sábado, 8 de dezembro de 2012

Rapidinhas do sábado...

O espaço desse blog hoje não será utilizado para criticar (coisa muito fácil de se fazer) mas sim para elogiar (coisa muito difícil para muitos, inclusive para mim). Mas gostaria que os leitores entendessem que devemos criticar sempre que for necessário e elogiar quando preciso. Se tivéssemos recebendo calçamentos de boa qualidade, investindo adequadamente na educação, atendendo nossa população com uma saúde aprimorada, tendo uma segurança para sairmos de nossos lares (lembro bem que quando estava em Paris nos dois primeiros dias eu ficava olhando para os lados preocupado com possíveis assaltos e alguém me alertou mandando parar com isso pois eu estava em outro mundo onde isso - os assaltos - era uma exceção muito rara e não uma regra), o funcionalismo municipal sendo valorizado, certamente essas críticas seriam bem menos e os elogios que irei fazer aqui seriam bem maiores.

Sabemos bem de nossas dificuldades e de nossa realidade, mas não devemos nos pautar pelo que é ruim (para agradar A ou B e continuar numa falsa ilusão) e sim pelo que é bom. Os parâmetros que temos que utilizar são de boa qualidade nos serviços públicos a serem oferecidos à população, afinal de contas são nossos impostos que estão em jogo. O dinheiro não é e nunca foi dos prefeitos que passam pela prefeitura (embora sempre tenham a tendência tupiniquim do paternalismo reforçando o assistencialismo como moeda de troca - leia-se DNA das obras - em busca de reeleição e perpetuação do domínio político).


Mas os elogios a que me refiro são direcionados mais uma vez (não é a primeira vez que elogio esse projeto - basta rever as postagens desse blog em dezembro de 2011) ao projeto coordenado pelo professor Francisco Reginaldo de Souza atinente ao "Natal dos Sonhos". O sucesso desse projeto está pautado em três alicerces básicos: a) a simplicidade da ideia que minimiza custos ao máximo (quase todo o material se constitui de garrafas pet), mas com um impacto visual e estético que agrada aos olhos e ao espírito; b) o envolvimento de profissionais da educação, alunos e pais de alunos do próprio município, ou seja, não é nada importado ou que envolva contratação de empresas; c) a persistência e manutenção do projeto que se amplia (no ano passado era limitado praticamente a praça da matriz) para outros setores da cidade.

As mudanças ocorrem a partir das idéias que devem sair das pranchetas e passarem para a prática. Vou relembrar (embora quase todos tenham esquecido) algumas das medidas que adotamos enquanto secretário da educação por três meses em 2007.
Uma das primeiras atitudes que tomei foi chamar o próprio professor Reginaldo (juntamente com o professor Paulo Sérgio) e ouvir deles o projeto de implantação do diário eletrônico na escola municipal Manoel de Barros. Gostei da ideia (pois eliminava aqueles diários horríveis com erros constantes) e determinei a implantação imediata da medida convocando os referidos professores para efetuarem a execução e treinamento dos professores para o novo diário.

Outra medida foi aposentar de vez todos os quadros negros que utilizavam o famigerado giz (que causavam problemas respiratórios nos docentes e alunos) de todas as escolas municipais; outra medida foi aposentar também de vez os execráveis "baús" de madeiras que acondicionavam a merenda escolar e substituir por geladeiras (foram adquiridas 27 na época) também para todas as escolas da rede municipal; outra medida foi elaborar imediatamente os projetos políticos-pedagógicos das escolas municipais (que pasmem os senhores simplesmente não havia nenhum) e para isso foi criada uma comissão coordenada pela professora Gorete Lúcio para elaborar os projetos e implantar em 90 dias (o que realmente acabou se concretizando); outra atitude tomada imediatamente foi climatizar as três creches da educação infantil (embora só tenha sido climatizada uma na época em que fui secretário - não sei como está agora). outra atitude foi a doação de todo o fardamento escolar para os alunos da rede municipal. Justiça seja feita, todas essas medidas (além de

