domingo, 15 de setembro de 2013

Rapidinhas domingueiras...

Uma vergonha...

O Brasil atualmente está de olho no Supremo Tribunal Federal onde nessa semana vindoura será decidido se os famosos "embargos infringentes" dos condenados do mensalão serão aceitos ou não, permitindo uma possível postergação de uma novela jurídica que não termina nunca. Duas coisas estão em jogo nessa decisão: a primeira é a convicção de que a corrupção é viável quando se trata de pessoas ricas e do alto escalão político, pois possuem excelentes advogados pagos a peso de ouro para livrar das grades seus clientes, traduzindo a máxima brasileira de que rico não vai para cadeia (somente pobre e preto) e a segunda é a de que as regras jurídicas são apenas "fundo de pano virtual"  quando entra em jogo os interesses políticos expressos pelos grupos ligados ao poder. Caso seja aceito esses embargos é a consagração da impunidade como destino final dos infratores.

Durante os meses de Junho e Julho desse ano, o Brasil foi varrido de Norte a Sul com movimentos de protestos contra a corrupção e por um modelo de desenvolvimento que realmente faça avançar esse país. A classe política foi a mais escorraçada justamente pela falta de credibilidade perante a população para efetuar as reformas que essa nação precisa, estre as quais, a própria reforma política que nunca saiu e jamais sairá do papel se depender do congresso que hoje temos. O fundamento básico de sustentação de uma sociedade civil organizada é uma credibilidade mínima nas instituições que regulam essa dita sociedade amparada na convivência dos pensamentos contrários modelada num regime democrático. Quando não se tem ou se perde essa credibilidade, a tendência é a revolta popular como os protestos mais exacerbados que aparecem diariamente na televisão. A sociedade não vai acreditar em um sistema judiciário que protege e postega ao máximo a punição aos corruptos efetivamente comprovados através de sua maior instância de decisão. Caso venha a se tornar realidade essa impunidade desses "bandidos" de colarinho branco, só nos resta o caminho de rasgar literalmente nossa própria constituição e voltar ao estado da barbárie, deixando que a força bruta e a lei do mais forte prevaleça. 

Vergonha II...

Fui presidente da câmara municipal de Baraúna em duas oportunidades e convivi com vários pares com posições assemelhadas como contrárias, no jogo democrático normal entre situação e oposição. Mas nessas duas oportunidades, jamais permiti, por menor que fosse, desrespeitos pessoais com acusações entre os vereadores envolvendo assuntos particulares ou fora da esfera política, até porque quem envereda por esse caminho não tem base intelectual para sustentar um debate com seu ninguém, muito menos exercer uma função tão importante como a de legislador municipal. A agressão e o descontrole verbal evidenciam imaturidade, despreparo mental e ausência de habilidade política para exercer essa atividade parlamentar. Chegamos a ter nessas duas oportunidades debates acirrados com vários colegas, até mesmo com sessões bastante concorridas como a da instalação de uma CEI contra o ex-prefeito José Araújo onde afloraram as paixões políticas, mas jamais a situação fugiu do controle ou foi recheada de acusações pessoais. É por isso que muita gente ainda relembra os vários exemplos de bons vereadores que passaram por essa câmara, tais como, Fábio Moura, Saldanha, Júnior Abreu, Daniel Pereira, Aderson Bezerra, Edson Barbosa, entre tantos outros, que sabiam exercer sua função, defendendo seus interesses políticos e partidários, mas sem perder a postura, a educação e a razão que são exigidas de um representante do povo baraunense, mesmo quando tinhas suas posições contrariadas ou estavam em minoria, pois quem não sabe ser "grande" quando perde um debate ou uma votação parlamentar, também continuará a ser "pequeno" quando obtiver as vitórias nesse mesmo parlamento.






Corações animais - Zé Ramalho


9 comentários:

  1. E verdade que o vereador Edson Barbosa é uma pessoa sensata, eu sou testimunha de uma ação exempla desse parlamenta. Um certo comentárista que falava barbaridade de uma certa familia no blog da sua responsabilidade o mesmo publicou, um familiar conhecido com Boca mole outrossim Dr, Loucura, veio embeiagado... Fez o maior borburim, isso tudo dentro da câmera de Baraúna RN, Edson não perdeu a classi e saiu por cima. Moral da história Dr. boca mole ou como queira Dr. Loucura como queira! hoje anda de braços dados com o certo comentáris que é um politico... Não vou falar o nome por que não fasso propaganda de mau feitou.

    ResponderExcluir
  2. caro blogueiro,tem mais materia de barauna no thaisagalvao.com

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Valdeci sou frequentador da Câmara de Baraúna e tenho observado que as últimas discussões tem sido acaloradas e já tem vereador(a) perdendo o autocontrole, necessitando agora o presente conduzir as sessões com mais pulso. Também os integrantes da mesa precisam ajudar mais o Presidente e evitar o surgimento de conflitos sem necessidade. Discutam o essencial para melhorar a vida dos munícipes, deixando de lado questões pequenas que não levam a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Valdeci, observando os vereadores que passaram pela câmara que vc citou como exemplo, não vejo diferença de qualidade em relação aos atuais vereadores de oposição, alias hoje eu tenho certeza de que temos uma câmara com bons representantes, pois tudo que aconteceu nas administrações anteriores teve o apoio dos respectivos vereadores que silenciaram diante de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs são uma vergonha municipal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. Prezado comentarista,

    Se você reler a postagem que foi colocada verá que veste a carapuça quem cabe nela. Se você não cabe nela, melhor ainda, mas o tempo dará a resposta sobre a atuação de cada um, até porque esse período legislativo praticamente começou agora. A tônica da postagem foi sobre auto-controle emocional e educacional dos representantes enquanto agentes políticos em atividade parlamentar e não sobre "qualidade" de cada um, até porque isso é plenamente subjetivo e parcial, pois se você for ouvir a opinião dos cidadãos contrários ao seu posicionamento político, certamente ele dirão que os vereadores oposicionistas estão "travando" a administração atual, portanto seriam "péssimos" vereadores. Depende da ótica de visão partidária de cada um. Pena que você não entendeu o verdadeiro sentido da mensagem exposta.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  6. ADALBERTO QUER SOLTA PIADA COM OS OUTRO NO FEICE E NAO GOSTA QUANDO OS OUTRO SOLTA COM ELE ADALBERTO VA AGEITA ESSES BEIÇO DE FUÇI DE PORCO QUE E MELHO KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem amigo Valdeci, agora ficou mais claro o que o Sr. quis dizer, eu tb volto atras em algumas colocações, reconhecendo que o Sr. e os demais colegas citados deram deram naquele contexto politico/administrativo a sua contribuição para o avanço social, político e econômico que hoje o nosso município está vivendo hoje. Mas tb tinha vereador nessa época com o temperamento forte que na legislatura seguinte me disseram que chegou a vir armado para a Câmara.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei sabendo a semana passada que Carlinho da padaria babão de carterinha do papai o papai prometeu o mundo e fundo a ele mais só deu pé na bunda dele kkkkkkkkkkk ele ta devendo só a Deus e o mundo kkkkk pra ele se livra das contas tá oferecendo a padaria só a torcida do flamengo kkkkkkkkkk vá babão correr atras do papai de novo

    ResponderExcluir