segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rapidinhas da segunda...

Um ano depois, sobreviventes da tragédia da Kiss ainda tossem e expelem fuligem

Kellen Ferreira, de 20 anos, estudante de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está entre os 42 sobreviventes da boate Kiss socorridos em estado grave na madrugada da tragédia. Quase um ano após aquele 27 de janeiro, todos ainda lutam para expelir a fuligem acumulada nos pulmões, contaminados pela fumaça tóxica que matou, por asfixia, a maior parte das 242 vítimas do incêndio. A voz deles perdeu potência, a tosse nunca para e o cansaço chega depois de poucos passos.
Alguns sobreviventes passam o dia com um gosto de "borracha queimada" na boca. Outros relatam sentir, quando respiram, o mesmo cheiro da fumaça que tomou conta da boate em menos de três minutos - eles tomam medicamento para expelir um catarro negro. "É como se eles tivessem fumado por mais de cem anos", diz Ana Cervi Prado, médica coordenadora do Centro Integrado de Assistência às Vítimas de Acidente (Ciava), um ambulatório montado exclusivamente para recuperar os feridos, onde vão ficar por mais cinco anos. Kellen tenta retomar os movimentos das mãos, além de passar por inalações diárias. Ela se tornou um dos símbolos dos sobreviventes. Durante 78 dias - 20 deles em coma, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) -, a estudante ficou internada em Porto Alegre, com queimaduras de 3.º grau em 20% do corpo. A jovem de 20 anos teve parte da perna direita amputada e enxertos aplicados nos braços. Quase um ano após 
aquela madrugada de horror, a jovem de Alegrete voltou às aulas, está novamente morando sozinha e parece pouco se importar com as cicatrizes. "Estou melhorando, até em boate eu já fui de novo, acredita? Só que agora eu fico bem perto da porta de saída", conta. O que ela mais quer de volta são os cabelos longos. "Os médicos falaram que foi meu cabelo comprido que salvou as costas das queimaduras." De muletas e com tosse constante, Kellen tenta seguir com bom humor uma rotina de exames, fisioterapia e atendimento psicológico no Ciava, onde há 28 profissionais. Das 145 pessoas hospitalizadas após o incêndio, 71 passaram pelo centro, das quais 29 tiveram alta. A fumaça liberada pela espuma sintética, que deixou as sequelas nos sobreviventes, é de uso proibido pela legislação do Rio Grande do Sul e tinha gás cianídrico, altamente tóxico. Foi um gás mortal, segundo a polícia.

No jeito "mineiro" de ser...

Blog do Skarlack – O seu nome está sendo cogitado para disputar o Governo do Estado ou o Senado da República. Qual seria hoje a sua opção para as eleições?
Wilma de Faria - Veja bem, eu não tenho opção pessoal. Eu tenho que ter a opção dos companheiros do meu partido. A opção dos nossos companheiros. E essa consulta eu estou fazendo ao meu partido. Estou fazendo ao povo e quando terminarmos nós vamos tomar uma decisão.
Blog do Skarlack – Como tem sido essa consulta?
Wilma de Faria – Inicialmente, nós fizemos visitas aos municípios de várias regiões do Estado. E a gente já vem ouvindo a população se pronunciar, mesmo sem termos perguntado sobre essa opção do ponto de vista da eleição desse ano. Desde 2012 a população já começava a indicar, e nós continuamos a ouvir o povo. E vamos fazer essa consulta em todos os municípios e em todas as regiões do Estado. Estamos reunindo, também, a nossa militância, com prefeitos, vereadores, vice-prefeitos; com nossos deputados estaduais, com nossa deputada federal, Sandra Rosado. E também com nossos simpatizantes.

Blog do Skarlack – O PSB é que vai definir seu futuro?
Wilma de Faria – É, o PSB e também os simpatizantes, pois, além dos militantes, também tem os simpatizantes que vão opinar.
Blog do Skarlack – A senhora já teria tido reuniões com o PMDB, e esta semana, terá um novo encontro com as lideranças do PMDB. Está tratando de aliança política entre o PSB e o PMDB?
Wilma de Faria – Não. Nós não conversamos sobre alianças ainda, não. Nós estamos conversando sobre os problemas que o Estado está vivendo. Mas, as alianças ficam para um segundo momento.

Blog do Skarlack – Esse segundo momento seria quando?
Wilma de Faria – Não, a gente ainda não analisou isso não. Estamos indo devagar, para depois chegar a uma conclusão.

Blog do Skarlack – Em algum momento a senhora chegou a cogitar assumir a Prefeitura de Natal em caso de candidatura ao Governo, do prefeito Carlos Eduardo Alves?
Wilma de Faria – Embora o prefeito Carlos Eduardo Alves seja um político competente, capaz, até agora, nada disso foi colocado. Até pelo fato de o prefeito sempre ter dito que não é candidato a nada este ano.
Blog do Skarlack – A senhora conversou com dirigentes do PSB nacional, em Natal, esta semana. O que foi tratado?
Wilma de Faria – Nós conversamos sobre as possibilidades de alianças. Se o nosso partido vai ter candidato na majoritária. Isso estamos decidindo. Não existe verticalização obrigatória, não. Cada Estado vai cumprir a sua parte. E nós estamos vendo o que é possível ser feito.

Blog do Skarlack – O PT tem descartado uma aliança em um projeto em que esteja o PSB. Esse veto pode dificultar um arco de aliança maior para o PSB?
Wilma de Faria – Não. O PT está muito radical. Realmente, o PT foi companheiro nosso em outras eleições, mas, atualmente, está muito radical, dizendo que o PSB não participa de alianças. É o PT que está nos discriminando. Não somos nós que estamos discriminando o PT.

Blog do Skarlack – O senador José Agripino declarou, em Mossoró, que em nível nacional, caminha para uma aliança do DEM com o PSB, diante do projeto do governador Eduardo Campos, em um eventual segundo turno. Como a senhora recebe essa posição?
Wilma de Faria – Eu acho que toda eleição, tendo segundo turno, claro, que quem fica na segunda colocação vai querer o apoio dos demais. E isso é natural.

Blog do Skarlack – O deputado federal Henrique Alves, do PMDB, tem falado em um pacto entre o maior número de partidos para que se tenha condições de reconstruir o Rio Grande do Norte. A senhora concorda?
Wilma de Faria - Eu acho que um pacto, para tirar o Rio Grande do Norte do caos administrativo que ele vive hoje, é totalmente salutar para o povo do Estado.

E por falar na "desgovernadora"...mais uma "pérola" dela...Fechando escolas...triste elefantinho...

Em menos de uma semana, mais um padre do Clero da Diocese de Caicó levanta sua voz contra a falta de ação do Governo Rosalba Ciarlini. O primeiro deles foi o pároco de Sant’Ana, Padre Edson Medeiros quando denunciou o crescimento da violência em Caicó, e cobrou uma ação dos governantes. Já neste domingo (26), foi a vez do Padre Manoel Pedro Neto, que celebrou a tradicional missa do Santuário de Nossa Senhora do Rosário, transmitida pelas emissoras de rádio da Diocese. Padre Neto lamentou a 
decisão do Governo Rosalba, de ter decretado o fechamento de quatro escolas estaduais em Caicó. E detonou: “Esta mulher já devia ter renunciado o Governo há muito tempo, e não renunciou e nós engolimos essa mulher há quatro anos, e a quem interessa agora querer tirar ela do governo”, bradou. Em seguida, arrematou: “Em Caicó, ressoou esta semana a constatação de que algumas escolas de nossa cidade irão ser fechadas. Tem várias respostas para isso. Porque fechar escolas? A Joaquim Apolinar é distante do mundo popular, mas é justamente por ali perto que estão as escolas particulares. Porque vão fechar o Joaquim Apolinar? A quem interessa isso? Não será esse o interesse também de fecharem o CEJA? Torná-la uma faculdade e acabar com a escola Pública?” (blog do Marcos Dantas - 25.01.2014)



Imortal contentamento

Amor, que o gesto humano na alma escreve,
Vivas faíscas me mostrou um dia,
Donde um puro cristal se derretia
Por entre vivas rosas a alva neve.

A vista, que em si mesma não se atreve,
Por se certificar do que ali via,
Foi convertida em fonte, que fazia
A dor ao sofrimento doce e leve.

Jura Amor, que brandura de vontade
Causa o primeiro efeito; o pensamento
Endoidece, se cuida que é verdade.

Olhai como Amor gera, em um momento,
De lágrimas de honesta piedade
Lágrimas de imortal contentamento.

Camões

País Tropical - Wilson Simonal


Um comentário:

  1. O RECADRASTAMENTO BIOMETRICO EM BARAÚNA IRÁ ACONTECER NA PROXIMA QUARTA FEIRA DIA 29 NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARAÚNA.
    Identificação Biométrica

    Recadastramento biométrico
    O recadastramento biométrico é o processo pelo qual o eleitorado de um município é convocado para comprovar o domicílio eleitoral naquela localidade. Quando comparece, o eleitor tem dados as digitais coletadas e também é fotografado.
    A Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral, adotou a biometria para reconhecer os eleitores no momento do voto se realmente esse eleitor vota naquela devida cidade. A implantação vem sendo gradual já que é necessário chamar todo o eleitorado para captar as digitais aqui em Baraúna não poderia ser diferente afinal uma cidade com potencial de votos passará a conta com essa modernização. Depois de todos os eleitores recadastrados, o município está apto a utilizar as urnas biométricas. A urna só é liberada para o voto após reconhecer as digitais do eleitor. No Brasil inteiro a meta do Tribunal Superior Eleitoral é de mais de 22 milhões de eleitores identificados pelas digitais nas eleições de 2014.

    Juiz eleitoral Dr Herval Sampaio Junior falou sobre revisão biométrica na reunião que aconteceu neste dia 27 de janeiro de 2014




    O recadastramento biométrico foi regulamentado pela Resolução nº 23.335/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país.
    Em Baraúna, 17.025 eleitores deverão participar da ação, agendada para o período de 27 de janeiro a 27 de fevereiro de 2014.
    A condenação do recadastramento biométrico caberá o juiz da 33ª Zona Eleitoral, José Herval Sampaio Júnior, do chefe de cartório Luiz Sergio Monte .
    E contará com o apoio da Prefeitura Municipal, e da Câmara municipal, que ira ceder funcionários para tal função. A câmara também cedeu o espaço muito bem elogiado pelo Juiz Herval, como o melhor espaço para realizar esse trabalho, segundo ele já foi feito em outras cidades mais Baraúna esta com a melhor estrutura.
    Na oportunidade o Dr Herval Sampaio, fez duas reuniões sobre os detalhes do processo de recadastramento em Baraúna uma com os funcionários, e outras com os partidos políticos na ocasião compareceu os representantes dos partidos PMDB, PV, PHS, PSDB, PT, PROS, PSB, PDT, PR , que vão ser peças fundamentais nesse processo, detalhes esses que o mesmo só comunicou aos delegados fiscais que terá autoridade para impugnar qual quer pessoa que não esteja enquadrada nos parametros da biometria ou que não é comprovada a sua residência domiciliar ou vinculo com a cidade .
    Para o processo de recadastramento biométrico o eleitor devera comparecer a cede da câmara municipal de Baraúna aparti do dia 27 de Janeiro até 27 de fevereiro, das 08:00 as 16:00 de segunda a sábado ou aos domingos se necessário for, com os documentos originais mais xerox que ira ficar no local para a comprovação. Aqueles que residem em casas de aluguel devera trazer uma declaração do proprietário, informando que ele reside naquela residência .
    Caso eleitor não se enquadrar nesses pré requisitos o seu cadastramento não será valido.

    Segundo Dr Herval Sampaio dos 17.025 esse e o numero do eleitorado do município de Baraúna, segundo o mesmo esses números vão cair a estimativa e que fique entre 13 a 15 mil eleitores esses dado só vão ser colhidos após o fechamento do recadastramento.

    ResponderExcluir