Toledo foi a capital da Hispânia visigótica, desde o reinado
de Leovigildo, até a conquista moura da península Ibérica no século VIII. Sob o
Califado de Córdoba, Toledo conheceu uma era de prosperidade. Após a decomposição do Califado de Córdoba em 1035,
tornou-se capital do Taifa de Toledo. A 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela reocupou Toledo e
estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo
concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista. Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente
espadas, e a cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas
ferramentas de aço. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo para
Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio, do qual nunca se recuperou.
Cidade de Toledo - Espanha
Cervantes descreveu Toledo como a "glória da
Espanha". A parte antiga da cidade está situada no topo de uma montanha,
cercada em três lados por uma curva no rio Tejo, e tem muitos sítios
históricos, incluindo o Alcázar, a catedral (a igreja primaz da Espanha), e o
Zocodover, seu mercado central. Do século V ao XVI cerca de trinta sínodos
aconteceram em Toledo. O primeiro foi no ano 400. No sínodo de 589 o rei
visigótico Recaredo declarou sua conversão; no sínodo de 633, conduzido pelo
enciclopedista Isidoro de Sevilha, decretou a uniformidade da liturgia em todo
o reino visigótico e tomou medidas restritivas contra judeus batizados que
recaíssem em sua antiga fé. O concílio de 681 assegurou ao arcebispo de Toledo
a primazia no reino da Espanha. O último concílio que ocorreu em Toledo, entre
1582 e 1583, foi conduzido em detalhes por Filipe II de Espanha.
Interior da catedral de Toledo - Espanha |
Toledo era famosa por sua tolerância religiosa e possuía
grandes comunidades de judeus e muçulmanos, até que eles foram expulsos da
Espanha em 1492; por isto a cidade tem importantes monumentos religiosos, como
a sinagoga de Santa Maria la Blanca, a sinagoga de El Tránsito, e a mesquita de
Cristo de la Luz.
No século XIII Toledo era um importante centro cultural sob
o domínio de Afonso X, cuja alcunha era "El Sabio" ("O
Sábio") por seu amor ao conhecimento. A escola de tradutores de Toledo
tornou disponíveis grandes trabalhos acadêmicos e filosóficos originalmente
produzidos em árabe e hebraico ao traduzi-los para o latim, disponibilizando
pela primeira vez uma grande quantidade de conhecimentos para a Europa. A catedral é notável por sua incorporação de luz, e nada é
mais notável que as imagens por trás do altar, bastante altas, com figuras
fantásticas em estuque, pinturas, peças em bronze, e múltiplas tonalidades de
mármore, uma obra-prima medieval.
Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança |
O nobre e louco Dom Quixote percorria muitas terras, em
busca de aventuras, montado em seu velho Rocinante. Sempre em companhia de
Sancho Pança, seu fiel escudeiro, lutava contra inimigos inexistentes,
transformava casebres em castelos e moinhos de vento em gigantes. O Cavaleiro
da Triste Figura era um leitor compulsivo que um dia resolveu virar um
guerreiro andante. Trazia no peito um amor platônico por Dulcina de Toboso, uma
horrenda camponesa que aos seus olhos virou princesa. Com muito humor, o
fidalgo vivia momentos hilários nos arredores de Toledo, coração da Espanha,
comandado por Cervantes. Assim, visitar essa cidade medieval, caminhar pelas
charmosas ruelas de pedra nos domínios das muralhas da antiga capital da
Espanha é como voltar no tempo e mergulhar nas páginas das aventuras de Dom
Quixote de la Mancha ( o nome La Mancha provém da atual região - província - onde está situada a cidade de Toledo), livro clássico de Miguel de Cervantes.
Os Alpes são um dos grandes sistemas de cordilheiras da
Europa, estendendo-se da Áustria e Eslovênia, a leste, através do norte da
Itália, Suíça (Alpes suíços), Liechtenstein e sul da Alemanha, até ao sudeste
da França e Mónaco, a oeste. A palavra "Alpes" vem do latim Alpes,
que por sua vez pode estar relacionado com os termos latinos albus
("branco") ou altus ("alto") ou, mais provavelmente, com
alguma palavra celta ou lígure.O ponto culminante dos Alpes é o Monte Branco, com 4.810 m
de altitude, situado na fronteira franco-italiana ou muito perto dela, uma
vez que a delimitação fronteiriça no maciço nunca foi consensual.
