domingo, 3 de março de 2013

Rapidinhas domingueiras...

A cassação do mandato da prefeita de Mossoró Cláudia Regina tem algumas especificidades que merecem ser analisadas do ponto de vista de eleitoral. Em primeiro lugar naturalmente causou impacto imediato por se tratar da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e que a candidata que obteve a vitória tem boa sintonia com a atual governadora do Estado Rosalba Ciarline. Mas os desdobramentos dessa decisão talvez seja a parte mais importante.
Ora senhores e senhoras, numa acirrada disputa eleitoral é natural que a parte que não obteve a vitória conteste o êxito do adversário sempre alegando compra de votos, isso é mais velho que as estradas como diz o famoso ditado. Entretanto, ao ouvir as inúmeras denúncias de praxe da parte derrotada, os juízes eleitorais ao julgarem os processos normalmente tem dificuldade em saber quem está realmente falando a verdade (apesar das ameaças jurídicas de praxe quanto ao crime de perjúrio), principalmente em testemunhos orais, pois cada lado vai puxar a sardinha para seu lado. Para auxiliar em suas decisões eles se amparam também em outros fatores do contexto da eleição em si, entre os quais a diferença de votos a favor do vitorioso.
Mossoró possuía no final de Junho de 2012 (que estavam aptos a votar para prefeito) um total de 164.964 eleitores e a candidata Cláudia Regina (DEM) foi apoiada pela prefeitura e pelo governo do Estado e eleita com uma maioria de 5.295 votos sobre a segundo colocada Larissa Rosado. Quando o juiz eleitoral fica totalmente convencido através das provas de acusação de que a compra de votos permitiu que a candidata vitoriosa revertesse o quadro de intenções de votos desfavorável no inicio da campanha para atingir uma maioria desse patamar é porque realmente a coisa foi gritante e saltou aos olhos. A partir dessa decisão todos os olhares políticos mossoroenses nesse início de semana estarão voltados para o leste, ou seja, para Natal, onde a decisão em primeira instância do juiz local pode ser reformulada pela instância jurídica superior, no caso o Tribunal Regional Eleitoral, caso contrário assume o presidente da câmara municipal de Mossoró e são marcadas novas eleições suplementares haja vista que a diferença de votos a favor de Cláudia Regina ultrapassou os 50% dos votos válidos.
Mas quando tal decisão dessas acontece com nosso vizinho, muita gente em Baraúna já começa a colocar as barbas de molho. O juiz eleitoral é o mesmo e já condenou as prestações de contas de campanha eleitoral de todos os eleitos, de vereador a prefeito. A diferença de votos em favor do vitorioso em Baraúna foi de apenas 176 votos e onde também houve a reversão do quadro desfavorável no início da campanha com denúncias fartas de utilização da máquina da prefeitura e de compra de votos que constam nos processos que estão sendo analisados para julgamento. Para um bom entendedor...

O dom do conhecimento e da liberdade...

Em um final de semana de setembro de 1966, meu pai estava andando em um jipe, sem capota, na praia de Tibau, em Mossoró. De repente, ele se desequilibra, cai, fratura o crânio e morre aos 33 anos de idade. Minha mãe tinha 24 anos e três filhos para criar, sendo o menor com três meses: eu.
Imagine então, caro leitor, como foi a nossa infância… E três coisas me espantavam naquela época: a ausência do meu pai; a ausência da minha mãe – professora do ensino médio, que dava três expedientes; saía de casa pela manhã e só voltava à noite. Às vezes, só a víamos no domingo -, e a nossa biblioteca. Lá em casa podia faltar tudo, menos livros, que ficavam espalhados por todos os lados.

Os anos se passaram e os embalos de sábado à noite chegaram… e com eles, vários modismos: discoteca, cabelo com brilhantina, jaqueta de couro preta, patins, etc. etc. Nessa época, mudamos para Natal, passei a morar com a minha tia (minha segunda mãe). A janela do meu quarto dava para o Aeroclube.
Lá existia uma quadra de patinação. E ao toque dos “Bee Gees”, eu via os adolescentes flutuando de um lado para o outro, em cima de duas rodas, os patins. Adolescente, naquela época, ainda não sabia que a pior dor que existia, era a dor da comparação. E eu queria saber por que eu não tinha os meus patins… Pedi, mas foi negado! Então, resolvi ser mais persuasivo: fiz uma greve de fome interessante – não comia nada pela manhã, para, literalmente, assaltar a noite a geladeira, enquanto todos dormiam… Tudo valia a pena se a fome não era pequena, para adquirir o meu desejo de consumo: os patins. Depois de quatro dias, minha mãe ficou preocupada. Entrou no meu quarto, sentou à minha frente e, olho no olho, disse:
“Meu filho, nós não temos dinheiro para comprar o que você quer. Mas, veja que todo esse meu esforço tem uma finalidade: eu vou lhe dar o maior bem que ninguém, nenhum governo, nenhuma pessoa, por mais poderosa que seja, poderá lhe tirar: eu vou lhe dar o conhecimento. E sabe pra que ele serve? Pra que você seja sempre respeitado; para que você adquira o respeito dos iguais!”.
Trinta e três anos se passaram dessa conversa e até hoje, eu agradeço a minha mãe pela maior lição da minha vida: “o conhecimento, para adquirir o respeito dos iguais!”. Francis Bacon dizia que “conhecimento é poder”. No entanto, acredito que seja muito mais do que isso: conhecimento é responsabilidade; conhecimento é imaginação; conhecimento é liberdade; conhecimento é respeito.
Assim, logo aprendi que para ser respeitado, o primeiro mandamento é respeitar a si mesmo: respeitar as suas convicções, respeitar os seus sonhos, respeitar os seus princípios, não se vender a nenhum cargo e nem a nenhum vil metal…Respeitar a si mesmo é também ser livre.
Não era à toa que Nelson Rodrigues dizia que a liberdade era mais importante do que o pão! Já que o homem livre pode até ter medo, mas esse medo não o paralisa, pois ele deve estar sempre em consonância com a sua consciência, com o seu coração. Tem razão o poeta Gilmar Amorim: “As algemas da alma são piores do que a do corpo”.
“O medo tem alguma utilidade, a covardia não!”. Portanto, eu sei os riscos que se corre por tentar ser livre… Sócrates pagou com a sua vida, por isso; Gandhi, através da sua política da não violência, sofreu na carne, agressões e prisões, por querer libertar a Índia do julgo Inglês; e mesmo assim ele pregava para os seus seguidores:
“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível”.
Sou professor, há 19 anos, 11 meses e cinco dias. Hoje eu sei – e graças ao meu ex-aluno Felipe Fonseca, que descobriu o meu segredo -, que fui fazer medicina primeiro, só para depois tornar-me professor, por acreditar que ensinar é também fazer medicina, pois tratamos da pior doença que existe: A IGNORÂNCIA DA ALMA. E mesmo alguns dizendo que nunca aprenderam nada comigo (até agradeço-os, pois “toda unanimidade é burra!”), eu sei que eu sempre serei um professor…
E “se todo trabalho é vazio”, como diz Khalil Gibran, “exceto quando há amor”, eu tenho plena consciência de que toda lição do professor é vazia, se o seu discurso não corresponder com a ação. Algumas vezes sou criticado por ter abandonado certos caminhos, mas aprendi também que ensinar é um ato de amor, e o amor só faz sentido se for recíproco. E eu sei também que muitas vezes por amar demais – e parece que “quem ama demais não ama o bastante”- somos considerados “Personae non gratae”… No mundo do ensino há muitos abismos, há muitas matas escuras… mas, em respeito ao meu passado, em respeito a mim mesmo e, principalmente, em respeito aos meus alunos, gostem ou não, eu sempre passarei a maior lição que aprendi na minha vida dada pela minha mãe, pois esta lição permanece sempre atual. Hoje, os médicos são verdadeiros escravos. Vendem a sua alma aos planos de saúde e perdem a sua saúde; vendem a sua alma para próteses, órteses, laboratórios, etc. etc. e perdem a capacidade de continuar se olhando no espelho, sem se envergonhar de si mesmo…
Muito obrigado, D. Gigi, pela sua lição!

Francisco Edilson Leite Pinto Junior – Professor, médico e escritor. (blog Carlos Santos)

História de matuto...

Mais logo numa moita.

Lá no Abacaxi, currutela de uma rua só, a muitas léguas de Tabuí, era noite de lua cheia. Tempo fresco e época de colheita. Todo mundo gente muito simples. Divertimento com aquela lua toda era uma baita festa ao som duma viola doída, uma boa sanfoninha reco-reco, um cavaquinho e um pandeiro. Cada um arranhando mais que o outro. Imitando caipiras de fama. Aqueles do rádio. Cantadores cantavam cantigas apaixonadas, com olhinhos até fechados, sonhando com sucesso fácil da cidade grande. Bem diferente de ter que enfrentar cabo de guatambu dia-a-dia.
Festa cada vez mais animada. Tanto dentro quanto fora do rancho. De terra batida. Forquilha no meio para segurar a cobertura de sapê. Lá fora só movimento. Homens e mulheres, cansados de tanto arrastar o pé e balançar o esqueleto, tomavam uma branquinha pra esquentar o peito, proseando enquanto queimavam um pitinho. Lua cheia, misturada com noite fresquinha e pinguinha, clareava e contribuía para o bom desenrolar dos proseamentos.
Enquanto isso, no salão, lotado, dança corria solta. Rela-rela pra tudo quanto é canto. Lá no Abacaxi ninguém cuida da vida do outro. Sem futricas. Cada um faz o que acha certo, é respeitado pelo que é e pelo que faz. Mas num cantinho mais escuro, embora ninguém nem olhasse, tinha um casalzinho que garrou a dançar no comecinho da festa, assim que o sol se pôs, e não parou mais. Não parou é maneira de dizer. Porque parados, no meio do rancho, ficavam tempão danado. Agarradinhos. Coisa com coisa encostadinha e latejando. Lá pelas tantas da madrugada, rancho abarrotado de gente, contrário do clima lá fora, calor derretia neguinho. Até tocadores deixaram de sonhar e já reclamavam. Sanfoninha espumando melecada de suor. Pandeirinho nem mais respondia à pandeiração. Só casalzinho tava nem aí. Dançava e dançava cada vez mais agarradinho, esfregando as coisas, no bem-bom, olhinhos até fechados. Queriam que o mundo acabasse em moita. Com aquela quentura toda não teve outro jeito. Rapaz garrou numa suadeira danada. Molhado dos cabelos da cabeça até a ponta do dedão do pé grande. Mocinha também. Ruge escorria naquele rostinho aveludado. Vestidinho de chita todo molhado, grudado no corpo, mostrando formas apetitosas. Músculos fortes de uma cabrocha do sertão. Assim meio tonta, resolve falar alguma coisa para o desejo contido arder menos. Abre um olhinho... o outro olhinho... desgruda a cabecinha do peito do mancebo e diz pra ele, caprichando e dobrando a língua nos pronomes:

- Mas você sua, heim?

- E o rapaz, sonhando com o mais logo numa moita, candidamente, sem nem pensar, responde rapidinho:

- E ieu também vô sê seu!!!...

Eurico de Andrade - contador de história mineiras

Sinfonia Da Mata

Tenho a viola, que retiro da parede
Quando é noitinha, para pontear
Tenho a gaiola, meu canário e uma rede
Sempre esticadinha, pra meu bem sonhar.

Quando a lua vem surgindo, cor de prata
Ilumina meu pedaço de torrão
Meu ranchinho, aqui no seio da mata
Não precisa, nem que acenda lampião.

Sinfonia do riacho e da cascata
Minha viola, completa a orquestração.

Adelino Moreira
                                               Sinfonia da mata....Adelino Moreira


11 comentários:

  1. VALDECIR, EU LI UM COMENTÁRIO QUE A PESSOA FALAR QUE NAO ERA PARA DEFENDER OS PROFESSORES QUE ELES SABIAM E FORAM AVISADOS EU PARTICULARMENTE CONCORDO, ELES MERECE É PEIA, ALÉM DO PREFEITO, ELEGERAM O PRESIDENTE DO SINDICATO, QUE É PIOR DO QUE O PAPAI, COME NA MESMA PANELA, E ELE NAO DAR NEM UMA EXPLICAÇAO, SOBRE O AUMENTO DOS PROFESSORES, ATRASO DE PAGAMENTO DOS FUNCIONARIOS, O SENHOR LAIRTON, NEM COMPARECEU NA SEMANA PEDAGOGICA, ELE ESTÁ EVITANDO CONTATOS COM OS FUNCIONARIOS. EU ACHO É POUCO EU QUERO É MAIS. AI PAPAI.

    ResponderExcluir
  2. Valdeci eu estou com Wilson Cabral quando fala que a sec de educação é bem maior que os interesses desse sec perseguidor. mais deixe o papai SE ATRAPALHAR, ou trabaiarrrrrrrrrrrrr!!

    ResponderExcluir
  3. VALDECI VOCE JÁ VISITOU A CRECHE MODELO?? SE NÃO, CONVIDO VOCE A VISITÁ-LA QUANDO ESTIVER FUNCIONANDO , VOCE APROVEITA E NOS CONTA SE TEM VENTILADORES NAS SALAS. NÃO ACREDITO QUE ROLDÃO VÁ PERMITIR QUE ELA FUNCIONE A 50º DE TEMPERATURA COM OS INOCENTES LÁ DENTRO. VAMOS CONFERIR.SE ISSO FOR VERÍDICO ESSE PREFEITO MERECE QUE A CÂMARA MOSTRE SEU VERDADEIRO PAPEL PARA A SOCIEDADE BARAUNENSE.É ABUSO DO PODER!

    ResponderExcluir
  4. A justiça vem sempre postergando as sua decisões com é exemplo da ação popula do lixo, que vem e causando prejuízo para a toda a cidade; o escândalo do lixo como ficou claro e notório ainda continua, é só ver que a coleta sempre vem atrasando e o povo é quem esta pagando por um governo autoritário, desumano e desrespeitoso com o povo, será que vivemos numa cidade surreal? onde todos ver tudo e não se toma decisões, mas com a classe pobre...

    ResponderExcluir
  5. Puxa quanta incompetencia em tão pouco tempo de administração de isoares, vai ficar na história em, o prefeito diz uma coisa e Jania faz outra, meu Deus e o povo é que sofre, até agora o dinheiro dos agentes de saúde não foi liberado e o prefeito disse que era pra Jania liberar imediatamente quis dizer a três semanas atras e hoje nem a folha ainda não esta pronto, esse é o governo que o papai da mentira trouxe pra barauna, parabéns a quem colocou esse incompetente no poder pra fazer sofrer o povo, sem nenhuma credibilidade agora ele ficou viu, mentir para um trabalhador é grave viu isoares, mais uma pra seu histórico.

    ResponderExcluir
  6. ESTADO DE MISÉRIA


    O estado de miséria que o prefeito Isoares Martins diz que a prefeitura está passando não condiz com a arrecadação do município, só de ISS á Fábrica da Mizu pagou a prefeitura 12 milhões de reais, apenas 7 milhões foi escriturado e resto está num buraco negro, os 7 milhões que entrou eu queria saber em que foi investido ou se está ainda no caixa, a prefeitura está recebendo só de ICMS mais do que Mossoró recebe de Royalties de Petróleo, só o Fundeb dá para pagar a folha da educação, o prefeito faz caixa e os funcionários estão com os salários congelados a 10 anos e Isoares ainda teve a maldade de cortar horas extras e gratificações de direito, o blog vai fazer um estudo da arrecadação do município e da folha de pagamento e despesas, vamos passar esta administração a limpo, quero parabenizar o empresário Isoares por ter comprado mais dois bi trens para sua frota, ele tem uma frota de caminhões e máquinas terceirizadas à Fábrica da Mizu, dizem que o faturamento é muito bom, agora quando fala-se em aumento para os funcionários do município o assunto é miséria, estão chamando Isoares de prefeito Miséria, a escuridão está grande nas ruas de Baraúna, o motivo é que cortaram as horas extras e gratificações dos eletricistas e eles estão trabalhando apenas o expediente normal e doutor Miséria acha bom porque não está comprando luminárias nem equipamentos, dose para jabu.

    ResponderExcluir
  7. Muito lixo nas ruas... será que tem uma gatinha como tinha antes... sera que um geilson da vida com a famosa aquaparque e o laranja estao tirando notas frias... pergunta-se que cabe ao ministerio publico responder? alô MP fique de olho, Baraúna precisa de seu trabalho

    ResponderExcluir
  8. AMIGOS BARAUNESES ESTIVE HOJE NA CAMARAR MUNICIPAL DE BRARAUNA A SISTINO A SESAO QUERO MANDA MEUS PARABENS A VEREADORA DIVANIS E O VEREADOR RUBERLANDIO ELES DICUTER ENTERESO DA POPULASAO MAIS A VEREADORA GISELE ROMAO NAO PAGA AGUA QUE BEBE NA CASA DO POVO ELA PARECER QUE PERDEU ALIGUA COM E QUE UMA CAMBANDAR DE PROFESSOR ANALFABETO NAO TEM VERGONHAR NA CARA DE SAI DE CASA PARA DA UM VOTO A UMA PESOA DA QIELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. votaram para ela ficar na biblioteca da escola amauri ribeiro lendo revistas de moda e de vez por outra copiando um textinho xifrim para falar em publico quando ela criar coragem de ler.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora aguentem!!

      Excluir
  9. Gostaria sinceramente de saber qual a função de Marcos Antonio na camara de vereadores de baraúna, homi deixe sua mulher trabalhar ela é formada e tem opinião propria, onde esstão os direitos das mulheres, sei não viu. Marcos Antonio não era pra estar pra la e pra cá na camara não dando pitaco para o presidente, cuxichando nos ouvidos dos vereadores, quem é que manda afinal de contas na camara de vereadores? ISSO SÒ ACONTECE AQUI MESMO EM BARAÚNA E MAS EM NENHUM LUGAR.

    ALGUÉM MANDA DIVANISE TOMAR UM DIASEPAN ELA TA MUITO ALTERADA, TENHA CAUSA AMIGUINHA QUEM NÃO SABE SE HUMILHAR NÃO PODE SER EXALTADA, FICA QUIETINHA POR FAVOR E DEIXA O POVO PARTICIPAR DAS SESSÕES SEM INFORTUNIO.

    ResponderExcluir
  10. E uma pena que o povo tenha tanto medo do Papai, e para manifestar seu desconforto em relação a sua administração covarde e sem, nexo, regime ditatorial,precise se esconder por trás de um comentário anônimo ele "Isoares" pode matar um ou dois mas não dá tempo dele matar toda a gente de Baraúna, todos os moradores de Baraúna tem familia será que estas familias não tenha um homem capaz de ir a forra,quanto a Gizele é uma farsa como é o seu esposo Marcos Antonio que nunca fizeram nada para o desenvolimento de nossa cidade de Baraúna estiveram sempre na busca dos seus interesses e nada mais. Quanto ao lixo Aldivon sempre teve a segurança vinda de não sei onde que a justiça levaria muito tempo para julgar e quando julgasse já seria sem tempo dele ser punido, isso sim é que é um pais imoral, justiça substimada e previssível, garantia de impunidade infelizmente, Isoares é um ditador arrogânte, sem temor de Deus e todo mundo sabe disso, votou nele sabendo, não se enganaram, quanto aos professores formados em fim de semana, não estão aptos a serem eleitores o exemplo é o sindicato deles veja quem eles escolheram um candidato do prefeito e não deles, e ainda por cima é essa a educação que eles dão aos seus alunos lição de subserviência sabe quando isso vai mudar,quando mudarem esse tipo de professor que só pesam no seus salários o resto que se dane, quanto ao futuro de Baraúna com esse tipo de governo imoral e corrupto? tem dúvida pesa uma auditoria ao ministério público nas contas da prefeitura ou nas gats de construção e laranjas espalhados por esta prefeitura, se continuar assim teremos muito em breve o multicipio do RN. sob o dominio do Papai...

    ResponderExcluir