quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Decisão judicial...David derrotou Golias...

Decisão judicial do TRE-RN que absolveu Luciana Oliveira (PMDB)...

RECURSO ELEITORAL nº 418-52.2012.6.20.0033 - Classe 30ª
Recorrente(s)(s): ANTONIA LUCIANA DA COSTA OLIVEIRA
Advogado(s): SANDREANO REBOUÇAS DE ARAUJO, DONNIE ALLISON DOS SANTOS MORAIS E ANTÔNIO VAZ PEREIRA DO RÊGO NETO
Recorrente(s)(s): EDSON PEREIRA BARBOSA
Advogado(s): DONNIE ALLISON DOS SANTOS MORAIS E SANDREANO REBOUÇAS DE ARAUJO
Recorrido(s)(s): COLIGAÇÃO BARAÚNA NÃO PODE PARAR
Advogado(s): MARCOS LANUCE LIMA XAVIER E MÁRIO JÁCOME DE LIMA
 EMENTA: RECURSO ELEITORAL - AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - PRELIMINARES DE IRREGULARIDADE NA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL E DE NULIDADE DO AUTO DE APREENSÃO - REJEIÇÃO - MÉRITO - ABUSO DE PODER ECONÔMICO - BANDEIRAS CONFECIONADAS DE FORMA IRREGULAR - UTILIZAÇÃO DE CPF DO SUPOSTO CONFECCIONADOR SEM SUA AUTORIZAÇÃO - AUSÊNCIA DE PROVA APTA A EMBASAR A CONVICÇÃO SOBRE O ILÍCITO - QUANTITATIVO DE BANDEIRAS INSUFICIENTE À CONFIGURAÇÃO DO ABUSO DE PODER ECONÔMICO - OMISSÃO DE GASTOS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS - NÃO CONFIGURAÇÃO, PER SI, DE ABUSO - PRECEDENTES DO TSE.
1. A juntada de instrumento procuratório posterior ao ajuizamento da inicial, diante do pronto atendimento à intimação para regularizar a representação e da ausência de prejuízo às partes, possui aptidão ao preenchimento do pressuposto de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.
Rejeição.
2. Não constitui prova ilícita a busca e apreensão realizada com observância estrita à delimitação dos locais onde a medida seria executada e dos objetos a serem apreendidos. O respeito aos elementos de perfectibilização da medida, aliado à ausência de resistência dos proprietários ao cumprimento da medida, impõe a conclusão de ter sido a providência efetivada dentro dos parâmetros legais.
3. A apreensão de apenas três bandeiras em poder dos investigados não revela gravidade apta a justificar decreto condenatório de perda de mandato eletivo. Na espécie, sequer houve o comparativo entre as bandeiras apreendidas em poder dos investigados e aquelas confeccionadas pelo produtor cujo CPF foi supostamente falsificado, em ordem a afastar ou confirmar a conclusão peremptória sobre serem os objetos provenientes da mesma fonte.
4. A alegada omissão dos gastos com as bandeiras na prestação de contas dos investigados também não revela potencial, a teor do conjunto probatório coligido aos autos, por si, para ensejar cassação de registro por abuso de poder econômico. Nos termos da pacífica jurisprudência do TSE, mostra-se imprescindível a prova da exorbitância e de excesso no emprego de recursos, com a respectiva demonstração da gravidade do ilícito eleitoral, ausente na apreensão do irrisório quantitativo de três bandeiras.
5. Conhecimento e provimento do recurso.
 Sob a presidência do(a) Excelentíssimo(a) Desembargador(a) AMILCAR MAIA, ACORDAM os Juízes do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, em consonância com o parecer ministerial, em rejeitar as preliminares de irregularidade na representação processual e de nulidade do auto de apreensão; no mérito, por maioria de votos, em conhecer e dar provimento ao recurso, nos termos do voto condutor do Juiz Gustavo Smith, redator para o acórdão, e das notas de julgamento, partes integrantes da presente decisão. Vencidos os Juízes Artur Cortez e Marco Bruno Miranda. O Desembargador João Rebouças afirmou suspeição para atuar no presente feito. Anotações e comunicações.
Natal(RN), 17 de dezembro de 2013.
JUIZ  LUIS GUSTAVO ALVES SMITH - RELATOR DESIGNADO
 JUIZ ARTUR CORTEZ BONIFÁCIO - VENCIDO


