quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Na batata....

Em 23 de Maio de 2012 eu colocava a seguinte postagem nesse blog:


A vez dos peixes pequenos


Pela primeira vez na história política de Baraúna pode acontecer da formação de uma nova câmara municipal com componentes de vários partidos fortalecendo o espírito democrático do debate e da convivência dos contrários, pilar básico da diretriz democrática que norteia o embate político.


Ao não permitir coligações com peixe grande e usando a inteligência, de uma só vez poderemos ter de 03 a 05 representantes em 2013 (quase metade do total de edis) dos chamados partidos pequenos, tais como, PV, PMN, PSDB, PT e PDT. Isso é salutar por dois motivos: em primeiro lugar por criar um bloco alternativo composto por vereadores desvinculados dos partidos tradicionais ou majoritários em termos de poder. Em segundo lugar por enriquecer o debate legislativo com alternativas de idéias e projetos para o município, assim como a permanência obrigatória durante todo o mandato dos edis aos respectivos partidos que lhe deram a legenda, evitando o mercantilismo e o troca-troca tão comuns em períodos pretéritos.
Nesse barco já não entra o tradicional DEM (antigo PFL) que não possui mais quadros suficientes para que possa atingir o quociente partidário com a próprias pernas (terá que depender de outros partidos - leia-se PV- caso almeje remotamente alguma coisa). O PMDB também está muito longe de atingir o ápice histórico de 2004 quando chegou a eleger 06 vereadores. Hoje terá que suar muito para eleger 02 e com muita sorte (e bote sorte nisso) chegar ao terceiro. Já o PR terá um número bem inferior aos 05 vereadores eleitos em 2008. Em minha modesta análise se pegar as buchas do PSB e PSD, e completar um quadro de 15 a 17 candidatos, poderá chegar a fazer 03 e terá que suar muito (mas muito mesmo) para chegar a quarta vaga.
De qualquer forma o quadro que se desenha hoje é muito diferente de alguma décadas atrás onde só havia espaço para dois partidos e o resto era conversa fiada. Bom para o povo e bom para a democracia.


Mais uma vez acertei nas minhas análises. Dos onze vereadores eleitos nessa eleição de 2012, seis (mais da metade) vereadores pertencem a partidos tidos como pequenos: o PDT elegeu 01 (Deivid), o PT elegeu pela primeira vez em sua história politica baraunense elegeu 01 (Ruberlândio), o PMN elegeu dois (Tertinho e Fátima), o PV manteve sua cadeira na câmara e também elegeu 01 (Ailton Lopes) e o PSD elegeu 01 (Divanize). Portanto os partidos tidos como "pequenos" hoje representam a maioria na câmara municipal. Já o PMDB elege somente 02 representantes (Maninho e Joãozinho  e o PR elegeu 03 vereadores (quando em 2008 tinha conseguido eleger 05 vereadores).

Como ficará o quadro político doravante?

Bom as eleições provaram por A mais B que o município baraunense está literalmente rachado ao meio em termos de preferência eleitoral, bem diferente de 2008 quando o prefeito foi reeleito com folga considerável. Portanto, apesar da divulgação de obras e mais obras, algo não está bem em relação ao povo. O discurso do "Trabalho" não teve a influência esperada e se a prefeitura não tivesse entrado na briga com unhas e dentes atrás de eleitores, a derrota teria sido retumbante. A oposição de fortaleceu de forma considerável, aglutinou vários partidos e mostrou claramente que a população não está satisfeita. A aflição passada pelo grupo situacionista durante a apuração das eleições evidenciou isso.
O quadro futuro em termos majoritários mostra uma briga jurídica nos bastidores onde Isoares tentará se manter prefeito e a oposição tentará anular essa pretensão devido a compra de votos. Quanto tempo isso durará e se haverá mudanças só o futuro trará essa resposta.
Com relação a Luciana Oliveira se consolidou como a maior liderança da oposição no município e deverá continuar sendo uma sombra no governismo. Quanto a José Araújo, manteve seus princípios de não se "vender", mas sua insistência em manter uma candidatura pífia somente para externalizar essa postura, fez jogar a última pá de cal no sepultamento simbólico do DEM em Baraúna. Um partido histórico e com um passado glorioso em Baraúna não merecia esse fim melancólico recebendo apenas 254 votos numa candidatura para prefeito e sem ter mais uma vez nenhum representante na câmara municipal.