outras que não citaremos aqui para não cansar o nobre leitor) só saíram efetivamente do papel pela praticidade do então secretário de finanças na época Isoares Martins e do envolvimento pessoal da então coordenadora da educação Edna Rodrigues. Se dependesse do então prefeito, essas ideias ainda estariam dormindo na gaveta. Posso estar sendo duro, mas estou sendo realista (alguém pode não gostar ou gostar, pouco importa - essa foi a verdade na época).  Essas medidas são e foram necessárias, claro, mas são essenciais para o avanço da educação? ajudam, mas o principal está no aspecto pedagógico de transmissão de conteúdo desde a base. Não podemos tomar eternamente medidas paliativas para permitir que o trem continue andando no ensino fundamental e no nível médio e não descarrilhe. O correto é você colocar o trem no trilho certo desde a educação infantil e ele seguirá por si mesmo e dificilmente mudará de rumo. Mas isso envolve mudança de mentalidade e atitudes práticas que só terão retorno efetivo após anos e anos de implantação e trabalho, o que não interessa  aos prefeitos de plantão que só pensam em colher os frutos imediatos, de preferência eleitorais e não educacionais. Daí a visão pacanha de que educação é despesa e não investimento.

A ideia do professor Reginaldo do "natal dos sonhos" merece todos os aplausos da população, assim como todas as pessoas que se envolveram arduamente em seus lares e nas escolas na implantação desse "sonho". Baraúna passa a ser vista com um outro olhar durante o natal e se a permanência e a ampliação desse projeto se concretizar nos anos vindouros, penso que brevemente o município estará recebendo prêmios pela bela iniciativa nativa.




No meu bolso ninguém mexe...
Eita que a confusão foi grande dentro da prefeitura no dia do corte. Foi gente abrindo o bocão pra tudo que é lado e o choramingado era de dar dó. Os celulares gastaram todas as baterias que tinham. Me disseram que o Papa-tudo ficou brabo quando meteram o facão no seu contracheque e quis dar uma de Hulk dentro da prefeitura...calma papa...segundo o prefeito, a "culpa" foi das meninas da folha de pagamento... você não acreditou?...ô homem incrédulo....também se conforme com uma coisa: você não está só. Ninguém acreditou também.


"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se." 
Gabriel Garcia Marquez

Soneto da fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

                                                    RITA LEE  - OVELHA NEGRA

11 comentários:

  1. COMO É QUE DENOMINAM NATAL DOS SONHOS? QUE SONHOS? A POPULAÇÃO VIVE EM CONSTANTE PÊSADELO. COMO DIZEM QUE É UM NATAL ECOLÓGICO SE EM CADA ÁRVORE DOS CANTEIROS TEM EM TORNO DE 6 A 7 ESTRELINHAS COM LÃMPADAS DE ALTO CONSUMO ELÉTRICO, DE QUÊ ADIANTA TIRAR MILHARES DE GARRAFAS DO LIXO PARA DIMINUIR CUSTOS, E EM SEGIDA AUMENTAM EXORBITANTIMENTE O CONSUMO DE ENERGIA ELETRICA. A IDÉIA DA RECICLAGEM É BOA, MAS ALGUNS PONTOS PRECISAM SER REVISTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MESMO VIU BOM ERA AS ARTES DE NATAL NO TEMPO DE GILSON PROFESSOR KKKKKKKKKKKKKKKKK.

      Excluir
  2. VALDECIR VOCÊS FALAM TANTO DE ALDIVON E DE ISOARES MAIS OLHE COMO O SEU GRUPO DERROTADO É BANDIDO E VOCÊ AINDA FICA DENEGRINDO A IMAGEM DA OPOSIÇÃO VOCÊ É SEU GRUPO É UM BANDO DE DERROTADA.
    Gilson e Geilson, esses dois são o que nunca jogaram limpo na politica, inventavam de tudo, por exemplo: Geilson inventou que queriam matar Gilson, Inventaram sequestro de Luciana, Geilson se auto incriminou pensando que cassaria Aldivon para Luciana assumir, falsicaram títulos eleitorais. Valdeci você conhece eles melhor que todo mundo. Pare de se enganar e querer enganar nosso povo.

    ResponderExcluir
  3. valdercir adimiro vc por sábias palavras e o que vc posta é somente a verdade nada mais do que a verdade. vc tentar abrir os olhos de quem está sendo enganado pela administração que está aí. que só quem gosta desta administração é o povo babão deles, com o medo de perder o "peitinho" de vez.

    ResponderExcluir
  4. Valdeci,
    Somos gratos pelos seus elogios. Seu apoio só nos motiva a melhorar esse trabalho que é executado com muito amor pelos alunos das escolas Manoel de Barros, Rainha da Paz, Amauri Ribeiro, Maria Barros e Creche Cirandinha.

