domingo, 29 de setembro de 2013

Rapidinhas domingueiras...

Parando...

Enquanto o Brasil literalmente parou feito Tartaruga em termos de avanço econômico, na parte política a atual presidente que governa o país procura outras alternativas políticas para manter acesa a chama eleitoral visando sua reeleição em 2014. O combustível que vem alimentando essa chama vem da eterna prática dos impopulares governantes em reacender nos cidadãos brasileiros os princípios derivados do nacionalismo, da soberania e dos valores cívicos que tendem a criar um "espírito" de corpo em prol da bandeira da liberdade, ou seja, ao "comprar" uma briga política com os Estados Unidos alegando invasão da privacidade e espionagem por parte da
nação mais poderosa do mundo, Dilma tenta criar um sentimento de união nacional em torno dessa vitimização, tendo ela naturalmente, como a principal figura que leva o andor visando auferir ganhos eleitorais. Essa prática ideológica deu certo durante muito tempo com Getúlio Vargas durante seu período de ditadura, foi utilizada por Hitler para unir a Alemanha em torno de seus propósitos megalomaníacos, foi utilizado também pelos ditadores argentinos para unir os compatriotas em torno das Malvinas. Em outras palavras, é um remédio alternativo, mas que tem efeito rápido, indo embora com a mesma velocidade que chega. Dilma foi eleita em 2010, mesmo com todo o sucesso do governo de Lula, graças aos programas assistencialistas do Bolsa-Família do Nordeste Brasileiro que lhe permitiu chegar a presidência. Em 2014 ela precisará bem mais do que isso para continuar no poder e talvez essa ajuda tenha que vir de fora, não no sentido econômico, mas no viés ideológico da vitimização personal. Uma boa jogada eleitoral que talvez dê certo. Talvez não.

Na fila de Micarla...

O atual governo de Rosalba Ciarline está fazendo algo muito comum no dito popular: "arrumando a boneca para os outros usarem". Todos sabem que a governadora pegou o Estado potiguar quebrado financeiramente onde teve até que ser usado antecipação de receitas pelo ex-governador Iberê para quitar folha de funcionalismo visando ser eleito. Ao priorizar o restabelecimento financeiro, Rosalba está pagando um preço caríssimo em termos eleitorais com sua popularidade indo para o subterrâneo a cada dia e os adversários na velha torcida de "quanto pior melhor". Nesse diapasão, a tendência é uma eleição tranquila da oposição capitaneada pelos Alves que reassumirão o governo potiguar sem maiores problemas. As esperanças depositadas durante a campanha de Rosalba vão aos poucos se esvaindo, sofrendo ela os mesmo efeitos da micarlização, que sequer chegou a lançar candidatura a reeleição. Pelo andar da carruagem talvez o mesmo aconteça com a atual governadora, a não ser que o cenário mude com o passar dos 12 meses que ainda faltam para a eleição.

O advogado, o matuto e a ovelha

Um pastor de ovelhas estava no campo pastoreando seu imenso rebanho, quando de repente eis que surge, como que do nada pelo inóspito caminho uma camionete Mitsubishi Pajero, último ano, 4x4 toda equipada. Parou na frente do matuto pastor e delas desembarca um cara boa pinta, de não mais que trinta anos, de terno azul escuro, camisa Hugo Boss, gravata italiana, sapatos moderníssimos, bicolores, que disse:
- Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas Vossa Excelência possui, o senhor me daria uma ?
- Hhhhmmm ... Sim ... - respondeu o velhinho, meio desconfiado.
Então o cara volta pra Pajero, pega um notebook, conecta-se,via celular, à internet, baixa uma base de dados, entra no site da NASA, identifica a área do rebanho por satélite, calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha daquela raça, baixa uma tabela do Excel com execução de macros personalizadas, e depois de três horas, diz ao velhinho:
- O senhor tem 1.324 reses da espécie ovino, e quatro delas podem estar prenhas (rês é qualquer gado quadrúpede cuja carne é própria para alimento do homem - plural: reses).
O velhinho admitiu que sim, estava certíssimo, que isso ele sabia, mas não sabia o que eram ovinos; o sujeito, todo metido, explicou-lhe que ovinos são carneiros e ovelhas; bovinos são bois e vacas; caprinos são bodes e cabras; que bubalinos são búfalos, acrescentando que eqüinos são cavalos e éguas e muares são burros e bestas.
E, conforme havia prometido, o matuto disse que poderia então levar a ovelha. O cara mais que depressa pegou um animal e colocou-o na sua Pajero. Quando estava saindo, o ermitão perguntou:
- Desculpe, mas se eu adivinhar sua profissão, o senhor me devolve a ovelha?
Duvidando que acertasse, o cara concorda.
- O senhor é advogado ?!?! -diz o velhinho.
- Sim, incrível! Como adivinhou?
- Quatro razões:
- Primeiro, pela frescura;
- Segundo, veio sem que fosse chamado;
- Terceiro, me cobrou para dizer algo que eu já sabia.
- E quarto, nota-se que não entende merda nenhuma do que está falando - Seu muar, DEVOLVA JÁ O MEU CACHORRO !!!

A Rosa

Tu, flor de Vénus,
Corada Rosa,
Leda, fragrante,
Pura, mimosa,

Tu, que envergonhas
As outras flores,
Tens menos graça
Que os meus amores.

Tanto ao diurno
Sol coruscante
Cede a nocturna
Lua inconstante, 
Quanto a Marília
Té na pureza
Tu, que és o mimo
Da Natureza.

O buliçoso,
Cândido Amor
Pôs-lhe nas faces
Mais viva cor;

Tu tens agudos
Cruéis espinhos,
Ela suaves
Brandos carinhos;

Tu não percebes
Ternos desejos,
Em vão Favónio
Te dá mil beijos.
Marília bela
Sente, respira,
Meus doces versos
Ouve, e suspira.

A mãe das flores,
A Primavera,
Fica vaidosa
Quando te gera;

Porém Marília
No mago riso
Traz as delícias
Do Paraíso.

Amor que diga
Qual é mais bela,
Qual é mais pura,
Se tu, ou ela;

Que diga Vénus...
Ela aí vem...
Ai! Enganei-me,
Que é o meu bem.

Manuel Bocage

                                              Ai Mouraria - Amália Rodrigues


2 comentários:

  1. Esse wilson Cabral está revoltado, porque Tertinho esse tal de prefeito interino demitiu a esposa dele.

    ResponderExcluir
  2. TERTINHO não demite ninguém quem esta demitindo o povo é GILSON E ADJANO por que é eles quem manda TENTINHO esta ali só pra desfaça essa é a verdade sei por que ainda estou na prefeitura enquanto os dois prefeito Adjano Gilson não me tira pois estou só esperando eles vim mexe comigo pra mim conta hoje a realidade que esta a prefeitura depois que esses ditadores Adjano e Gilson entraram nela ,vamos pra frente que atras vem gente!!!!!!!

    ResponderExcluir