22 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE VC PODERIA POSTAR DE FORMA DETALHADA A APURAÇÃO DAS URNAS. EX: ZONA URBANA QUEM GANHOU, ZONA NORTE, ZONA SUL, VELAME,VENESA ETC...

    ResponderExcluir
  2. Poste também sua análise do partido do qual é presidente, O PSDB quando falava que elegeria dois candidatos e vocês não elegeram nenhum. Pífios foram seus acertos nas previsões,pois falar que Gisele, Tertinho e Flávio Matias seriam eleitos qualquer um sabia, mas você afirmava que Divanize não ganhava por causa de Joãozinho, que Robertão estava brigando com poucas chances, Nunca contou com Ruberlândio ou Fátima de Juremal, esta você classificou de bucha, só falava em Arimatéia. Assim Valdeci nas suas previsões você mais errou do que acertou e como dirigente partidário mais ainda, não conseguiu fazer um representante sequer do seu próprio partido,sua atuação nesta companha pode ser definida em três termos: Incompetência, Conivência e frouxidãoc(covardia). Os cabeças dos partidos elegeram seus representantes: Aldivon e Isoares (Gisele,Robertão e Tertinho e Divanize), Ruberlandio PT(O próprio) Gilson-PMDB (Maninho, Deivid e Ailton), até Edson Barbosa, não elegeu mais deu expressiva votação a sua candidata Graça Ferreira e você o que fez? Se acovardou e seu partido não elegeu ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado comentarista,

      Irei responder por partes. Em primeiro lugar em nenhum momento eu falei que o PSDB elegeria 02 candidatos. Sempre mencionei que a coligação PSDB-PT-PDT faria 02 vagas e brigaria por uma terceira. Se você tiver essa postagem em que mencionei que o PSDB faria 02 candidatos me apresente.
      Outra inverdade: em nenhum momento eu afirmei que Divanise não ganharia. Alertei que a divisão dos votos na zona norte poderia tirá-la do páreo, por isso ela estaria fazendo certo em investir também na zona urbana (basta rever minhas últimas postagens que você verá essa conclusão). Quanto a Robertão mencionei que ele estava na luta, mas que não seria fácil (tanto é que conseguiu a última vaga do PR). Nunca fiz análise sobre os partidos da oposição em nenhum momento da campanha (se você tiver alguma análise minha nesse sentido apresente). Portanto não poderia em nenhum momento falar sobre a eleição de Ruberlândio. A única surpresa da campanha, tanto para mim como para qualquer analista de plantão foi a eleição de Fátima superando Arimatéia e Raimundo do Poço Novo. Como presidente partidário fiz a coligação certa com o maior número de candidatos (20 candidaturas) com possibilidades de vitória, inclusive brigando com muita gente grande para concretizar essa união (inclusive entre PT e PSDB algo impensável para alguns). Essa coligação obteve 02 vagas e se os partidos tivesse saído desunidos não teriam eleito ninguém. Foi justamente a união deles que permitiu aos partidos tidos como nanicos ter 02 vagas na câmara. Poderia ter sido 02 vagas do PSDB, ou duas do PT, ou 02 do PDT, ou misturados. O que decidiu isso foi o povo e se eles tiveram votos suficientes para entrar mostraram toda sua competência. Basta mencionar que tanto Deivid (com 351 votos) e Ruberlândio (com 283 votos) foram os vereadores com menor número de votos entre todos os eleitos. Mas mesmo assim puderam ter acesso a câmara municipal e representar segmentos da minoria baraunense. Esse fato só foi possível pela união dos pequenos. Agora talvez eu tenha sido incompetente em não aceitar que minha mulher fosse candidata a vice prefeita pelo lado do 22 a convite do próprio Isoares e hoje o PSDB teria uma vice prefeita. Mas se tivesse aceitado isso certamente teria sido chamado de covarde e conivente, até mesmo por você. Mantive minha postura e meu compromisso de oposição até o fim (talvez isso tenha isso o meu defeito não é mesmo?), sendo o único blog a brigar contra os blog's situacionistas no marketing eleitoral durante o período da campanha e preservando a minha credibilidade. Não me arrependo em nenhum momento das decisões que tomei e faria tudo novamente da mesma forma. Todo o grupo do PSDB, assim como os candidatos do PDT e do PT, tiveram a ajuda básica necessária para a campanha com material de propaganda distribuída igualitariamente a todos os candidatos, assim como apoio financeiro. Agora devemos respeitar a decisão das urnas e se nossos companheiros do PSDB não obtiveram votos suficientes para se elegerem devem fazer reflexões sobre seus desempenhos e não tentar jogar a culpa nos outros como forma de se livrar de sua própria responsabilidade.

