quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Baraúna na contramão.....

Por mais que tentemos alertar sobre a necessidade de investimentos maciços na educação infantil, normalmente os investimentos esbarram na miopia dos governantes do executivo que confundem invariavelmente política educacional com "politica" provinciana na tentativa de manter grupos de apoio eleitoral usando a máquina administrativa da educação como moeda de troca.
O município de Baraúna, apesar da visão propagada de desenvolvimentismo do dirigente municipal, cai na vala comum e rotineira de tratar a educação como "peso" obrigatório de despesas e jamais como investimento social na reprodução das relações de produção a médio e longo prazo. O fruto disso é a estagnação da educação baraunense, apesar dos investimentos crescentes da União com  programas como FUNDEB.

O corpo docente até que tenta elaborar planos e projetos educacionais que tentam avançar o processo educacional, mas esbarram sempre na "vontade" politica do gestor do executivo. O último resultado do IDEB comprova essa resistência e alternância de políticas educacionais que confundem o discente e prejudicam o docente. Não adianta criar somente infra-estrutura física com prédios bonitos e não investir no material humano. Os professores precisam ser qualificados constantemente, ser bem remunerados, a metodologia precisa ser inovada e os alunos precisam de material didático de excelente qualidade. O município de Baraúna no aspecto educacional quando avaliado pelo governo federal, infelizmente retrocedeu, ao invés de avançar de forma constante, como fizeram os nossos vizinhos fronteiriços do Estado do Ceará e outros municípios potiguares do nosso entorno. E não se trata de uma denúncia vazia ou de cunho político: se trata de dados reais, concretos e divulgados oficialmente pelo índice de Desenvolvimento de Educação Básica - IDEB. Vejam abaixo senhores alguns resultados dos municípios vizinhos e comparem com Baraúna:

IDEB - 2011 -  Município de Russas-CE

Para as turmas da 4º série/5º ano, o município de Russas-CE obteve  na avaliação do IDEB em 2009 o índice de 4,3. Tinha como meta em 2011 atingir o índice de 4,2. Pois bem o município superou essa meta e atingiu 4,9. O crescimento do índice de melhoria da educação nessas séries se manteve num processo crescente.

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4ª série / 5º ano
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Ideb Observado
Metas Projetadas
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RUSSAS
3.3
3.4
4.3
4.9
3.4
3.7
4.2
4.4
4.7
5.0
5.3
5.6






IDEB - 2011 - Município de Quixeré-CE

Para as turmas da 4º série/5º ano, o município de Quixeré-CE obteve também  na avaliação do IDEB em 2009 o índice de 3,9. Tinha como meta em 2011 atingir o índice de 3,4. Pois bem o município superou muito essa meta e atingiu 4,5. O crescimento do índice de melhoria da educação nessas séries se manteve num processo crescente.

4ª série / 5º ano
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Ideb Observado
Metas Projetadas
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QUIXERE
2.6
3.2
3.9
4.5
2.7
3.0
3.4
3.7
4.0
4.3
4.6
4.9



IDEB - 2011 - Município de Limoeiro do Norte - CE

Para as turmas da 4º série/5º ano, o município de Limoeiro do Norte-CE obteve  na avaliação do IDEB em 2009 o índice de 4,3. Tinha como meta em 2011 atingir justamente esse índice de 4,3. Pois bem o município superou muito essa meta e atingiu 5,0. O crescimento do índice de melhoria da educação nessas séries se manteve num processo crescente. 

4ª série / 5º ano
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Ideb Observado
Metas Projetadas
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LIMOEIRO DO NORTE
3.5
3.9
4.3
5.0
3.5
3.9
4.3
4.6
4.9
5.2
5.4
5.7


 - 2011 - Município de Jaguaruana - CE

Para as turmas da 4º série/5º ano, o município de Jaguaruana-CE obteve na avaliação do IDEB em 2009 o índice de 3,9. Tinha como meta em 2011 atingir o índice de 3,8. Pois bem o município superou essa meta e atingiu 5,2. O crescimento do índice de melhoria da educação nessas séries se manteve num processo crescente. 

4ª série / 5º ano
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Ideb Observado
Metas Projetadas
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JAGUARUANA
3.0
3.2
3.9
5.2
3.0
3.4
3.8
4.1
4.4
4.7
5.0
5.3


Até mesmo os vizinhos municípios potiguares obtiveram avanços na avaliação do IDEB para essas mesmas séries:


IDEB - 2011 - Município de Felipe Guerra - RN

Para as turmas da 4º série/5º ano, o município de Felipe Guerra-RN obteve na avaliação do IDEB em 2009 o índice de 4,5. Tinha como meta em 2011 atingir o índice de 3,2. Pois bem o município superou muito essa meta e atingiu 4,9. O crescimento do índice de melhoria da educação nessas séries se manteve num processo crescente nas quatro últimas avaliações. 

