sábado, 15 de dezembro de 2012

O que parece ser....

Caro Valdecir ouvir falar que Adjano, Daniel, Graça Ferreira e Carmem Geisa estão entrando com o pedido de cassação dos Vereadores eleitos de suas respectivas coligaçães isso e possivel mim tire essa duvida? eles realmente podem ter chances?
Prezado comentarista: Inicialmente gostaria de dizer que não gosto de comentar coisas sobre "ouvi falar", mas de qualquer forma vou tratar seu questionamento somente como hipótese.
Na sociedade em que vivemos, tanto faz aqui como em qualquer outro município brasileiro, transitamos sempre entre duas dimensões: o teórico e abstrato pautado por um discurso moralista de como devemos agir (regulamentados por leis e regras chancelados pelos poderes judiciário, legislativo e executivo) e o prático e concreto amparado na dura realidade. 
Você acha que tem realmente uma mulher aqui?...olhe mais atentamente nos detalhes...
O discurso de como agir sempre passa por princípios e valores indissociáveis da boa convivência social simbólicos; na prática a coisa pega e o inverso é uma regra, quando deveria uma exceção.
A desaprovação das contas de campanha de todos os candidatos eleitos fez acender a luz amarela que guiava as velhas formas comportamentais que de repente entraram em choque com a justiça eleitoral que "puxou" os incautos compulsivos para uma instabilidade acerca de sua própria forma viciada de ser. Dizem os velhos adágios, entre eles um, que toda unanimidade é burra, mas nem sempre. Se avaliarmos nossas próprias posturas eleitorais pretéritas (e nisso me incluo também) tínhamos claramente a percepção de que os custos financeiros dispendidos nas campanhas eleitorais careciam principalmente de controle e depois de seriedade por parte dos próprios candidatos. Ao serem eleitos, continuavam no mundo da fantasia ao efetuar suas prestações de contas arrumadas às pressas por um salvador contador de plantão tentando dar um pouco de realidade ao imaginário. Como esses pareceres técnicos eram procedimentos meramente protocolares (o importante é que fossem feitos), nós fingíamos que fazíamos a prestação e a justiça fingia que aceitava.
Jogo de dados e de ilusões...
No caso desse questionamento posso colocar somente minha opinião pessoal e somente isso. A reprovação das contas se constitui em algo realmente grave, mas a própria lei eleitoral permite tantas brechas aos eleitos (tendo em vista que representam em tese a livre soberania do povo ao elegerem seus representantes que não pode ser maculada) que sinceramente não acredito, por essa questão básica da reprovação das contas, em retaliações concretas e imediatas durante o período de mandato que lhes foram outorgados. Pode até ter consequências sérias para futuras postulações, mas mesmo assim ainda existe brechas jurídicas. Basta citar que nessa mesma campanha de 2012 teve um candidato a vereador que sequer tinha feito essa prestação de contas nas eleições de 2008  e mesmo assim a lei eleitoral, entremeada de brechas e artifícios, permitiu que o relapso candidato disputasse normalmente o pleito atual. Os candidatos em foco podem até perder seus mandatos durante sua vigência e eu vir a "queimar" totalmente minha língua , mas prefiro acreditar onde os meus pés pisam. Essa "puxada de tapete" nesse jogo da ilusão e do faz de contas (desculpe o trocadilho) serviu para encurtar um pouco essas duas dimensões citadas no início, mas como diziam os antigos a própria Roma não foi feita num dia só. Mas o que nos guia é a esperança, que no fundo é a chama que direciona os suplentes nessa investida. Mas não esqueçamos que os suplentes também devem ter suas contas analisadas e se formos pensarmos exclusivamente em quem está certo nesse tênue limiar entre as duas dimensões penso que realmente pode se confirmar a tese de que toda a unanimidade é burra. Nesse jogo de disfarce ninguém pode apontar o dedo para ninguém. Tirando á parte a prática do preciosismo que por vezes também pode envolver essas análises, ninguém estará a salvo. Desculpe se talvez não seja a resposta que você ou outros estivessem esperando, mas é o que a real dimensão me proporciona pela experiência adquirida. 

                                                      SAILING - ROD STEWART

                                     

5 comentários:

  1. Amigo valdeci agora que ja esta todo mundo colocado no bolso em seus devidos lugares que o dinheiro ja comprou todo mundo e o papai ta chegando pra botar moral na viúva, creio eu que não haverá mais necessidade das informações do seu blog com respeito a politica de baraúna, pois cada um ja levou a sua parte, como diz o povo que os abestados é que brigam por politica, ja os grandes brigam hoje e amanhã ja estão todo mundo no mesmo barco, fazer o que né, isso aqui é um pouquinho de Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO VALDECI, ESSE ANÔNIMO É DE UMA MIOPIA CRÔNICA. SEU VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO É A NOSSA SALVAÇÃO CONTRA OS CABEÇAS DE LAGARTIXAS, ESSE BLOG SERÁ O TERMÔMETRO DA NOVA GESTÃO. TE CUIDA PAPAI!!!!

      Excluir
  2. valdecir como papai não tem casa aqui em barauna, os babão todo dia dão plantão na casa do padrato zé bizerra , pra ver se segura aquilo q eles em qualquer outro mandato teria direito, a suas migalinha, afinal esses coitados correram atraz colocaram bandeira, brigaram com amigos e parente, pra que se não foi pra receber sua esmolinha depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é e você meu caro anonimo acha que aquele povinho lá que ia atras da mamãe dos pobres colocaram bandeiras também brigaram com amigos e parentes você achar que foi por que também ? pra que se não foi pra receber sua esmolinha depois? kkkkkkkk
      só que desta vez não deu pra pra mamãe agora e´o papai.
      e Dale 22.

      Excluir
  3. Ô POVO ACÉFOLO! QUANTA BESTEIRA... DEIXEM O HOMEM TRABALHAR... OU MELHOR: O PAPAI. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir