segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Julgamento adiado mais uma vez.....

Próximo "round"....

Continua a novela do julgamento do processo eleitoral contra o atual prefeito baraunense Isoares Martins. No "round" de hoje, o juiz Artur Cortez Bonifácio votou de forma contrária ao relator e ao revisor do processo, favorecendo o atual prefeito. O placar ficou então 2 x 1. Em seguida iria votar o juiz Carlo Vírgilio Fernandes de Paiva que pediu "visto" ao processo adiando o resultado final do julgamento mais uma vez. Bem, de forma sucinta e objetiva como está a situação:

a) Teoricamente faltam mais 02 juízes proferirem seus votos. O juiz Carlo Virgílio (que solicitou o visto) e o Juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias. O atual presidente do TRE-RN, juiz Amílcar Maia,  que tomou posse recentemente, já se pronunciou de que somente votaria nesse processo em caso de ter que usar o voto "minerva", ou seja só votaria em caso do placar ficar empatado, onde ele usaria o seu voto como desempate. O juiz João Batista Rodrigues Rebouças, atual vice-presidente, declarou que irá se abster de votar nesse processo por ter interesses particulares envolvidos indiretamente na questão. Portanto, no frigir dos ovos, faltam mais 02 votos.
b) Pois bem, também no sentido teórico, o placar tende a ser 3 x 2 ou 4 x 1. Caso os dois juízes restantes votarem a favor de Isoares, o placar termina 3 x 2 pela sua permanência. Caso os 02 juízes restantes votem a favor de sua saída, o placar termina 4 x 1 para Luciana. Caso um desses juízes vote a favor de Luciana, o placar termina 3 x 2 para Luciana. Em outras palavras: Luciana só precisa de mais 01 voto para que a questão termine ali. Já Isoares irá precisar que os 02 juízes restantes votem a seu favor.

Caso o resultado seja favorável a saída do prefeito, o processo irá para o relator (que já pediu a sua saída) que decidirá se ele sai imediatamente ou vai ter o direito de ainda recorrer ao TSE no cargo. Caso o resultado seja favorável ao prefeito Isoares, o processo tende a morrer ali mesmo, pois dificilmente o TSE mudaria uma decisão em nível de TRE-RN. O próximo "round" poderá ocorrer amanhã mesmo (pois vai ter outra sessão) ou se estender para a sessão da próxima quinta-feira. Por enquanto ele comemora a sua permanência no cargo, mas como já dizia uma música "no balanço das horas tudo pode mudar".....

Um cego guiando outro...

Apesar de saber que o autor não foi ele (pois conheço bem sua forma sofrível de escrever e até mesmo seus erros de português), sinceramente quando penso que alguém pode ser tão infeliz ao comentar sobre programas de pós-graduaçao no país, vejo que o desastre pode ser bem maior. Não lí e nunca vou ler a "teoria da libertação" do consagrado mestre da educação Paulo Freire porque no fundo ele nunca estabeleceu essa teoria. Caso a miopia acadêmica do autor desse disparate fosse mais leve poderia até se confundir a toponímia com "teologia da libertação", essa sim um conjunto de princípios religiosos que nortearam boa parte dos segmentos da igreja católica. O mestre Paulo Freire foi autor da "pedagogia do oprimido", "pedagogia da esperança", "pedagogia da autonomia", "pedagogia da indignação", que estabeleceram as bases de 
um novo método educacional. E é justamente pela autonomia do pensamento que evito "queimar a língua" ao afirmar que alguém "é igual a areia do cemitério e só quer para ele" e no outro dia está "babando" e dizendo que o "demônio" na verdade é "Jesus". O principal caráter do homem está calcado na sua coerência de postura política e não na sua volatilidade, até porque não existe lado certo ou errado em política, existem interesses circunstanciais temporais das pessoas que tendem a defender um grupo ou outro, isso em qualquer sociedade democrática. Não devo satisfação a A, B ou C para o que quer que seja. Não sei nem a cor do gabinete da prefeitura baraunense e nem quero conhecer. Agora minha liberdade de expressão democrática ninguém tira, seja quem for e da mesma forma concedo aos leitores desse blog que colocam aqui suas opiniões favoráveis ou contrárias a quem quer que seja, inclusive a mim próprio. Tem gente que acha ruim? tem. Tem gente que acha bom? tem. Mas todos podem aqui expressar seu lívre arbítrio e opinião. Outro detalhe: quem escreve esse blog sou eu mesmo e mais ninguém, portanto toda responsabilidade do que está postado aqui é minha mesmo e de mais ninguém (não entrego e nem vendo a senha desse blog para quem quer que seja). Pena que a inveja e a deficiência de formação acadêmica tenha "cegado" algumas pessoas no lado intelectual e privilegiado seus bolsos como forma de recompensa mesquinha. Embora mais de 99% das pessoas em Baraúna só me conheçam pelo lado político, pouquíssimas conhecem o meu lado de cientista e pesquisador acadêmico, além de professor universitário nas disciplinas de Pré-história e arqueologia da UERN. Mas para que essas pessoas também não enveredem pelo lado escuro da submissão que "cega" e faz beijar os pés de seus superiores, vejam algumas (não serei redundante em colocar todas)  publicações científicas que saíram em revistas nacionais e internacionais (a maioria delas está disponível em PDF para todo o Brasil - basta consultar no google):

1. SANTOS JÚNIOR, V. . Havia cúpules no caminho: algumas considerações sobre as marcas cupulares nas gravuras rupestres do Estado do Rio Grande do Norte e da Paraíba (Ingá). revista tarairiú, v. 05, p. 07-39, 2012.

2. SANTOS JÚNIOR, V. ; MILLER, F. ; T.O. Miller ; VASQUEZ, M. ; SILVA, Roberto Airon . salvando o nosso patrimônio. publicações avulsas UFRN, v. 01, p. 01-65, 2011.

3. SANTOS JÚNIOR, V. . A dispersão espacial da tradição nordeste na região agreste do Rio Grande do Norte. FUMDHAMentos, v. 1, p. 33-41, 2010.

4. SANTOS JÚNIOR, V. . As gravuras rupestres da região oeste do Rio Grande do Norte. CLIO. Série Arqueológica (UFPE), v. 24, p. 83-99, 2009.

5. SANTOS JÚNIOR, V. ; Porpino, Kleberson de Oliveira ; Santos, Maria de Fátima Cavalcante Ferreira dos . Lajedo de Soledade, Apodi,RN Ocorrência peculiar de megafauna fóssil quaternária no nordeste do Brasil. Serie Tecnologia Mineral, v. 3, p. 01-12, 2008.

6. SANTOS JÚNIOR, V. . As técnicas de execução das gravuras rupestres do Rio Grande do Norte. FUMDHAMentos, v. VII, p. 516-528, 2008.

7. SANTOS JÚNIOR, V. ; Porpino, Kleberson de Oliveira ; Sanderson, Abraahão . A megafauna extinta e os artefatos culturais de um tanque natural na região central do Rio Grande do Norte. Contexto (Mossoró), v. 3, p. 176-193, 2008.

8. SANTOS JÚNIOR, V. . A influência das cartas internacionais sobre as leis nacionais de proteção ao patrimônio histórico e pré-histórico e estratégias de preservação dos sítios arqueológicos brasileiros. Mneme (Caicó. Online), Caicó-RN, v. 6, n.13, p. 01-015, 2005.

9. SANTOS JÚNIOR, V. . Registros Rupestres na área Arqueológica de Santana (RN). CLIO. Série Arqueológica (UFPE), v. 02, p. 195-208, 2005.

2 comentários:

  1. Valdeci muito obrigado pelos seus esclarecimentos. pois acredito bastante em suas opiniões a respeito de toda essa celeuma, que é esse julgamento, sou seu seguidor assíduo.

    ResponderExcluir
  2. Valdecir seu blog é o que eu mais gosto de acessar por que ele critica na hora que é pra critica mais também elogia na hora de elogiar apesar de ser oposição a você Valdecir meus parabéns já seu amigo Daniel tenha meu pesamos.

    SÓ TENHO PENA DE VOCÊ VALDECIR QUE É UMA PESSOA TÃO INTELIGENTE E DEFENDE UM SER HUMANO TÃO DELINQUENTE COMO O GP TENHO PENA.
    NÃO DESPERDIÇA SUA INTELIGENTE COM PESSOAS MÁ.

    ResponderExcluir