4ª série / 5º ano
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Ideb Observado
Metas Projetadas
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FELIPE GUERRA
2.3
3.3
4.5
4.9
2.4
2.8
3.2
3.5
3.8
4.1
4.4
4.7


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IDEB - 2011 - Município de Mossoró - RN

Para as turmas da 4º série/5º ano, o município de Mossoró-CE obteve na avaliação do IDEB em 2009 o índice de 4,4. Tinha como meta em 2011 atingir o índice de 4,0. Pois bem o município superou muito essa meta e atingiu 5,1. O crescimento do índice de melhoria da educação nessas séries se manteve num processo crescente. 

4ª série / 5º ano
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Ideb Observado
Metas Projetadas
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MOSSORO
3.2
3.1
4.4
5.1
3.3
3.6
4.0
4.3
4.6
4.9
5.2
5.5

IDEB - 2011 - Município de BARAÚNA - RN


Para as turmas da 4º série/5º ano, o município de BARAÚNA-RN obteve na avaliação do IDEB em 2009 o índice de 4,2. Tinha como meta em 2011 atingir o índice de 3,1. Pois bem o município conseguiu atingir a meta prevista para 2011, mas retrocedeu, ou seja, o índice retroagiu de 4,2 em 2009 para 3,8 em 2011. Enquanto nos demais municípios circunvizinhos o crescimento do índice de melhoria da educação nessas séries se manteve num processo crescente, em Baraúna ele anda para trás feito caranguejo (desculpem o trocadilho). A culpa é dos professores ou do corpo diretivo docente? não. A culpa é do prefeito que prioriza obras visuais nas escolas para querer aparecer numa atitude personalista e egoísta do arcaico estilo do "foi eu quem fiz" em busca de promoção pessoal, trata a educação como um chato poço de despesas e está totalmente alheio ao processo de desenvolvimento educacional que acontece em todo país. O que interessa a ele é formar grupos de professores que rendam votos através de horinhas a mais nos contracheques. Sim e os alunos? ah! é mesmo prefeito quase ia esquecendo. É apenas um detalhe e  a parte mais fraca desse processo. Resultado: Baraúna na contramão.

4ª série / 5º ano


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Ideb Observado
Metas Projetadas
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BARAUNA
2.4
2.2
4.2
3.8
2.4
2.8
3.1
3.4
3.7
4.0
4.3
4.6

4 comentários:

  1. Meu amigo Valdeci por que que não deicharam vc na secretaria de educação?porque sabiam da sua competência e que jamais iria aceitar esses absurdos que vejo acontecer, pra vc ter uma idéia colocaram em algumas escolas computarores e antenas de internet que só funcionou no dia em que fizeram evento na quela comunidade ate hoje estar cortada,morcegos defecando em cima de livros que essas crianças usam,pessoas sem nenhum conhecimento do magisterio atuando em sala de aula em troca de votos,mas não podemos reclamar se náo somos punidos.Ah!o senhor sacretario já estar ligando pra alguns professores convidando para uma conversa, pra que será alguém sabe dizer?

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  2. Claro que só pode ter um resultado desse,a educação não tem importancia pra eles,o prefeito já disse que professor ganha demis.E agora é que tá no abandono mesmo,faz dias que não vejo o secretario dando expediente,e assim vai de mal a pior.

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  3. O progama correçõa de fluxo do GEEMPA é para trabalhar com alunos que não conseguiram avançar no processo da alfabetização por sinal muito bom estou dizendo por que foi convidada para fazer a capacitação não aceitei por que vejo a falta decompromisso por parte dos que comandam, pedi a uma colega todo material para ler e realmenta se é muito bom,mais para o secretario este já teria acabado a muito tempo uma colega me falou que sempre ele fala que nesse programa foi gasto muito dinheiro com elas, ora meu caro se nem as diarias que as professoras tem por lei, eles não querem pagar, imaginem bem remunerados nessa gestão isso nunca vai acontecer.

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  4. Sem contar q tem escolas que chegaram compultadores e ate´hoje nao sabemos os rumos que tomaram, pois ate o devido momento nao foram se quer instalados.Onde sera que estao? Tudo isso sao causas que levam alunos e professores a desistirem do interece pelo aprendizado.Enquanto o investimento foi altissimo para a Escola Amauri Ribeiro,deixaram muito a deseja quanto a escola Maria Barros Feitosa que no devido momento esta como dizem popularmente(ENTREGUE AS TRAÇAS),e´bonito se ver sao paredes raxadas,o piso muito esboracado e a sujeira toma deconta de corredores ,salas ,e banheiros.Seu funcionarios tentam ate mante-la em perfeito estado de higienizaçao mais a mesma nao requer apenas agua sabao, pois o que esta precisando mesmo e de uma boa reforma, mas deixo aqui meu protesto,e sei tambem que nem Deus agradou a todos, mas se estamas falando de boas açoes,fassam por ela para ser mais uma benfeitoria sua.

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