terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Biografias de norte-riograndenses.......

CAFÉ FILHO

João Fernandes Campos Café Filho - nasceu em Natal no dia 03 de Fevereiro de 1899  - foi um advogado e político brasileiro, sendo presidente do Brasil entre 24 de Agosto de 1954 a 08 de Novembro de 1955, quando foi deposto. Foi o único potiguar a ocupar a presidência da república do Brasil.
Nascido no Rio Grande do Norte, trabalhou como jornalista e advogado durante a juventude, tendo participado da Aliança Liberal na campanha de 1930.Café Filho foi goleiro do Alecrim Futebol Clube em Natal, clube que até hoje é o único que teve em seu plantel um atleta que chegou ao posto de Presidente do Brasil. Educado na Primeira Igreja Presbiteriana de Natal, foi também o primeiro presidente protestante do Brasil.


Em 1933 fundou o Partido Social Nacionalista (PSN) do Rio Grande do Norte, e alguns anos mais tarde, o Partido Social Progressista de Ademar Pereira de Barros..
Sua candidatura à vice-presidência da república fazia parte do acordo feito por Adhemar para apoiar Getúlio Vargas à presidência da república nas eleições de 1950. Em 1934 e 1945 foi eleito deputado federal, e em 1950 foi indicado para vice-presidência na chapa de Getúlio Vargas. Com o suicídio de Vargas, em 1954, assumiu a Presidência, exercendo o cargo até novembro de 1955.Seu governo foi marcante pelas medidas econômicas liberais comandadas pelo economista Eugênio Gudin.
Em novembro de 1955, foi afastado da presidência por motivos de saúde, assumindo em seu lugar o presidente da Câmara, Carlos Luz, este deposto por tentar impedir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek.
Após a presidência, Café Filho foi ministro do Tribunal de Contas da Guanabara durante toda a década de 60. Café Filho faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de Fevereiro de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário