mais decisivos de suas curtas passagens à frente da prefeitura e se quebrou em sua promessa de votar nele para presidente.


Outro pai dessa derrota é o ex-prefeito Aldivon Nascimento que tentou articular a todo custo uma chapa oposicionista tendo Robertão como cabeça na disputa para presidente. Mesmo sendo alertado que isso poderia desconstruir uma possível vitória oposicionista, tinha um discurso na teoria visando a unidade do grupo que levaria a vitória e na prática tentava "forçar" a indicação de Robertão como candidato a presidente. Não que Robertão não tivesse condições para isso, pelo contrário tem de sobra. Mas Aldivon conversava com Maninho e  ao mesmo tempo pedia voto para Robertão para Fátima. Não acreditava em Maninho por ser primo de Gilson, mesmo Maninho tendo ficado ao lado de Tertinho durante todo o ano de 2013 em todos os momentos, se queimando com o grupo da atual prefeita liminar. Portanto, ao auxiliar ainda mais o divisionismo no grupo da oposição, Aldivon conseguiu implantar definitivamente a desconfiança geral. Pior contribuição impossível.

Tertinho prometeu votar em Maninho e não cumpriu...


Quanto a Maninho foi correto o tempo todo. Colocou sua proposta de ser candidato para a oposição onde desembarcaria de vez (assim como Tertinho fez na eleição passada). Pelo acordo, passaria somente 01 ano na presidência e cederia o outro ano a Robertão. Caso assumisse a prefeitura e houvesse eleições suplementares não seria candidato, deixando espaço para qualquer componente da oposição. Mesmo tendo formulado essa proposta, nunca foi chamado sequer para uma reunião com os membros da oposição. Na própria segunda feira (01/12) teve uma reunião a noite na casa de Divanise com a presença de Flávio, Tertinho e Robertão, acompanhados de Aldivon. Não chamaram Maninho. Tertinho ainda foi na casa de Maninho e ele manteve a mesma proposta e que, se a oposição quisesse poderia bater o martelo naquela mesma noite, inclusive com a presença do 


vereador Ailton Lopes que teria um compromisso formal de fidelidade com Maninho. Mais uma vez não deram ouvidos e nem bolas a proposta de Maninho, pelo contrário, nessa mesma noite foram todos a casa de Fátima tentando convencê-la a mudar de ideia de votar na situação. Não adiantou. Em outra palavras: a solução esteve sempre presente a seu dispor desde o início de Novembro, mas preferiram procurar chifre em cabeça de gato. Maninho disse que ainda esperaria até as 08 horas da manhã da terça-feira (02/12). Quando foi as 07 horas da manhã, Tertinho procura Ailton Lopes e pede voto para ele mesmo, oferecendo a própria camionete como "incentivo'. Com todo esse quadro de adversidade e desconfiança, não restou a Maninho outra alternativa visando sua própria sobrevivência política de aceitar ser o vice de Deivid Simão oferecido pela situação. Com a possível ascensão de Deivid Simão a prefeitura, Maninho poderá ser presidente da câmara como foi oferecida a oposição. Depois que Maninho dá a palavra, ele não volta mais atrás e a vaca já foi para o brejo. Não adianta os amigos ficarem ligando tentando convencê-lo ou a Ailton Lopes agora aceitar a presidência pela oposição. Como diria o saudoso Padre Mota...morreu Maria Preá... e Deivid Simão será o presidente. O momento passou e a oposição conseguiu com muita competência, diga-se de passagem, cometer a sutileza de ofuscar agora o brilho da recente campanha vitoriosa de governo e inverter um placar que lhe era totalmente favorável para a eleição da câmara, ou seja, 7 x 4 para 4 x 7. Méritos para Tertinho e Aldivon por essa proeza. Maior genialidade política às avessas... impossível. 

                                              O bêbado e o equilibrista - Elis Regina


2 comentários:

  1. So faltou dizer quanto que Fátima e Maninho, embolsaram pois essa... que se instalou na câmara de barauna, não fazer nada por ninguém de graça, quanto mais um voto tão especial, ouvi comentários de que a semana passada Maninho desfilava numa camioneta tipo Hilux, na rua coronel Gurgel, que estava ainda no plástico, mas caso isso aconteça Maninho, fica sem moral ate pra pedir o voto pra um possível que apoie, o mesmo dizia que ja mais seria sub subserviente a Gilson e a Adjano, quero ver como vai encara o povo.

    ResponderExcluir
  2. Essa e a politica mais suja do rn.

    ResponderExcluir