      Valdeci dos Santos Júnior

      Excluir
    2. ilustre blogueiro, admitir que erramos não faz mal a ninguém, é sinal de maturidade, mas querer estar sempre certo é arrogância.Querer aparecer como guru político sem mostrar resultados fica dificil. Seu partido só fez lastro, seus candidatos coitados serviram de bucha para eleger os outros,um partido inteiro. Contra fatos não há argumentos, me mostre o candidato eleito com seu apoio que tiro o chapéu para seu papel de líder partidário e analista político. Mas como bacurau é difícil, vocês cantaram a eleição com 3000 votos de maioria e levaram uma lapada, agora é 22 de novoooooo!Fazer o quê né! Como disse o carinha lá em baixo: Se conformar.

      Excluir
    3. Prezado comentarista,

      Fiquei esperando as postagens para comprovar seus argumentos, mas você não colocou porque elas não existem. Ninguém cantou eleição com 3.000 votos de maioria, só na sua cabeça. Quanto ao PSDB teve mais de 1.500 votos e ajudou a eleger companheiros da oposição. Quanto a candidato apoiado por mim vou citar apenas o seu atual prefeito que em 2004 era oposição e teve nosso apoio. Perdeu nas urnas por apenas 31 votos (devido a compra de votos) e depois assumiu a prefeitura via judicial. Agora volta a se repetir a história quando os bacuraus perderam por 176 votos devido a compra de votos e a justiça em breve decidirá se a eleição foi definitiva ou não. Aguardemos, pois Aldivon soube esperar e entrou. Para um bom enetendedor meia palavra basta.

      Valdeci dos Santos Júnior

      Excluir
  3. vc diz que a oposição ou seja os brancos tentará anular a vitória do 22 por compras de votos, e o 15 que é inocente nesse caso, deixa de ser imbecil quem deve ser cassado e nunca mais entrar na politica de barauna são vcs, que compraram votos ate de cachorro, mais o tiro saiu pela colatra, vcs tem que nos engolir o prefeito e isoares e 22. sim se o 22 entra tambem na justiça acusando os brancos por compras de votos, nós iremos escrever um livro e entregar a justiça. se conforma e 22 cara.

    ResponderExcluir
  4. amigo min descupa mais vc numca colocol RUBERLANDIO 13111.em momento nem um como eleito eu vejo seu blog todosos dia pricipaumente nesses 3 meses de canpanha

    ResponderExcluir
  5. Prezado comentarista,

    Já que você leu as postagens minhas durante os três meses da campanha, eu lhe desculpo se você me mostrar qual foi a postagem em que eu analisei as possibilidades dos candidatos a vereador da oposição em termos de nomes. Pelo que eu saiba Ruberlândio é da oposição, portanto não foi analisado em momento algum. Me faça essa vergonha e me mostre em qual postagem foram analisadas as possibilidades dos vereadores da oposição nome a nome. Penso que você deveria tentar interpretar o que está lendo.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Divanise pela vitótia expressiva de votos na sua região, que ela não era cotada a se eleger por conta dos outros dois candidato na sua região ( Rui de Bilé e Joãozinho ) mesmo assim juntando os votos dos dois andaram longe dela em voto, ela deve isto ao irmão dela e um tau de Ítalo que puxou muito voto para ela lá pelo lado da Maisa, agradeça o trabalho de Ítalo se não você não tinha se reelegido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena saber que tem gente que pensa tão pequeno, tentar fazer com que as pessoas acreditem que Ítalo deu a vitória a Divanize kkkkkkkkkk é muita cara de pau! Tivesse tirado as promessas que jamais serão cumpridas, a dinheirama que foi gasta e o apoio dos que participaram da campanha para não perder as apotas feitas, ela estaria chrando até hoje. Conte outra, pois essa não cola, nem o pior idiota acreditaria kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. é mesmo,quando falaram q luciana estava na frente os bicudos ficaram tudo se tremendo e correram pra casa chorar e orar.

      Excluir
    3. E NÃO É QUE AS ORAÇÕES FORAM OUVIDAS!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. CHORA BACURAU!

      Excluir
  7. E agora professoura Helena e professor Marcos como vai ser 2013????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DO MESMO JEITO POIS ESTOU ACOSTUMADA A NAO TER PREVILEGIO E DIFERENTE DE VC EU NAO DEPENDO DE NENHUM DELES KKKKKKKKKKKKKKKK TENHO 23 ANOS DE TRABALHO ESTOU QUASE ME APONSENTANDO SEM BABÁ, ENQUANTO QUE VC TEM QUE SE HUMILHAR MUITO. O SALARIO QUE EU GANHO E SUFICIENTE PRA MANTER MEUS FILHOS. ANALFABETA E PROFESSORA E NAO PROFESSOURA KKKKKKKKKKKKKKKK
      PROFESSORA HELENA DE AROEIRA GRANDE

      Excluir
    2. será se quando vai escrever no quadro da sala de aula escreve assim é?
      professoura:__________________________________
      deixa de perder tempo e va estudar mais pra poder ensinar seus alunos a escrever pelo menos o nome professora.
      kkkkkkkk essa prefeitura acoita tanta gente, com ecesso a auguns.

      Excluir
    3. 1º Não sou professor e muito menos professora.
      2º Ainda sou aluno e tenho o direito de errar, mais você não pode.
      3º Você tem razão em falar que a prefeitura acoita tanta gente, acoita você, será que esta palavra está correta? "ecesso" ou será que não é EXCESSO ou talvez "auguns" não seria certo escrever ALGUNS, quem está precisando estudar aqui é você.

      Assina: O justiceiro

      Excluir
    4. Ei dona Helena de Aroeira Grande não cuspa para cima por que pode cair em cima de você, e outra está se confundindo eu sou um analfabeto e não analfabeta como você falou, acho que me confundir também quando escrevi profeSSOURA, estava com a mente em vaSSOURA e vassoura que usa é bruxa, pense aí no meu raciocínio.

      assina: O Justiceiro.

      Excluir
    5. NÃO SABIA QUE "DEUS" TAMBÉM FAZIA POSTAGENS NESSE BLOG! DEIXA DE SER PRETENCIOSO, O ÚNICO "JUSTICEIRO" É ELE!!! AGORA VOCE É UM INRUSTIDO. HAJA ARMÁRIO PARA GUARDAR ESSE POVO!

      Excluir
    6. votei e votaria de novo no 22, mas por que voces não procuram uma lavagem de roupa e deixa o professor Marcos em paz.Até onde sei ele é concursado é trabalha para se sustentar, se a sua opção foi outra deve ter tido seus motivos. Agora, quem estiver pensando que Isoares vai dar passe livre a malandro babão vai ficar muito decepcionado, se liguem!!!

      Excluir
  8. Divanise pode dizer que tem um braço direito bom do lado dela na região, andei por lá hoje o comentário da região gira em torno de Ítalo goleiro do São Paulo a forma como ele trabalha por lá, como é que ele tem cabo eleitoral trabalhando para ele se ele não é candidato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que mania de escrever textos incoerentes! Mas, dexa prá lá. sou da zona norte e em momento algum ouvi falar que Ítalo tivesse cabo eleitoral, os comentarios que giram em torno dele, para que voce fique atualizado (a), é de que muito dinheiro passou pelas mãos dele e de todos aqueles que trabalharam no mesmo grupo que ele. assim, até eu, uma simples eleitora, poderia ser o braço direito de qualquer um dos candidatos.

      Excluir
  9. VEJA A QUE PONTO GELCIONE SE ENCONTRA.
    Peço a Aldivon que atenda meus telefonemas ou Isoares pois precisamos resolver compromissos não cumpridos, não se pode sujar imagens de pessoas de bem, aguardo respostas...
    Postado por Gelcione Silva às 11:19 Nenhum comentário: Links para esta postagem

    ResponderExcluir