Usando a máquina literalmente...
As duas aeronaves do governo do Rio Grande do Norte fizeram 87 viagens a Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, durante a campanha eleitoral de 2012. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (11) pela Inter TV Cabugi durante o RN TV 2ª Edição. A emissora teve acesso a um relatório que foi anexado ao processo analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado, que decidiu na tarde desta terça (10) pela cassação, afastamento e inelegibilidade da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). O número de viagens, segundo o relatório, foi registrado pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3), que faz o monitoramento do espaço aéreo brasileiro.Rosalba foi condenada por abuso de poder político e econômico ao usar a máquina pública irregularmente durante a campanha eleitoral de 2012 em prol da campanha da prefeita Cláudia Regina, que também é do DEM. A prefeita, na sessão que condenou a governadora, acumulou a 13ª
cassação e foi mantida afastada do cargo.Ainda de acordo com as informações obtidas pela Inter TV Cabugi, o relatório analisado pela Corte Eleitoral diz que entre 5 de agosto e 7 de outubro de 2012, as aeronaves do governo, um avião e um helicóptero, realizaram 122 viagens a diversos destinos. Desse total, 87 voos pousaram em Mossoró.Das 87 viagens, o relatório detalha que 25 aconteceram em fins de semana ou feriados. O documento ainda detalha que, se considerada a sexta à noite como fim de semana, esse número aumenta para 38. "Algumas por uma estadia de poucas horas de duração", detalha o relatório.Para decidir pela cassação, o TRE-RN seguiu parecer no qual o Ministério Público Eleitoral aponta que em 17 ocasiões a governadora marcou compromissos de governo em plena campanha eleitoral e depois participou de movimentações políticas em Mossoró. As situações aconteceram entre os dias 15 de julho e 7 de outubro.Diante das provas, o parecer do MP Eleitoral
concluiu que “atos administrativos previstos naquele município foram seguidos da permanência da governadora em Mossoró, com o claro objetivo de promover a campanha eleitoral dos demais recorrentes, utilizando-se para tanto, em várias dessas ocasiões, da aeronave estatal”. De acordo com o MP, outro voo ocorreu em 1º de julho de 2012, de Mossoró para Natal, em pleno período de lançamento da campanha de Cláudia Regina, sem que houvesse na agenda oficial da governadora qualquer informação sobre participação em atos administrativos. Além disso, o ministério afirma que a aeronave se deslocou de Natal a Mossoró nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2012, às vésperas da eleição, sem estar registrado qualquer compromisso oficial naquela cidade. Além da cassação, o TRE tornou Rosalba inelegível por oito anos. A Assembleia Legislativa aguarda notificação para dar posse ao vice-governador Robinson Faria (PSD). De acordo com a assessoria de comunicação do TRE-RN, o acórdão do julgamento deverá ser publicado no Diário Oficial da Justiça ainda nesta semana. A assessoria de comunicação do governo informou que só vai se pronunciar quando o Estado for notificado.
Amigo do peito...
O caso da cassação de Rosalba Ciarlini ganhou o noticiário nacional desde ontem e isso não é novidade. Afinal, ela é a unica governadora do DEM e a primeira a ser afastada na história recente do Estado.
A novidade é a análise do jornalista Lauro Jardim, titular da coluna Radar On-line de Veja. Para Lauro, Rosalba só continua governadora porque possui uma relação de amizade com o desembargador Amilcar Maia, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que ainda não publicou o acórdão – documento oficial que contém a sentença – do julgamento que determinou a cassação.
Confira a coluna na íntegra
“Firme e forte
O TRE do Rio Grande do Norte decidiu ontem cassar o mandato da governadora Rosalba Ciarlini, uma aficionada por voar no avião oficial do estado. E notificou a Assembleia Legislativa a empossar imediatamente o vice-governador Robinson Faria. Beleza.
Mas como o presidente do TRE, Amilcar Maia, amigão de Rosalba, deu um jeito de não publicar a decisão no Diário Oficial, a governadora voadora continua no cargo como se nada tivesse acontecido.
Por Lauro Jardim”
Articulação de bastidores...
Por falar em TRE-RN, a articulação nos bastidores vem funcionando a pleno vapor...primeiro, numa manobra jurídica, levantaram a exceção de suspeição contra o juiz Verlano como medida protelatória emergencial de ganhar tempo e tirar o processo dos holofotes... em seguida a relatoria do processo de Baraúna passa agora para o juiz Carlo Vírgilio... aquele que sempre vota a favor dos prefeitos...portanto Isoares e o pessoal do 22 podem dormir tranquilos que esse processo não entrará mais em pauta esse ano...e se por pressão da mídia, entrar, o parecer do relator será favorável a ele...aposta...uma cocada....a que situação chegou o TRE-RN....
Cigarro e bebida juntos...
A situação do cantor Reginaldo Rossi é crítica, informou o médico do artista, Jorge Pinho Filho, na noite desta quarta-feira (11). Ele está sedado, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e respira com a ajuda de aparelhos. De acordo com Jorge Pinho Filho, não há mais previsão para Rossi sair da UTI. Ele está internado desde o dia 27 no Hospital Memorial São José. O cantor Reginaldo Rossi, 69 anos, passou pela primeira sessão de quimioterapia, na tarde desta quarta-feira (11), no Hospital Memorial São José, no Recife. O tratamento foi iniciado após a confirmação que o artista tem câncer de pulmão. O médico afirmou que sem o câncer, descoberto a partir do resultado da biópsia revelado na tarde desta quarta, o quadro do rei do brega já era grave. "Ele chegou ao hospital com insuficiência renal, hepática e respiratória. Além disso, tem 70 anos. É um paciente complexo", explicou Jorge Pinho Filho. No entanto, o especialista acrescentou "ele tem chance, estamos trabalhando para isso". Ainda segundo o médico, Reginaldo Rossi consumia quase 40 cigarros por dia, além de refrigerantes com whisky. Tais hábitos somados à rotina de shows do artista teriam debilitado a saúde do cantor.
Azougue - Nando Cordel
Nenhum comentário:
Postar um comentário