terça-feira, 17 de setembro de 2013

Rapidinhas da terça...

O outro lado do SAMU em Baraúna...

Um ex-integrante da equipe do SAMU Baraúna me ligou e revoltado contou a triste situação em que se encontra o SAMU baraunense, onde o que está valendo são duas coisas: a ausência constante de pagamento dos plantões dados pelos condutores das viaturas e o beneficiamento dos "peixinhos" por "cara". Mas o que é o SAMU?
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:
 * Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
* Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
* Estruturar o atendimento pós-hospitalar. 
Pois bem, por se tratar de um programa em nível federal, foi realizado um convênio com o governo do Estado do Rio Grande do Norte e o município de Baraúna, onde a obrigação do município é pagar aos funcionários qualificados (pois são treinados em cursos específicos para tal) durante os plantões de trabalho. Para o município de Baraúna é obrigatório, segundo a informação prestada pelo cidadão, a presença de 05 condutores da viatura, mas devido a ausência frequente de pagamentos dos plantões extras pelo município (tanto dos funcionários efetivos do município, como dos funcionários de fora que vêm para aqui, mas depois que não recebem vão embora), atualmente o SAMU baraunense só possui 01 condutor dessa viatura, justamente o Sr. Érico Medeiros, irmão daquela pseudocandidata bucha do DEM, que teve uma votação pífia, vergonhosa e desastrosa, que depois passou de mala e cuia para o lado da situação, rasgando de alto a baixo a biografia política de seu pai (que foi cassado e alijado do poder por esse mesmo grupo) por interesses financeiros, onde atualmente ocupa um cargo de segundo escalão no hospital. Esse beneficiamento político está sendo perpetrado, segundo o revoltado cidadão, pela secretária de saúde Jânia Freire, que prioriza somente os que votaram no atual prefeito, jogando os critérios técnicos para as cucuias, o que é uma contradição se levar em conta o slogan "trabalho" do atual gestor municipal. Como só escutei uma versão, seria interessante ouvir também o outro lado da história, mas de qualquer forma é uma pena que um programa de saúde  tão importante para o município esteja também sendo arrastado para o esgoto dos interesses partidários. Seria interessante também que a câmara municipal chamasse o responsável pelo programa do SAMU em Baraúna para tirar a limpo essa história, que inclusive já foi denunciada ao Ministério Público.

As perguntas "chatinhas" que não querem calar?..

1 - Será que os pobres cidadãos brasileiros que cometem transgressões também teriam direito aos "embargos infringentes" antes de serem trancafiados?
2 - Será que o PMDB potiguar também romperia com a governadora se ela, ao invés de rejeição, tivesse 82% de aprovação popular?
3 - Porque será que existe tanta pressão para que o substituto do Juiz Rebouças do TRE-RN vote no processo de Baraúna se não for para beneficiar o atual prefeito baraunense?
4 - Porque será que atual prefeita de Mossoró já foi cassada em primeira instância, em segunda instância, e continua no poder? quando será que ela vai sair por via judicial? quando terminar o mandato?
5 - Porque será que o processo do "escândalo do lixo" denunciado pelo Ministério Público em Baraúna com todas as provas cabíveis, continua "dormindo" há anos em uma gaveta no poder judiciário?

Quanto tempo vive?

Gato....................... 13 a 17 anos
Galinha...................   7 anos
Porco.....................    10 anos
Vaca......................     15 anos
Rato......................    2 a 3 anos
Coelho..................     12 anos
Carneiro................     10 a 15 anos
Burro....................     12 anos
Cavalo..................     30 anos 
Coruja..................     24 anos



Aquele abraço...

Gostaria de mandar um abraço e agradecer pela leitura diária desse blog esculhambado, amaldiçoado por alguns e adorado por outros, a toda a família Barros, entre tantos membros valorosos, menciono alguns pilares de nossa saúde e educação baraunense que pertencem a essa família, tais como dona Eugênia Barros, a professora Rosângela Barros, ao seu Manoel Barros, a professora Edna Rodrigues, entre tantos. Mandar também um abraço para Alaíde da Farmácia Holanda, Neguinho Birimba, Tobeto, Mendonça, que diariamente colocam em dia os assuntos da política baraunense...


Bem Sei, Amor, que é Certo o que Receio

Bem sei, Amor, que é certo o que receio;
Mas tu, porque com isso mais te apuras,
De manhoso, mo negas, e mo juras
Nesse teu arco de ouro; e eu te creio.

A mão tenho metida no meu seio,
E não vejo os meus danos às escuras;
Porém porfias tanto e me asseguras,
Que me digo que minto, e que me enleio.