Vênus de Milo - Museu do Louvre - Paris - França |
A Vênus de Milo é uma famosa estátua grega. Ela representa a
deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, tendo ficado no entanto
mais conhecida pelo seu nome romano, Vénus. É uma escultura em mármore com 203
cm de altura, que data de cerca de 130 a.C., e que se pensa ser obra de
Alexandros de Antióquia. Em 1820 a escultura foi encontrada na ilha de Milo, no
Mar Egeu, por um camponês chamado Yorgos Kentrotas. Poucos dias depois o
camponês encontrou-se com oficiais franceses, Jules Dumont d'Urville e
Matterer, que estavam explorando a ilha, e ofereceu a escultura por baixo
preço. A Vênus estava quebrada ao meio, mas ainda possuía os braços. As mãos,
danificadas, também estavam separadas do corpo. Fazia parte da obra ainda um
plinto com inscrições. Identificando a escultura como a Vênus vencedora do
concurso de beleza julgado por Páris, e reconhecendo sua importância como
obra-prima, d'Urville desejou levá-la imediatamente para seu navio, mas seu
capitão, alegando falta de espaço a bordo, recusou-se a atendê-lo. Chegando em
Constantinopla, d'Urville descreveu o achado ao embaixador francês, o Marquês
de Rivière, que enviou um representante para comprá-la para a França. Neste
ínterim, o camponês Yorgos achou que os franceses tardavam demais, e
pressionado por um sacerdote local, ofereceu a peça para ele.
Quando a
escultura estava sendo embarcada para a Turquia, onde seria oferecida a um
tradutor da corte de Constantinopla, os franceses chegaram, e persuadiram os
locais para que mantivessem o acordo de compra anterior. Durante sua
transferência para o barco a escultura foi arrastada através de pedras e
danificou-se, perdendo o que restava dos braços, e os marinheiros se recusaram
a voltar atrás para recuperá-los. Chegando por fim a Paris, a estátua foi
remontada, mas os fragmentos remanescentes dos braços e das mãos, considerados
restaurações posteriores por causa de seu acabamento inferior, foram
descartados. Contudo hoje se sabe que as estátuas gregas muitas vezes não
recebiam acabamento por igual em todas as partes, e um polimento mais fino era
reservado às partes que ficavam mais visíveis. A obra havia sido anunciada na
França como sendo de Praxiteles, um dos grandes criadores do classicismo grego,
e o plinto com as inscrições de início foi considerado parte integral do
conjunto. Mas depois de ser traduzido e datado, revelou a autoria de Alexandros
de Antióquia, causando embaraço aos peritos que a haviam atribuído a
Praxiteles, os quais imediatamente passaram a considerá-lo também um acréscimo
posterior. O plinto misteriosamente desapareceu pouco antes de a estátua ser
oferecida ao rei Luís XVIII da França, em 1821, sobrevivendo apenas em uma
descrição e em dois desenhos da época, que permitiram a atribuição correta
atual. O rei eventualmente presenteou-a ao museu do Louvre em Paris, onde está
agora.
A Catedral de Canterbury foi fundada em 597 (há mais de 1400
anos!) pelo papa Gregório que resolveu difundir o catolicismo aos pagões da
Inglaterra e enviou o abade Agostinho para Canterbury. O rei Etelberto de Kent foi convertido, a
população evangelizada, Agostinho foi transformada em arcebispo e mais tarde em
santo e a cidade considerada o coração do cristianismo inglês, sendo deste
período a construção da primeira catedral. Na metade do século VIII uma nova igreja foi
construída pelo arcebispo Cuthbert usando o mesmo eixo da original, sendo
dedicada a São João Batista. Após a conquista normanda em 1066, Lanfranc, o
primeiro arcebispo de origem normanda, iniciou as obras de uma nova catedral,
agora com arquitetura normanda, exatamente sobre as ruínas de sua predecessora,
destruída durante a conquista, sendo inaugurada em 1077.
Constantemente
ampliada e remodelada, a Catedral de Canterbury é considerada a maior igreja
medieval da Europa, prova de sua importância perante o povo inglês. Possui maravilhosos vitrais que retratam
passagens marcantes de sua história como o vitral em homenagem ao sacerdote
Thomas Becket por cavaleiros do rei Henrique II em 1170, além de túmulos de
vários personagens importantes, sendo a Igreja Matriz da comunhão Anglicana.
Tem uma nave perpendicular, um coro gótico do século XII, impressionantes
vitrais que enchem a igreja de cor e uma cripta românica A impressionante
construção esta classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Frank Sinatra - My Way
Blogueiro o rei da bajulação aquele de tarde diz uma coisa e a tarde é outra, faz apologia ao prefeito viuvá Porcina, mas ele esqueceu de dizer que nesse governo ao qual ele faz apologia foi o único que é responsável direto por o fechamento do abate douro e outra num outro momento relato.
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