quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Rapidinhas da quarta...

Acreditar em Papai Noel

Acreditei em Papai Noel por muitos anos. Menina do interior com a fantasia sempre a mil, ele fazia parte das minhas histórias encantadas. Até uns 7 anos de idade, eu também acreditava na cegonha e no coelho da Páscoa. Quando o pôr-do-sol tingia o céu, diziam-me que os anjinhos começavam a assar aqueles biscoitos de Natal que se faziam em todas as casas da pequena cidade. Trovoadas de começo de verão eram São Pedro arrastando os móveis para a fábrica de brinquedos ter mais espaço.
Na antevéspera de Natal, um recanto da sala era ocultado por lençóis estendidos, e ali atrás ocorria o milagre: na noite de 24, com o coração saltando de ansiedade, a gente escutava sininhos como que de prata: era hora. Levada pela mão da mãe ou do pai, eu entrava na sala, de onde os lençóis tinham sido removidos, e lá estava ela: a árvore de Natal, toda luz de velas, toda cor de esferas, e embaixo os presentes. Muitíssimo menos dos que se dão hoje às crianças, mas havia presentes.
Cantávamos canções natalinas, todo mundo se abraçava, depois abríamos os pacotes e comíamos a ceia. No dia seguinte, chegavam tios, primos, alguns amigos. Era só isso, sem alarde, mas com emoção. Guardei a sensação de que Natal é fraternidade, é reconciliação, é alegria de estar junto, é a chegada de pessoas queridas, é o tempo da família. Para quem não a tem, é o tempo dos amores especiais.
Não éramos particularmente religiosos, mas uma de minhas avós, luterana convicta, na manhã seguinte me levava à igrejinha, onde eu gostava de cantar. Algo de muito bom se comemorava nesse tempo, o nascimento de Cristo e a esperança dos povos. Nem tudo seria guerra e perseguição, pobreza, crueldade, justiça. 
As pessoas se queixam muito de que o Natal hoje é só comércio. Depende de quem o comemora. Se me endivido por todo o próximo ano comprando presentes além de minhas possibilidades, pois no fundo acho que assim compro amor, estou transformando o meu Natal num comércio, e dos ruins.Se entro nesses dias frustrado porque não pude comprar (ou trocar) carro, televisão, geladeira, estou fazendo um péssimo negócio para minha alma. E, se não consigo nem pensar em receber aquela sogra sempre crítica, aquele cunhado cínico, aquele sobrinho malcriado, abraçar o detestado chefe ou sorrir para o colega que invejo, estou transformando meu Natal num momento amargo. Então, depende de nós.
Claro que há as tragédias, as fatalidades, doença, morte, desemprego, alguma maldade – essas não faltam por aí. Um avô meu morreu de doença muito dolorosa, na véspera de Natal. Foi a primeira vez que vi um adulto, minha avó, chorando. Há poucos anos, minha mãe morreu na antevéspera de Natal, depois de longuíssimo tempo de uma enfermidade maldita. Mas foram também ocasiões de conforto e consolo, abraço, amor e entendimento.

Na medida em que não se podem dar muitos e caríssimos presentes, talvez até se apreciem mais coisas delicadas como a ceia, o brinde, o carinho, os votos, a reunião da família, o contato emotivo com os amigos, mensagens pelo correio ou e-mail, música menos barulhenta e aroma de velas acesas. Mais que tudo isso, o perfume de uma esperança ainda que realista. A crise nas finanças pode incrementar a valorização dos afetos. Se não pudermos viajar, curtiremos mais nossa casa. Se não há como trocar velhos objetos, vamos cuidar mais dos que temos. Se não podemos comprar o primeiro carro, vamos olhar melhor nossos companheiros no metrô. Vamos curtir mais nossos ganhos em afeto.
Não é preciso ser original para escrever sobre o Natal. A gente só quer que ele seja tranqüilo e gostoso, e que nos faça acreditar: em Papai Noel, em anjos, em famílias amorosas ou amigos fiéis, em governantes mais justos e líderes mais capazes, em um povo mais respeitado – em alguma coisa a gente acaba sempre acreditando. Porque, afinal de contas, é a ocasião de ser menos amargo, menos crítico, menos lamurioso e mais aberto ao sinal deste momento singular, que tanto falta no mundo: a possível alegria, e o necessário amor.
Lya Luft - escritora e tradutora

Os três reis magos

Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, trans.. magoi), na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no evangelho segundo Mateus onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei do judeus. Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número. São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal. Melchior ou( Melquior),Baltazar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos. Não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos.
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mateus 2:10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representar a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40) sendo que estudos no sudário de Turim encontraram estes produtos.

Porque as pessoas riem?

Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h. Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria. 
Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica. Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução. A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação. 
Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la. O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro. Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.

Por Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola

A origem do nome Baraúna

Existem várias versões para o município possuir hoje esse nome. Uma primeira versão diz que existia nas décadas de 20 e 30 do século passado, um caçador muito conhecido na região de Mossoró por nome de João Baraúna. Esse caçador frequentemente vinha caçar animais da pequena fauna como preás e avoetes por essas matas, e de tanto andar de cima para baixo por essas paragens, sempre sendo chamado pelo nome de Baraúna, acabou o povo a costumado a chamar também o local para onde ele ia de Baraúna. Então o chamado João Baraúna arrastou por assim dizer seu sobrenome para a localidade onde caçava. Esse caçador viveu por 102 anos vindo a falecer em Mossoró.
Uma segunda versão atribui o nome a um vegetal conhecido como Ibira-Una, na época muito abundante na região. Esse termo Ibira (palavra de origem Tupi) significa cajueiro que quer dizer  árvore pequena, da família das enonaceas, de flores hermafroditas, que dão frutos de bagas pequenas, com sementes, e que fornecem madeira castanho-alvacenta, própria para carpintaria, tendo a casca propriedades odoríferas. Algumas pessoas, entre as quais o grande historiador potiguar Câmara Cascudo, achavam que o nome desse vegetal iria derivar em Baraúna. Cascudo em seu livro "Nomes da terra" menciona que Baraúna seria um povoado de Mossoró e que o termo Ibira-una, a madeira preta, teria então gerado o topônimo de Baraúna.
Uma terceira versão defende que Mossoró teve uma espécie de herói da guerra do Paraguai chamado de Alexandre Baraúna e que o povoado então nascente 
teria sido batizado em sua homenagem. Alexandre Baraúna teria nascido em 28 de Abril de 1844 na margem cearense do Rio Mossoró (a definição das fronteiras entre Ceará e Rio Grande do Norte só seria definida em 1910 com a participação de Rui Barbosa), no atual bairro das Barrocas, tendo participado da 5º Companhia do 3º Batalhão de Infantaria que foi para a guerra do Paraguai. O bravo soldado teria tombado em solo paraguaio na batalha do Paissandú em 1865 trazendo nos lábios o nome de Mossoró, exclamando: "Minha mãe, viva Mossoró". Por conta disso passaria a ser reverenciado pelo povo de Mossoró que teria denominado o então crescente povoado do Rancho do Sabiá de Baraúna em sua homenagem.
Na verdade não existe um consenso sobre qual versão foi a definitiva e talvez nunca saberemos. O importante é que o nome Baraúna vingou e denomina o município.

Trecho do livro "Baraúna sua gente sua história" - 1999 - (Valdeci dos Santos Júnior - edição esgotada).

Fascinação

Autores: Marchetti , Marchetti / Armando Louzada , M.de Feraudy

Os sonhos mais lindos sonhei.
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar, tonto de emoção,
Com sofreguidão mil venturas previ.

O teu corpo é luz, sedução,
Poema divino cheio de esplendor.
Teu sorriso prende, inebria e entontece.
És fascinação, amor.
Os sonhos mais lindos sonhei.
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar, tonto de emoção,
Com sofreguidão mil venturas previ.

O teu corpo é luz, sedução,
Poema divino cheio de esplendor.
Teu sorriso prende, inebria e entontece.
És fascinação, amor.


