terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Rapidinhas da terça-feira....

Peço desculpas aos leitores desse blog, mas os compromissos acadêmicos praticamente estão consumindo todo o meu tempo. Nos próximos dias talvez tenha tempo para atualizar os dados.Mais tarde comentarei a frustrada tentativa de golpe do sindicato que mesmo com uma única chapa não conseguiu receber o apoio dos funcionários  (mesmo pressionados a votar na chapa oficial da prefeitura). Muita gente votou em branco e contra a ditadura que foi imposta pelo presidente pelegão. Que vergonha....

Vou publicar abaixo o comentário solicitado pelo amigo Gildo Calado, um dos homens mais sérios que conheci pela sua postura e dedicação a sua profissão. Como já tinha exposto aqui, teve inúmeros serviços prestados a sociedade baraunense e merecia ter sido eleito como vereador municipal. Perdeu Baraúna uma boa oportunidade de ter uma pessoa que traria benefícios para os baraunenses, ao contrário de boa parte de vereadores que procuram somente um emprego:

Caro amigo
Professor Valdecir,

Considerando o comentário deste nobre acadêmico em seu conceituado blog “Baraúna Atual”,  pedimos a sua permissão no sentido de acrescentarmos algumas deferências que, talvez, dêem sentido ao  meu distanciamento da politica na cidade de Baraúna. Na verdade, o nosso relato traduz-se em  um pequeno resgate de momentos históricos da tradicional, e porque não dizer difícil politica daquela cidade.
Na primeira candidatura de Ailton Lopes, quando este enfrentava José Araujo e José Ivam na disputa pela prefeitura, o nivel de aceitação deste primeiro representava uma ínfima conotação. De posse dos dados, eu, juntamente com um grupo de amigos decidimos oferecer aquela população a oportunidade de optar por  mais um nome. Levamos o candidato as ruas. Desenvolvemos  um trabalho criterioso, inovamos na arte de conduzir os concorrentes para debater os problemas do municipio na Camara de Vereadores, assim como no rádio. Quanto ao resultado, se não conseguimos naquele pleito, tornar Ailton  prefeito, por outro lado a estratégia proporcionou-lhe visibilidade, e o preparou para novos embates. Serviu também para mudar completamente o quadro eleitoral a época. Apesar de não ser o nosso objetivo, o jogo favoreceu a vitória de José Araújo. Lamentamos  o fato de Zé Ivan consagrar-se  como a maior vitima de todo o processo. Zé Ivan, pessoa que  considero de extrema grandeza: amigo, honesto,  de conduta ilibada era o nome já consagrado para a prefeitura da cidade antes do fortalecimento de Ailton. Mas, o jogo da politica é implacável e muitas vezes apresenta resultado injusto.
Mais tarde, por ordem da  segunda candidatura de Lopes, ele, julgando-se eleito esqueceu totalmente, o grupo de amigos que lhe dera apoio na disputa anterior. O resultado?  A vitória coube a chapa encabeçada pelo  Professor Gilson tendo Neném de Bilé como vice. Há quem diga que os velhos ajudantes de Ailton fizeram-lhe falta e, que o apoio  poderia fazer a diferença.
Como  consequência do nosso bom relacionamento com as pessoas da cidade, aproximamo-nos do grupo do Prefeito eleito. E quando se preparava a  eleição seguinte, que desta feita, ocorreria em nivel estadual, fomos procurados por um novo agrupamento politico. Lembro-me bem, nos reunimos em Tibau. E como já era de praxe a reunião nos  alpendres, a mesma se deu no terraço da nossa residência com o intuito de sermos intermediários entre determinados apoiamentos politicos. No centro do debate a figura do ex Deputado Estadual Frederico Rosado, o tema em pauta abordava novas obras para a cidade de Baraúna e o provavel apoio do então prefeito Gilson Oliveira às reeleições deste Deputado, do Federal Henrique Alves e do governador à época Garibaldi Alves Filho. A referida reunião teve uma evolução satisfatória, gerando, de imediato, o agendamento de uma outra, que, certamente contaria com a presença daquele Gestor Municipal,  o que realmente veio a acontecer na capital do Estado conforme ficara acertado. Como destaque, o evento contou com a participação efetiva do Ex Ministro  Aluizo Alves. Com o objetivo de dar andamento as obras em sua cidade, o Prefeito fez relato de uma série de pleitos, tendo a aprovação instantânea por parte dos dirigentes do encontro. Caso não esteja enganado, o trabalho de intermediação, a nossa ajuda e a dedicação integral à campanha eleitoral que veio logo em seguida também ficaram no  esquecimento dos ganhadores das causas.
Em mais uma nova eleição para prefeito, Gilson iria disputar a reeleição e o velho Ailton conseguiu colocar-se  na condição de vice daquele que foi um dos seus contendores na eleição anterior. Quanto a  nós, empolgados, sempre almejando um melhor destino para a cidade de Baraúna, entendemos o cenario que permeava a candidatura de José Araújo como uma porta aberta para tais modificações. Entramos na sua campanha com garra, mesmo sabedores das dificuldades  com as quais nos deparariamos. Naquele tempo, como até hoje procede, torna-se dificil combater um candidato que já se encontra no posto. Não deu diferente, venceu Gilson levando Ailton Lopes pela primeira vez a ocupar um cargo eletivo.
 Entretanto, este mandato após ser submetido a processo de investigação judicial, resultou na cassação do executivo, bem como de alguns legisladores, inclusive, diversos suplentes. Por conseguinte, José Araujo assumiu a Prefeitura com todos os poderes. Lamentavelmente, também esqueceu o apoio que recebera. Esqueceu por completo a ajuda daqueles que renunciaram ao seu conforto, que se transferiram quase que totalmente para aquela cidade, e que dedicaram parte do seu precioso tempo na tentativa de o eleger. Nem mesmo um simples telefonema foi trocado para que comprovassemos a sua assunção. Entretanto, em meio a tanto esquecimento vale ressaltar a conduta respeitosa do  seu vice,  José Bezerra, que naturalmente grato,  procurou-nos para agradecer e enaltecer o  nosso posisionamento desde os primeiros momentos da eleição, iniciados a partir da formação da chapa majoritária.
Amigo Valdecir, concordando com a opinião do seu blog, algum tempo depois, resolvi colocar o meu nome a disposição do povo de Barauna candidatando-me ao legislativo. No principio, eram inumeros os que se dispunham a votar no meu nome. Fui brilhantemente recebido pelos membros do Partido dos Trabalhadores de Mossoró. Entretanto, o comportamento de algumas pessoas do diretorio de Barauna não condizia com os meus principios e valores e este fato fez com que passassemos a ser repudiados, tanto pelos que julgavam serem donos do PT, como pela população que não acreditava nestas citadas pessoas e não queria votar em alguem que fizesse parte da sigla. Decidi seguir sozinho, visitei diversas comunidades, fui bem acolhido, recebi promessas, porém, ao final da minha luta solitária, oitenta e sete foram os sufrágios. Pouco para se chegar ao legislativo, porém grande a nossa gratidão e reconhecimento a estes seletos amigos.
Como se pode ver, temos motivos de sobra para nos distanciarmos da politica, embora, o mesmo afastamento não se dê com relação ao povo de Baraúna. Esta cidade faz parte da nossa história. Aprendi a amá-la durante os  vinte e tantos anos de convivio. Continunuarei a defendê-la se preciso for. De nada me arrependo.
Um forte e fraterno abraço.
Gildo Calado

2 comentários:

  1. Foi estampado no blog de EDSON BARBOSA, e agora!

    Quais são os piores prefeitos do RN? Com opiniões de usuários das redes sociais Twitter, Orkut e Facebook o site www.webdemocracia.com faz uma lista dos piores politicos do Brasil, criando uma por estado e por partido, sendo assim foi listado alguns dos piores prefeitos do Rio Grande do Norte segundo o site:
    1° - Abel kayo Fontes de Oliveira - partido: PDT / RN, prefeito do município de José da Penha. Avaliações: 73 boas e 526 ruins.
    2º - Aldivon Simão do Nascimento - partido: PR/RN, prefeito do município de Baraúna. Avaliações: 8 boas e 33 ruins.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não se preucupe com o calçamento sonrisal não. Vamos asfaltar todos esses calçamentos e depois quero ver o que você vai dizer. Você tem que se preocupar com a sua candidata que você diz que é a mãe dos pobres e que nenguém ver em nossa cidade. Não ver porque ele tem medo dos filhos que podem pedir alguma coisa e quando pedir ela não tem pra dar, por isso que eles só andam escondidos na calada da noite, porque estão com medo do povo. Acho que seria bom você esquecer a candidatura de Isoares Martins e pedir votos pra mãe dos pobres;
    Temos pesquisa e Isoares ta bombando meu amigo. Isoares ganha en toda zona rural. Pico Estreito, Juremal, Poço Novo de uma pisa na candidata de Luciana, Vertentes, Velame, Assentamentos, Isoares ta crescendo e sabe porque esse crescimento, porque é trabalhador e tem serviço prestado. Você só tira fotos de algumas obras que não ficaram boas. Porque vc não tira fotos do amaurí Ribeiro, Do Ginásio Poliesportivo, do Calçamento da Creche Escola dos Asfalto que em toda Historia de Baraúna, doi a primeira vez que um prefeito asfaltou ruas em Baraúna, das ambulâncias de poço novo e pico estreito. Mas, como eu disse, essas ruas que você está tirando foto, vc está nos ajudando a administrar, todas as ruas das suas fotos vão ser asfaltadas, você vai ver. Quando colocamos barros nas ruas vc criticou, agora consertamos e você não tem coragem de reconhecer um trabalho bem feito e vc não reconhece porque pra vocês, quanto pior melhor, afinal como diz o Grande Wilson Cabral, vocês são a banda podre da oposição. Vocês pregam que Baraúna deve voltar para os Baraunenses e aonde mora sua candidata, desde que eles perderam o poder que não moram mais aqui, O Povo ta de olho em Vocês. Queria saber se sua candidata mora em Baraúna, se mora, por favor coloque ai o endereço para que seus filhos possam acha-la

    ResponderExcluir