Nem somente consinto neste engano,
Mas inda to agradeço, e a mim me nego
Tudo o que vejo e sinto de meu dano.

Oh poderoso mal a que me entrego!
Que no meio do justo desengano
Me possa inda cegar um moço cego?

Luís Vaz de Camões 

                                               Conheço o meu lugar - Belchior


7 comentários:

  1. É visível aos olhos de cada cidadão dessa cidade o quanto a saúde está em decadência, Baraúna uma cidade com tantos recursos, com tantos imposto de varias fabricas situadas nesta cidade onde arrecadar milhões para os cofres públicos e não se ver melhorias a não ser praças, cabe o prefeito designar uma parte desses imposto para saúde, temos o Samu como foi citado mas não tem recursos para funciona-los como de direito, é um caos, onde mistura política com gestão, onde as pessoas que não votaram no atual prefeito sofre severas punições nos seus salários.
    Como leitora assídua desse blog admiro o administrador dele por colocar diante de todos assuntos tão importantes para nós cidadões Baraunenses, onde fica claro o que está errado, assim como crítica também elogia quando certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mais interessante é que se as coisas esta ruim com essa gestão e ainda tem certas pessoas que querem realmente querem que barauna vire um buraco , pois estão querendo trazer a força gestores que roubaram tanto esta prefeitura fazendo com que ele possam ainda mais afundar nossa cidade de uma vez por toda
      certas pessoas tem é que sofre mesmo por não sabe faz criticas construtivas e que venham a melhora nossa cidade . meu povo vamos deixar de sermos politiqueiros irmos atras de melhora nossa cidade ao inves de ficarmos brigando por politico A ou B

      Excluir
    2. O que citei logo acima vc não soube interpretar, mencionei os recursos que tem para saúde que não está sendo usado como deveria, não citei nenhum um nome político de quem eu quisesse que assumisse prefeitura, e as melhoras para nossa cidade como o próprio citou tem mesmo que irem atrás os políticos que estão no poder e tem a quem recorrer, ai falei de saúde, em decadência, como sabemos que nem só a saúde está em decadência mas como também a segurança, que é uma das piores onde nosso município em questão de quantidade de habitantes está sendo o mais violento no RN. Ai te pergunto o que o prefeito está fazendo para melhorar a segurança? Pelo o que vejo só nada, a cada dia acontece os mais barbárie acontecimento, colocando toda uma sociedade em risco, onde os cidadões de bem não podem possuir mais nada de valor pq estão a mercê de um assalto ou algo do tipo.

      Excluir
  2. Homem até os medicamento de hipertenso, não esta sendo dividamente entrgue, como é o caso de Jaime o galo empapado que foi a justiça pra obrigar a secretária de saúde, mas a toda poderosa secretária Jânia a Pelancuda não faz nem conta de nada só quer saber de si manterem no poder, tive com o galo ele esta só esperando uma oportunidade pra falar com Isuares, caso ele não resolva vai impressa e ao MP estadual e federal, fazer denuncia pra que seja feita uma investigação, pra que sumidouro estar indo os recursos que vem do governo.

    ResponderExcluir
  3. E Valdeci pq vc num coloca q seu líder Gilson professor ainda nao foi preso, já que ele tem quase"1000" processos. Agore poste isso, pois sou leitor assíduo do seu blog e tb tenho direito de resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado comentarista,

      Talvez ele não tenha sido preso ainda porque na fila para essa prisão estão na sua frente dois sócios mossoroenses, que você conhece muito bem, cuja soma de seus processos é bem superior ao de GP (se você quiser eu enumero os processos de todos eles para "refrescar" sua memória). Quando essa fila andar talvez chegue a vez dele. Pelo que me consta amigo não sou liderado de seu ninguém, pertenço a um partido totalmente independente, não sobrevivo às custas de seu ninguém e muito menos devo satisfação ou sou "amarrado pelo rabo" com empregos ou cargos a A. B ou C. Se você atentasse um pouco mais para os comentários anônimos que são expostos nesse blog com independência de pensamento, talvez até chegasse a essa conclusão por si só, mas devido a sua miopia política, aliada a uma deficiência natural de observação de contexto, precisa de auxílio externo para entender algumas dessas ponderações. Mas você chega lá e também estou torcendo para que a fila em que você está também ande,um abraço e escreva sempre,

      Valdeci dos Santos Júnior

      Excluir
  4. anonimo 20/09/2013

    oi povo baraunense vcs nao tem o que fazer vcs que sao 15 parece que nao tem o que fazer mais nois que somos 22 com muto orgulho nois temos temos a certeza q nosso prefeito vai fica pq a nação 22 tem fé e vcs q são bacurau vão quebra a cara

    ResponderExcluir