                                          Fascinação -Elis Regina cantando em Lisboa - 1979 



7 comentários:

  1. ISSO É LAMENTÁVEL PARA NOS PROFESSORES ESTOU INDIGNADA COM ISSO AMIGOS VEREADORES POIS SAIBA QUE VOCÊS NÃO PREJUDICARAM SÓ O PREFEITO MAIS SIM TODOS NOS QUE JÃ GANHAMOS UMA MERRECA , HA QUEM DIGA A SENHORA CÉLIA BEZERRA ESPOSA DO SENHOR VALDECIR . AINDA MAIS AGORA QUE O SALARIO VAI AUMENTAR VOCÊS FAZER UMA NEGOCIO DESSES É LAMENTÁVEL NÃO QUEIRO MAIS EXPLICAÇÃO POIS VOCÊS NÃO PENSA NA GENTE MUITO PELO O CONTRARIO VOCÊS SÓ TRABALHAM S EM CIMA DE POLITICA , SOU SINCERA A DIZER-LHES SE NO CANTO DO PREFEITO FOSSE LUCIANA VOCÊS NÃO ESTAVAM FAZENDO ESSA BRIGA TODA . MUITO PELO O CONTRARIO VOCÊS ESTARIAM APROVANDO TODOS OS PROJETOS QUE VINHES SE DA PREFEITURA . MAIS SEI QUE VOCÊS SÃO FORÇADO A FAZ O QUE ELES MANDA --- GILSON PROFESSOR, GEILSON, ADJANO, EDSON BARBOSA E POR ULTIMO A TAL DO VEREADOR QUE ESTA SE ACHANDO O PRESIDENTE DA CAMARÁ RUBERLANDIO QUEIROZ É MELHOR VOCÊS VEREADORES DEIXA MAIS DE PENSA NO BOLSO DE VOCÊS E COMEÇAR A SE PREOCUPA COM A POPULAÇÃO POIS FOMOS NOS QUE COLOCAMOS VOCÊS NO PODER .
    SÓ TENHO A LAMENTA ESSA SITUAÇÃO . DECEPCIONADA COM A ATITUDES DESSES VEREADORES VERGONHA,VERGONHA.VERGONHA DESSE MENSALÃO DA CÂMARA DE BARAÚNA
    A oposição na Câmara Municipal de Baraúna que é maioria na Mesa Diretora da Casa, rejeitou e não botou em votação, matéria do prefeito Isoares Martins que concedia um reajuste de 10 % aos professores da cidade de Baraúna, o governo federal deu 8,50 % e o prefeito Isoares Martins deu um reajuste superior a lei e ao que determinou o governo federal, o prefeito Isoares Martins me disse que foi informado que a negativa da Casa, se deu através de lobby negativo tendo a frente o assessor de imprensa da Casa, ex-vereador Edson Barbosa, ex-prefeito Gilson Professor e um advogado bastante conhecido por sua presença nas reuniões de calçadas de Baraúna, ,


    .

    ResponderExcluir
  2. Sei que esse comentário de letra minuscula foi alguém colou de Wilson Cabral mais tenho que concorda com o cometário na letras de forma maiúscula pois nos baraunenses estamos perdendo muito pois eles realmente só trabalham em cima de politica e nos como sempre ficamos esquecido. e por fala no vereador RUBERLADIO até que ele fez alguma coisa foi até na zona rural distribuir brinquedos para algumas crianças mais nem por isso vou parabeniza-lo esse ato de humildade dele não me convenci pois sei que é sempre pensando no seu FUTURO POLITICO. até eu que não sou politico tenho condições de faz isso imagine eles que ganham sem faz nada.
    cadê que eles aprovaram o aumento da gente não são tão humildes eles querem sabe se o deles esta entrando todo mês na sua conta. mais vamos pra frente pois eleições futuras vem ai duvido eles me engana mais. juntando oposição com situação não sei quem é o pior.
    REVOLTADA COM ESSES VEREADORES QUE GANHAM SEM FAZEM NADA E AINDA POR CIMA ATRAPALHA QUEM QUER FAZER ALGUMA COISA POR QUEM PRECISA. NOS MERECEMOS ESSES TIPOS DE PESSOAS PARABÉNS SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. É preciso saber o que esta acontecendo de fato, fazer criticas é fácil, concordo que existam interesses próprios mas será que esse aumento seria apenas de 10%? será que não seria mais? fica a pergunta

