domingo, 17 de março de 2013

Rapidinhas domingueiras......

Recebi no final da tarde desse sábado a grata visita do atual presidente da câmara Tértulo Alves que trouxe uma cópia do projeto de lei 001/2013, datado de 06 de Março, que trata do reajuste salarial dos professores municipais (vide cópia abaixo) e discutimos alguns tópicos do projeto:



Gostaria de apontar os aspectos positivos e negativos do projeto. O primeiro passo negativo dado pela prefeitura foi encaminhar o referido projeto de lei para a câmara municipal sem um simples ofício ou mensagem de encaminhamento. O projeto foi enviado puro e seco, tipo "recebe aí e bota pra discussão". Ora senhores, a regra mais básica e elementar no trâmite de documentos na comunicação entre instituições pública e/ou privadas é a utilização de ofícios onde, principalmente no documento em pauta, deve-se apontar em qual regime de análise o projeto deve ser apreciado, ou seja, trâmite simples em sessões ordinárias, em caráter de urgência ou em caráter de urgência urgentíssima. Essa ausência da prefeitura no encaminhamento do projeto já evidencia que algo não está bem na tramitação de documentos entre as instituições. Bem mais qual é a importância disso? é que de acordo com o regime solicitado pela prefeitura no ofício de encaminhamento do projeto, a presidência da casa (e essa competência cabe ao presidente) pode acelerar a análise do projeto (até mesmo através de convocação de sessão extraordinária em 48 horas). Se for em caráter de urgência urgentíssima, por exemplo, nem pedido de "vistas" poderia ter sido solicitado ao projeto pelo vereador (basta consultar o regimento interno da câmara) na própria sessão que discute o projeto emergencialmente. Como a prefeitura cometeu essa lacuna, o projeto sofreu pedido de vista de forma legal.
Um segundo aspecto, esse de caráter positivo, foi o prefeito ter concedido um reajuste de 10% (um índice um pouco superior a 7,97% recomendado pelo governo federal para a correção do piso salarial do magistério) que de certa forma é um passo tardio, mas elogiável, no sentido de recompor o desgaste salarial dos profissionais da educação nos últimos anos sob a pecha do ex-prefeito extremamente arcaico que surrupiou vários números percentuais dos contra-cheques dos professores, além de não pagar retroativo conforme exige a lei do FUNDEB. Nesse aspecto, o prefeito Isoares age com sabedoria política e dá uma "rasteira" em seu antecessor (cuja triste memória vai se apagando cada vez mais dos baraunenses) pagando um índice superior ao recomendado e com efeito retroativo a Janeiro, ganhando a simpatia da categoria dos docentes.
Dando uma de Migué....
Um terceiro aspecto, essa de caráter negativo, está vinculado ao artigo terceiro onde o prefeito tenta dar uma de "migué" e rebolar o pepino (se livrando das pressões do ministério público) dos desvios de função históricos em várias áreas da prefeitura para a câmara municipal. Ora senhores e senhoras, se vocês observarem o título do projeto de lei logo no início verão que ele menciona: "dispõe sobre a concessão de reajuste salarial aos profissionais do magistério público municipal de Baraúna-RN e dá outras providências". Ora o projeto trata do reajuste salarial, só que no terceiro artigo o prefeito tenta dar uma de "sabido" e induzir a câmara a cometer uma ilegalidade, ou seja, fazer com que pessoas com desvio de função sejam num simples passe de mágica transplantadas para outra função totalmente diferente (caso somente permitido por concursos públicos conforme exige a lei em vigor).
O município não pode descumprir a constituição federal. O próprio ex-prefeito de araque já tentou essa artimanha no passado e foi aconselhado a retirar isso de pauta para não cometer improbidade administrativa passível de cassação imediata. Ele recuou aconselhado por advogados e pareceres jurídicos que desaconselharam esse procedimento. Não existe fundamentação jurídica que embase esse procedimento sem a realização de concurso público. A lei é bem clara onde  preconiza no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, verbis: "a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração". Portanto você não pode mudar de função aprovado em concurso público sem a realização de concurso público. Os vários casos de desvios de função evidenciam essa prática errada nas administrações anteriores. Não importa se a pessoa se qualificou ou não, ou há quanto tempo ela trabalha na "nova função". É a lei que está em vigor atualmente no país e é totalmente inconstitucional agir de modo contrário. Um erro não conserta o outro. A instituição pública é diferente da empresa privada onde um faxineiro pode de um dia para o outro ser indicado gerente pelo dono da empresa e ponto final. Não adianta jogar para a platéia e tentar empurrar goela abaixo coisas erradas. Basta uma simples consulta técnica e jurídica ao ministério público para perceber claramente a irregularidade que tentam impor a câmara municipal.


A Mulher do Corno Rico e a do Corno Pobre

Caju e Castanha

Eu vou mostrar a diferença
Nesse meu repente nobre
Da mulher do corno rico
Pra mulher do corno pobre

A mulher do corno rico
Tranza em motel de luxo
Pede só bebidas finas
No conforto rela o bucho
Numa cama bem fofinha
Deita e rola com o urso
A mulher do corno pobre
Tranza mesmo é no mato
Sai mordida de formiga
De mosquito e carrapato
É que o danado do urso
Não pode pagar um quarto
A mulher do corno rico
Usa perfume francês
A calcinha é de renda
Troca todo dia três
Camisinha de primeira
Ela exige do freguês
A mulher do corno pobre
Usa perfume fuleiro
A calcinha é de algodão
E fica nela o mês inteiro
A camisinha que conhece
É de tripa de carneiro

A mulher do corno rico
Vive ganhando presente
É vestido, é sapato
É casaco, é corrente
Quando ganho carro zero
Ela fica bem mais quente
A mulher do corno pobre
Essa ai não ganha nada
Ao contrário ela leva
É sopapo, é porrada
Leva murro, leva tapa
Pra ficar mais assanhada
A mulher do corno rico
Tem babá, tem motorista
Só frequenta lugar fino
Tem cartaz com colunista
Muitas vezes com o urso
Sai em foto de revista

A mulher do corno pobre
Coitadinha passa mal
Anda só de coletivo
Só frequenta chaparral
Só é vista com o urso
Em folha policial

A mulher do corno rico
Todo ano faz cruzeiro
Agarrada com o urso
Se diverte no estrangeiro
Do coitado do marido
Ela esbanja o dinheiro

A mulher do corno pobre
Também sai pra passear
Agarrada com o urso
Por aí vai turistar
Na ilha do Maruim
Vai tomar banho de mar


Mágoas de Caboclo

Leonel Azevedo/J. Cascata

Cabocla, seu olhar está me dizendo
Que você está me querendo
Que você gosta de mim
Cabocla, não lhe dou meu coração
Hoje você me quer muito
Amanhã não quer mais não

Não creio mais em amor nem amizade
Vivo só para a saudade
Que o passado me deixou
A vida para mim não vale nada
Desde o dia em que a malvada
O coração me estraçalhou

Às vezes pela estrada enluarada
Lembro de uma toada
Que ela para mim cantava
Quando eu era feliz e não pensava
Que a desgraça em minha porta
Passo a passo me rondava

Depois que ela partiu eu fiquei triste
Nada mais para mim existe
Fiquei no mundo a penar
E quando eu penso nela
Oh grande Deus!
Eu sinto dos olhos meus
Triste lágrima rolar...




                                                   Mágoas de Caboclo - Orlando Silva



9 comentários:

  1. infelizmente algumas pessoas e até um grupinho de professores não busca compreender o projeto ou não quem de fato entender,estão se fazendo de vitimas dos vereadores da "oposição".sei que Aílton foi infeliz quando não soube se expressar e falou de forma arrogante com os professores q são desvios de função .pois conhecemos a capacidade de cada uma dessas professoras e sabemos q todas desempenha um excelente trabalho .entendo q os vereadores não estão contra os 10%,mas sim contra o q eles dizem q a lei fala q é ilegal o paragrafo 3º terceiro.agora cabe ao presidente do sindicato juntamento com o advogado procurar meios para fazer com que isso aconteça,q se os vereados dizem q é ilegal ,cabe ao presidente mostrar ao contrario.mas não o presidente do sindicato o senhor lairton fica bem caladinho se passado por bonzinho,onde ele mesmo deveria juntamente com a classe q está sendo prejudicada lutar pelos seus direitos.soube q ao inveis do senhor lairton ficar até o fim da sessão ele levantou-se juntamente com os senhores vereadores dito da "situação",uma vergonha fiquei enquanto cidadão decepcionado com a atitude do presidente do sindicato .com essa atitude q considero infeliz ,mim pego a refletir .de q lado o senhor lairton está do lado dos funcionários ou do lado do prefeito porque não dizer "situação"?caros amigos leitores vamos refletir e tentar entender de fato o q está acontecendo,pois se paramos para pensar iremos entender q estamos sendo enganados q nada mas é ,um jogo politico.pois se o senhor prefeito sabe q é ilegal esse paragrafo 3º ,pq ele colocou junto com o aumento dos professores,pq ele sabia q não iria ser aprovado na câmera ,e ele ia se passar por bonzinho,e iria jogar toda culpa nos vereadores dito da oposição .quando falamos oposição e situação surge outra pregunta :mas oposição a quem?ao povo ou as coisas ilegais q o prefeito quer fazer?e situação a quem ?para apoiar as coisas ilegais do prefeito ,ou para defender os direitos da população?sou leigo mas até onde sei o papel dos vereadores é par defender os interesses da população ,não para defender seus próprios interesses,mas aqui na nossa cidade alguns vereados ganham um cala boca ,e ficam como lagartixas só balanção a cabeça.isso é uma vergonha!quero deixar um recado para o presidente do sindicato , acorde amigo vc tem capacidade lute juntamente com a classe prejudicada ,se vc acha q os vereados estão errados ,então mostre q eles estão traga o advogado do sindicato q entende de leis e reunar-se com a bancada dos vereados,e entrem em um acordo comum.mas não deixar os professores se passarem por lesados.sendo engados por pessoas que usam o poder com má intensão .

    ResponderExcluir
  2. Qual professor tem saudades de Aldivon? Fomos massacrados por ele. Nunca deu a mínima para a classe. Mesmo com os cofres esborrotando de dinheiro não cumpriu a Lei do Piso. Mas, hoje quer usurpar a Secretaria de Educação. Colegas, se esse homem conseguir convencer Isoares e assumir a Secretaria de Educação estamos perdido.

    Aldivon ainda não caiu na real que ele é um ex-prefeito. Ainda não desencarnou da função de prefeito. Encare a realidade camarada. Seu tempo já passou.

    Recado: Isoares, pare de está dando corda a Aldivon convidando-o para as inaugurações, hoje o prefeito é você.

    ResponderExcluir
  3. VALDECIR, OH, PROFESSORES BURROS, TINHAM ALGUNS LÁ NA CAMERA QUE ERA DE FAZER NOJO, AQUELES QUE ESTAO COM O RABO PRESSO, TINHAM ATÉ TORCIDA ORGANIZADORA, EU MIM ENVERGONHO DESSA SITUAÇAO, E EU QUE TENHO FILHOS QUE ESTUDA COM ESSES PROFESSOR MARIA VAI COM AS OUTRAS, VAO CRIAR VERGONHA BANDO DE PROFESSORZINHO BARATO TODO SOFRIMENTO É POUCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta doendo ta bacurau se ele tivesse perdido ia doer ainda mais segundo informacoes ta é por fora voce d. maria ou seu zé.

      Excluir
  4. valdeci, vc precisava esta na camara quinta feira, para vc ver como as protegidas professoras da veradora gisele romão e do secretario marcos antonio se portaram, tentando fazer barulho e a todo custo fazer badernas e atrapalhar a sessão. Foi realmente rídiculo quando a diretora valquíria chegou já atrasada na sessão, e logo se levantou, ao receber um gesto do secretario Marcos Antonio que estava também presente, só a equipe beneficiada da escola amauri ribeiro, Valquíria como é puxa saco de Marcos e de Gisele em troca de um emprego, dar-se a esse papel, me decepcionei com ela, pois estavam toda equipe já combinada para fazer isso, pois foi distribuidos convites entre elas através da irmã da vereadora Gisele, na qual a própria vereadora emcabeçava os convites aos seus afilhados para participar da sessão e tumultuar a mesma. Valdeci precisa-se se fazer uma fiscalização urgentemente na escola amauri ribeiro, pois tem muitos contratos e professoras com horas extras em seus contracheques por ter seguido papai e gisele sem ainda falar nos professores que estão fora de sala de aula e foram agraciados por isso simplesmente por votar em Gisele romão. Veja que absurdo a própria Gisele está fora da sala de aula, está fazendo nada na biblioteca da escola, simplesmente por ser mulher do secretário, enquanto outros se matam nas salas de aula ela está sendo beneficiada. no ano passado ela tirou a licença que os candidatos tem direito, e ao terminar essa licença imediatamente tirou outra sem trabalhar nem um mês sequer, pois se isso fosse com outro professor ou funcionário que não fôsse da panela deles jamais alcançariam esse privilégio, teria que pelo menos trabalhar um mês para poder tirar outra licença, mas, ela pode tudo. O coitado do Roldãozinho entre aspas até tentou tirar o resto do ano fora de sala de aula, mas, foi obrigado a assumir a turma de Gisele, só pra vc ver valdeci como funciona as coisas nessa escola. Quem é do pacote tudo bem obrigado, mas, quem não, é.... Por favor publique este comentário, não sou funcionário de lá mais estou bem inteirado que as coisas funcionam desta forma. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. é impressionante como pessoas que não fazem nada em prol do município e mudam de opinião conforme o valor do cachê. se acham no direito criticar quem realmente trabalha e não tem tempo a perder com pessoas sem éticas que uma hora tá do lado do prefeito outra hora falando mal. marcos é competente e de confiança diferente de alguns que usam a net como forma de chantagem para conseguir o que quer.

    ResponderExcluir
  6. VALDECI. ESTA PESSOA QUE FALA DO AMAURI RIBEIRO E FUNCIONARIA SIM E SABEMOS QUEM E. MAS TUDO BEM, ELA TA BEM CALADINHA EM CIMA DO MURO, BREVE DIREMOS O NOME DELA.

    ResponderExcluir
  7. a professora valquira os olhos so faltava sai da caixa de tanto ela grita bem que o colega cometaristar disse ela parecia um sapo boi. quinta feira eu vou de novo se ela comesar com uma palhasadar da quela eu mando ela se chega que professores da quele tipo nao seve ne para incina a nobral

    ResponderExcluir
  8. A PESSOA QUE FEZ ESSE COMENTÁRIO DA ESCOLA AMAURI RIBEIRO, ESQUECEU DE UM DETALHE, DA PROFESSORA QUE NAO FAZ NADA SÓ CONFECCIONA PREPARATIVOS PARA ANIVERSÁRIO, SEGUNDO COMENTÁRIO TEM UMA NO TURNO MATUTINO E OUTRA NO VESPERTINO, SAO AS PROTEGIDAS DO SECRETÁRIO MARCOS ANTONIO. WILSON CABRAL TEM RAZAO É DOSE PRA JABUR.

    ResponderExcluir