sexta-feira, 29 de março de 2013

Rapidinhas da sexta...

O Brasil é um país em desenvolvimento que vive uma dicotomia clara em sua realidade do cotidiano onde por um lado exibe uma pujança econômica na América Latina baseada no fortalecimento e crescimento do mercado interno nas duas últimas décadas quando saiu do casulo nativista e cresceu suas fronteiras econômicas em busca de novos mercados no início da década de 90 do século passado, iniciou um tímido processo de redistribuição de riquezas através de programas sociais do governo que trouxe substância ao mercado interno pela entrada de novos segmentos de consumidores de baixa renda, mas convive com três tipos de atraso cultural que emperram esse caminhar de forma mais célere em busca do desenvolvimento pleno: a ausência de uma reforma política, a ausência de uma reforma fiscal e um código jurídico atrasado em todos os sentidos.
A ausência da reforma política não é a toa haja vista que os mais afetados serão justamente os retrógrados deputados federais e senadores que tem medo de assinar algo que irão sepultá-los de vez. O domínio político de grupos que se perpetuam por décadas em seus estados e a frente do congresso nacional alternando seus posicionamentos ideológicos de acordo com o governo federal que entra, faz com que o Brasil tenha absurdos eleitorais onde um deputado federal tem 1,5 milhão de votos e consiga "arrastar" 3 a 4 companheiros com menos de 1.000 votos, enquanto outros candidatos com 100 a 200 mil votos fiquem de fora. Portanto a reforma política continua engavetada e paulatinamente surgem conta-gotas no sentido de tentar "moralizar" esse esquálido arcabouço que deixa as maiores decisões políticas desse país nas mãos de um mosaico atrasado. Outro fator de atraso é a ausência de uma reforma fiscal que deixe a carga tributária e
trabalhista mais leve e permita as empresas pagarem menos impostos, investirem mais e contratarem mais mão de obra. A esdrúxula carga trabalhista inviabiliza o crescimento das empresas, aumentando cada vez mais o mercado informal. A necessidade da desburocratização dessa carga fiscal é uma atitude a ser tomada urgentemente, além da visível prioridade de ampliação da infraestrutura logística que permita escoar em tempo hábil a produção agrícola e industrial brasileira. O mercado global hoje é extremamente competitivo e ganha espaço o país que oferece e exporta produtos de boa qualidade e de forma rápida. Finalmente a terceira ausência é da reforma judiciária e está calcada no velho código penal (da década de 40 do século passado) que estimula a certeza da impunidade e aumenta diariamente os índices de criminalidade. A série de recursos jurídicos que postergam indefinidamente a punição dos infratores estimulando o velho chavão de que a "a polícia prende e
a justiça solta" faz com que hoje os presos sejamos nós, os cidadãos de bem, dentro de nossas casas e sem poder sair a noite. Os menores de idade e os ocupantes de veículos tem carteira para matar livremente e esquartejar com o pleno abrigo de nossa lei antiquada. Nesse sentido é que reforço a argumentação inicial da dicotomia em que vive a sociedade brasileira atual rumo ao progresso econômico, aos trancos e barrancos, e vivendo num passado estático, amarrados pela tramela cultural que emperra as reformas política, fiscal e judiciária. (Valdeci dos Santos Júnior)

Tarda, mas não falha....
DECISÕES JUDICIAIS...

Cartas nº 19-86.2013.6.20.0033 (Carta de ordem)
Ordenante: Juiz Nilson Cavalcanti (Juiz da Corte do TRE-RN)
Ordenado: Juiz da 33ª Zona Eleitoral do RN
Ref. ao RCED nº 426-29.2012.6.20.0033
Recorrentes: Coligação Baraúna para os baraunenses e Antônia Luciana da Costa Oliveira
Advogados: Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva (OAB/RN 9946) e outros
Recorridos: Isoares Martins de Oliveira e Maria Elizabete Rebouças
Advogados: Marcos Lanuce Lima Xavier (OAB/RN 3292) e outro
Recebida hoje, quando já registrada e autuada na classe própria. Designo audiência para a oitiva dos depoimentos das partes, conforme ordenado, para o dia 04 de Abril próximo, quinta-feira, às 08h30, a se realizar na sala de audiências da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, localizada na Rua Dr. Francisco Ramalho, 101 (esquina com a Av. Alberto Maranhão), centro, nesta cidade. Publique-se o presente despacho para fins de intimação das partes e intime-se pessoalmente a representante do Ministério Público Eleitoral com atribuições perante esta Zona.
Cumpra-se.
Mossoró-RN, 25 de Março de 2013.
Pedro Cordeiro Júnior
Juiz da 33ª Zona Eleitoral em substituição

O que isso significa: Essa é uma ação contra expedição de diploma do atual prefeito e da vice que está em nível do TRE-RN. Está convocando as partes para uma audiência. O julgamento final deverá sair em breve.


Zé Promessa....

Segundo vários telefonemas recebidos de agentes de saúde revoltados, o atual prefeito Zé Promessa (desculpe é que a fama já está se espalhando em Baraúna) bateu nos peitos na segunda-feira passada durante uma reunião com os agentes de saúde e garantiu a plenos pulmões que o prefeito em Baraúna era ele e que os esperançosos agentes teriam um acréscimo de 23,00 reais em seus contracheques com efeito retroativo a fevereiro/2013 a serem pagos agora no final de Março. Pois bem, teve gente que até bateu palmas confiando na promessa, enquanto outros ficaram na velha postura de Tomé de ver para acreditar. Saiu o pagamento e nadica de nada. Nem fevereiro e nem março. Quem bateu palmas se arrependeu. Quem não bateu palmas continuou a ser devoto de São Tomé com força total no velho estilo: "eu não disse a voces que era só mais uma promessa...". Prefeito, se não pode fazer não prometa. Fique calado que é melhor. Causa menos decepção.

Vamos pular...vamos pular...vamos pular...
O vereador pula-pula...

As últimas informações que chegam mostram que tem um vereador mais conhecido como "pula-pula" sendo "embalado" com entrega de domicilio por AR a ser recebido pela prefeitura municipal. Segundo observadores, o vereador  passará a  beijar os pés do atual prefeito com força total prometendo ser fiel até que dure os milhares de motivo$$$$$$$$ ou a próxima venda aconteça. E os iludidos eleitores que acreditaram em sua "palavra" ficam naquela de "Ei, hoje ele está com quem?..." e outro responde: não sei. até as 6 h estava com fulano...depois das 7 horas ninguém sabe.... que vergonha....




Palhaçada....
Papelão..

O município de Baraúna foi notícia mais uma vez em nível estadual, de forma negativa é claro. Em reportagem da TV Cabugi, o município conseguiu ser o único local (dos 50 municípios beneficiados) com problemas na distribuição do peixe da semana santa doado pelo governo do Estado. Os peixes vieram em cima de engradados, a céu aberto, num caminhão, cheio de moscas, uma verdadeira agressão a saúde pública e a secretária da ação social foi patética ao tentar desmentir as imagens que os senhores verão no vídeo abaixo e justificar o injustificável: "obedeceu as normas de segurança".  Secretária, mentir é feio e principalmente contra as imagens. Agora a senhora diz isso porque a senhora é rica, mora em um  condomínio de alto luxo em Mossoró e não vai comer desse peixe cheio de moscas e cheirando a fumaça de cigarro (vejam que exemplo de obediência as normas de saúde e segurança). Mas respeite as famílias pobres de Baraúna e da próxima vez (se tiver uma próxima vez) não faça essa vergonha para o município baraunense que só aparece em notícia ruim. Está de parabéns a Graziela Barbosa, essa sim uma baraunense que conhece o povo daqui, e que se saiu bem em seu pequeno, mas sincero depoimento, onde não tentou mentir como fez a secretária de forma irresponsável tentando ludibriar e chamar os outros de "palhaços" e "cegos" que apesar de pegar carona no benefício doado pelo Estado do Rio Grande do Norte, sequer teve a competência de efetuar um simples transporte (única contrapartida municipal) da mercadoria de Mossoró para Baraúna de forma adequada. Seria melhor que tivesse ficado calada, que ainda assim estaria errada, mas pelo menos não seria patética tentando zombar da inteligência alheia. 

Para ver a reportagem clique no endereço abaixo;

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/bom-dia-rn/videos/t/edicoes/v/beneficiarios-do-bolsa-familia-no-rn-comecam-a-receber-peixes-para-a-semana-santa/2484852/

Sem Palavras

Brancas, suaves mãos de irmã
Que são mais doces que as das rainhas,
Hão de pousar em tuas mãos, as minhas
Numa carícia transcendente e vã.

E a tua boca a divinal manhã
Que diz as frases com que me acarinhas,
Há de pousar nas dolorosas linhas
Da minha boca purpurina e sã.

Meus olhos hão de olhar teus olhos tristes;
Só eles te dirão que tu existes
Dentro de mim num riso d’alvorada!

E nunca se amará ninguém melhor;
Tu calando de mim o teu amor,
Sem que eu nunca do meu te diga nada!...

Florbela Espanca

                                                Nos becos da vida - Silvio Brito


10 comentários:

  1. Recebe em dia e de forma justa seus honorários é obrigação do poder público, mas os agentes de saúde cumprir com o seu dever, diga-se, pelo menos visitar as residências, também é. Convido você Valdeci a realizar uma amostragem nas casas que os agentes de saúde deveriam visitar e não visitam. Perceberá que não estão cumprindo nem o mínimo: realizar visitas. Agora são muito ativos quando o problema é reivindicar salários.