    ResponderExcluir
  4. ta tão preocupada (o) em sabe se seria só 10% vá perguntar ao senhor prefeito pois só com esse seu cometário você não vai sabe. FICA A DICA:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que realmente eu vejo nessa confusão de oposição e situação é que nos professores samos tratado como qualquer um e o que interessa pra eles é o bolso deles não adianta vereador da oposição tenta nos explica pois políticos são todos iguais com explicação ou sem explicação só sei que tem que aumenta o nossos 10% pois estamos ali por que precisamos não samos como eles que estão ali por que nos quem colocamos eles lá sentando em seus gabinetes sem fazer nada só esperando sua verba

      entra na sua conta TENHA SANTA PACIÊNCIA VEREADORES pois também não samos tão burros .
      só sei que nessa briga de gato e cachorro de vocês quem perde samos nos o município pois vocês nem se preocupa pois sabem que o dinheiro de você é certo todos os mês.
      COMO VOCÊS MUDAM VEREADORES FAZ OPOSIÇÃO É UMA COISA E AJUDA O MUNICÍPIO É OUTRA COISA VAMOS DEIXAR DE MÃO ESSE LADO POLITIQUEIROS DE VOCÊS E VAMOS COMEÇA A FAZ E AJUDA O MUNICÍPIO POIS FOI PRA ISSO QUE COLOCARMOS VOCÊS ALI.






      Excluir
  5. Acho impressionante a revolta desta professora será que vocês professores não veem um palmo depois do nariz, quando vocês fazem greve não pensam nos alunos que vão se prejudicar pensam só no seu bolso, vamos e venhamos? Concordo com vc sobre a ação dos vereadores que deixa muito a desejar quem sabe vc não fez parte da equipe de Flavio Matias, você o conhece e sabe o que ele fez para Baraúna, carnaval fora de época. Mesmo assim o fizeram vereador de novo, o prefeito que sempre age sem responsabilidade com seus atos só colocou o projeto com a intenção de prejudicar os vereadores no fim do ano a matéria mais importante são Lei de diretrizes orçamentária (loa) Lei orçamentária geral do município. e o programa plurianual de investimento. qualquer outra Lei deve esperar para ser apreciada posteriormente, o prefeito arrogante sabe da sua saída que já deveria ter acontecido mas segundo ele sai quando quiser porque ele tem dinheiro? é um Zé mané como é que ele justifica seis cassação quatro na primeira instância e duas no tre, fanfarrão que não respeita nada nem a justiça.

    ResponderExcluir
  6. POIS É AMIGO VOCÊ FALA QUE O PREFEITO DIZ QUE VAI SAIR QUANDO QUISER POR QUE ELE TEM DINHEIRO MAIS POR QUE VOCÊ ACHA QUE GILSON ADJANO ESTÃO BRIGANDO NA JUSTIÇA PRA ENTRA SERÁ QUE NÃO É A FORÇA DO DINHEIRO TAMBÉM NÃO AMIGO ? HÁ VÁ CONTA OUTRO VEREADOR .
    A VERDADE QUE A LEI CONTRA ISOARES E LUCIANA NÃO PRIMEIRO ISOARES NÃO ESTARIA MAIS NA PREFEITURA E SEGUNDO LUCIANA (GILSON) NÃO ESTAVA BRIGANDO PRA ENTRA NA PREFEITURA POIS TODOS DOIS ESTÃO SUJO NA JUSTIÇA E VOCÊ SABE BEM DISSO NÃO ADIANTA VOCÊ QUERER DEFENDER PARTIDO A OU B MEU NOBRE VEREADOR.

    ResponderExcluir