sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Para refletir: o que é melhor: ser amado ou ser temido?....

No livro" O príncipe" de Nicolau Maquiavel (tenho certeza que vocês já ouviram falar e alguns já até leram). Em determinado trecho ele questiona: é melhor ser amado ou temido ? E responde: o interessante seria que se conseguisse ser ambos, mas como é difícil conciliar os dois estados é melhor ser temido.

Mas por quê ? E Maquiavel explica...

A gratidão e o amor seguem vinculados um ao outro na concepção humana e assim sendo, quando um ser deixa de amar o outro, automaticamente torna-se ingrato. E tornando-se ingrato ofenderá o outro, pois o homem receia menos ofender a quem amava do que a quem temia. Já ao temor temos ligado o sentimento de receio aos castigos. E desta forma um medo e uma precaução maior quando pensar em ofender o temido.

Mas como ser temido sem evitar o ódio alheio ? Maquiavel ensina...

O pretendente a ser temido não deve jamais atentar-se contra os bens ou as mulheres dos cidadãos, mas quando houver uma justificativa conveniente, deverá proceder contra o sangue de alguém. E por que isso ? Simples: os homens se esquecem mais rapidamente da morte do próprio pai do que da perda de um patrimônio (posse).
Ter uma população sob controle sendo temido é melhor que tê-la sob controle sendo amado. Pois no caso de deserções, estas poderão causar uma série de problemas imensos (lembra da relação amor x gratidão?), então acaba por ser mais vantajoso hora punir um ou outro ser para que continue sendo temido do que relevar situações e perder o respeito da massa, e depois conseqüentente o controle da mesma.

Agora deixo a vocês a sugestão de que reflitam sobre suas relações com as pessoas. Aquelas que te têm como AMADO te ofendem e machucam mais do que aquelas que te têm como TEMIDO ?

Há 500 anos atrás Maquiavel já dizia como o homem era ingrato e isso me faz pensar mais uma vez que as coisas nunca mudam e se mudam, é quase imperceptível. (Beraldo)

Bom com relação a Baraúna...o que isso lembra?.....reflita...reflita..reflita....

Nenhum comentário:

Postar um comentário