    Continuar defendendo só os direitos dos agentes de saúde e não cobrar deles que pelo menos visitem os domicílios está errado. Ouça, também, os moradores, vítimas desses irreponsáveis politiqueiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo comentárista do dia 29 que fez esse comentário as 11:00, Desculpe a expressão mas você ta precisando acordar para a vida, ja foi informado inclussive nesse sitio que qualquer individuo pode formalizar denuncia sobre a falta de visita dos agentes de saúde, se não estão fazendo é porque são omissos e coniventes com os agentes que não realizam visitas, saiba você leitor desse blog que a única forma de um ACS ser destituido do seu trabalho pelo SUS é se ouver abaixo assinado pela população de sua área 50% + 1 e ai perde o emprego ja falamos disso em comentários anteriores, CHAMO ATENÇÂO MAIS UMA VEZ< da população de barauna participem dos acontecimentos do seu municipio, quando não há denuncia acontece omissão, se a população não denuncia é porque concorda com isso, sou Agente de Saúde não tenho medo de denuncia não, eu até acho bom pra melhorar meu atendimento. Com relação ao trabalho do ACS se ficar a desejar não é culpa deles, eles estão sob a coordenação do gestor que no caso é Jania Freire, se ela esta fazendo vistas grossas o problema é com ela e não com os agentes, será que ela esta acobertando alguém? ouvi falar que olivia não ta trabalhando, alguém ja procurou saber o motivo? Com respeito ao serviço de saúde do municipio vai de mal a pior, e a culpa não é dos trabalhadores da saúde mas da gestão, pense nisso amigo leitor antes de criticar os trabalhadores da saúde. Só quero esclarecer mais uma coisa se todos os agentes trabalha-sem apenas 25% do que se preconisa o SUS os atendimentos de Baraúna não dariam contas de cuidar da demanda, se hj ja não dão conta da demanda minima nos psfs e hospital imagina se trabalhase-mos a finco, pense nisso caro leitor dessa blog e considere porque o problema da saúde se resume apenas em dois nomes Jania Freir e Isoares eles são os verdadeiros culpados de todos os desastres que vêm acontecendo na saúde de Baraúna.

      Excluir
    2. Erro seu meu amigo, querer justificar sua imcompetência e irresponsabilidade no seu trabalho com a falta de informação da população é no mínimo uma CAFAGESTICE. Você pode enganar a alguns mais a mim não. Outra, querer culpar o seu péssimo trabalho ao seu superior é fala de profissionalismo seu e da maioria dos agentes de saúde.

      Tenho pena dos que precisam de vocês.

      Excluir
  2. BURRAUNA...PARECE QUE NOSSO POVO VAI PAGAR CARO O VOTOQUE DERAM!!!ESSA PATÉTICA SEC DA CIDADANIA BEM QUE MERECIA COMER AQUELE PEIXE.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente. Fico pasmo quando vejo falando da secretaria de ação social. O Valdeici. Se enxerga.. Ela luta pela melhoria do povo e você como blogueiro só sabe críticar. Deixa de ser mundiça seu infeliz..

    ResponderExcluir
  4. Gostaria que senhor desse nome aos bois, vulgo o pula-pula. Por favor.

    ResponderExcluir
  5. A minha agente de saúde Marta de chico de bil é excelente agente faz todas as visitas no tempo certo me pergunta como se fosse a médica ou médico,até aproveito valdeci para dizer a esse comentárista revoltado com os agentes deve ser o próprio prefeito que gosta de fazer coisas as escuras ou o troço da Jânia essa macumbeira que só vive para o mal. os agentes têm razão são cumpridores do seu dever infelizmente o Zé Bezerra Zé promesa foi métamofosicamente transferido para o corpo do zuzufé que o absolveu com prazer e ficou pior do que o legistimo é mentiroso e sem palavra. Um vira lata de lixão. Quanto a sec de ação social sabendo das condições que era exigido pelo programa tão boazinha não fez a parte dela porque quem manda é o zuzufé ela e seu marido são cobaia a muito tempo de zuzufé só sabem puxar o saco dele e são mentirosos como o zuzufé. Essa mulher de Aldivon nunca trabalhou no emprego dela no estado segundo uma fonte muito bem postada me disse que só viver de atestado falso não tem doênça nenhuma só invenção. É bom que alguem do estado veja isso querem comer tudo. E se esse comentário foi feito por um babão será maudito até a quinta geração. arre é doze pra jabú. segundo wilson cacetão outro mentiroso....@ # $ % & * ( fechou)... kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei esta sua agente de saúde é uma das mais irresponsáveis, pelo menos é o que me falam. Quando um trabalhador é profissisonal não precisa que seu superior lhe cobre o que deve ser feito. É isso o que falta aos agentes de saúde: PROFISSIONALISMO.

      Excluir
    2. Ser profissional não é ser alienado não miature política com profissionalismo


      Excluir
    3. Quando um supervisor é competente não há necessidade de lhe cobrar nada dele pois sabe o que fazer, e o que se espera de cada supervisor é que seja modelo para que os demais possam seguir, quem não faz nada e so sabe mandar não deve ser um bom lider, um bom lider é aquele que dá exemplo. Quanto a reponsabilidade ai ja é outro problema que passa pelo carater de cada um, mas não justifica o supervisor não querer resolver sendo omisso e deixando as coisas rolarem porque não quer desacradar A ou B isso é tipico de quem não tem personalidade e nem carater, como não têm nenhum dos dois fica sem base pra exercer sua autoridade e pedir que se faça algo e é isso justamente o que falta na dona Jania Freire e no seu prefeito promessa. Isoares prometeus trabalho mas não salário digno, ele esta cumprindo sua promessa. e dai-lhe 22

      Excluir