domingo, 8 de dezembro de 2013

Rapidinhas domingueiras...

Os ventos mudam...

A possibilidade de novas eleições em Mossoró e Baraúna fazem trazer a tona o recrudescimento da paixão política inerente a cada eleitor, insuflando discussões acaloradas e tendências individuais e coletivas.
No caso de Mossoró, o grupo situacionista que ocupava (e parte dele ainda ocupa o poder) está mais rachado que arroz de terceira, com mais candidatos que eleitores. O presidente da câmara Francisco Silveira, que assumiu a prefeitura, por estar no controle da máquina administrativa, se arvora ao direito natural de ser o candidato nas vindouras eleições que deverão ser realizadas em breve. O grupo da ex-prefeita Cláudia Regina tem nas mangas um outro nome, mas poderá correr para as asas do Francisco Silveira fazendo jus ao ditado que é melhor perder os anéis mas resguardar os dedos, principalmente pelos atritos seculares de falsidade política do apoio forçado de Carlos Augusto e Rosalba a ex-prefeita nas eleições de 2012. Apoio esse que aconteceu a fórceps e no apagar da luzes da inscrição das candidaturas, já que não conseguiram emplacar a insossa irmã de Rosalba, Ruth Ciarline, que nem boia e nem afunda no cenário político. Ã vantagem do situacionismo está justamente na inércia política e genética  da oposição que gravita sempre nos nomes familiares da deputada Sandra Rosado, por bem ou por mal (que o diga o defunto político Josivam Barbosa do PT que foi sepultado com discurso e tudo no ralo do esquecimento sendo obrigado goela adentro a ser vice de Larrisa Rosado), ou em outra palavras, o situacionismo mossoroense pode estar com problemas, mas ainda consegue, com todos os atropelos possíveis, superar a fragilizada oposição que mantém o velho estilo decadente de José Serra de ser surrado frequentemente nas urnas e ainda querer ser o candidato eterno.
No caso de Baraúna a coisa se inverte e o grupo situacionista padece do velho problema do isolamento político ao ficar enclausurado administrativamente com 01 ou duas pessoas e não dialogar com as demais pessoas do próprio grupo. O prefeito Isoares não conseguiu atrair ninguém da oposição, não conseguiu maioria na câmara municipal (objetivo que 90% dos prefeitos brasileiros conseguem com facilidade e habilidade) e está perdendo aliados e soldados da campanha eleitoral que dizem  coisas dele hoje que nem o diabo gostaria de escutar. Realizou nesse primeiro ano algumas obras de infraestrutura no município (através de recursos de emendas federais obtidos na gestão anterior ), principalmente construção/reformas de praças e perfuração de poços, conseguindo capitalizar a simpatia de parte de segmentos da da população nativa por conta dessas obras, mas sua praticidade ao extremo o impede de tirar o argueiro político dos olhos, emprenhando pelos ouvidos ao escutar somente 01 pessoa e não perceber que ao sair do poder, a conversa é totalmente outra.A oposição está na espera das decisões judiciais e apesar das pequenas divergências circunstanciais partidárias, no frigir dos ovos, tenderá a se unir em torno do atual presidente da câmara em caso de uma nova eleição. O presidente que sofreu  pequenos arranhões na sua boa imagem politica (até porque errar uma vez é natural e na segunda já passa a ser burrice) na sua meteórica passagem pela prefeitura (devido ao velho ditado de que "dize-me com quem tu andas e te direi quem tu és") ao se deixar manietar e virar marionete, mas terá uma segunda oportunidade de colocar os trens nos trilhos, aglutinar os partidos oposicionistas e colocar o bloco na rua. Vamos em frente.

                                                      Vida marvada - Rolando Boldrim


3 comentários:

  1. caro valdeci, no julgamento de amanha qual a possibilidade do prefeito ser afastado em definitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado comentarista,

      Mesmo que venha a ser afastado novamente essa semana, dessa vez pelo TRE-RN,o prefeito Isoares ainda poderá recorrer ao TSE e tentar conseguir uma liminar (que poderá ser concedida ou não) para continuar no poder até o julgamento do mérito. O que poderá pesar contra ele é o fato de já ter 04 cassações oficializadas em primeira instância e 01 em segunda instância, ou seja, poderá ser julgado pelo conjunto da obra, assim como ocorreu com a atual prefeita mossoroense. O fato de ele antecipar pagamentos, o que é louvável em termos de legado político, indica que nem ele mesmo tem certeza do que pode acontecer e, na dúvida, agiu politicamente correto junto ao funcionalismo. O que penso é que a possibilidade de novas eleições é muito forte, seja em breve ou a médio prazo, mas certamente esse conjunto de cassações não será relegada a lata do lixo do esquecimento judicial como ficou o chamado "escândalo do lixo" que desde 2007 dormita em alguma gaveta empoeirada da justiça.

      Valdeci dos Santos Júnior

      Excluir
  2. A justiça já começou a ser feita aqui em Barauna.

    ResponderExcluir