domingo, 22 de janeiro de 2012

França...Paris...Palácio de Versalhes...fotos e alguns vídeos...

Com relação a França vamos começar a mostrar alguns pontos principais da cidade mais visitada do mundo. É considerada o ápice cultural em termos de museus, monumentos, criações artísticas da humanidade. Para se ter uma ideia, Paris possui 572 museus (quando me lembro de nossa luta que já dura 10 anos para tentar reabrir o único museu histórico existente em Mossoró -  Lauro da Escóssia - é que vejo o quanto atrasado é o abismo cultural em que estamos em relação ao aspecto depositário de nossa memória social). Temos que mostrar por partes.
Inicialmente mostraremos o Palácio de Versalhes (célebre pelos fatos da revolução francesa - onde toda corte morava e pelo tratado de Versalhes que deu fim a primeira guerra mundial). Hoje está transformado em Museu e é de uma beleza que enche os olhos, em termos de poderio de riqueza que possuía os reis franceses (principalmente Luís XIV - o rei sol - e Luís XV e XVI). Amanhã mostraremos a zona urbana de Paris e o Museu do Louvre.

  Visão do conjunto arquitetônico que constituía o Palácio de Versalhes.

Capela de missas do Palácio de Versalhes onde a corte fazia suas orações.

Uma das salas do Palácio de Versalhes.

Detalhe de uma das salas com quadros pintados do palácio de Versalhes.

Conhecido salão dos espelhos no Palácio de Versalhes. Vide mais detalhes no vídeo abaixo.

Vídeo do salão dos espelhos no palácio de Versalhes.

Leito das rainhas francesas, entre as quais, a rainha Maria Antonieta (casada com o rei Luís XVI). Tanto a rainha Maria Antonieta quanto o rei Luís XVI foram decapitados pela guilhotina durante a revolução francesa.

Leito dos reis franceses, entre os quais, Luís XIV, principal representante do absolutismo monárquico que dizia que o Estado era ele.

Detalhe de parte dos jardins de Versalhes.

Quadro representando o imperador Napoleão Bonaparte - imperador da França em 1804.

Uma das esculturas representando os reis franceses.
O autor do Blog e Célia Bezerra em visita ao museu do Palácio de Versalhes. Um desejo de muita saúde e um forte abraço a todos os conterrâneos e conterrâneas baraunenses.

Um comentário:

  1. VALDECI WILSON CABRAL TA MORENO DE INVEJA DE VOCE ELE SO SABEM COMVESA MERDA NO CAFE COM SAL

    ResponderExcluir