segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Um exemplo...

Professor Elismar
Bertold Brecht dizia que há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis. O professor José Elismar Duarte (mais conhecido como professor Elismar) era um desses homens que lutou durante toda sua vida em defesa de melhorias funcionais e salariais para a categoria dos professores públicos municipais e para a melhoria do ensino público municipal.
Professor durante muitos anos da escola dominical e da Escola Municipal Amauri Ribeiro, o professor Elismar era um homem de caráter, de palavra e acima de tudo de vergonha, espécimes raros hoje em dia em nosso convívio. O dinheiro e o poder não lhe atraíam pois seus princípios não estavam à venda. Nas lutas políticas, durante muitos anos defendeu a bandeira do seu partido, o antigo PFL (hoje DEM) nas campanhas de 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008, sempre ao lado de seu líder José Araújo Dias, nas vitórias e nas derrotas (onde geralmente os oportunistas abandonam o antigo barco). Tinha uma dívida de gratidão com Luciana Oliveira e sempre afirmava que se algum dia ela saísse candidata a apoiaria. Mais uma vez cumpriu sua palavra e ficou ao lado de Luciana nos dias iniciais da campanha como verdadeiro soldado valoroso e admirado por todos por sua postura guerreira em defesa de seus princípios. Porém, quís o senhor e o destino que durante plena campanha começasse a sentir os sinais da temível doença que o vitimou.

Na sua luta partidária foi um dos primeiros fundadores do sindicato público municipal e apesar de termos posições políticas opostas durante décadas, mas ia juntamente com minha esposa Célia Bezerra para a calçada do Banco do Brasil para receber dos primeiros funcionários sindicalizados os valores para manter a luta da bandeira sindical, enfrentando até mesmo na época o seu prefeito correligionário José Araújo. O sindicato cresceu, se estruturou, ganhou personalidade júridica, graças a sua coragem e sua determinação durante muitos anos. Parafraseando Isaac Newton o sindicato chegou aonde chegou porque estava nos ombros de gigantes. O Professor Elismar era um desses gigantes e não temia lutas.

Como profissional da educação era respeitado por todos. Chegou a ser vice-diretor escolar durante o período da administração de José de Araújo Dias. Ensinava na escola dominical e na escola municipal Amauri Ribeiro (que por iniciativa própria da diretora da escola hoje não terá aulas em sua homenagem). Faltava dois anos para ter direito a sua justa aposentadoria, mas o Senhor quís que ele fosse para perto dele e nos abandonasse mais cedo. Já disse um pensador que durante a metade de nossa vida Deus nos concede as coisas (e nos esquecemos de agradecer por isso) e durante a outra metade ele nos tira tudo que nos concedeu para testar nossa resistência. Ele já tinha passado por alguns baques pesados em sua vida como a morte prematura de dois filhos seus, mas como todo gigante se reerguia  e encarava a vida apenas como uma passagem para uma nova dimensão onde seremos julgados pela nossa postura e procedimentos quanto ao próximo. Nesse aspecto, sua vida foi um exemplo na assembléia de Deus  e certamente ele, por seu exemplo de vida e resistência, está vários níveis acima de todos nós e soube fazer por merecer um lugarzinho ao lado dos justos na vida eterna.


                                         SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI


4 comentários:

  1. Na verdade o Prof. Elisma foi um exemplo, ontem, no Ato Fúnebre tive a oportunidade de ouvir o Prof. Ivanaldo Moura falar da postura do mesmo, em elação a Escola Bíblica e ele falava que existe uma frase que nunca vai esquecer ao qual o prof Elisma sempre repetia: " Esta é a minha linha de pensamento". É verdade, pois tive a oportunidade de trabalhar com ele em alguns momentos, assim, com também participei de várias Assembleias no SINDSEB e ele sempre repetia esta frase. O fruto estava maduro, o SENHOR precisava colher. Chegou o momento.E ele foi. Deixando, esposa, filhos, noras, genros, netos, irmãos em CRISTO e os amigos , que creio eu ,não serem poucos. Parabéns professor, você cumpriu com o seu dever. E o Galardão o senhor receberá das mãos de DEUS, no dia do ARREBATAMENTO DA IGREJA. Descanse em PAZ! Saudades eternas de todos que fazem a Escola Municipal Prof. Amauri Ribeiro da Silva. Escola esta a qual o senhor desenvolveu seus últimos meses de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. VALDECIR BOA NOITE:
    VOCÊ LEMBRA ESTE COMENTÁRIO NO BLOG DE TAIS GALVÃO. SEI NÃO VIU PENSECOMO VOCES SÃO ESPERTOS KKK.
    eleitor baraunense

    1 de dezembro de 2011
    Thaisa, primeiro parabéns por sua atuação. Queria apenas esclarecer esse caso polêmico de Baraúna. Vejamos: o ex-presidente do PSB era um motorista do ex-prefeito cassado Gilson Professor. Ele simulou a saída da vice-prefeita LUCIANA do PSB abrindo porteira para que ela saísse supostamente sem penalidade. Isso é uma fraude eleitoral. O diretório municipal simulou a saída da mesma como aconteceu em diversos municípios. A PRE deve apurar o caso observando que a troca do partido foi para o bel prazer da campanha de 2012. Nós eleitores fomos mais uma vez lesados nessa história. O povo todo de Baraúna sabe essa história.

    ResponderExcluir
  3. É muito cômodo falarmos do que nos interessa em detrimento da verdade, você supõe que as coisas aconteceram assim, e sabe que é uma grande mentira, vocês vivem de enganar o povo com suas mentiras deslavadas para com isso atingir os seus objetivos. Esqueça Luciana e foque na cassação do seu candidato que fraudou a eleição com compra de votos inclusive você deve ter comprado ai entre caducos e mamando todos compraram. Para vocês fala em Deus é pecado, não se aborreça com estas verdades não, zuzufé pensou que todos eram Baraúnenses estavam dispostos a se venderem, pois bem existe gente decente que não se submete a esse tipo de tortura de joelhos diante das migalhas que zuzufé quer dar. Vai cair Jair, robertão, e daí por diante a árvore que cresceu demais se orgulhou demais, vai ruir e será grande a sua ruína. Tem outros que não sabem que estão na justiça vão se surpreender quando virem que não podem fazer mais nada, mandam na zona norte e zona sul mais não mandam na justiça ,kkkkkkkkkk vai haver choro baixo, kkkkkkkkkkkkkkkkk aguardem seus bicudos d'uma figa........

    ResponderExcluir
  4. PROFESSOR ELISMAR DUARTE, SABEMOS QUE AGORA ESTÁS DESCANSANDO EM PAZ E COM DEUS NO "SEIO DE ABRAÃO" LUGAR DESIGNADO POR DEUS PARA ACOLHER OS SEUS. VOCE NOS DEIXOU UM LEGADO DE LUTA, CORAGEM, DETERMINAÇÃO E PERSSISTENCIA. NUNCA SE ENVERGONHOU DE LUTAR POR SEUS IDEAIS E TÃO POUCO DE SUA FÉ. SE ENTREGOU A UM GOVERNO QUE NÃO PASSARAR JAMAIS, CREU E DEU TESTEMUNHO. ESSA SERÁ SUA GRANDE MARCA AQUI NA TERRA, O RESTO É VAIDADE.QUE O SENHOR CONFORTE SUA FAMÍLIA NESSE MOMENTO DE IMENSA SAUDADE!!

    ResponderExcluir