    Sua realização só foi possível pelos esforços de Ivaneide, Maria José (Maria de Robertão), Elizabete (Betinha), Silvana, Luana Duarte, Marcos Antonio e os colegas professores.

    Quanto a crítica do uso de lâmpadas incandescentes, estamos estudando alternativas econômicas.

    Estamos abertos a críticas construtivas. Para isso nos envie e-mail para nataldossonhosdebarauna@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Babão asqueroso que vc queira ou não Gilson ainda é o maior administrador da nossa história, Baraúna, jamais terá um governo que antecipava as medidas em favor do menos favorecido isso era Gilson professor, o seu mal patrâo só aceita gente como vc subserviente, pucha saco, baba ovo,lava pé, gente como vc é que envergonham a criação, vc anula a obra de Deus. esse lixo que vcs reciclam não é de graça não, tem um custo o trabalho de pessoas decente que acreditam que vcs exploradores da mão de obra infantil, o preço é um rapazinho que perdeu um braço na execusão de trabalho sem segurança,aos alunos 1000. A esse prefeito explorador dois zeros a esquerda.babãoooooooooooooooo. asquerosoooooooooooooooo. deixe a mulher do homi em paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe desde o fim da campanha eu fiquei calado só lendo as postagens e comentários, mas esse(a) revoltado(a)me deixo revoltado ele(a) não está nem ai com o trabalho dos alunos, professores e demais envolvidos no projeto "natal dos sonhos" IDIOTA pucha-saco e babão é você, pois procure lembrar em seu cérebro de minhoca que o estimado professor vivia rodeado de pucha-saco, e pelo que já tive o desprazer de presenciar, ele gostava de ser paparicado e muito a ponto de Fuim pentear seus cabelos sedosos enquanto jogava baralho (diga-se de passagem com nosso dinheiro) entendeu "coleguinha" CARRASCO.

      Excluir
    2. Daniel não adianta se esconder, todo mndo sabe q esse comentário é seu, pw foi vc mesmo quem deu gargalhadas quando o menino caiu de cima da árvore! foi uma fatalidade, porém nunca houve um natal tão lindo quanto o do ano passado.
      os jovens são remunerados com uma pequena bolsa, mensalmente, Reginaldo é o melhor diretor que já passou pela escola manoel de barros, lave sua boca antes de falar mal dele, seja lá quem for vc.

      Excluir
  6. Esse maudito babão quer justificar que Aldivon tem o direito de roubar a prefeitura porque ele acha que gilson e geilson roubaram, seu ladrão asqueroso o erro de ninguem justifica o meu, vc sabe tanto que o prefeito começou a meter a mão no bolço dos Baraúnenses quando ele construiu estas caixas dágua que deu para ele dar de presente uma casa em tibau ao prefeito gilson, seu imbecil para vc ter uma noção da competência de Aldivon que quis dar calote em Carlos Augusto rosado imagini em pobres mortais como nós. seu comentárista infeliz, não queira só o seu bem não, deixe os pobres terem direito a alguma coisa. seu baba ovo. nós veremos a justiça de Deus ser realizada e eles aldibesta gatumo e cupim piolho. Valdeci vc publicando o comentário desta pragas do egito dá a eles o direito de defender o roubo, manter a corrupção, garantir os desvios do dinheiro público e vc é uma pessoa séria não deve se mistura com essa gentalha escoria de mossoró.

    ResponderExcluir
  7. carrasco assuma que é um baby, uma gazela, um bamby, um eva e adão, traga o ovo na boca para não deixa dúvidas que é vc realmente, vc chama um explorador deste de bem feitor seu quinhão é robusto há vc era do time do prof. Estava nos lugares mais intimos, e nunca notou os mau feitos dele impregnado no ovo do homi. depois não sou colega de bamby, pelo jeito que vc escreve deve ser um intelectobamby. vestido a rigor e depois despena-se todinha, kkkkkk, valdeci acaba de criar o bebé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoe se te chamei de "coleguinha" pois com essa atitude pode ver que mesmo eu sendo um semi-analfabeto favelado, posso bater em meu peito e dizer "eu muito mais homem que você" (se é que você seja um) mas penso que devido eu te chamar de coleguinha você em seu cérebro de ameba deve ter imaginado que eu era um irmão ou talvez ate seu pai mas não se engane eu não passo nem perde sua raça pois agora vi que o verdadeiro baba ovo é, VOCÊ. CARRASCO.

      Excluir