 JUIZ MARCO BRUNO - VENCIDO

4 comentários:

  1. VALDECIR EU SEI QUE VOCÊ É INTELIGENTE A PONTO DE INTENDER QUE : O QUE ACONTECEU EM NATAL FOI TUDO DINHEIRO MUITO DINHEIRO OU VOCÊ ACHAR QUE ISOARES E GILSON NÃO USAM DINHEIRO PARA COMPRA ESSE POVINHO QUE ESTÃO NA FRENTE DESSES PROCESSOS AMIGO
    NA RELA PROFESSOR A LEIA CONTRA ISOARES E LUCIANA NÃO EXISTE ATÉ POQUE SE EXISTISSE NEUM ESTARIA MAIS ATRAS DE ADMINISTRAR BARAÚNA E VOCÊ SABE BEM DISSO SEI QUE VOCÊ É INTELIGENTE O BASTANTE PRA SABE DISSO ELES NÃO TRABALHAM EM CIMA DA LEI ELES APENAS TRABALHAM EM CIMA DO DINHEIRO E NÃO É POUQUINHO NÃO POR ISSO ESTA A BRIGA DE ISOARES E LUCINA É QUEM DER MAIS AMIGO . OU VOCÊ NÃO SABE DISSO KKKKKKKKKKKK .
    PRA MI ESSA POLITICA DE BARAÚNA ESTA MAIS SUJA QUE O MENSALÃO.
    POST MATÉRIAS COM FATOS REAIS POIS SEI QUE VOCÊ É BEM INTELIGENTE TAMBÉM OU ESTA SENDO MAIS UMA VEZ COMPRADO .

    ResponderExcluir
  2. Prezado comentarista,

    Entendo suas razões e fé um direito democrático de você pensar assim, mas tudo na vida é relativo, alem do mais na politica também existe dinheiro caso contrário não existiria prestação de contas de campanha pelos candidatos e partidos. Agora gostaria de lembrar ao nobre amigo que desde 2004 que minhas participações nas campanhas eleitorais de Baraúna sempre foram na oposição, onde o dinheiro e pouco e o choro é muito, pois não é fácil enfrentar maquina de prefeitura. Portanto nunca fui comprado (como você diz) pela situação em campanha eleitoral ou mudei de lado repentinamente como aconteceu tantas vezes em Baraúna com algumas pessoas. Sei brigar com cachorro grande e podia ter me vendido para a situação na eleição de 2012 com grandes benefícios de cunho pessoal e politico, mas mantive minha postura sendo correto aos meus companheiros. O que você fala de certa forma faz sentido quanto aos julgamentos processuais, mas provar é que são elas. Porque quem compra, nega que comprou e quem recebe, jura de pés juntos, com as lagrimas caindo dos olhos, que nunca recebeu. Escreva sempre,

    Valdeci dos Santos Junior

    ResponderExcluir
  3. é meu nobre mais você é bem caro $$$$$$ conte outra explicação que essa não caiu a ficha não.

    PASSAR BEM COM ESSE LEMA (Já raiou a liberdade.) E FAÇA BEM A PROVEITOS DELES $$$$$ PRA NÃO SER ESQUECIDO DE NOVO .

    ResponderExcluir
  4. engraçado luciana vai toma posse amanha e segunda feira Gilson professor e adjano vai assumir a prefeitura kkkkkk que deus tome de conta da nossa cidade.se achavam que estávamos entregue os ratos e baratas imagine agora. deus tenha piedade de nos pois as verbas que vem só vai da pra pagar os agiotas que irão faz plantão na prefeitura. quem viver verá.

    ResponderExcluir